Reproduçaode bettas, ajuda


Andre Nunes

Recommended Posts

boas, tenho pesquisado muito sobre a reproduçao de betas. comprei um casal e meti a femea isolada dentro de meia garrafa e o macho por fora. tudo num cubo de 5 litros. a agua esta a temperatura ideal, tem plantas flutuantes e cartolina preta no fundo do cubo e na parte de traz deste(pela parte de fora)meti a femea o macho ficou muito bonito e a femea tambem ficou linda. o macho começou a fazer o ninho e fez uma bolha! depois lembreime que a agua so podia ter 10 cm e baixei o nivel. a bolha rebentou. o macho voltou a tentar o ninho outra vez, mas agora so sabe ver o seu reflexo na parede e nao faz mais nada. abre as guelrras, eriça-se virado para a parede parece que ve o seu reflexo e nao liga nenhuma a femea. esprimentei soltar a femea, e ele nao fez nada. continuou virado para a parede do aquario e a eriçar-se todo e a abrir as guelrras. o que axam que eu devo fazer? meter algun fundo preto no interior? como retiro o reflexo para que ele nao se veja "na parede do acrilico"? obrigado pela vosssa compreençao. eu gostava mesmo muito de reproduzir os betas. e este so sabe ver-se ao "espelho"

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tenho pesquisado muito sobre a reproduçao de betas. comprei um casal e meti a femea isolada dentro de meia garrafa e o macho por fora. tudo num cubo de 5 litros. a agua esta a temperatura ideal, tem plantas flutuantes e cartolina preta no fundo do cubo e na parte de traz deste(pela parte de fora)meti a femea o macho ficou muito bonito e a femea tambem ficou linda. o macho começou a fazer o ninho e fez uma bolha! depois lembreime que a agua so podia ter 10 cm e baixei o nivel. a bolha rebentou. o macho voltou a tentar o ninho outra vez, mas agora so sabe ver o seu reflexo na parede e nao faz mais nada. abre as guelrras, eriça-se virado para a parede parece que ve o seu reflexo e nao liga nenhuma a femea. esprimentei soltar a femea, e ele nao fez nada. continuou virado para a parede do aquario e a eriçar-se todo e a abrir as guelrras. o que axam que eu devo fazer? meter algun fundo preto no interior? como retiro o reflexo para que ele nao se veja "na parede do acrilico"? obrigado pela vosssa compreençao. eu gostava mesmo muito de reproduzir os betas. e este so sabe ver-se ao "espelho"

 

meti um espelho, e ele fez umas bolhinhas , mas as bolhas rebentam todas!!!!! ele faz bolhas e as bolhas rebentam! nao sei porque!?!?! ajudem la :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exprimenta colocar 1 cartolina preta do lado de fora do cubo. As bolhas rebentam todas, ele vai renovando e elas ficam mais consistentes, por isso espera uns 2 dias no minimo ate soltares a femea.

 

Abraço :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exprimenta colocar 1 cartolina preta do lado de fora do cubo. As bolhas rebentam todas, ele vai renovando e elas ficam mais consistentes, por isso espera uns 2 dias no minimo ate soltares a femea.

 

Abraço :thumbup3:

 

ok obrigado pela ajuda. ele agora esta mais activo, ele tenta abraçar a femea enquanto ela esta dentro da garrafa! coitado. eu tive esta duvida porque eu li num site que eles mal viam a femea dai a 2 horas começavam logo a fazer o ninho e como este ainda nao tinha começado... o aquario nao tem filtro , ogo nao tem corrente, é um simples cubo vodafone com plantas flutuantes e termostato a 26/27 graus a femea esta gorda! e com as riscas verticais bem acentuadas. é so esperar pelo ninho... o construtor é lento... hehe

abraço

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o betta macho bem se esforça por fazer o ninho mas as bolhas rebetam logo. ele abre a boca, colhe o ar, faz bolhas, mas elas rebentam. ele tinha la duas bolhas pequenas mas deu um safanao com a cauda e as bolhas rebentaram. será que a agua tem algum problema que nao deixe formarem-se bolhas? ( a agua engordurada faz mais bolhas, será que devo adicionar comida de modo que forme uma camada de oleo em sima? para facilitar as bolhas?). ca para mim este macho nunca ha de fazer ninho, arrebenta-se tudo!(o aquario nao tem corrente nenhuma!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes os machos são um pouco trapalhões. Não tenhas pressa. Deixa-os ambientar à nova casa e dentro de dias vai começar a fazer o ninho como deve ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma e dá-lhe algum tempo.. Por exemplo o meu levou 43 horas para dar o abraço, nem sempre as coisas correm dentro do tempo "normal"

 

ok, deixei a luz ligada a noite e hoje de manha fui la ver e ja tinha um pequeno ninho! tambem devo deixar a luz liada 24 nos proximos dias? durantes queno tempo devo deixar a luz sempre ligada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só é necessário luz acesa depois do acasalamento que é para que o macho cuide dos ovos dia e noite. depois de retirar o macho volto a apagar a luz aos alevins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tive a ver o betta a fzer o ninho, o ninho ja esta grandito, cerda de 7 cm2 , ele fez o ninho pegado a parede, a garrafa da femea e ao termostato, vou ter de ter cuidado a tirar a femea para nao estragar o ninho. axo que ja a posso soltar, porque o ninho ja tem um tamanho razoavel. á consequencias se soltar a femea um pouco antes do tempo?(é que o ninho ja é capaz de levar bastantes ovos, eu tambem nao quero muitos bettas porque nao ha espaço ca em casa para tantos) por isso axam que posso soltala ja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

soltei afemea e rapidamente ele foi para debaixo d ninho do maxo e começaram os abraços! muito lentamente abraçam-se ate parece que estao mortos! a feme ja apresentava riscas verticais e barriga gorda, e o ponto branco muito saliente, ja deram 3 ou 4 abraços em menos de 5 minutos que a juntei a ele! espectacular :transport027:

 

o macho é bonzinho para a femea, ele foi automaticamente para debaixo do ninho!

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora e só tirares a fêmea qd acabarem os abraços e o macho lhe começar a dar porrada. depois esperas cerca de 48 horas para veres os alevins.

Começa já a ver como se tratam os alevins, as mudas de agua, a alimentação...etc...

Boa Sorte.

Editado por pjmartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora e só tirares a fêmea qd acabarem os abraços e o macho lhe começar a dar porrada. depois esperas cerca de 48 horas para veres os alevins.

Começa já a ver como se tratam os alevins, as mudas de agua, a alimentação...etc...

Boa Sorte.

 

preparei ontem uma infusao, e cultivei hoje artemia salina.

 

fiz um video e meti no youtube para verem:

:music_singguitar:

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

 

obrigado

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a certa altura a femea deixou de querer mais "abraços" e começou a fujir do maxo, o maxo tentava mais abraços e ela fugia para longe do ninho e ai o maxo ia para debaixo do ninho para cuidar dos ovos. afemea aproximou-se e o maxo fez uma investida ai retirei a feme e meti em agua com uma gota de metileno-malaquita(é uma mistura que vem ja feita para ictio), porque li na internet que as vezes as femeas apanham doenças por causa da porrada. a minha nao levou muita porrada mas para prevensao meti 2 gotinhas da soluçao. adicionei tambem uma gotinha no aquario do maxo mas longe do ninho(tenho medo que faça mal) para nao criar fungos. agora é so esperar pelos alevins, pela infusao e pelos nautilos. ( a infusao parece o mais dificl. fiz ontem, nao sei se ira estar pronta a tempo mas se os peixes em pricipio so comem na quarta feira a infusao deve dar. fiz com folhas de arvores secas e agua do aquario , a agua da infusao ganhou cor amarelada.) Axei que os abraços acabaram rapido, porque pelo que li na internet demorava 12 horas no minimo!?!?!

o que me interessa é que estao la ovos e espero que estejam fecundados! estou a fazer tudo certo nao estou?

Editado por Andre Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas horas parece-me bem para os abraços pode demorar mais, mas o importante é que o macho trate bem dos ovos agora e qd os alevins eclodirem que trate bem deles.

 

Quanto aos infusórios eu usava um só com casca de banananas , agora meto umas gotas de NobilFluid Artémia da JBL e vermes da aveia. Nupilos de Artémia só na 3ª semana. Como o aquário é pequeno, se os alimentares de mais nesta fase a água vai detiorar-se e enquanto eles forem minusculos é muito dificil fazer TPA´s.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. os ovos ficaram um pouco maiores, ja se vem bem e ja estao espalhados pelo ninho. o macho aumentou o niho. mas ainda nao nasceram! entao nao era so 24 horas???? ja passaram 24 horas e nao nasceram..... ja agora, posso preparar os nauptilos de artemia com sal groço de cosinha? É que o meu sal marinho ja se acabou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1.º - Ainda é cedo para dares Artémia

 

2.º - Pode demorar até 3 dias para veres a eclosão dos ovos

 

Eles após 3 ou 4 dias comem micro-organismos que encontram nas plantas, isto se tu tiveres claro.

 

Não tenhas medo, se derem daquele pó que há para alevins, vais conseguir salvar muitos Bettas, comigo resultou, mas não deites muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eles nascerem não tires o pai pois ele vai ajuda-los a voltar á superficie, mas passados 2 ou três dias, deves faze-lo senão ele vai fazer um banquete com os filhotes. Estes três dias é mais ou menos quendo os bettinhas começam a nadar na horizontal. Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..... ja agora, posso preparar os nauptilos de artemia com sal groço de cosinha?

 

Maudi não respondes-te à pergunta do Andre, eu vou no 5º dia, tenho alimentado c/ microvermes e gotas de agua verdes. Tenho esses tais flocos que referis-te mas para variar a alimentaçao queria dar artemia tambem mas tenho a mesma duvida que o Andre quanto à utilizaçao do sal.

 

Abraço :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sal de cozinha serve. Consegui uma boa percentagem de eclosao c/ ele..

 

Abraço :(

 

sim as minhas ja eclodiram (algumas).

 

os alevins ja nasceram!!!! estao todos pegados as bolhas com o rabo para baixo!! que engraçados. so que parece que alguns nasceram por sima do ninho (ficaram sem agua) e morream secos :S , mas tem muitos vivos!!!!! qual é a percentagem de sobrevivemcia dos que ja nasceram? é que nao sei onde arranjo espaço para tantos!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha e so mais uma coisa, alimentei os nauptilos com uma gota de agua do meu escumador de proteinas ( agua muito verde , e tem paramecias vivas, porque eu ja vi no microscopio da minha escola a agua do escumador e vi que tinha la muitos protozoarios, por isso penso ser bom alimento para artemia, nao sei se fiz mal ou nao)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais