Danios Margaritatus


acarloscc

Recommended Posts

(não sei se já existe uma ficha completa sobre esta pequena maravilha... se houver, feche-se este tópico, se não houver... melhor)

 

danios.jpg

 

Scientific Name: Celestichthys Margaritatus (Previously Microrasboras sp. Galaxy)

Common Name: Celestial Pearl Danio, Galaxy Rasboras, Fireworks Rasboras.

Maximum Size: 2.5cm / 1 Inch

Origin: Hopong, Myanmar (Burma) South-East Asia.

Family: Cyprinidae (Carps and Minnows)

Order: Cypriniformes (Carps)

Class: Actinopterygii (Ray finned fishes)

Temperature: 20-25°c / 68-77°f

Ph Range: 6-8

 

o "gajo"...

danios_male.jpg

 

a "gaja"...

danios_female.jpg

 

o seu habitat natural...

myanmar.jpg

 

Foi descoberto em Agosto de 2006 perto de Hopong Town, em Myanmar (há já relatos de ter sido encontrado na Tailândia).

Devido à sua procura explosiva por parte dos aquarofilistas, rapidamente se chegou ao ponto de ser uma espécie em vias de extinção.

Para que isso não aconteça, é urgente aliviar a pressão compradora sobre estes pequenos peixes.

São bastante tímidos e preferem um "ambiente" densamente plantado.

 

Como rapidamente me apaixonei por eles, estou a iniciar um "projecto" que visa a sua reprodução. Gostaria que quem já o conseguiu, ou esteja a fazer por isso, use este tópico para troca de informações.

 

Obviamente que tudo o que vou sei sobre este pequeno danio nasce de estudos feitos por outros e pesquisas feitas, essas sim, por mim...

Nesse sentido não poderia deixar de partilhar convosco este documento extraordinário de Tyson S. Roberts... (http://rmbr.nus.edu.sg/rbz/biblio/55/55rbz131-140.pdf).

 

A primeira reprodução em cativeiro foi conseguida por Pete Liptrot e Paul Dixon do Bolton Aquarium.

A seguinte série de fotos é da autoria de Karel Zahradka e mostra o desenvolvimento do ovo/"embrião":

 

ovo acabado de "depositar".

newlylaidegg.jpg

 

com 30 minutos.

after30mn.jpg

 

2 horas.

after2h.jpg

 

4 horas.

after4h.jpg

 

12 horas.

after12h.jpg

 

24 horas.

after24h.jpg

 

30 horas.

after30h.jpg

 

60 horas.

after60h.jpg

after60hs.jpg

 

80 horas.

after80h.jpg

 

e eis o pequenote com 10 dias!

fryafter10days.jpg

 

Outro ponto de encontro para quem gosta do margaritatus é o seu fórum "oficial" (http://celestialpearldanio.com/index.php).

 

Espero ter lançado as bases para que mais informação chegue até aqui...

Cumprimentos. Carlos.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico!

 

Se mostras fotos da divisão celular de um zigoto quer dizer que já há pessoal a reproduzi-los em laboratório. Ou seja, já se está a fazer qualquer coisa para se preservar a espécie.

 

Sabes se esse programa de reprodução visa a reintrodução da espécie no meio natural ou tem por fim objectivos comerciais e outros?

 

Se vais tentar a reprodução dos Celestialpearl, acho que fazias bem em por-te em contacto com as pessoas que referiste, para puderem falar das condições de àgua, gestação, etc.

 

Força com isso!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

tambem é um peixe que gosto muito mas o seu preço nao é muito convidativo 4€€€€€€€€ cada 10 fica em 40€€ ja custa um pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem é um peixe que gosto muito mas o seu preço nao é muito convidativo 4€€€€€€€€ cada 10 fica em 40€€ ja custa um pouco

 

pois, custa, mas olha que depois de ver dois pequenotes é o aquario para o qual passo horas a olhar, sao minusculos mas cerescem ralativamente rapido, pois tenho conseguido ver pelo menos um por dia, e hoje tive a sorte de pela segunda vez ver dois ao mesmo tempo, acredito que hajam mais por la, pois mesmo olhando para eles é facil "perde-los" de vista

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

então e quem ja conseguiu que esta pequena pérola de Myanmar reproduzisse não quer aqui meter o setup doas aquas em que isso aconteceu? ;) e já agora uns relatos a dizer como estão as crias?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso, estou ainda na fase de lhes proporcionar as condições ideais (leia-se... estou a lutar contra uma praga de filamentosas que me estão a lixar o aqua). :lol:

 

quanto a eles... estão simplesmente fabulosos. os machos lindos de morrer e mesmo as fêmeas são uns bichinhos cheios de charme!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas carlos

e então como vai eesa luta com as filamentosas???

bem adorei este tópico para preservar esta espécie linda, mas se a conseguires reproduzir o que vais fazer?? mandar para o habitat natural deles ou vais vender para consumo comercial ??????

deste - me uma ideia fantastica, o proximo aquario que irei fazer vai ser em honra destes lindos peixes e para tentar reproduzilos.

vou estar bem atento a este tópico pois quero contribuir para a preservação desta espécie.

 

abraço e diz qualquer coisa

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena nunca os ter visto à venda, agora que ando numa de reproduzir vários peixes :D

Seria uma óptima adição para o meu aquário e se a reprodução fosse conseguida, uma mais valia para a Natureza e para a comunidade aquariófila.

 

P.s.: O meu mais recentemente reproduzido foi o Barbo Titteya, porém as crias desapareceram, estou cheio de esperança que estejam a vaguear pelo Musgo de Java :lol:

 

Cumprimentos :-D

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, primeiro deixem-me contar como correu

 

primeiro apareceram aqueles dois que falei mais acima, mal eu sabia que iam aparecer mais, no total contei 15, o pior é que estavam a ser sugados para o fitro, entao fiz uma maternidade com meia de vidro de senhora e consegui apanhar os 10 que tinham subrevivido ao filtro ate essa hora que apenas se aguenteram duas semanas na maternidade ate começarem a morrer 1 a 1, talvez pela falta de oxigenaçao da agua

 

entao o que decidi fazer, foi montar outro aqua qu ira ser para colocar as 4 femeas em engorada e posteriormente colocar la os 2 machos, que nessa altura devem estar cheios de "pica" para brincadeira, deixo-os la por dois dias e saiem os 6 adultos deixando assim que fiquem la apenas os ovos e depois as crias com um filtro de esponja

 

o aquario "moss Galaxi"

 

60x 30x 18

18w de iluminaçao

26º de temp

quartzo preto e um tronco como hardscape e umas pedras de xisto para albergar os musgos

Flora:

-Musgo de java

-weeping moss

-anchor moss

- Fontinalis spec willow

-Monosolenium tenerum

-Pogostemon helferi

- Hemianthus callitrichoides "Cuba"

 

Fauna:

neocaridina heteropoda var "red fire"

caridina cf propinqua

Danios Margaritatus

 

 

entretanto e ainda sem ter o aqua novo acabado(esta montado mas falta acabar a iluminaçao) ja encontrei mais dois, vamos la ver se se vao refugiando nos musgos e resistem ao filtro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal e que tal criar um banner a promover a criação destes danios de maneira a começar a fazer alguma coisa para proteger este lindo peixe?????

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fauna:

neocaridina heteropoda var "red fire"

caridina cf propinqua

Danios Margaritatus

 

Viva Carlos, tem atenção que já vi pela net relatos (mais do que um) que os camarões comem os ovos dos Danios Margaritatus.

 

Os meus para já estão a ganhar alguma cor mas continuam muito pálidos... Estão num aqua de 100lts que é o único que mantenho de momento, mas estou a ver se lhes preparo uma nova casa um pouco mais pequena e mais lowtech, sem fertilizações nem mada, apenas TPA's. Parece-me que em vez de desenvoverem pontos pelo corpo todo estão sim a desenvolver linhas...

 

Quando tiver um tempinho a ver se saco umas fotos... a ver se todos fazem é o mesmo até agora fotos nem vê-las :sad2:

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos, tem atenção que já vi pela net relatos (mais do que um) que os camarões comem os ovos dos Danios Margaritatus.

 

Os meus para já estão a ganhar alguma cor mas continuam muito pálidos... Estão num aqua de 100lts que é o único que mantenho de momento, mas estou a ver se lhes preparo uma nova casa um pouco mais pequena e mais lowtech, sem fertilizações nem mada, apenas TPA's. Parece-me que em vez de desenvoverem pontos pelo corpo todo estão sim a desenvolver linhas...

 

Quando tiver um tempinho a ver se saco umas fotos... a ver se todos fazem é o mesmo até agora fotos nem vê-las :animal_fish:

 

 

fotos minhas nao vais ver tao depressa por varias razoes:

se tens deves saber a velocidade a que eles nadam

a minha maquina é pessima

viste a quantidade de musgos que tenho? imagina-os bem desenvolvidos num aqua de trinta e poucos Litros(se bem que tem 60 de frente)

 

os ovos estao a desnvlver-se na mesma, vou vendo sempre crias agarradas aos vidros, é muito musgo para que os camaroes os encontrem facilmente, mas tambem é como digo, este deixou de ser o aqua de reproduçao deles, o outro esta em andamento

 

quanto as riscas, li alguns relatos semelhantes aos teus no forum do danios margaritatus

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem em tempos eu meti aqui um tópico de reprodução dos Galaxis…notem a data, nessa altura ainda os chamavam de “microrasbora”, coisa que eu nunca concordei, mas quem sou eu…

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...rasboras+galaxi

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

recentemente tive um tempinho e lá consegui apanhar alguns dos peixes com a objectiva... aqui fica meu contributo.

 

Ainda nao ganharam grandes cores, mas está em estudo um aqua totalmente dedicado a estes peixes e á sua reprodução.

NOTA: aqui se pode ver as tais riscas em vez de pintas que mencionei acima.

 

dsc0375.jpg

dsc0381h.jpg

dsc0384r.jpg

dsc0394c.jpg

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe onde consigo arranjar este peixe na zona da Grande Lisboa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

eu arranjei o meu num patrocinador do forum (primefish) após me ter sido garantido que os peixes provinham de reprodução em cativeiro e não de meio selvagem... o qual aconselho toda a gente a fazer.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

biggrin A Primefish está fechada até dia 25 de Maio...

 

 

Galaxy em LX onde? biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

encontrei, sao microrasbora erythromicron, tenho de entrar em contacto com a primefish, muito obrigado pela tua ajuda enbora sem querer biggrin

 

Viva,

de facto confirmo que me parecem de facto ser microrasbora erythromicron, quer pelo compostamento, aparencia e dimorfismo sexual... só não têm é riscas azuis

Pelo que vi tem havido alguma cofusão\aproveitamento comercial um pouco por todo o mundo e esta espécie é muitas das vezes comercializada como sendo Danius margaritatus.

 

De qualquer das maneiras fica o registo, muitissimo obrigado Carlos, nunca teria identificado esta especie...

 

Abraço

 

EDIT: No entanto nao tenho 100% de certeza pois nas fotos que vi ate agora da especie as barbatanas costumam ser incolores e em alguns especimens que tenho no meu aqua (como se pode ver na ultima foto) as barbatanas estao a avermelhar

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso de ires a net e veres fotos de peixes sem a cor avermelhada na cauda ou com as riscas mais azuis em vez das cinzentas como te estas a basear na comparaçao com os que tens, pode se dever ao facto de serem ou nao de cativeiro, se forem selvagens, pode ter a ver com o local onde foram colectados, depois mesmo indo para aquarios a linhagem mantem-se ou pode ser alterada depois por reproduçao selectiva, depois tambem se pode dever ao facto de estados de espirito, stress etc, nunca esquecer que dentro das cores corporais existem inumeros factores, o que se deve fazer é sempre fiar mais na forma do corpo e padroes

 

de qualquer forma tens na net alguns iguaizinhos aos teus com riscas cinzentas e cor avermelhada na cauda

 

Microrasbora_erythromicron_male_DSC_1257.jpg

 

Miery_f0.jpg

 

 

 

repara tambem no ocelo que estes têm na cauda, coisa que os "galaxi" nao apresentam

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso de ires a net e veres fotos de peixes sem a cor avermelhada na cauda ou com as riscas mais azuis em vez das cinzentas como te estas a basear na comparaçao com os que tens, pode se dever ao facto de serem ou nao de cativeiro, se forem selvagens, pode ter a ver com o local onde foram colectados, depois mesmo indo para aquarios a linhagem mantem-se ou pode ser alterada depois por reproduçao selectiva, depois tambem se pode dever ao facto de estados de espirito, stress etc, nunca esquecer que dentro das cores corporais existem inumeros factores, o que se deve fazer é sempre fiar mais na forma do corpo e padroes

 

 

Acho que tens toda a razão mesmo... estou convencido!! ;)

Males have reddish-orange in their fins, while females have clear fins and are a bit less colorful.

 

Do que tenho visto do comportamento destes peixes, são muito timidos. Mesmo na hora de alimentação não me posso chegar muito ao aquário. Se não fogem logo para o refugio das plantas.

Uma espécie muito interessante também originária de Myanmar (ex Burma) do lago Inle.

 

Ficam uns links:

http://www.fishchannel.com/fish-exclusives...rf-rasbora.aspx

http://andysworld.org.uk/aquablog/?postid=253

http://andysworld.org.uk/aquablog/?postid=274

 

Abraço

 

PS: Peço desculpa pelo offtopic que a minha errada identificação da especie criou

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais