Fertilização - Elementos Traço


David Pereira

Recommended Posts

Oi,

 

Tenho tido no meu aquario de 84L bastantes problemas com algas, e já lá vão 5 meses desde a montagem. Visto tratar-se de um aquario "Amazónico" com Altuns, não tenho iluminação muito forte, tenho 3x18W Daylight de 6500K. Injecção caseira de CO2 e pH=6.5. Fertilização Liquida: 6 gotas PlantaMin Diariamente.

 

Fosfato: 2.5 ppm

Nitratos: 0 ppm

 

Já tenho lido bastante pela net em busca dos limites de cada um dos elementos anteriormente descritos bem como de fertilizantes para elementos traço e quais as quantidades a utilizar.

 

Deste modo gostaria de saber os niveis indicados para um aquario densamente plantado de:

 

- Nitratos

- Fosfatos

 

Gostaria de saber também tipos de fertilização para estes mesmos elementos bem como para o Magnésio e Potássio.

Já estive a dar uma vista de olhos pela página do Chuck (http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm) mas gostaria de saber o que o pessoal por cá usa. As substancias tipo nitrato de potassio encontram facilmente numa farmácia?

 

Também já li que o pessoal usa fertilzação N-K-P utilizada para as plantas superiores, mas que quantidades usar? Em principio deve-se diluir em água para posterior utilização? No meu caso com niveis de fosfato demasiado altos não será prejudicial o seu uso?

 

Bem acho que é tudo, isto é uma questão que já se arrasta à algum tempo, e até já tou farto de chatear o Tas, que me tem dado umas execelentes dicas, desde já obrigado!!! :(

 

Fiquem bem... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,  

 

Tenho tido no meu aquario de 84L bastantes problemas com algas, e já lá vão 5 meses desde a montagem.

Pode ser normal... :)

 

Visto tratar-se de um aquario "Amazónico" com Altuns, não tenho iluminação muito forte, tenho 3x18W Daylight de 6500K. Injecção caseira de CO2 e pH=6.5. Fertilização Liquida: 6 gotas PlantaMin Diariamente.

Dependendo das plantas é muito pouco, eu também tenho altuns e uso HQI. O que é preciso é que se crie áreas de pouca luz para eles se "esconderem" se quiserem... Sinceramente não conheço os compostos do PlantaMin, por isso não te posso ajudar neste assunto :?

P.S.:os teus Altuns são oriundos do Perú, porque um aquário "Amazónico"?

 

Fosfato: 2.5 ppm  

Nitratos: 0 ppm

:( Muito estranho os nitratos... :( Com tão pouca luz, acho estranho que as plantas estejam a comsumir todos os nitratos, qual o nível de nitritos?

 

Deste modo gostaria de saber os niveis indicados para um aquario densamente plantado de:  

 

- Nitratos  

- Fosfatos  

Nitratos - 5 ppm (talvês um pouco mais para um aquário densamente plantado)

Fosfatos - 1ppm (1.5 para aquarios densamente plantados)

 

Ou seja tens nitratos a menos e fosfatos a mais :) Pode ser um factor que explica as algas. ;)

 

Gostaria de saber também tipos de fertilização para estes mesmos elementos bem como para o Magnésio e Potássio.  

Já estive a dar uma vista de olhos pela página do Chuck (http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm) mas gostaria de saber o que o pessoal por cá usa

Boa, tens lá tudo o que precisas saber... :?

 

As substancias tipo nitrato de potassio encontram facilmente numa farmácia?

Sim! Ou em laboratórios de manipulação química.

 

Também já li que o pessoal usa fertilzação N-K-P utilizada para as plantas superiores, mas que quantidades usar?
Utiliza o site do Chuck para calculares.

 

Em principio deve-se diluir em água para posterior utilização?

Correcto! E guardar em local escuro e a "altas" temperaturas. Podes guardar no frigorífico.

 

No meu caso com niveis de fosfato demasiado altos não será prejudicial o seu uso?
Quase que apostaria (se tiveres níveis de amónia e nitrito baixos) que, se adicionares nitrato, esses fosfatos baixarão.

 

Bem acho que é tudo, isto é uma questão que já se arrasta à algum tempo, e até já tou farto de chatear o Tas, que me tem dado umas execelentes dicas, desde já obrigado!!!

Continua a chateá-lo, que ele ajuda-te :? . e também podes chatear outras pessoas aqui do forum... Mas não abuses :?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

olha, quanto ao nitrato estar a zero deve ser por não estar completo o precesso de nitrificação, os compostos azotados podem estar presentes no aquário na forma de amonia e nitrito, ambos podem ser consumidos por plantas.

verifica a amonia e os nitritos.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá botânicos :arrow:

 

Pelo que li ainda tenho muito a aprender sobre plantas, não é de estranhar que continue a não me dar bem com elas :arrow::shock:

 

Primeiro que tudo,

 

Jedi - a fertilização líquida deve ser diária :arrow::!: Deve ser uma pequena fortuna :!::shock:

 

A Master Grow fala em 5 ml por cada 50L semanalmente...

 

Gostaria também de saber o link do tal chuck e já vi que vou ter também de comprar testes de nitratos e fosfatos :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Queria desde já agradecer ao Hugo pelas muitas dicas que deu e ao Tas, e já agora ao António pela sua participação nesta discussão!!! :arrow:

 

Os teus Altuns são oriundos do Perú, porque um aquário "Amazónico"?

 

Dizes bem, "Amazónico" entre aspas, também lá tenho Valisnérias que são da Ásia, mas em relação aos Altuns podem ser do rio Amazonas, pois pelo que tive a ver, o rio começa ainda em território do Perú, mas se é mesmo do Rio Amazonas não sei!!! :arrow::arrow:

 

Gostaria também de saber o link do tal chuck

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm :arrow:

 

 

Mas agora vamos ao que interessa:

 

Na troca parcial de hoje, efectuei testes à água e para meu espanto verifiquei os seguintes resultados:

 

pH: 6.8

GH: 7

KH: 5

Amonia: 0

Nitritos: 0

Nitratos: 0

Fosfatos: 0 :shock:

 

 

Aproveitei e fiz testes à água da rede:

 

pH: 7.5 (6.5 estava errado, já era tarde :arrow: )

Fosfatos: 0.25 mg/L

 

Os fosfatos em 6 dias baixaram imenso!!! :shock:

 

Acho que vou apostar na fertilização individual de elementos, pois se utilizar a fertilização N-K-P posso perder controle dos fosfatos, o que é que acham? :shock:

 

Já agora, como é que adicionam ferro?

 

Fiquem bem... :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem me dera ter água como a tua (não para beber), se quisesse fosfatos fazia uma muda

:shock:

é o elemento que costuma faltar no meu aquario...

 

tens boa quantidade de CO2, aliás a água quando sai da torneira deve estar cheia de CO2, é um sinal que não usam soda cáustica (como a EPAL que serve a zona de lisboa), alguns fornecedores metem soda cáustica que depressa converte o CO2 em carbonatos, portanto vai todo o cO2 à vida.

Se a água chegar ás nossas casas com alguma soda cáustica ainda com potencial para "fabricar" carbonatos" deve ser prejudicial, por isso convem, mesmo que usem os "anti-cloros", deixar descansar a água, não é o teu caso...(só para malta com água da epal)

Os residuos da soda cáustica é só carbonatos e sódio, este ultimo pode ser algo pejudicial para as plantas...mas o que podemos fazer...temos de usar a água que nos dão...

 

Daquilo que me dá a entender, quem consome os fosfatos (e os restantes elementos) é as tuas algas, e só elas, tás a dar só de comer ás algas...

provavelmente o teu principal problema é a falta de luz, e/ou insuficiente massa vegetal.

Outra possibilidade é a falta de nitratos, algumas algas não se chateiam da carência de nitratos, portanto não dão hipóteses à concorrencia, deves aumentar os nitratos para os valores que o hugo referiu, arranja nitrato de potássio.

 

trata de arranjar um fertilzante para aquário aconselho o TMG, com muito magnésio e potássio, podes arranjar um qualquer, desde que tenha os traces todos (mesmo em quantidades insignificantes), no entanto magnésio e potássio não são traces, convem serem em quantidades razoáveis, para teres ideia de um bom fertilizante podes ver a composição do TMG.

 

Portanto para adicionar fosfatos (mudas), nitratos (nitrato de potásio diluido, ver o tal site do chuck),e o resto é um fertilizante tipo TMG ou semelhante.

 

Se queres adicionar aqueles fertilizantes para plantas de vaso, eu só aconselho fertilizantes sólidos (não é preciso dissolver em água, em barras), enterras junto ás raizes e aquilo vai-se disolvendo com o tempo.

Podes tentar arranjar um com bastante nitrato (N-P-K favorecendo o N), assim até podes conseguir um equilibrio com os nitratos e não precisares de nitratos de potássio.

No entanto este tipo de fertilizante costuma ter como substância azotada, a ureia, ou derivados (amónia), e nunca nitrato, ureia pode te criar picos de amónia/nitritos, muito cuidado com isso...

eu uso dessas barras, mas o meu aquário tem uma capacidade de absorção tal que a ureia nas tais barras não fazem mal nenhum...

 

Em relação ás quantidades, aqui está o poblema, deves apenas colocar alguns junto ás raizes de algumas plantas, é dificil de quantificar, eu não faço a minima ideia das proporções... para teres mais precisão usa o nitrato de potássio não falha...

 

Os amazonas começam no perú, aliás o amazonas não é apenas um rio, são milhares de afluentes todos a desaguar para o mesmo...(o amazonas), este complexo dá-se o nome de amazonas...

 

75 L é muito pequeno para altums, tens de arranjar um maior brevemente...

 

Já agora, como é que adicionam ferro?

eu não me preocupava para já com o nivel de ferro, aliás esta é uma das substancias que eu considero quase irrelevantes, pertence ao grupo dos traces, é necessário apenas em pequenas quantidades...

mais importantes são:

 

nitratos (geralmente abunda)

fosfatos (geralmente abunda)

cálcio (geralmente abunda)

sulfato (geralmente abunda)

magnésio (geralmente escasseia)

potássio (geralmente escasseia)

 

claro podes ter uma água fora do normal e alguns destes dados falharem...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li ainda tenho muito a aprender sobre plantas, não é de estranhar que continue a não me dar bem com elas  

 

manter alguns tipos de plantas não fica atrás em dificuldade do que manter um aquário de corais!

 

é aí que está o interesse nisto... muito fácil e eu já me tinha virado para outro hobby..

:shock:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, só podia ser uma das coisas em relação aos nitratos. A razão desses valores do ciclo do azoto estarem todos a 0(zero), pode ser aquilo que o Vitor disse. As algas é que estão a "comer" os nutrientes, e se for isto, devo-te dizer que já está numa fase muito crítica. Se fosse uma batalha diria que já existem mais soldados do lado das algas que do lado das plantas.

 

Mas tens assim tantas algas? :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

75 L é muito pequeno para altums, tens de arranjar um maior brevemente...

 

Tou a tratar disso, mas o mais provavel é ter de me desfazer deles!!! :shock:

 

Mas tens assim tantas algas?

 

Mesmo muitas!!! Desde filamentosas, a green spot, ... :shock:

 

Esquecime de referir que tenho fertilizante de substrato Terralit (slow release fertilizer) e TIS.

 

Vou ver se melhoro a fertilização liquida!!!

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas!!! :shock:

 

Fiquem bem... :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

 

Mas tens assim tantas algas?

 

Mesmo muitas!!! Desde filamentosas, a green spot, ... :shock:

 

Esquecime de referir que tenho fertilizante de substrato Terralit (slow release fertilizer) e TIS.

 

Vou ver se melhoro a fertilização liquida!!!

 

Hummm...

 

Não queres considerar duas mudanças semanais de 1/4 da água, com fertilização apenas na primeira?

 

Custuma dar bons resultados por aqui... quer dizer... as plantas são uma praga: às vezes não vejo os peixes.

 

Dá-lhe um mês e depois diz-me os resultados.

E olha que (pelo menos neste caso) a disciplina rende.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Não queres considerar duas mudanças semanais de 1/4 da água, com fertilização apenas na primeira?

 

É o que eu tenho feito, com excepção da fertilização que normalmente é diária (5/6 gotas).

 

Fica bem... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

e que tal retirar a maioria das algas manualmente, aspirar os restos de algas seguido de uma mudança parcial e o mais importante: adicionar muitas plantas de crescimento rápido para que as plantas ganhem a batalha.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

e que tal retirar a maioria das algas manualmente, aspirar os restos de algas seguido de uma mudança parcial e o mais importante: adicionar muitas plantas de crescimento rápido para que as plantas ganhem a batalha.

 

Retirar a maioria das algas vai ser complicado, elas cobrem todas as folhas e o tronco, já tentei mas em vão, soltam-se poucas.

 

As plantas que tenho são:

 

- Tennelus (o tapete já cobre quase toda a parte frontal)

- Amazonenses (bastante crescidas)

- Cabombas (pequeno aglumerado)

- Valisnérias (cobrem toda a trazeira do aquario)

 

Estas até são de crescimento rápido!!! :(

 

Fiquem bem... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, se as algas já cobrem a planta toda, não há nada a fazer, porque já não a deixam receber luz ;)

 

Pode acontecer que a planta ainda consiga "fabricar" rebentos novos, mas será muito difícil porque como as algas estão em maioria, vão logo tentar apanhar o novo rebento também... :(

 

A idiea do Tas é boa, mas as plantas que já tens podes-lhes dizer adeus, aliás pelo que percebo, mesmo retirando as plantas todas do aquário, ainda ficarias com muitas algas... areão, troncos, vidros, etc...

 

O meu conselho é retirares as plantas que já não se safam, limpes as outras o mais possível e colocar plantas que retirem muitos nutrientes da água... Plantas flutuantes como salvinia ou lentilha d'água.

 

Depois se quiseres posso-te arranjar umas quantas plantas para repovoares de novo o teu aquário.

 

Vai ver um dos aquários no forum das fotos, que hoje vou colocar novas, depois do último aquascape.

 

Algas é um problema quando tomam conta do aquário... ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Na verdade, as plantas que tenho continuam a desenvolver-se bem e dão rebentos novos, todas as semanas tenho de dar uma poda nas amazonenses e nas valisnérias senão fico sem espaço, que já é pouco, e as tenellus continuam a espalhar-se pelo arião. O problema é que as novas folhas quando mais crescem com mais algas ficam, isto é, sempre que faço uma poda, as plantas parece que ficam sem algas, mas passados uns dias, volta tudo, e assim sucessivamente.

Mas vou tentar fazer o que o Tas referiu, colocar plantas de elevada absorção de nutrientes.

 

Depois se quiseres posso-te arranjar umas quantas plantas para repovoares de novo o teu aquário.

 

Obrigado pela disponibilidade, mas se quiseres depois podemos fazer mais uma troca, é que em principio vou montar um plantado de 120L mas depois falamos.

 

eu já lhe prometi algumas plantas...

 

Já sabes, é só avisar!!! :(

 

Fiquem bem... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

The main reason for the growth of algae is always a surplus of phosphorus and nitrogen in the water, which is almost always due to the presence of too many fish in relation to the number of plants present.
Não concordo, principalmente com o "always" e explico porquê: Se as plantas não tiverem dois nutrientes fundamentais (por ventura os mais fundamentais de todos), que é o potássio e o magnésio, naõ conseguem assimilar grande parte dos outros nutrientes, ou seja, o fosfato e o nitrogénio até podem estar em quantidade boas, mas se não existir estes dois nutrientes as plantas não os usam, aparecendo as algas para os consumir.

 

Outra razão porque não concordo totalmente com esta afirmação:

Para um mesmo aquário com exactamente as mesmas condições 3 de fosfato pode ser pouco ou muito, dependendo unicamente do tipo de luz. Pode ser muito para uma luz fraca/má mas pode ser suficiente para uma luz boa/forte.

 

 

Consequently, it is a good idea to start with a few healthy fish to eat the algae, and a great number of plants that grow fast and consume the nutrients present at the bottom of the aquarium. Otocinculus affinis, Crossocheilus siamensis (Epalzeorhynchus) and Ancistrus (Xenocara) are good algae-eating fish; and Hygrophila difformis, Hygrophila polysperma, Ceratophyllum, Sagittaria, Echinodorus bleheri, Ceratopteris and Vallisneria are all good anti-algae plants.

Certo! E plantas flutuantes também são boas consumidoras de nutrientes. Basicamente plantas de crescimento rápido.

 

Change 25% of the water every two weeks in normal conditions, and change as much as half of the water once a week if algae growth is rampant.
25% 2 vezes por semana parece-me nitidamente pouco. Requer muito controle...

 

Never use a bottom filter, which steals nutrition from plant roots and sends it out again into the water (thus encouraging algae growth).

Nem mais!

 

Be careful when you fertilise, and never use fertiliser containing nitrate or phosphate.
Ui!!! :lol: Desta frase só concordo com o "Be careful when you fertilise". Agora o NUNCA fertilizar com nitrato ou fosfato, discordo inteiramente, sobretudo pelo "Nunca".

 

We never recommend combating algae chemically, because the chemicals used also restrict plant growth. Remember that there is a very fine line between an aquarium full of algae and an aquarium in which the algae is completely invisible.

Correctíssimo!!!

 

Algae always appear when conditions encourage it.

Eu diria mais: As algas aparecem quando o aquariofilista as encoraja, seja consciente ou inconscientemente... não dando às plantas as condições que elas necessítam para vencer a batalha, que, em situações "normais" é uma luta desigual entre david(algas) e golias(plantas), com clara vantagem para as plantas evidentemente.

 

 

P.S.:Depois deste tópico já me podem chamar nomes à vontade. Quem é que ousa discordar da tropica..... E se fossemos a falar das características que a tropica diz as plantas terem, então aí havia muito a dizer... Estão à vontade de discordar de mim como é evidente, desde que com respeito (com sempre tem acontecido), muito embora este seja, por ventura o meu post mais polémico.; não pelo conteudo que estou farto daqui o expressar, mas por "atentar" "contra" a trópica :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.:Depois deste tópico já me podem chamar nomes à vontade.

 

O meu reportório é longo e variado embora não tão prolífico como o do Sgt. Warren do filme Platoon. Felizmente não vejo motivo para uma campanha de insultos... mas se pedires mais vezes e com jeitinho, até se arranja qualquer coisita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cthorm, há agora uma nova moda na aquariofilia plantada:

Ter tudo a mais, que as plantas tratarão do resto

 

(visão Tom Barr, conceituado biólogo e aquariofilista)

 

Ele diz que as coisas funcionam deste modo (tive acesas discussões com ele):

As plantas crescem mais rápido, mais O2, mais capacidade de oxidação presente no aquário, ele não acredita em substâncias alelopáticas (substâncias produzidas pelas plantas contra a concorrência que podem ser plantas ou algas).

 

Ele diz que esta capacidade de oxidação é fatal para a grande maioria das algas, que ao contrário de seres "superiores" como as plantas, não têm aminóacidos que protejam a informação genética da actuação dos radicais livres (moleculas complexas de oxigénio com grande capacidade de oxidação).

 

eu até acho que o Tom pode ter razão...

 

Se visitasses a tropica virias que estes praticamente só produzem plantas na forma emersa, os fertilizantes que usam são bem diferentes daqueles vendidos por eles, eles usam fertilizantes com bom niveis de nitratos e fosfatos, é que algas fora de água não subsistem... e deste modo as plantas são mais saudáveis.

 

Portanto o Hugo pensa do mesmo modo que o Tom Barr, (plantas mais saudáveis=menos algas) portanto está actualizado na nova corrente da aquariofilia plantada.

 

Mas esta corrente pode voltar à gaveta como tantas outras...não sei...eu inclino-me mais para esta nova corrente (mas só se o aquário estiver densamente plantado).

 

Posso ter algas em todo o lado, mas com plantas saudáveis não há algas agarradas a estas.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cthorm, tens de ver outra coisa...e se estivermos todos certos?

 

repara, o Hugo tal como eu (ou o Tom Barr), tem luz daquela intensa nos nossos aquários, eu uso( tal como o Hugo) HQI, e o Tom tem watts a mais...

 

provavelmente esta teoria apenas esteja certa em alguns aquários...e não em todos.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

só para dar uma achega ao que o antónio vitor disse, a enzima que protege os seres superiores dessa oxidação é a catalase, podemos observar a acção desta se esmigalharmos um pedaço de figado animal e lhe adicionarmos peróxido de hidrgénio (H2O2) e aquilo faz uma espuma braca doisa, que é justamente a catalase a funcionar.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso ter algas em todo o lado, mas com plantas saudáveis não há algas agarradas a estas.

 

eu tenho sempre pequenos pontos verdes no vidro e todas as semanas tenho k podar/transplantar plantas e tenho uma planta flutuante (arranjei numa fonte... depois de muita quarentena lá arrangei coragem de por no aquario) e todas as semanas tenho k retirar carradas pq me enche a superficie da água por completo!!!

lavo a lã do filtro (filtragem mecanica) 1/2 vezes por semana e mesmo assim tenho sempre algas nos vidros!!!

prontos reconheço k sobre alimento os peixes :D ... 5/6 refeições/dia... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais