Montagem 2009


luis_lopes

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Vou apresentar aqui a minha montagem, que está dentro do que posso e do que sei. Deixei-me dos aquários de 20 lts. É um projecto que já se arrasta deste Outubro de 2007, altura em que a minha namorada me ofereceu os vidros do aquário.

 

Setup:

Aquario Vidromoldura: 70 x 40 x 40 (112lts)

Móvel DIY

Filtragem: Eheim Professional 2224

Aquecimento: Hydor ETH 300W (disseram-me que é exagerado, mas agora já está comprado...)

Calha de iluminação by Ramirezi: HQI 70W 6500k + 2xT5 24W 8000k

CO2: Kit Aquaristic com botija de 2kg, difusor e conta bolhas by Natural Aquario

 

Substracto:

18lts de ADA Aquasoil Amazonia

3lts de ADA PowerSand Special S

(não deve ser para usar tudo, mas...)

 

Inertes, Flora e Fauna: Por decidir

 

Ainda estou a juntar material, mas gostava de ouvir opiniões porque:

 

Tenciono colocar peixes de cardume (Rasboras, Cardinais... apenas um deles)

Tenciono colocar camarões (red cherries, Caridina Japónica, ou semelhante), Ottos e Neritinas Natalensis para a equipa de limpeza

Tenciono colocar plantas do tipo Echinodorus Tenellus, Cyperus Helferi, Blyxas.

 

Hei-de colocar aqui mais algumas fotos, conforme for montando. A vossa opinião é importante.

 

aqua_1.jpg

 

Agradeço ao jvidia e ao Luis Moniz pela disponibilidade que sempre tiveram para me darem dicas.

 

Agradeço também a todos os que perderem o seu tempo a ler este tópico.

Abraço a todos.

Editado por luis_lopes
sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para já está excelente o setup... mas para te ajudarmos mais tens de dar uma ideia mais concreta do que queres colocar ai.

Pedras, troncos, pedras e troncos? Tapete completo, tapete aberto, frente de areia?

De qualquer modo, esse tipo de plantas parece-me mais indicado para um iwagumi ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos de novo:

 

acarloscc e tigi: Agradeço as vossas palavras de encorajamento.

 

Diogo HC Matias: É isso que ainda estou a estudar. As plantas de facto são propícias ao "Iwagumi", mas pretendo fazer uma "praia" de areia na frente, com xistos a separar e um tronco "red moor wood" atrás, talves com musgos... Ainda estou a estudar, e por isso é que pedi a vossa importante opinião. Cheguei à triste conclusão que não consigo fechar um tapete... Talves umas Anubias var. nana entre as pedras, o que dizes? Tenho que estudar bem a exigência das plantas, pois o meu tempo ppode às vezes não se muito.

 

Keano-16: Acredita que são muitas horas a ler as experiências dos outros membros que me têm estado a ajudar. Obrigado pela força.

 

Godlike: Assim que me for possível, colocarei fotos do difusor.

 

Um agradecimento a todos pelo vosso tempo.

Editado por luis_lopes
sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo HC Matias: É isso que ainda estou a estudar. As plantas de facto são propícias ao "Iwagumi", mas pretendo fazer uma "praia" de areia na frente, com xistos a separar e um tronco "red moor wood" atrás, talves com musgos... Ainda estou a estudar, e por isso é que pedi a vossa importante opinião. Cheguei à triste conclusão que não consigo fechar um tapete... Talves umas Anubias var. nana entre as pedras, o que dizes? Tenho que estudar bem a exigência das plantas, pois o meu tempo ppode às vezes não se muito.

 

A tua calha é um pouco forte demais para lowtech... já agora, as T5 ligam independentemente da hqi? Se sim, para o tipo de plantas que estás a pensar, opta por umas 6 horas de HQI no máximo, deixando o restante tempo as t5.

 

A ideia que tens na cabeça parece optima :character0050:

Um passeio virtual à galeria da ADA é sempre uma boa inspiração. Vê por exemplo esta galeria, donde eu destacava alguns aquarios que me parecem corresponder em parte às tuas ideias:

 

94339140_aa76596df6.jpg?v=0

 

81258829_7c15be7f35.jpg?v=0

 

Uma mistura de ambos daria certamente um grande layout!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ;)!!

Estive a ler o teu post, e com o material que ai tens podes fazer o que quiseres ..., terás mais dificuldades é em manter um lowtech como disse o diogo. Dizes que não consegues fechar um tapete .. porquê ?

Anubias fetos musgos até mesmo blyxas ficam sempre bem no meio plano para fazer a transição entre o hardscape e o resto.. Mas depois fica dificil opinar porque tu podes por tudo com o setup que ai tens parece que é mais uma questão de gosto do que outra coisa ;)

Mas com as sugestões ai da galeria da ADA eleocharis vivipara , cyperus ficam 5* no background.. Ou entao podes optar por plantas de caule mas se a tua ideia vai de encontro a essas montagens podes optar por essas plantas.

Outra coisa se estás a pensar colocar areia, pensa duas vezes, porque a nivel da manutenção a longo prazo não é nada pratico pois convem aspira la porque se suja muito... não sei qual e a tua disponibilidade e vontade a nivel da manutençao mas pensa bem nisso.

De resto boa sorte e mostra ai fotos ao pessoal do que vais fazendo ;) !!!

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Agradeço muito as vossas dicas.

 

De facto, gosto muito de plantas do tipo que referi em cima, ou de folhas pequenas. Tenho que procurar aí um sitio bom para os xistos. Alguém conhece algum sitio junto ao Montijo, Pinhal Novo, Atalaia ou arredores (Margem sul do Tejo)?

 

Sobre a calha também me parece ser um pouco forte para um aquário de baixa manutenção. A única questão é que chego bastante tarde a casa, e tenho receio depois não ter a devida paciência para o manter limpo e agradável. E sei que nos primeiros dias tenho que ter bastante atenção, pois tenho um substracto muito poderoso.

 

Diogo HC Matias: De facto a minha calha tem duas ligações independentes, o que me permite, graças a temporizadores, ligar as luzes e ter um fotoperiodo "programável". Estava a pensar em 7 hora sendo que 3 ou 3,5h estaria a HQI ligada e o restante as T5. Mas isso só depois com a experiência é que vou lá. Qual é a tua opinião? (Gosto imenso do primeiro aquário que mostras)

 

Kebras: A razão pela qual não consegui nunca fechar um tapeta não sei... talvez falta de jeito e/ou paciência. Sei que a vou ter que ter para um projecto destes.

 

Obrigado mais uma vez pelo tempo dispensado.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a calha também me parece ser um pouco forte para um aquário de baixa manutenção. A única questão é que chego bastante tarde a casa, e tenho receio depois não ter a devida paciência para o manter limpo e agradável. E sei que nos primeiros dias tenho que ter bastante atenção, pois tenho um substracto muito poderoso.

 

Se lhe conseguires dar atenção nas primeiras 2 a 3 semanas e conseguires dar a manutenção mínima indispensável nos tempos seguintes não terás problemas. O primeiro mês do aquário é que é determinante, pois é durante esse tempo que as plantas ainda não são capazes de competir com as algas pela utilização de todos os nutrientes que o substrato liberta na água. Nessa altura tens de dar uma ajuda às plantas na forma de TPAs. Depois quando o substrato começa a libertar menos nutrientes, tens novamente de dar uma ajuda mas que ocupa menos tempo: fertilização liquida :thumbup3:

 

Isto associado a uma boa equipa de limpeza e um aquario até é fácil de manter!

 

Boa sorte!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Agradeço as tuas palavras encorajadoras. Estou certo que isto há-de dar algum resultado.

 

Finalemente já tenho em meupoder o difusor e conta-bolhas. Depois mais logo mostro fotos.

 

Agradeço a todos o vosso tempo.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos,

 

Tenho estado um pouco parado, mas deve ser desta que isto arranca. O principal problema é a falta de fundos para concluir a montagem (Isto de encher uma 1ª habitação tem que se lhe diga!!!).

 

Bem, como estou com uma semaninha de féris, ontem decidi ir a Setúbal, a um Centro de jardinagem, e consegui trazer de lá uns xistos que achei que me enchiam as medidas.

 

Gostava de saber a vossa opinião, em relação a esta disposição.

 

001.JPG

002.JPG

003.JPG

 

Agradeço desde já a vossa ajuda.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

assim a primeira vista o que penso que podia ser melhorado é o tamanho das pedras.

 

vai ao monte.

 

Boas

Esta montagem promete, ja tou a ver a coisa. Espero que possamos ajudar no possivel para que consigar orientar da melhor forma o projecto. Efectivamente as pedras que ai tens são todas mto similares em termos de tamanho. precisas de 2 ou 3 que se diferenciem do resto em tamanho. ok? vai perguntando para pudermos ajudar. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e se eu partir uma das pedras?

 

É que eu não queria pedras muito grandes... Não gosto de ver as pedras a encherem o aquário em demasia... ou então posso colocá-las de uma outra forma!

 

Agradeço toda a vossa ajuda!!

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho mesmo que seja fundamental adicionares pedras maiores que essas (usando essas na mesma de modo a fazer uma composição engraçada) pois assim o aquário vai parecer mais pequeno do que na realidade é. Arranja umas com a proporção do aquário.

 

Além disso, o grupo da esquerda são pedras demasiado direitas, principalmente a que está atrás à direita e aposto que será difícil disfarçar isso com a flora.

 

 

Pelos materiais a usar isso tem pés para andar. :)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Miguel. Acho que umas pedras maiores iriam resultar melhor. Esses Xistos são tipo rosa, certo? Bem bonitos.

Na minha humilde opnião, acho que as pedras como estão, fazem um layout estranho. Parece que estão todas a "apontar" para o lado de fora do aquário se me faço entender. Porque não tentar criar um Triângulo, ou seja, as pedras vêm de fora para dentro. Com uma elevação era capaz de resultar melhor.

Espero ter contribuido positivamente a este projecto que me parece muito bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta.

 

Que dicas muito fixes. :)

 

Estou a pensr em fazer um rio abrir para a frente do aquário... Influências do Takashi Amano, sei lá!... :)

 

Uma coisa que eu me "enganei" se assim se poderá dizer, foi no número de pedras... Pelo que eu sei, devem ser sempre em número impar. Uma delas vai saltar.

 

e será que ao fazer, não irei conseguir subir uma delas, usando o substracto e a pedra que não vai ser usada, como base??

 

É só porque nãoq ueria ir a Setúbal outra vez... :eusathink:

 

Abraço a todos. E muito obrigado pelas vossas dicas!

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que valia apena a viagem.

 

pelo menos duas com o dobro do volume dessas iria compor melhor o layout.

 

Então e fazendo contas a combustivel, eventualmente portagens... comprar umas pedras online não? Pedras dos estilo usadas pelo takashi...

Ou isso ou o monte, como já disseram anteriormente!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só porque nãoq ueria ir a Setúbal outra vez... :mrgreen:

 

Se fores, não tragas só duas ou três pedrinhas. Faz como eu.. trazes quilos e quilos e depois usas 500gr. ;)

Ao comprares uma quantidade razoável, tens sempre a hipótese de escolher as que se enquadram melhor e ainda continuar a ter variedade para nova montagem.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís, tudo bem?

 

Muito sinceramente, esquece essas pedras. Esquece até essas formas! Perto de ti tens uma praia muito boa em termos de pedras, logo depois da praia de Sto. Amaro de Oeiras, no sentido Sto. Amaro - Lisboa, a praia seguinte tem muitas pedras não calcárias. Dá uma olhadela por lá!

 

Desculpa a frontalidade relativamente às pedras, com sinto que com o equipamento que tens, mereces um Hardscape bastante melhor. :) Um bom hardscape é 80% do aquário!

 

Cmpts,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.