Uns dizem que sim.... uns dizem que não!!!!!


Recommended Posts

O meu aquário tem 240 litros... Não é um plantado mas a maior parte das plantas (80%) são naturais... Tenho um filtro interno com uns tubinhos de cerâmica, umas esponjas azuis e um saco de carvão activado...

 

Ora bem, a questão é que andei pela Internet e reparei que muita gente diz que deve-se retirar o carvão activado dos filtros porque retira alguns netrientes necessários ás plantas... e usá-lo somente em casos de tratamentos... Outros dizem que deve-se manter o carvão porque elimina toda e qq subsytância tóxica que poderá aparecer na água e assim é mais seguro... Preciso de opinião pq gostava (como já disse anteriormente) de oferecer um melhor ambiente para os meus "bixos"...

 

Obrigado desde já a quem responder.....

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se utilizas o carvão, é como ja disseste o carvão activado dos filtros retira nutrientes necessários ás plantas e aos peixes tambem. So o deves utilizar depois de efectuares algum tratamento aos peixes para eliminar as substancias toxicas... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou iniciado e como tal a minha opinião não terá um peso assim tão grande mas mesmo assim aqui fica.

 

Nos ultimo mês e meio mais coisa menos coisa, também tenho passado por tudo o que é páginas e de facto em quase 90% delas a opinião é unanime: usar só em caso de tratamentos. O mesmo me foi dito por todas as pessoas com quem me aconcelhei.

 

Contudo já reparei que por exemplo no filtro que comprei recentemente vem um saco de carvão(e uma esponja) e a indicação de que se deve colocar um saco de carvão. O mesmo acontece com os mini-guias que se encontra nas lojas de animais.

Em nenhum destes dois casos é referido que o carvão retira nutrientes fundamentais para quem tem plantas apesar de tal ser um dado mais que adquirido. Acho que isso se deve sobretudo ao factor marketing o que é pena, porque pode quebrar a espectativa de quem por exemplo está a começar um plantado ou "semi-plantado", como é o meu caso.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Segundo o que já li o carvão activado tem um tempo de vida. Se não me engano cerca de 3 meses após o qual começa a prejudicar a qualidade da água. A questão é para que é que serve o carvão activado num aquário plantado?

 

O único uso que conheço para ele é para retirar medicamentos e outras substàncias da água após tratamentos. Outra alternativa seria umas valentes TPA's.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que não se deva usar cavão!

 

Só falta acresecentar uma coisa ao que foi dito, apesar de se saber é bom frisar! O carvão, além de usado em fins de tratamentos, é usado também para cristalinizar a água e durante a ciclagem da água!

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tirar as duvidas esta aqui um texto que extrai do site www.darkdiscus.com.

Quem quiser informações sobre discos este site é excelente.

 

"Filtragem com carvão

 

Na óptica dos Discos, quando se fala em carvão activo (AC), existem sempre vozes que se levantam a favor e outras contra. Muitos há que o utilizam em aquários de Discos sem quaisquer problemas. Outros, defendem que o carvão retira da água nutrientes essenciais ao crescimento de plantas e peixes. A doença do buraco da cabeça pode também estar relacionada com a utilização desta substância, apesar de eu nunca ter tido conhecimento de casos provados.

Penso que o grande problema na utilização de carvão está relacionado com o poder de absorção deste tipo de material. O carvão absorve da água diversas substâncias tais como fosfatos, cloro, arsénico, potássio, alguns metais pesados e medicamentos. Ao fim de algum tempo, dependendo da quantidade de substâncias absorvidas, o carvão deve ser retirado e reciclado (a temperaturas superiores a 1000 graus e ambiente desprovido totalmente de oxigénio de forma a que o carvão não arda), ou deitado fora (a decisão mais sensata). Não deve ser portanto utilizado como meio de filtragem habitual mas apenas na perspectiva de remoção de alguma substância e depois retirado do aquário.

O tempo de vida do carvão pode ir desde alguns dias a várias semanas. Atingindo o ponto de saturação, o carvão começa a lançar para a água as substâncias absorvidas o que pode causar o envenenamento dos peixes.

Defendo que o carvão é importante no tratamento e acondicionamento da água, mas pessoalmente não o utilizo nos meus aquários, a não ser que necessite de limpar a água de algum medicamento ou retirar alguma coloração desagradável.

De resto, é dito pelo próprio Jim Quarles, "Os Discos simplesmente odeiam carvão". Não sei se será assim tão verdade, no entanto é melhor prevenir do que remediar. "

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem!!

Já agora, retirando o carvão do filtro, este tem algum influência no ph da água??? ou é neutro??

 

É que pus Co2 caseiro no aquario para baixar o ph e, gostava de saber se, agora ao retirar o carvão, irá ter influência nisto.... Convem referir que a minha água tem uma enorme capacidade tampão....

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.