Falha energia!!?


Recommended Posts

Boas a todos sou novo no forum e gostaria de saber que opções existem no caso de ocorrer uma falha de energia durante longos períodos?

Existe algum equipamento que tenha autonomia, pelo menos para manter o termóstato?

 

desde já obrigado.

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que eu conheça não, costumo dormir com uma toalha no verão e um cobertor no Inverno por cima do aqua para caso a luz falhe com a trevoada ou isso... Nunca falha, já chegou a estar 14 horas sem luz e a temperatura dexeu dos 26 aos 23 nada mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem umas "baterias" chamadas de UPS (uninterruptible power supplies)

 

É um acumulador de emergência onde podem estar ligados os filtros e os aquecedores em caso de falha na electricidade, a sua durabilidade depende da quantidade e potencia dos aparelhos ligados

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdade! Eu tenho uma UPS de 2000VA / 1080W que me "segura" dois computadores durante 20minutos. Agora não sei como funciona com a manutenção do aquário.

 

Cumps

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POr mais estanho que possa parecer um aquecedor de 300W quando ligado pode gastar mais do que 2 pc's juntos ligados, tendo em consideração que muitos pc's agora têm LCD's...

 

Uma resistencia geralmente quando está em funcionamento gasta muita energia...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... é que uma coisa é ter uma fonte de alimentação de 500W, outra é esses 500w estarem a ser usados.

 

A usar-se um UPS deve-se manter o filtro em funcionamento e "esquecer" a temperatura, a não ser que se tenha um aquário muito pequeno. Num aquário de dimensão considerável a temperatura não baixa assim tão rapidamente e é mais importante manter as bactérias do filtro "alimentadas" e a "respirar"...

 

 

Cumps

Editado por William
quote desnecessário

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por conhecimento proprio, não vale apena gastar dinheiro na UPS, porque o tempo que a ups vai fornecer energia não é relevante, 20 minutos, 40 minutos, nesse tempo, basta colocar umas toalhas no cimo do aquario para não perder tanto calor, se for uma falha superior a 3 horas colocar cobertores devolta do vidro como já foi referido.

 

Neste fim de semana que passou estive 5 horas sem energia, apenas coloquei tolhas por cima dos aquarios, a temperatura desdeu dos 25,5 para 22,5.

E a desdida é feita muito lentamente e os peixes vão se adpatando, depois é deixar ficar as toalhas e esperar que a temperatura suba novamente lentamente,

até agora está tudo bem.

 

Espero ter ajudado.

Cump's

HJSM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho UPS ligadas aos aquários, uma por cada, mas só mantêm o filtro, o aquecimento não é crítico, agora 10h sem filtro morre uma porção de bactérias. E uma UPS das baratinhas aguenta um filtro mais ou menos indefinidamente. Quanto ao aquecimento, baixar uns ºC não tem mal, e pode-se sempre usar o truque da garrafa com gelo que usamos no verão para arrefecer mas ao contrário, aqquece-se água no fogão a gaz ou num camping gaz, e mete-se numa (ou mais) garrafa de 1.5l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E assim não vai oscilar a temperatura, não é preferível deixar a temperatura baixar de forma lenta e depois aumentar?

Editado por William
quote desnecessário

Cump's

HJSM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se deixares a garrafa quente dentro do áqua... não, pelo contrário, a troca de calor é mais ou menos lenta. Convém é estar em sítio com boa circulação, para não aquecer só localmente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.