"Pure Amazon"


Baixinho

Recommended Posts

Boas

meti o topico nesta parte do forum em vez de na parte dos aquas biotopos pois é um topico que será futuramente mais direcionado para os apistogrammas que para o aqua em si...

recentemente montei este aqua, e este sim, biotopo amazónico, para futuramente meter apistogrammas.

Ando á procura dos Bitaeniata "Mamuri"...

 

eu tentei ao máximo retratar o habitat deles com poucas plantas ou quase nenhumas e muitos troncos e folhas secas dando aquele aspécto de aqua blackwaters ou teawaters, como lhe queiram chamar...

peço agora a todo o pessoal que me dêm dicas para a melhoração do mesmo....

 

Setup

 

Dimensões: 80*30*30 aprox. 80L

Iluminação: 18W temporários

filtro interno eheim aquaball

termo: ainda não tem mas vai ser um de 100W

Subrstracto: akadama

layout: troncos de videira e folhas secas de quercus

 

Flora

-Valisnéria

-Enchinodorus Tenellus

-Musgo de java

-(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes

 

Fauna

-futuramente apistogrammas

 

Aqua sem água nem substracto, começo de esperiências com posição dos troncos:

1.jpg

 

Aqua com calha de 18W

frontal:

18W1.jpg

 

outra perspéctiva:

18W2.jpg

 

e outra:

18W3.jpg

 

Aqua com calha de 2X15W + 1X 18W

frontal:

48W1.jpg

 

outra perspéctiva:

48W2.jpg

 

e outra:

48W3.jpg

 

bem eu meti fotos com dois tipos de iluminação para me ajudarem a escolher a mais adequada.

 

a de 48W dá sem sombra de duvidas uma iluminação mais bonita ao aqua que em fotos não dá bem para perceber

 

uma de 18W percebe-se claramente que é pouco mesmo por causa do estado de saúde futuro das plantas

mas com a calha de 48W não se é muito se é pouco...

 

os troncos estão com uma prága de bactérias mas isto passado umas semanitas e depois de ter o termo isto coméça logo a desaparecer.

 

pessoal venham as criticas sobre o layout e iluminação.

 

obrigado

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e abusos de aquas aieiiii, eu metia mais valisnerias e tenelux. de resto ta bue louco

 

 

as valisnérias tão lá dois pés atrás, mal se coméçem a propagar fica logo mais fixe, assim como as tenéllus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

parece-me um aquário muito fixe para os habitantes que desejas ...:techi: a disposição dos troncos acho que esta cinco estrelas.

 

A questão da luz optava por 18W para criar zonas escuras no aquário .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto, é isso que eu pensso, mas e penssarmos que o habitat deles são águas baixas, isso vai ser um indicio que também tem muita luz, pois a coluna de água é muito pouca e assim a luz chega ao fundo com mais intensidade...

 

e depois também tenho de ter em conta a saúde das plantas como jé disse, 18W para elas penso que seja muito pouco, mas também não quero plantas mesmo verdinhas 5***** pois isso ía destorcer a imagem que é o biotopo deles.

 

basta ver nestas fotos do que estou a falar...

 

1.jpg

 

3.jpg

 

5.jpg

 

7.jpg

 

13.jpg

 

isto são fotos de uma espedição a Igarapé-miri

link da reportagem:

http://sekaiscaping.blogspot.com/2008/12/e...garap-miri.html

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, conhecem que espécies de nefufares há do amazonas, secalhar também ficavam bem no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim táva a pensar meter uns nenufares mas quero que sejam de origem amazónica para mante-lo como biótopo.

 

tenho é (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que também fáz o mesmo efeito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não

são de carvalho português

 

as folhas de qualquer quercus dão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Baixinho!

 

Como já te tinha dito, gosto do novo aquário.

 

"simples mas bonito." ;)

 

A expedição a Igarapé-miri é excelente para retirar ideias para criar um novo biótopo, pois mostra exactamente como são os habitats dos apistogrammas, como se pode ver na ultima foto um ap. agassizi no seu habitat natural. Eu também retirei ideias desta expedição, como adiantas depois de postares as fotos.

 

Os nenúfares que procuras e que aparecem na fotografias podem ser substituídos por Lotus, daí eu ter introduzido Lotus 'green' na montagem.

 

Depois, já sabes que gosto dos aquário um pouco mais verdinhos lol portanto eu ainda punha mais umas Echinodorus ou mesmo Lotus. Tentava ainda por mais umas quantas folhas para fazer uma camada mais consistente, sem mostrar a akadama e punha ainda um fundo preto para dar mais profundidade ao aquário e realçar as sombras bem como o layout.

 

Não sei se ferveste o tronco antes de o introduzir... Devias ter fervido melhor... Agora podes usar baktopur da Sera e ir retirando com TPAs até o fungo desaparecer do tronco.

 

Baixinho, como também te disse, atenção quando falas em "biótopo amazónico" porque por exemplo o musgo de java é Asiático...

 

De resto, como já disseram, vai ser um excelente aquário para apistogrammas, se conseguires os verdadeiros Bitaeniata, ainda melhor!

 

Parabéms e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora não sei é se a lotus existe no amazonas, se não existir não meto, mesmo assim não metia, quero manter o aqua como está.

 

em relação ao musgo já o tirei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perdoem a ignorância mas que árvore é a Quercus? Carvalho?

 

Se sim, alguém me poderá informar onde posso encontrar folhas no Algarve? ou alguma alternativa viável...

 

Vou iniciar um projecto para manter um trio de Cacatuoides e gostaria de lhes dar um ambiente o mais natural possível. A ideia é algo semelhante ao que aqui é mostrado mas estou na dúvida acerca do tipo de folhas a utilizar. Vou, além do que aqui for sugerido, colocar algumas folhas de Amendoeira da Índia pelas suas propriedades anti-bacterianas e de acidificação da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim são carvalhos

se tiver bolotas, provavelmente é um quercus

 

aí tens os sobreiros

 

as folhas de quercus têm mais ou menos as mesmas propriedades das folhas de amendoeira da índia, senão iguais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Só uma pequena observação

Quercus é o nome de um Género de arvores, entre elas:

Sobreiro - Quercus suber

Azineira - Quercus ilex

carvalho-português - Quercus faginea

carrasco - Quercus coccifera

e por aí fora.

 

So para esclarecer um pouco.

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sei como só agora dei com esta pequena maravilha e logo eu que adoro Blackwaters. :shocked028:

 

Acho que o aquário está excelente, se fosse eu não mudava nada aí.

Não metas Lotus, apesar de ficarem ai bem, acho que acaba por tirar a essência ao aquario. Preferia optar por (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

Também não me preocupava muito com os fungos do tronco, até acho que ficam bem, tal como na natureza. Desde que mantenhas a água com bons parametros. Podes sempre arranjar uns Ottos ou um Ancistrus que te tratam disso em 3 tempos.

 

5*

Continua o bom trabalho e vai actualizando.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

o que me dizes de tirar a tenellus.

tenho tádo a penssar e se éla começar a propagar muito vai fazer o aqua muito verde para um blackwater não acham?

e a valisnéria?

deixo crescer mais uns pés para o lado esquerdo?

 

outra perguntinha.

 

que L's existem que se mantêm pequenos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tires a Tennelus.

 

Acho que fica fixe. Se vires que se começa a propagar para onde não queres, simplesmente vais tirando os runners indesejados.

Existem muitos L´s que crescem pouco na casa dos 10/15 cm em adultos, é uma questão de pesquisares.

 

Vê no planetcatfish.com

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso já é muito

 

eu queria um pequenos, que tipo se fica-se pelo tamanho de um otocinclus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o chamado de bulldog

 

ele cresce até quanto?

 

não achas que se tiver 3 oto's já chega e não é necessário meter um L?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais