Troncos com vida propria


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho-me deparado com este fenomeno nos meus troncos pelo segundo ano consecutivo...

 

O aquario tem 500l e varios troncos de marmeleiro e de videira.

 

Alguem me sabe dizer o que isto é?

 

hpim0223io1.jpg

 

hpim0225dh3.jpg

 

Este tronco ganhou tambem uma especie de bolores

hpim0227qu4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agradeço as respostas dadas até agora e enquanto aguardo por respostas mais concretas ficam alguns esclarecimentos:

 

 

-o tratamento dos troncos foi o normal, limpeza, descasque, lixagem e estagio durante um mês em agua;

-os troncos principais sao XXXL pelo que o estagio foi feito na banheira, com agua quente nas mudanças de agua;

-os troncos em causa estao no aquario desde o seu inicio, á pouco mais de 2 anos.

-sim o aquario é de agua doce e aceito bem a critica do fundo. Todos sabem que quando se começa nao se acertam todas. Se soubesse o que sei hoje concerteza que nao ia misturar biotipos. A alteraçao está nos meus planos á algum tempo, mas até ver, e porque como concerteza imaginam movimentar um aquario com 500l nao é facil, vai ficar assim.

 

 

 

Se alguem poder acrescentar algo agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cena do fundo nao foi bem uma critica...gostos sao gostos.

Diz-me so outra coisa: aquilo que está a sair do trondo é o q? tipo rezina ou algum tipo de verme? pois parece que o tronco está cheio de furinhos como se fosse caruncho. Já tinham esses buracos?

 

O mais importante nisto tudo é a fauna que la tens. Sentiste alguma alteração? e os parametros da agua, esse acontecimento alterou em algo que tenhas reparado?

Se fosse eu retirava os troncos do aquario e, como ja foi sugerido, dava-lhes o tratamento completo novamente.

Cumps e boa sorte

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hpim0204ti9.jpg

 

Com esta foto da para perceber bem as dimensoes dos troncos que vos falava.

 

Muito sucintamente o marmeleiro secou e foi cortado e esteve em contacto com a terra talvez uns 6 meses antes de levar o tratamento. Os furinhos tipo caruncho nao tem qualquer relevancia para o assunto e o que sai do tronco é tipo uma alga consistente com talvez 2mm por 15, 20mm maximo.

 

Existe um relaçao causa efeito muito simples para este crescimento. Quando as temperaturas diminuem e a tartaruga deixa de se alimentar elas crescem.

 

Ainda estou a espera de mais desenvolvimentos, mas no Tartaruga Aquatica, introduziram a ideia que seriam algas de decomposiçao. Alguem tem alguma ideia acerca do assunto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Isso são raízes.

Deverias ter fervido o tronco, bem sei que não é propriamente 'fervível' mas, assim, ainda está a tentar ressuscitar.

 

Já que vais trocar o fundo :drool3: aproveita e ferve o tronco...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas babykhan,

 

Penso que nao serao raizes...

 

Se reparares na 3ª foto que coloquei no meus post inicial, um dos troncos é de videira, e esse tenho a certeza que estava bem seco, e tambem apresenta os mesmos sintomas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Assim o caso já muda de figura.

Será algum tipo de fungo, alga não creio, será mais provavelmente um fungo ou algo da família.

 

Mas na verdade e a acreditar na máxima que 'O que não me destrói só me torna mais forte' quando a tartaruga acordar tem montes de papinha ao dispor.

 

Lamento não poder ajudar.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quando vi a foto a primeira coisa que me ocorreu é que o tronco estava atentar "ressuscitar", lançando raizes. Se não é isso não sei, mas até fica muito fixe e se fosse no meu aquario e eu visse que não estava a prejudicar a fauna e a flora ou a alterar os parametros da agua, deixava ficar, porque , repito, fica com um efeito muito bom nos troncos. Até tem uma certa parecença com as anemonas dos aquarios de agua salgada

Cumprimentos

Jorge Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas

 

Agradeço as respostas dadas até agora e enquanto aguardo por respostas mais concretas ficam alguns esclarecimentos:

 

 

-o tratamento dos troncos foi o normal, limpeza, descasque, lixagem e estagio durante um mês em agua;

-os troncos principais sao XXXL pelo que o estagio foi feito na banheira, com agua quente nas mudanças de agua;

-os troncos em causa estao no aquario desde o seu inicio, á pouco mais de 2 anos.

-sim o aquario é de agua doce e aceito bem a critica do fundo. Todos sabem que quando se começa nao se acertam todas. Se soubesse o que sei hoje concerteza que nao ia misturar biotipos. A alteraçao está nos meus planos á algum tempo, mas até ver, e porque como concerteza imaginam movimentar um aquario com 500l nao é facil, vai ficar assim.

 

 

 

Se alguem poder acrescentar algo agradeço.

 

 

 

Talvez o melhor seja tira-lo e retirar todas essas coisas brancas, repete o tratamento uns dias, agua quente e sal, ( pelo menos a mim tem resultado no meu tronco )

 

força :)

akita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.