GH


ruymar

Recommended Posts

Tenho o meu GH ( dureza geral ) a 13ºG (graus alemães), a minha pergunta é a seguinte: devo ou tenho de fertilizar com potássio e ou magnésio com uma dureza tão alta? Já agora, esta dureza tem alguma implicação no crescimento saudavel das plantas, se tem qual?

Um aparte: a água da torneira daqui da zona sai a 10ºG.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GH é a medida de quantidade de sais dissolvidos na água, principalmente de magnésio e cálcio. Com um GH de 13º muito provávelmente não será necessário adicionar magnésio. O magnésio ou o cálcio em excesso limita a absorção de potássio, não me lembro de qual :cry4: .

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117068

 

No entanto, há outras fontes que dizem o contrário, excesso de magnésio limita a absorção de potássio.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira muito provávelmente terá sempre valores insuficientes de potássio.

Para o adicionares, depende do tipo de aquário e plantas que tens. Não especificaste se adicionas Co2 e os restantes macros. Se adicionares fosfatos e nitratos deves tambem adicionar regularmente o potássio. Se não, depende da saúde das tuas plantas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que as respostas fossem mais directas, daí não ter feito o setup.

Aquário de 600 litros:

Não adiciono nitratos nem fosfatos porque os testes dão sempre valores de N: entre 10 e 25 e P: 2.5 ppm

O pH é entre 6.8 e 7.0.

O gH é entre 10 e 13º

O ferro tento ter na casa de 0.1 ppm. Adiciono cerca de 20 ml por semana de fe do Horizonte Aquático.

Faço mudas de água de cerca de 200 litros por semana sem condicionadores.

Não aspiro o fundo mas vou começar a aspirar, tenho umas especie de tapete de algas junto ao areão que acho que se deve a muita carga organica (cócó de peixe).

Tenho co2 pressurizado a uma bolha/segundo.

Luz: 4X55ppl 5500 kelvin com 8 horas por dia.

A ideia era tentar plantar este aquário tipo Holandês.

Noto algum pearling em determinados dias no periodo final de luz.

Algas: uma espécie de tapete verde (faz lembrar o musgo que se põe no presépio) junto ao areão. Algumas filamentosas verdes que começam nos vidros como um tufo. Uma alga castanha quase preta que nasce nas folhas mais antigas de algumas plantas como as anúbias e nas egérias. Estas algas estão com tendência a desaparecer desde que comecei a dar mais atenção ao aquário, com testes, adição de ferro, mudas de água, etc.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que será essencial adicionar o potássio para que os nitratos e fosfatos sejam consumidos. Aponta para valores não inferiores a 20ppm. Depois, quando os nitratos começarem a baixar podes ajustar e pensar em adicionar estes nutrientes também, fosfatos incluidos.

 

As algas que tens no areão devem ser cianobactérias, provávelmente pelos valores altos de nitratos, ou por baixa circulação, ou por apodrecimento do substrato, a tal matéria organica pode ser a causa. A mim, parece-me que será mais a conjugação dos vários factores. Muita matéria organica = valores altos de nitratos e fosfatos. Se com a aspiração e alteração dos parametros não as conseguires eliminar podes tentar com água oxigenada injectada sobre elas com o filtros parados antes da TPA.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é cianobactérias, essas eu conheço bem. Estas que eu tenho são tipo um musgo, as cianobactérias são tipo umas capas verdes que cheiram muito mal ( amoníaco).

Já agora, há testes para determinar magnésio e ou cálcio em água doce? É que já vi que há para água salgada mas para doce ainda não encontrei. Se não há para água doce, os para água salgada servem para doce!?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é cianobactérias, essas eu conheço bem. Estas que eu tenho são tipo um musgo, as cianobactérias são tipo umas capas verdes que cheiram muito mal ( amoníaco).

Já agora, há testes para determinar magnésio e ou cálcio em água doce? É que já vi que há para água salgada mas para doce ainda não encontrei. Se não há para água doce, os para água salgada servem para doce!?

 

Sim, os de água doce dão para salgada ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais