Como começaste na aquariofilia?


Pedro Ferrer

Recommended Posts

Bom dia

 

Comecei com aquários em 2000 após uma acção de formação de formadores em que uma colega minha levou um Betta Splendens e usou o espelho... numa autoscopia.

A partir daí tive alguns aquários.

Nada de especial.

 

Estou a tentar fazer algo que seja 'especial'... após insucesso com a 1ª abordagem aos salgados.

Uma recuperação que dura há um ano...

 

E tu, como começaste?

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive aquários em miúdo, os típicos erros de ter 4 ou 5 kingos numa bola de vidro, ou mais tarde misturas de peixes improváveis como guppys com tubarões e bettas em aquários já não redondos mas pequenos.

Durante vários anos o hobby esteve a um canto, mas foi reactivado com a visita ao Fluviario de Mora no verão de 2007.

 

A partir dai o bichinho atacou com força e reactivei logo o aquário que tinha ai por casa. Cometi muitos erros de principiante, mas fui evoluindo e acho que hoje tenho um aquário totalmente estabilizado, com peixes saudáveis e com bom aspecto :character0050:

 

Falta-me experiência com ciclideos e gostava também de tentar salgados, mas se já tivesse tentado tudo, já não tinha piada :(

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro aquário foi em casa dos meus pais, tinha eu 6 anos, tivemos o aquário com escalares e outros peixes até aos meus 16/17 anos.

 

Depois voltei a ter em 2006, quando entrei numa loja de animais e a pedido do meu filho, resolvi entrar novamente, pesquisei na net e achei este fórum, depois bem depois foi a desgraça de conhecer o André Silvestre e mais uns quantos invertelógos :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu comecei à cerca de 5 anos... estava no processo de mobilar a casa e a minha Maria achou que havia um canto lá na sala em que ficava esteticamente bem um aquário! :( Eu lá concordei e fomos às compras, mesmo não percebendo nada de aquariofilia... :character0050:

 

Só passados três anos decidi que tinha de perceber como isto funcionava por mim próprio e não confiar cegamente no "dono da loja"... foi nessa altura que descobri o fórum e o vício bateu forte!!!Inicialmente com o objectivo de montar um plantado e, pouco mais tarde, os invertebrados "agarraram-me" completamente! :smokedrag:

 

Acho que a Maria lamenta profundamente o dia em que se lembrou que deviamos comprar um aquário para a sala... :scarerun:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu comecei quando tinha 4 ou 5 anos, e ás vezes ia á pesca e comecei a achar graça aos peixes, então o meu pai fez-me um lago no jardim para eu poder ter alguns peixes como pimpões e percas, com o tempo fui ficando cada vez mais agarrado a este mundo e assim que pude comprei alguns peixes, no inicio eram kinguios e estavam num aquario minimo, depois como eles teimavam em morrer desisti por alguns meses.

Foi então que fui a casa de uns tios e vi um lindo betta, e como não sabia nada sobre ele comprei um e meti-o num aquario de agua fria, mas como vi que ele não estava muito contente decidi pesquisar sobre ele e descobrir mais sobre peixes de agua quente.

reproduzi por varias vezes bettas até que o termostato avariou.

Fiquei desiludido e durante algum tempo não quis saber mais de peixes de agua quente, embora continuasse a ter algumas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] no lago da rua.

Então no inicio de 2008 decidi começar novamente e desta vez informar-me bem sobre os peixes que queria ter. Foi então que comecei com uma moli e e dois guppys.

Agora tenho montes de guppys, tetra neons, neons chineses, uma kuhli, tetra glowlight, zebras, escalares e camaroes red cherry em agua quente, e algumas carpas, pimpoes e (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] no lago, fora as tartarugas e os lagostins que tambem tenho....cumpr..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, aqui fica o meu testemunho.

 

1º Começo, para aí em 95, com 4 lagostins que apanhei na nascente do rio Almonda, devido a terem-se tornado numa praga para os agricultores decidi salvar esses 4 a quem dei o nome das tartarugas ninja lol, dias mais tarde fiz o meu 1º aquário, ainda nem sabia o que era essa cena do diy e a internet era ainda uma miragem, lá estiveram por bastante tempo até que num fatídico dia de verão decidi lavar o aquário e deixei-os ao sol, resultado, cozeram, depois deste dia arrumei esse aquário e não mais lhe toquei.

 

2º Começo, anos mais tarde, a minha namorada tinha um globo e os peixes dela teimavam em morrer, vá-se lá saber porquê, comprei um livro sobre o assunto e pude desde esse dia perceber que isto de ter peixes tem muito que se lhe diga.

 

3º Começo, vim para a Suíça e como gosto muito de animais e na impossibilidade de ter cães, gatos, coelhos e hamsters, comprei um aquário, resultado, 8 anos desta doença. lol

 

Cumprimentos.

 

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

 

 

Dedicado a Leonardo , Michelangelo, Donatello e Rafael. :character0050:

Editado por João Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1º Iniciação - impingiram-me a típica bola com um kinguio quando tinha 6 anos ... a bola mantinha-se o peixe é que supostamente mudava de cor de vez em quando ...

 

2º Começo - Quando me casei, ganhei uma grande 'sogra' ... (no comments) :P , por outro lado ganhei um grande amigo, o meu sogro que tinha sido um dos impulsionadores da aquariofilia na zona de Coimbra à mais de 30 anos ... e pronto lá começou uma grande aventura a que a Maria depressa aprendeu a amar/odiar ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

eu comesei no ano passado com um aquario de 54 litros.

 

Comecei porque o meu irmao tinha um de 120 litros...

 

mais tarde comprei outro de 54litros e mais tarde,no final do ano o mei«u primo deu-me um aquario de 20 litros.E não é so no natal o meu pai deu-me outro aquario de 140 litros!!! :););):scarerun:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu comecei á 32 anos imaginem.... Só havia neons, guppies espadas e os escalares eram por preços inacreditaveis.... Criação fazia-se de gupies e..e... com sorte. Era tudo carissimo. Filtros eram interiores e muito maus. Comida era flocos e viva o velho. tPA de 100% tudo lavado o mais possível e agua sem descansar e qual aquasefe qualque... Outros tempos :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei à mais ou menos 2 meses. O meu pai sempre teve aquários, em puto passava horas a olhar para os aquários, até que à coisa de 2 meses decidi aproveitar um aquário de 60x30x40 e o bichinho pegou forte, agora tenho 4 aquários na sala!

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o típico aquario de puto, ou seja, um aqua redondo com um peixe dourado la dentro que andava sempre as rodas... depois deixei-me disso e só mantive uma tartaruga num lago exterior.

 

Agora no natal de 2008 ofereceram-me o meu aqua e aqui estou eu :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por influencia de um aqua de 80 cm q um tio meu tinha. Adorava ve-lo, e perceber todo o seu funcionamento, manutencoes e cuidados.

Em 1981 (tinha eu 17 anos), com a ajuda dele construimos um semelhante. Este aqua em 1985 sofreu uma pancada e estalou o vidro frontal. Ai vendi/dei os peixes e plantas q tinha e guardei o equipamento.

Em 1989 com as saudades dos TPA´s voltei a a remontar um outro aqua de 60cm, e desde entao fiz o update para 80cm em 1994 e para 120cm em 2008.

Feitas as contas devo estar a fazer 25 anos q ando a dar comida aos peixes. :)

Editado por jamartins

mts cumprimentos,

jamartins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já alguns anos que via em casas de colegas e mesmo familiares aquarios, aquas de 60 l cheio de guppy e platys.

Sempre gostei mas nunca tinha tido ate há altura. A coisa de 2 anos minha ex-namorada meteu-se na cabeça de comprar um globo com "um peixe vermelho" e eu fui atras, fui á loja com a ideia de comprar um globo com um peixe vermelho, mas na altura lá na loja nao tinha lá globos, mas por sua x havia lá um aquario de 20 L em promoção e ao preço de um globo era um kit em que trazia o aquario, SEM luz, duas plantas artificiais, areao, SEM FILTRO e 2 peixes salvo erro era um telescopio e um kinguio. E prontos comprei aquilo, todo feliz da vida, vieram para casa, 2 dias depois 1º morte 4/5 dias depois tava o aquario vazio. Depois comprei mais peixes de agua fria sempre mortes ate que decidi ir pra agua quente, comprei uns guppys uns platys, dps foi aqui ouvi pela 1º x TPA(alias trocar a agua, loOl) fazia logo 100 % e morria quase tudo. Depois farto de ouvir os meus pais, gastar dinheiro e sempre a morrerem parei uns 2/3 meses. Comessei a pesquisar e acabei por descobrir o forum, entao a partir dai tudo mudou de figura do dia para a noite... Descobri os discus, os plantados, invertebrados e agora ninguem me tira da aquariofia :):thumbup3:;);):):) love you love you love you love you love you love you love you love you.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comecei a quase 10 anos, quando meus pais pensaram que um aquario ficava bem na sala. se eles soubessem no que ia dar, nunca o tinham comprado

 

 

por causa disso é que eu tambem fiquei com o vicio, foi prai á 8 anos talvez.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ...

eu comecei cedo ... quando nasci ja existia um aquario la em casa ,... um globo com um pimpao vermelho, em cima do frigorifico, esse peixe durou anos , mesmo com lavagens semanais a 100%. acho que morreu de velho. depois do falecido ,comprou-se 2 peixinhos vermelhos ( estes tambem mudavam de cor , de vez em quando)

porque nao fazia sentido um aquario fazio...

pelos meus 10 anos , e depois de muito pedinchar , veio um aqua quadrado com uns 40cm de comprimento ( ainda é vivo , esta na minha cozinha com endler´s ) , um termoestato e uma bomba de ar com um filtro de fundo. guppys , espadas , platis e mollys. quando comecei a trabalhar aos 17 anos ... nunca mais parei , lol. neste momento na minha casa sao , 2 aqua na sala , 1 na entrada , e 4 na cozinha.o mais pequeno é o velhinho de 40cm e o maior com 1,20cm .

 

e na cozinha mantenho a tradiçao de familia, do aquario em cima do frigorifico ... ;)

ou seja peixes tnho tido a minha vida toda, de agua quente só a pouco mais de 20 anos. banana rock

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era uma vez, uma rapariga que gostava de animais e comprou uma tartaruga.

No verão foi de férias, deixou o aquário e levou a tartaruga consigo para a província, no quintal da casa fez-lhe um terrário ao ar livre... ela adorou, ficava ao sol toda contente. bowdown

Certo um dia apareceu um gato curioso que pegou nela no preciso momento em que a rapariga foi ao quintal. :grab:

O gato fugiu com a tartaruga e a arriscada perseguição terminou bastante longe.

Muitos arranhões depois ela reparou que o gato já não levava a tartaruga na boca! Procurou no caminho percorrido mas não a encontrou.

Voltando triste para casa resolveu arrumar o aquário, mas sentia falta de ter um animal como companhia e decidiu comprar 3 peixes de água fria, no mesmo dia montou tudo e pôs lá os peixitos. ;)

Os peixes cresceram e um dia lembrou-se de fazer um aquário diferente, um aquário Egípcio, tirou as medidas ao frigorífico e mandou fazer um à medida. Pintou um cenário a pastel, colou lajes amarelas no fundo e pôs uma esfinge que deitava areia pela cabeça, os peixitos lá morriam de quando em vez… mas ia comprando outros.

Um dia uma amiga e colega de "artesanatos" viu o aquário e perguntou-lhe porque não tinha ela peixes de água quente, uma vez que davam menos trabalho a limpar e era um mundo diferente.

Mas alertou-a que não era assim que se mantinha um aquário, a tirar as algas das peças debaixo da torneira com uma escova de dentes… banana rock

E deu-lhe um endereço:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

A rapariga imprimiu os tópicos importantes e com eles fez um livro que leu vezes sem conta (durante tempos foi o seu livro de mesa-de-cabeceira).

A dada altura pensou desistir porque lhe pareceu muito complexo e já tinha bastantes outros hobby's… mas acabou por não resistir e aqui está ela, que sou eu e continuo a chatear o pessoal com textos longos… que só lê quem quer! cheers

 

E para quem leu até aqui, uma surpresa, no ano passado uma vizinha encontrou uma tartaruga na sua propriedade perto de um riacho e, como coisas estranhas para aqueles lados sou mais eu, perguntou-me se era minha, contei-lhe a história do gato e acabamos por deixar lá a felizarda tartaruga que encontrou o seu próprio habitat com a ajuda de um gato... seria o Gato das Botas? :yahoo:

 

Luísa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais