Montar um aqua-terrário.


Recommended Posts

Olá a todos. Daqui por algum tempo (lá pra março) pretendo montar um aqua-terrário. Mas como tal, ssurgiram-me algúmas dúvidas.

 

1º Eu pretendo, no aqua-terrário (ou terrário, ainda não sei bem, devido ao que quero lá pôr) colocar, talvez, umas rãs, ou tritões, ou salamandras...

 

2º O que devo comprar no caso das rãs? E dos tritões? E das salamandras?

 

3º Quais as dimensões máximas e minimas que o espaço deverá ter para que tenham uma vida boa? A litragem...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Rãs/sapos:

 

Aqua-terrário: Bombinas são uma boa opção

Terrário: pessoalmente adoro hylas... tens também as litorias, mas essas precisam de um terrário considerávelmente maior... depois tens os pac man, alguns bufos etc...

 

Tritões:

 

Aqua-terrário: Cynops orientalis são bastante bons para iniciar... tens também os pachytriton labiatus, mas são mais agressivos e muito dificeis de reproduzir

 

Salamandras:

 

Terrário (muito húmido com uma pequeno lago) : Para mim as ambystomas tigrinum são as melhores para te iniciares...

 

Quanto a tamanhos... podes comprar um daqueles kits de 60x30x30... nesses podes optar entre todos menos as litorias... a não ser que seja só uma, mas mesmo assim acho pouco...

Editado por Diogo C. J.

Fiquem bem,

Diogo C. J.

 

http://an-outromundo.blogspot.com/ O meu novo blog, ainda muuuito modesto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6X3X3=54L

 

(há outras formas de calcular a litragem que não esta)

 

Hylas são rãs arboricolas. A familia é enorme e existem 2 espécies em portugal (ilegais de manter), as chamadas relas.

 

Tens por exemplo as hylas cinereas, bastante comuns.

Fiquem bem,

Diogo C. J.

 

http://an-outromundo.blogspot.com/ O meu novo blog, ainda muuuito modesto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que primeiros tens de decidir é se queres um terrario ou um aquaterrario.

Depois disso, deves decidir que espécie queres mediante o tamanho do que lhe possas disponibilizar.

Fase seguinte é pesquisares sobre a espécie e finalmente fazeres as perguntas para esclarecer as tuas duvidas.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que primeiros tens de decidir é se queres um terrario ou um aquaterrario.

Depois disso, deves decidir que espécie queres mediante o tamanho do que lhe possas disponibilizar.

Fase seguinte é pesquisares sobre a espécie e finalmente fazeres as perguntas para esclarecer as tuas duvidas.

 

Bem, eu estava a pensar adquirir tritões ou rãs.

 

Mas a minha dúvida debruça-se no espaço.

 

Devo comprar um aquário de 20L e queria pelo menos 2 animais. Portanto queria saber se compro tritões ou rãs...

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20L para rãs, só se forem rãs de unhas ( que são um nadinha incomuns, embora sejam vendidas nas lojas de aquariofilia)

Para tritões, só se optares pelos Cynops orientalis.

Costumam aparecer outros triões (Pachytriton labiatus) com o nome de Tritão Ventre de fogo, mas não há nada que enganar.

Este é o tritão a que me refiro:

Cynops_orientalis-F2-02_Medium_.JPG

 

E a rã a que me referia é esta:

hymenochirus_boettgeri_jensen.jpg

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A small newt (6 - 10.3 cm; 2.2 - 4 inches)

 

Dá pra um casal o aquário de 20L? Se não 20, 25

Não é fácil encontrar casais, pelo simples facto de o dimorfismo sexual ser inexistente fora da época de reprodução.

Veja o volume de água que cada um precisa e faça as suas contas...

Como já disse: pesquise

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar e não vi nada sobre litragem necessária a cada um. Mas se for como os peixes, é 10L por cada cm de animal (o aquário no total).

 

Não encontrei nada referente à litragem necessária por cada um...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

10 litros por centimetro de animal? nao sera um litro por centimetro?

 

Rãs há umas muito bonitas e minusculas, Hiperolyus argus, que nao teem mais de 3 cms na fase adulta(pensava que estas sim e que eram as thumbnails), são arboricolas, agora nao te sei dizer se deves ter num aqua-terrario, ou num terrario, já que tambem tou com um projecto deste agora, e tenho pessoas a darem me duas opinioes diferentes...

 

cumps,

Guerreiro

Editado por guerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

aqui está um dos projectos que estou a pensar fazer para 3 ou 2 tritões ventre de fogo :)

 

loil.jpg

 

3452.jpg

 

A parte terrestre vai ser feita com vidro, para depois pôr solo fértil, sendo então possivél plantar...

o aquário leva cerca de 20 litros de água, sendo o seu volume real cerca de 36l

 

 

Cumpy :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Viva, eu tenho duas rãs albinas mas para elas basta um aquario, elas nao precisao de parte seca.

 

por outro lado se queres um aqua-terrarium posso sujerir um mudskipper, eu tenho um e sao uma curte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
Boas,

aqui está um dos projectos que estou a pensar fazer para 3 ou 2 tritões ventre de fogo :(

 

loil.jpg

 

3452.jpg

 

A parte terrestre vai ser feita com vidro, para depois pôr solo fértil, sendo então possivél plantar...

o aquário leva cerca de 20 litros de água, sendo o seu volume real cerca de 36l

 

 

Cumpy :)

 

 

 

boas!

fizes-te isso num programa certo?podes-me dizer o nome por mp?

tambem me vai dar jeito.. :)

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.