escalar


Recommended Posts

boas tardes

Infelizmente deparei-me hoje de manha com um escalar junto ao filtro interno do meu aqua sem se mexer e respirar, ao retira-lo reparei que junto as barbatanas laterais estava um circulo vermelho. A minha questao é se é normal acontecer, ou se nao for, como evito que se propague para os restantes escalares existentes, pois a cada dia parece que me morre um infelizmente.

 

Santo Antonio

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario em causa é de 60l brutos, composto por cascalho pequeno, algumas pedras e conchas para elevar o ph da agua, não existem plantas nenhumas, e para manter todas as condiçoes tenho um filtro interno de 600l/h, um termostato de 200w, a iluminaçao tive de a retirar e agora apenas tenho a luz diaria (nao directamente sobre o aquario) e a luz da sala.

Parece impossivel, mas este aquario parece amaldiçoado, ontem faleceu-me mais um escalar e hoje de manha 2 neons, já nem sei o que fazer, vou ter de destruir este aquario, já agora deixo as condiçoes da agua em alguns testes que tive de fazer no laboratorio:

 

ph 7.3

condutividade 0.28 mS/cm

dh 4.6

NH3 <0.5 mg/l

Fe <0.1 ppm

NO2 ~0.035 mg/l

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei as razões mas tenho 2 coisas a dizer!

 

Pode ser devido à existÊncia de carvão!

 

Outra coisa, e acho que esta é a causa! É curioso terem morrido néons e escalares! Que têm estes peixes em comum? Ambos querem ph baixo!! E qual é o valor de ph do teu aquário? 7.3 ... Não há muito mais a dizer!! :)

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o PH está muito elevado tendo em conta que tens Escalares e Néons, principalmente Escalares, pq já tive Néons até com PH 7.4 e não tive problemas.

 

Se os peixes forem progressivamente habituados a um PH um pouco diferente do seu, normalmente "aguentam".

 

O teu problema também pode ser bacteriológico, esse circulo vermelho é um bocado suspeito.

 

Um aquário pode estar numa excelente condição quimica (PH, Amónia, Nitritos, etc...) mas estar numa situação debilitante em termos bacteriológicos (bactérias e fungos).

 

Faz umas TPAs de 2 em 2 dias, entre 20 a 50% da água, e aumenta a temp do aqua para pelo menos 28ºC.

E já agora vê se consegues descer um pouco o PH, mas de preferência sem pôres quimicos na água (faz TPAs com uma água menos alcalina do que aquela que tens no teu aqua).

 

Boa sorte.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos, e calculo que realmente seja o ph o responsavel por tudo isto, embora os tenha posto neste aqua devido exactamente ao ph, já que na loja que os comprei, o ph estava aproximadamente de 7,2, e para nao haver grande choque na sua introduçao, coloquei-os neste aqua com intençoes de gradualmente diminuir o seu ph.

Já agora mais uma questao, antes de o escalar com o circulo vermelho ter falecido, reparei que estava a respirar muito mas estava sempre deitado sem se mexer, será que algum dos testes que fiz estava incorrecto e realmente pode estar algo fora de especificaçao (alem do ph)?

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disseste que não tinhas plantas... Isso não pode ser falta de oxigénio??

 

Outra coisa, os escalares não comem os néons? Também pode ser excesso de comida nos escalares (néons + comida seca)!!!

 

Toma atenção a isso....

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !!

No principio tive tambem um aquario com as caracteristicas que o teu tem (refiro-me aos 60 litros), cheguei a comprar 10 escalares ao Domingo e no final da semana não tinha nenhum vivo. Actualmente posso referir que os escalares são dos peixes mais resistentes que existem!!!

Mas eu tive um problema, na altura não tive quem me ajuda-se, e hoje existe muita gente que te pode ajudar...Então cá vamos nos:

Os escalares vivem bem com ph= 7,5... Na loja estavam com ph elevado, mas se os escalares forem importados, quem garante que estes peixes não foram criados com ph=6,0 !?!? Eu retirava as conchas do aquario!!!

Aconselho sempre a comprarem escalares nascidos em Portugal, visto serem criados com ph proximo de 7,0-7,5

Mesmo assim se o peixe for pequeno adapta-se perfeitamente a ph elevado, e vice-versa...

Filtro interno ?!?!? discordo com a utilização deste tipo de filtros, e porquê ? Porque estes filtros são apenas mecanicos, logo estes aquarios não têm filtragem biologica, que é o mais importante num aquario... Se vais continuar a ter filtros internos aconselho-te a lavar esse filtro pelo menos uma vez por semana!!!

Penso que tens um problema bacteriano, devido à descrição que deste!!!

Queria fazer-te as seguintes perguntas!

Qual a temperatura do aquario?

Quantos peixes tens no aquario?

Qual a regularidade das TPA´s?

Quando aspiras-te o areão pela ultima vez?

Quando lavaste o filtro pela ultima vez?

O peixe estava encostado ao filtro no fundo ou no cimo do aquario?

Responde a estas perguntas, para te podermos ajudar!

Boa Sorte

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes

Logo após ter reparado que o ph estava um pouco alto, retirei de imediato as conchas.

A temperatura anda nos 26/27 º

Neste momento apenas estao 2 escalares e ao que me parece de perfeita saude e movimentos, embora um deles esteja a ser perseguido por alguns momentos.

tento fazer todos os fins de semana TPA's, embora agora a trabalhar 16h por dia, 7 dias por semana se torne um pouco mais dificil de as realizar com tal periocidade, mas no dia antes de os inserir (quarta feira) fiz toda a manutençao do aqua, lipeza do areao, filtro, troca do carbao, e a TPA.

todos os peixes se encontravam encostados no fundo do filtro, parto do principio que falta de oxigenaçao nao o seja, pois tenho uma bomba de ar.

Agradecido pelos concelhos de toda gente

 

Santo Antonio

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Frenchy

 

Segundo o teu conselho irei sim, tirar o carbao. Para além das esponjas do filtro deverei adicionar algo mais para reter melhor as particulas filtradas?

 

Já agora, como deverei fazer a filtragem biologica, visto que o meu unico filtro externo está no meu aquario de oscars? Porque plantas, pelo menos por enquanto, nao é comigo (tentativas frustadas).

 

Santo António

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Santo António

 

Qual o valor da amonia ?

Há quanto tempo tens o aquário montado ?

Quantos e quais os peixes que colocaste no teu aquário de 60 litros ?( pelas minhas contas tinhas pelo menos 4 escalares)

Barbatanas ratadas ?

 

Frenchy ,tu insistes muito na acção prejudicial do carvão. Gostaria de deixar claro que o carvão naõ prejudica os peixes nem mesmo quando fica saturado porque aí deixa de fazer adsorção quimica e passa a fazer de filtro biologica . É claro que não é necessário usar carvão sempre até porque ele pode remover oligoelementos ,embora estes sejam repostos quando se faz TPA's. O carvão é utilizado para remover toxinas( amonia ,nitritos, nitratos etc) ,metais pesados e sobretudo fenois que se acumulam devido à filtração biologica dando uma coloração amarelada à água .

 

Neste caso parece-me que existe claramente uma sobrepopulação do aquário , um défice de filtro biológico ( só esponjas )e como consequênçia uma elevação de amónia ( respiração acelerada ), que provocou Stress nos peixes e a baixa de imunidade resultante permitiu uma infecção bacteriana(círculo vermelho ).

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Frenchy ,tu insistes muito na acção prejudicial do carvão. Gostaria de deixar claro que o carvão naõ prejudica os peixes nem mesmo quando fica saturado porque aí deixa de fazer adsorção quimica e passa a fazer de filtro biologica .

 

Simplesmente, acho desnecessário tar a gastar dinheiro numa coisa, que só dura um mÊs, ou menos! Se fosse barato... Ele após saturado, envia tudo o que retirou´para o aqua outra vez!! Se isto não é prejudicial, não sei o que é! :wink:

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui Ferreira

Os NH3 <0.5 mg/l segundo o ultimo teste que realizei, todos os parametros me parecem correctos á excepçao do ph, mas...

O aqua está montado desde fevereiro, e estava habitado por guppys e platys.

Antes de comprar os 5 escalares e 6 neons coloquei os poecilídeos num aqua de 45l.

Os escalares que realmente morreram tinham as barbatanas um pouco mal feitas embora nao parece-se ratadas, mas já nem excluo essa hipotese, porque pelas medidas pequenas deste aqua pode ser uma questao de territorialidade por os 2 resistentes que aparentam afinal ser casal.

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!!!

 

Frenchy escreveu:

Ele após saturado, envia tudo o que retirou´para o aqua outra vez!! Se isto não é prejudicial, não sei o que é!
Segundo a informação que me foi dada pelo Dr. da farmacia que frequento, o carvão activado depois de saturado não liberta o que absorveu, apenas deixa de fazer o efeito para o qual nos o utilizamos...

 

 

Santoantonio1 escreveu:

todos os parametros me parecem correctos á excepçao do ph, mas...  

 

Os meus escalares estão num aquario com ph 7,5... Existem pessoas que tem escalares com ph superiores a 7,5 e não tem problemas com os peixes. Por esta razão penso que deves excluir o ph como responsavel pelas mortes dos peixes...

 

Qual é o tamanho dos peixes?

Para se saber com serteza qual o sexo dos escalares, só em adultos é que se consegue. Como referes que deves ter um casal, penso que devem ser adultos, logo para um aquario de 60 litros brutos, que na realidade não terás mais de 50 litros de água dentro do aquario, quero dizer-te que não deves ter mais de 2 escalares nesse aquario, a não ser que coloques um filtro com ceramicas para a cultura biologica e aumentes a frequencia das tpa`s, e mesmo assim não aconselho mais de 3 escalares nesse aquario!!!

Boa Sorte

 

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Frenchy, quanto ao carvaõ o aníbal confirmou aquilo que eu tihna dito ou seja que após saturação o carvão não liberta nada ,passa é a funcionar como outro subtrato qualquer ondfe se fixam bacterias transformando-se num filtro biológico . O tempo de duração do carvão depende do tipo de carvão usado, da quantidade de carvão utilizadada e da quantidade de substançias químicas susceptíveis de serem adsorvidas presentes no aquário . Em funçaõ destas variáveis tanto poderá ser um mês como 6 meses .O carvão deve ser utilizado de forma intermitente , quando necessário e não de forma contínua .

 

Quanto ao pH e ao resto concordo integralmente com o Aníbal.

 

Santo António ,desculpa mas não tinha visto o resultado do amoniaco . Devo-te dizer que é extremamente elevado e fatal esse valor perto de 0,5 mg / l .

 

NH3 ou amonia livre ou amoniaco é um gás dissolvido na água que passa nas membranas das guelras e basta ter uma concentração de 0.02 mg/ lt para reytardar o crescimento dos peixes e aumentar a sua susceptibilidade às doenças . A partir de 0,1 mg / l é fatal especialmente para os peixes jovens .

NH4 ou amonia ionizada ou iaõ amonio,não é um gás ,não passa nas guelras e é relativamente não tóxica embora possa provocar queimaduras como vemos nos peixes transportados em sacos durante muito tempo (com acumulação de NH4 predominante porque também se forma CO2 que acidifica a água) .

 

Em pH ácido ( inferior a 7 )e em temperaturas baixas predomina o NH4 não tóxico , enquanto em pH alcalino ( o teu é de 7,5 ) e em temperaturas elevadas ( a tua era 27º) predomina o NH3 tóxico .

 

amonia livre tóxica + amonia ionizada = amonia total

NH3 + H2O ----» NH4 + OH

pH > 7 «----- pH < 7

 

Agora é preciso saber o que mediste ,de facto se amonia total se amonia livre , de qualquer forma está muito elevado .

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

anibal-mota

Os escalares tem aproximadamente 4/5 cm.

 

Rui Ferreira de Almeida

Infelizmente o cromatograma de amonia do laboratorio onde trabalho está desativado e nao me permite realizar com rigor a sua mediçao, por isso usei os testes habituais com escala colometrica, o problema desta escala é que é de 0.5 mg/l em 0.5, o teste que realizei aparentou-me ser totalmente branco (0.0) mas nem metade da cor de 0.5 era por isso coloquei <0.5 mg/l.

 

De qualquer forma a taxa de mortalidade já está a zero (finalmente e até que enfim), tambem deve ter sido a introduçao de muitos peixes de uma só vez o motivo de tudo isto.

Em breve terei de os passar para outro aqua de 200l, antes de me introduzir futuramente nos discos.

 

Agradecido pelo interesse e ajuda demonstrado pelos participantes a mais um viciado neste mundo da aquarofilia

 

Santo António

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais