Montagem de um novo aquário para Apistogrammas


Recommended Posts

Bem este tópico já é algo antigo e infelizmente já um pouco desfasado do aspecto actual do aquário...

 

Devido a um problema de luz, fui obrigado a substituir a calha para algo mais fraco e só as plantas mais resistentes resistiram (echinodorus, valisnerias, anubias e os fetos dominaram o tronco por completo).

 

Obrigado Francisco P! Tenho pena que os trifasciatas não tenham tido a hipotese de experimentar o aquário, em vez deles, mantenho um casal de ramirezis e 4 discus pequenos (de ciclideos) :smile2:

A lotus sempre conseguiu fazer o efeito pretendido por algo tempo até que com o mudar da calha, definhou...

E ainda não mudei a areia, provavelmente vou esperar até ter temp€ para poder remontar o aquário e não sei se será biotopo porque tenciono montar um de 270L com esse fim :wink:

 

Hugo, um enorme obrigado! A sequência das fotos dá uma ideia espectacular do desenvolvimento do aquário e pelo elogia também claro biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

O musgo sim, na altura estava um pouco amarelo, penso que devido ou à elevada intensidade de luz ou falta de algum ou vários nutrientes...

 

Obrigado também Miguel. As folhas como penso que tenha dito, além de criarem um aspecto próximo ao habitat dos apistos e oferecerem refugio, proporcionam um grande diversidade de micro-organismos benéficos à alimentação e desenvolvimento dos peixes, além de outros benefícios ;)

Se preferias como ele estava sem as folhas, com o lado direito aberto, é como ele está hoje :wink:

 

As folhas convêm ser de árvores da família Quercus, como o Ricardo diz a seguir: "Para além de não se decompor tanto como a de amendoeira, tem muitos micro-organismos, torna a água mais mole", as folhas acidificam, tornam a água mais mole, fornecem alimento e refúgio e dão um aspecto mais natural ao aquário, ou seja "cria um habitat muito bom para os apistos!! Simula (...) o meio natural deles e eles adoram isso"

Dentro da Quercus, podes escolher entre Carvalho, Azinheira e Sobreiros, o efeito mais correcto será talvez a junção das 3 devido à elevada quantidade e diversidade de árvores à volta das poças onde estes peixes vivem. Pessoalmente prefiro as de Carvalho simplesmente devido à sua invulgar forma.

 

E Ricardo acho que disseste tudo e muito bem! Obrigado :wink:

Tens razão no que dizes da areia de silica, não deu o aspecto que eu esperava. É demasiado clara, compactou por ser muito fina e não me deixa o pH descer mais que 7 ;)

No aqua biótopo de 270L que tenciono montar, devo utilizar ADA Nile Sand que não é tão fina e tem um tom mais natural, mais amarelado.

 

Vamos lá ver se esta montagem corre melhor! Eu depois abro um outro tópico com a dita montagem.

 

O aqua neste momento tem o tronco coberto por fetos grandes e pequenos, bastantes echinodorus no centro, no seguimento do tronco do lado esquedo para o direito e o lado direito está aberto, para os discus poderem nadar com mais alguma liberdade.

 

Mais uma vez, obrigado a todos!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João quanto à areia porque é que não vais para a de filtro de piscina? 20kg não chega aos 10€ é que 270L ainda leva alguma areia.

 

Quando montei o meu biótopo optei por esta areia por ser amarelada ao contrário da sílica.

 

Não sei se é a que o Ricardo utiliza mas de aspecto é igual.

 

Fico a aguardar a nova montagem bem como fotos dos novos inquilinos.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas,

 

Este aquário foi desmontado e transformado nisto:

dsc05424q.jpg

Podem ver aqui.

 

O aquário biótopo é este:

dsc03511f.jpg

E podem ver aqui.

 

Francisco na montagem do biótopo de 270L usei exactamente areia de filtro de piscina e até agora não me tem trazido problemas :rolleyes:

 

Esta montagem para apistogrammas já não existe... Espero ter contribuído para o fórum. Gostava apenas de salientar que areia de sílica especialmente sem fertilizante por baixo não é aconselhável para biótopos Sul-Americanos, não só por ser inerte mas também por passado um certo tempo compactar demasiado e ser branca demais, ao contrário da de filtro de piscina que é mais amarelada e não tão fina.

 

Em suma, "Em Ecologia, um biótopo ou ecótopo é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais", ou seja, um aquário biótopo é uma tentativa de reprodução exacta do habitat natural de certos animais de um determinado local, onde deves respeitar todas as características possíveis de utilizar em aquário, como substrato, hadscape, flora, fauna e parâmetros da água. Para isso aconselho areia de filtro de piscina, lotus e echinodorus e essencialmente um leito de folhas secas!

 

Um abraço,

João Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

João,

 

Tal como tu, também não tenho substracto fertil.

 

Pelo que percebo compensaste issto com os fertilizantes em pastilha: JBL 7 Boulettes e JBL Ferrotabs.

Podes explicar pf qual o papel de cada um deles? Aconselhas? Achas que acaba por ser um substituto á altura do substrato fértil?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat

 

Exactamente. O papel dos fertilizantes em pastilhas vai ser esse mesmo, compensar a falta de um substrato fértil. Depois vai depender das pastilhas que escolheres, haverá sempre umas melhores que outras, mais completas que outras. Mas não, não chegam à altura de um bom substrato fértil. Primeiro porque a maioria das vezes não são tão completas em Macro e Micro nutrientes como os susbtratos, depois porque têm uma durabilidade menor e ainda porque acabam por apenas fertilizar uma pequena área e determinadas plantas. Com uma substrato fértil tens uma área fértil bastante maior, que por exemplo para plantas de tapete ou que lancem runners te vai dar muito jeito.

 

Como tal, se tens hipótese de colocar substrato fértil, fá lo. Se não, as pastilhas são sempre um suplemento vitalício que só te fará bem às plantas. E podes colocar pastilhas mesmo que tenhas substrato... suplemento! :wink:

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais