Que segundo filtro escolher para um aquário de 750l reais?


Recommended Posts

Boas noites pessoal!

 

Tenho um filtro externo Eheim professionell II thermo (210W) 2128 aconselhado para aquários até 600l. No novo projecto que ando a preparar aos poucos para substituir o de 300l, prentendo usar este filtro junto com outro, mas ando indecisa e com receio de no final não ter uma filtragem suficiente. No caso de interessar as medidas do aquário serão em princípio 200 x 65 x 70 (C x L x A). Neste momento ando na fase de fazer uma lista detalhada de tudo que vou precisar comprar, para ter uma noção de todos os valores, para no final não ter surpresas.

 

Como a nivel de aquecimento o filtro que tenho deve ser insuficiente para um aquário com 750l, estou inclinada para outro termofiltro, mas gostava de ter algumas opiniões. Os filtros que ando a ver são o Eheim professionell 3 2080 e o EHEIM professionel 3 THERMO 2180.

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não uma SUMP?

 

Porque tenho este filtro praticamente novo, os meus pais ofereceram-mo para colocar no de 300l, pois antes tinha lá um filtro mais fraco e como está novo e estou bastante contente com ele queria aproveitá-lo. Além disso por mais que leia (que já li muita coisa por aqui sobre o assunto) continuo sem perceber muito bem como construir uma SUMP, faço uma confusão enorme :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te ao clube ;) li e reli mas a parte do overflow é que me "parte" todo :chair:

Sei que é chato e bastante o que te vou dizer mas cá vai :

Vendias o filtro e optavas pela SUMP,maior capacidade de matérias filtrantes,podias ter lá os termos etc. e o dinheiro do filtro era uma boa ajuda para o projecto.

Mas sendo que foram os teus pais que te deram o filtro...

Caso optasses pela sump a parte que acho difícil é o overflow porque a sump em si não tem dificuldade,mal percebesse isso terias uma boa filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...por mais que leia (que já li muita coisa por aqui sobre o assunto) continuo sem perceber muito bem como construir uma SUMP, faço uma confusão enorme :girlhitboy:

 

Boas

 

 

 

Quem era definitivamente capaz de te explicar detalhadamente como construir uma era a lcfonseca.

Cusca lá aqui o que ela conseguiu fazer com dois aquas individuais.

3D-Prontos.gif

Juntou-os através de uma SUMP, fantástico.

Se ela não for capaz de te explicar só mesmo a Eheim para te salvar...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que antes de se aconselhar uma sump deve-se saber o que vai levar o aqua porque se for um plantado parece-me que a sump não será o mais indicado já que me parece que retira o CO2 da agua, isto é a minha opinião baseada noutras que já li aqui.Assim sendo seria melhor perguntar-mos o que a Sonia Silva esta a pensar fazer ao aquario.

Se for para os "porcalhões" :girlhitboy: dos ciclideos ai sim sump sem duvida nenhuma.

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por no fogo então que não te queimas nada :character0050:

É para fazer um aquário plantado, muitas plantas mesmo, gosto de ver muito verde e os habitantes são escalares e um bom cardume de cardinais, depois mais por baixo umas corydoras, ottos e uns loricarideos, basicamente quero manter os peixes que tenho no de 300l, apenas lhes quero dar uma casa maior!

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo conheço da Sónia será para uns belos escalares ;) quase que meto as mãos no fogo :)

 

 

Podes por no fogo então que não te queimas nada :lol:

É para fazer um aquário plantado, muitas plantas mesmo, gosto de ver muito verde e os habitantes são escalares e um bom cardume de cardinais, depois mais por baixo umas corydoras, ottos e uns loricarideos, basicamente quero manter os peixes que tenho no de 300l, apenas lhes quero dar uma casa maior!

 

Jorge desculpa lá mas sendo plantado não será melhor optar pela filtração com 2 filtros externos para evitar andar a carregar CO2 para a coluna de agua e a sump andar a retira-lo, é que sempre tive esta ideia de que as sumps não eram boas para aquarios plantados exactamente por esta razão.

Sónia tem atenção aos cardinais com escalares que os escalares têm tendência para lhes chamar um figo.

 

desculpem a intromissao. mas tenho uma pergunta.

toda a gente fala nas botijas de co2. isso relmente e importante?

 

O CO2 para o aquario plantado é tão importante como todos os outros nutrientes, pode-se manter um aquario com plantas sem injecção de CO2 mas limita as plantas que se podem usar, e mesmo algumas das que se aguentam sem CO2 nunca as vais ver em toda a sua verdadeira beleza, ou seja para um aquario plantado(não um aqua com plantas) a injecção de CO2 é fundamental assim como boa luz(em quantidade e qualidade), e nutrientes (macros e micros) em quantidades suficientes e equilibrados em termos de proporções entre si.

 

Cumps

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge desculpa lá mas sendo plantado não será melhor optar pela filtração com 2 filtros externos para evitar andar a carregar CO2 para a coluna de agua e a sump andar a retira-lo, é que sempre tive esta ideia de que as sumps não eram boas para aquarios plantados exactamente por esta razão.

Sónia tem atenção aos cardinais com escalares que os escalares têm tendência para lhes chamar um figo.

 

O CO2 para o aquario plantado é tão importante como todos os outros nutrientes, pode-se manter um aquario com plantas sem injecção de CO2 mas limita as plantas que se podem usar, e mesmo algumas das que se aguentam sem CO2 nunca as vais ver em toda a sua verdadeira beleza, ou seja para um aquario plantado(não um aqua com plantas) a injecção de CO2 é fundamental assim como boa luz(em quantidade e qualidade), e nutrientes (macros e micros) em quantidades suficientes e equilibrados em termos de proporções entre si.

 

Cumps

 

José Ferreira

 

Quanto aos cardinais, tenho conhecimento do que disseste, mas os que tenho neste momento nunca tiveram problemas com os escalares, talvez por eu comprar os cardinais sempre com um tamanho razoável e além disso colocá-los sempre em primeiro lugar no aquário, mas obrigado pela lembrança ;)

 

Eu tenho CO2 no de 300l e vou continuar a ter quando mudar para o de 750l, claro que o sistema terá de ser outro, em principio através de um reactor conectado a um dos filtros externo (no caso de ir pela solução dos dois filtros).

 

Sendo tu da opinião que devo ir para dois filtros externos qual me aconselhas para juntar ao que já tenho (Eheim thermo (210W) 2128 para 600l)?

 

Obrigado!

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu tenho um de 700 l

tenho so 3 tipos de plantas mas crecem

muito ate fazem sombra por cima do aquario

que ate a bom para os meus 26 discos

grandes nao tenho co2 as outras morrem

nao sei se a falta de co2 ou temp 30G

filtro fluvial fx5 preço 400 euros

tem 2anos sempre impecavel e os discos gostam

de boa agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu já andei a fazer umas pequisas e para o meu de 540L vou colocar o 2180 e o 2078, será que te ajuda?

 

Terás de ter atenção que o 2180 tem 3 tubagens se isso for importante para ti

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se fosse eu metia outro filtro igual ao que tens 2128 therm, mas qualquer que seja a tua escolha, tem quer ser um "thermo" porque esses 210 wts do 2128 não te vão chegar para os 700Litros

 

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal!

 

Tenho um filtro externo Eheim professionell II thermo (210W) 2128 aconselhado para aquários até 600l. No novo projecto que ando a preparar aos poucos para substituir o de 300l, prentendo usar este filtro junto com outro, mas ando indecisa e com receio de no final não ter uma filtragem suficiente. No caso de interessar as medidas do aquário serão em princípio 200 x 65 x 70 (C x L x A). Neste momento ando na fase de fazer uma lista detalhada de tudo que vou precisar comprar, para ter uma noção de todos os valores, para no final não ter surpresas.

 

Como a nivel de aquecimento o filtro que tenho deve ser insuficiente para um aquário com 750l, estou inclinada para outro termofiltro, mas gostava de ter algumas opiniões. Os filtros que ando a ver são o Eheim professionell 3 2080 e o EHEIM professionel 3 THERMO 2180.

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda!

Sonia, qualquer um deles é suficiente para o aqua em termos de filtragem em conjunto com o 2128, o 2180 tem a vantagem de não teres que colocar um termostato dentro do aquario já que se optares pelo 2080 os 210w do 2128 são muito curtos para te manter a agua numa temperatura aceitavel, por istopenso que o melhor desses 2 sera o 2180

Espero ter ajudado.~

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se fosse eu metia outro filtro igual ao que tens 2128 therm, mas qualquer que seja a tua escolha, tem quer ser um "thermo" porque esses 210 wts do 2128 não te vão chegar para os 700Litros

 

Cumps

 

Obrigado a todos pela ajuda!

 

Vou dar preferência a um "thermo", uma vez que já tenho um e assim é menos uma coisa a se ver no aquário (termóstatos). Acham que se comprar um igual ao que tenho que o sistema de filtragem fica bom o suficiente? ou seja dois filtros thermo (cada um com 210W) Eheim 2128 (aconselhado cada um deles para 600l) ou então o que já tenho mais o thermo 2180 (aconselhado até 1200l).

 

Já sei que pela lógica a segunda hipotese é melhor, mas a minha pergunta é até que ponto me compensa comprar o segundo em relação ao primeiro, a diferença será assim tanta? A primeira hipotese não fará na mesma uma boa filtragem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda!

 

Vou dar preferência a um "thermo", uma vez que já tenho um e assim é menos uma coisa a se ver no aquário (termóstatos). Acham que se comprar um igual ao que tenho que o sistema de filtragem fica bom o suficiente? ou seja dois filtros thermo (cada um com 210W) Eheim 2128 (aconselhado cada um deles para 600l) ou então o que já tenho mais o thermo 2180 (aconselhado até 1200l).

 

Já sei que pela lógica a segunda hipotese é melhor, mas a minha pergunta é até que ponto me compensa comprar o segundo em relação ao primeiro, a diferença será assim tanta? A primeira hipotese não fará na mesma uma boa filtragem?

 

Olá Sónia

 

Desculpa estar a dar a minha modesta opinião, mas antes de comprares o filtro tenta falar com o membro Naturboy, pois para alem de ele trabalhar na area de plantados á muitos anos, poderá eventualmente tirar a duvida que me parece existir quanto á colocação ou não da sump, por causa do Co2 para as plantas.

 

Abraço,

 

PCautela.

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O 2128 pode até ser suficiente ao nível do aquecimento, tudo depende da temperatura do local onde está o aquário e da temperatura a que queres manter a água. Eu tenho um aquário de 840 L e só tenho um termo de 210W (2329), aliado a um 2080 e a um 2213. No meu caso é mais que suficiente, mas também não aqueço o meu a temperaturas "altas".

 

Também podes decidir depois de montar o novo aquário: colocas o filtro que agora tens e vês se aquece o suficiente, se der, compras o 2080, caso contrário, o 2180. (diferença de cerca de 80€, tens de decidir se é relevante face aos resultados que obtiveres)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal!

 

Tenho um filtro externo Eheim professionell II thermo (210W) 2128 aconselhado para aquários até 600l. No novo projecto que ando a preparar aos poucos para substituir o de 300l, prentendo usar este filtro junto com outro, mas ando indecisa e com receio de no final não ter uma filtragem suficiente. No caso de interessar as medidas do aquário serão em princípio 200 x 65 x 70 (C x L x A). Neste momento ando na fase de fazer uma lista detalhada de tudo que vou precisar comprar, para ter uma noção de todos os valores, para no final não ter surpresas.

 

Como a nivel de aquecimento o filtro que tenho deve ser insuficiente para um aquário com 750l, estou inclinada para outro termofiltro, mas gostava de ter algumas opiniões. Os filtros que ando a ver são o Eheim professionell 3 2080 e o EHEIM professionel 3 THERMO 2180.Obrigado desde já pela vossa ajuda!

 

 

Obrigado a todos pela ajuda!

 

Vou dar preferência a um "thermo", uma vez que já tenho um e assim é menos uma coisa a se ver no aquário (termóstatos). Acham que se comprar um igual ao que tenho que o sistema de filtragem fica bom o suficiente? ou seja dois filtros thermo (cada um com 210W) Eheim 2128 (aconselhado cada um deles para 600l) ou então o que já tenho mais o thermo 2180 (aconselhado até 1200l).

 

Já sei que pela lógica a segunda hipotese é melhor, mas a minha pergunta é até que ponto me compensa comprar o segundo em relação ao primeiro, a diferença será assim tanta? A primeira hipotese não fará na mesma uma boa filtragem?

 

Eu só falei naqueles dois porque disseste que eram os que andavas a ver, agora fazendo um bocado de contas o teu aqua tem (20*6,5*7)=910 litros brutos ou seja vai dar mais de 800 reais, assim sendo eu tambem acho que dois 2128 chegam perfeitamente em termos de filtragem, a minha unica duvida é se chegam em termos de aquecimento já que ficarias com 420w para possivelmente o dobro dos litros, mas neste aspecto espera por opiniões de pessoal que tenham filtros thermo que a minha experiência com eles é muito reduzida, só usei uma vez um 22* qualquer coisa se não estou em erro num aqua de 160lts e funcionava bastante bem em termos de temperatura, e foi durante 2 ou 3 meses emprestado.

 

Cumps

 

 

PS:Editei para correcção ortografica.

Editado por TAZ

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só falei naqueles dois porque disseste que eram os que andavas a ver, agora fazendo um bocado de contas o teu aqua tem (20*6,5*7)=910 litros brutos ou seja vai dar mais de 800 reais, assim sendo eu tambem acho que dois 2128 chegam perfeitamente em termos de filtragem, a minha unica duvida é se chegam em termos de aquecimento já que ficarias com 420w para possivelmente o dobro dos litros, mas neste aspecto espera por opiniões de pessoal que tenham filtros thermo que a minha experiência com eles é muito reduzida, só usei uma vez um 22* qualquer coisa se não estou em erro num aqua de 160lts e funcionava bastante bem em termos de temperatura, e foi durante 2 ou 3 meses emprestado.

 

Cumps

 

 

PS:Editei para correcção ortografica.

 

Eu quando disse 750l reais, foi porque descontei a altura de substracto que vai ter, que será à volta dos 7cm (nuns sitios mais baixos, noutros mais alto, daí ser uma média) e descontei também a altura que deixo no cimo do aquário, que andará à volta dos 5cm, ou seja descontei 12cm na altura!

 

A questão também é que se o sistema de filtragem for suficientemente bom com dois Eheim thermo 2128, mas se o aquecimento não for suficiente, posso colocar em hipotese usar um aquecedor de substracto. Acham viável esta hipótese? Além disso tenho ar condicionado em casa, consigo ter o de 300l a 27º com os 210W do 2128 que está a funcionar cá! Eu sinceramente preferia ter os dois iguais, mas se nenhuma das hipoteses for viável, optarei em principio pelo 2180, embora antes faça o teste a temperatura tal como mencionou o membro AGA.

 

Obrigado pessoal! :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando disse 750l reais, foi porque descontei a altura de substracto que vai ter, que será à volta dos 7cm (nuns sitios mais baixos, noutros mais alto, daí ser uma média) e descontei também a altura que deixo no cimo do aquário, que andará à volta dos 5cm, ou seja descontei 12cm na altura!

 

A questão também é que se o sistema de filtragem for suficientemente bom com dois Eheim thermo 2128, mas se o aquecimento não for suficiente, posso colocar em hipotese usar um aquecedor de substracto. Acham viável esta hipótese? Além disso tenho ar condicionado em casa, consigo ter o de 300l a 27º com os 210W do 2128 que está a funcionar cá! Eu sinceramente preferia ter os dois iguais, mas se nenhuma das hipoteses for viável, optarei em principio pelo 2180, embora antes faça o teste a temperatura tal como mencionou o membro AGA.

 

Obrigado pessoal! :smile2:

Mesmo assim continuas a ter 420w para 750lts de qualquer maneira tens a hipotese do aquecedor de substrato, o que ate ajuda as plantas, e podes sempre fazer o teste como disse o AGA e poupas alguma coisa na diferença de preço dos filtros para ajudar no resto da despesa, que para um aqua desse tamanho não é pouca.

Desculpa não te poder ajudar mais em relação aos ehein thermos, mas como não conheço suficientemente bem prefiro não falar para não dizer asneira. :(

Espero depois por desenvolvimentos.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem a aquisição de um filtro vai de carteira para carteira e claro a vontade ou mesmo necessidade....

 

Sendo assim, 2x2128.. acho que será suficiente mas ficará aquém de um bom nivel de filtragem.

 

Em aquecimento... senão te esticares na temperatura... tipo 26ºc acho que será suficiente para teres uma temperatura estável...

 

A minha sincera opinião... compra o 2180... pois tem uma capacidade de filtragem muito maior que o 2128... salvo erro tem "quase" o dobro..

 

Bem o 2180 custa salvo erro 360€ na aquaristic "sem materias" e o 2128 custa 260€ "sem materias" na aquaristic.net...

 

Acho que a diferença justifica a compra do 2180....

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.