Fertilização NPK


Keano-16

Recommended Posts

NPK do Horizonte deixa-me a água baça, esbranquiçada.

 

Se descontinuar a fertilização com NPK, a água volta a ficar límpida. Mantendo a fertilização de Ferro e Flourish.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NPK do Horizonte deixa-me a água baça, esbranquiçada.

 

Se descontinuar a fertilização com NPK, a água volta a ficar límpida. Mantendo a fertilização de Ferro e Flourish.

 

Isso é muito estranho... explica melhor o metodo que usas a fertilizar, setup do aquario etc etc..

 

água esbranquiçada é sinal de excesso de carga organica

 

O N e o P podem ser gerados pela fauna e pela comida... agora depende da quantidade de fauna, quantidade de plantas e volume do aquario

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, setup por alto:

 

80 litros.

 

Ph 7.

 

Fauna:

2-escalares

11-hemigrammus

2-rasboras

1-guppy fêmea

1-Otto

-maternidade cheia

 

 

O método de fertilização é diario. Tento manter-me nos níveis médios do recomendado. 20-30ppm, fertilizo o suficiente para chegar aos 25ppm. Tenho os NPK em embalagens individuais de refrigerantes, e depois, coloco o necessário num medidor e ponho na água, um de cada vez. Faço a fertilização de Ferro 2 vezes por semena como o Flourish (a seguir a cada TPA) e faço NPK diariamente.

 

O aquario está quase a chegar ao ponto onde se possa dizer que está médio plantado. A injecção de Co2 é DIY e eu só mudo quando aquilo está mesmo a precisar de ser renovado. Não mantenho um flow constante, por isso os ritmos de crescimentos são afectados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um efeito documentado de interação entre o ferro de seachem e fertilizantes com fosfatos...

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se estás a fertilizar diariamente, passa os fosfatos e ferro a bidiario, num deles colocas ferro, no outro os fosfatos...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem a água estava esbranquiçada, hoje já não está. Ontem fertilizei, hoje não.

 

Kryp, se eu juntar NPK num medidor, aquilo fica logo esbranquiçado. Eu acredito que acrescentando ao áqua, com a difusão, fica tudo esbranquiçado. Também não fica tipo morte da coluna de bactérias, fica ligeiramente esbranquiçada. Não fica límpida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao pelo que falas o problema está no NPK fizeste bem a dissoluçao nas concentraçoes correctas ??

a mim nao me acontece isso, eu faço de modo simples na calculadora para 80l de agua e que me deia o resultado de 0,25ppm cada 1 ml

 

fertilizo o NPK e o ferro da seachem e nao me acontece isso.

 

nao estou a ver o que seja ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queres dizer com dissolução correcta? Está em excesso?

 

Eu segui o guia...X gramas com água ou água destilada...

 

Mas se estiver em excesso, eu tinha um boom de algas inacreditável. Porque eu não tenho densamente plantado, logo elas não absorveriam os nutrientes de imediato, logo, algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu falei em concentraçao correta porque podes ter usado demasiado pó em pouca quantidade de agua, logo a dissoluçao nao ficasse boa e ficasses com residuos do quimico no frasco nao diluido :tongue:

nessa mateira nao pesco muito.

mas se seguiste o guia á risca entao nao deve de ser esse o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...fertilizei há mais de uma hora, e a água continua límpida. Adicionei calmamente, K 15 minutos depois, N 15 minutos depois P.

 

Adicionei, K 5ppm, N 1ppm, P 0.5ppm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...fertilizei há mais de uma hora, e a água continua límpida. Adicionei calmamente, K 15 minutos depois, N 15 minutos depois P.

 

Adicionei, K 5ppm, N 1ppm, P 0.5ppm.

 

entao é a teoria do Just-me que está correcta.

 

exprimenta na proxima depois fertilizar o ferro e vê se acontece e descobres logo se realmente é disso.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu sonhei ou o ferro não se deve meter junto com os macros ?

 

Depende .... há quem meta macros, micros e ferro no mesmo dia ....

... e há quem prefira meter micros e ferro num dia e macros no outro dia ... sempre em dias alternados.

É assim .... o mundo da aquariofilia .... cada um com os seus métodos. :eusathink:

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende .... há quem meta macros, micros e ferro no mesmo dia ....

... e há quem prefira meter micros e ferro num dia e macros no outro dia ... sempre em dias alternados.

É assim .... o mundo da aquariofilia .... cada um com os seus métodos. :lol:

Exacto... e é isso que têm de interiorizar.

 

"Há mais do que uma maneira de esfolar um coelho"... ou seja, não há métodos infalíveis. Para chegarem a um mesmo resultado, o caminho percorrido não tem de ser obrigatoriamente o mesmo.

Lá por X fazer assim, não quer dizer que por Y fazer assado o resultado não seja o mesmo.

 

Entendam que não dois aquários iguais!! Por isso, não tentem deduzir fórmulas ou métodos infalíveis. Elas não existem...

Cada problema deve ser tratado como exclusivo... O que existe, é a coincidência em vários parâmetros errados nos diversos problemas relatados pelo mundo electrónico da aquariofilia dos plantados.

 

Por isso, analisem profundamente os dados que possam obter dos vossos aquários, estudem o máximo possível, e ajam consoante o que fizer sentido...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a minha curta, ainda, experiencia de fertelizações levou-me a concluir que, após algumas

experimentações, essa reacção deve-se unica e exclusivamente á interacção do ferro com o potássio...

 

Ora experimenta e verás...

 

Solução: fertlizar com ferro 30 min após os outros e o problema ficará resolvido....

 

Pelo menos comigo foi assim, mas, como diz o Luís:

 

"Entendam que não "" dois aquários iguais!!"

 

 

Boa sorte...

Editado por pc_one
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb parece que estou com o mesmo problema.

 

Aqua remontado dia 2 de Janeiro.

 

Fertilizo diáriamente à noite com N,P,K e Ferro da Horizonte + TMG.

 

Desde ontem que comecei a ter a àgua tb meio baça/esbranquiçada.

 

Ou é da reacção do P mais o Ferro ou então será por ter o aqua a ciclar e ter ainda muita massa organica do setup anterior ??

 

Hoje não fertilizei com Ferro. Vamos ver ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jvidia, a mim, criador deste tópico, tive duas soluções.

 

- Confirmar as dissoluções (que estavam correctas)

 

- Baixei quanto fertilizava

 

- Só faço micro e Ferro duas por semana e NPK todos os dias (método desde sempre igual)

 

 

Aquilo que posso concluir, da minha experiência era um impacto na estabilidade dos parâmetros da água, que tornava-a assim. Porque agora fertilizo com menos doses e continua límpida.

 

Para mim, confirma-se a primeira resposta. Excesso de nutrientes. Contudo não há boom de algas, porque é rapidamente absorvido pela flora.

 

Algas filamentosas, são uma realidade, contudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jvidia, a mim, criador deste tópico, tive duas soluções.

 

- Confirmar as dissoluções (que estavam correctas)

 

- Baixei quanto fertilizava

 

- Só faço micro e Ferro duas por semana e NPK todos os dias (método desde sempre igual)

 

 

Aquilo que posso concluir, da minha experiência era um impacto na estabilidade dos parâmetros da água, que tornava-a assim. Porque agora fertilizo com menos doses e continua límpida.

 

Para mim, confirma-se a primeira resposta. Excesso de nutrientes. Contudo não há boom de algas, porque é rapidamente absorvido pela flora.

 

Algas filamentosas, são uma realidade, contudo.

 

Algo é defacto .....

 

Dissoluções .... uso já em liquido da HA, que parto do principio que esteja de acordo com o que está no rótulo.

 

Quantidades .... acho que não abuso :

 

NO3 - 1 ppm

PO4 - 0,5 ppm

K - 10 ppm

 

Micros e Ferro diários, o que ponho é a dose semanal recomendada / nº dias semana.

 

De qq forma ontem cortei o Ferro. Logo quando chegar a casa vou ver se noto alguma diferença.

 

Quanto a algas felizmente ainda não vi qq alga :)

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

booms de bacterias tambem levam a agua esbranquiçada, e o ferro tanto da Horizonte como da seachem são complexados com fontes de carbono...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais