Reprodução de Bettas


Duartelopo

Recommended Posts

Boa noite a todos, gostaria de tirar algumas dúvidas.

Tenho um aquário de 96 litros, onde tenho um betta macho e 3 fêmeas, 2 colisas,

Ele estava a fazer um ninho de bolhas (pelo menos parece-me, pois estava a juntar muitas bolhas num dos cantos).

Meti o macho num outro aquário, fiz tudo conforme tenho lido, meti um bocadinho de esferovite, e meti a fêmea que quero reproduzir, numa "maternidade" dentro do aquario onde o macho está; a fêmea já presenteava o "pontinho branco",vou deixa-la na maternidade 2/3 dias e depois junto-a com o macho.

Ele está a voltar a por bolhas de água por baixo da esferovite.

a temperatura está a 26 graus.

Gostaria de saber se alguém "vê" alguma coisa errada.

Obrigado desde já.

Cumprimentos

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos, gostaria de tirar algumas dúvidas.

Tenho um aquário de 96 litros, onde tenho um betta macho e 3 fêmeas, 2 colisas,

Ele estava a fazer um ninho de bolhas (pelo menos parece-me, pois estava a juntar muitas bolhas num dos cantos).

Meti o macho num outro aquário, fiz tudo conforme tenho lido, meti um bocadinho de esferovite, e meti a fêmea que quero reproduzir, numa "maternidade" dentro do aquario onde o macho está; a fêmea já presenteava o "pontinho branco",vou deixa-la na maternidade 2/3 dias e depois junto-a com o macho.

Ele está a voltar a por bolhas de água por baixo da esferovite.

a temperatura está a 26 graus.

Gostaria de saber se alguém "vê" alguma coisa errada.

Obrigado desde já.

Cumprimentos

 

 

Olá

Aumenta aos poucos a temp. para 27º/28º.

Qdo vires que o macho já tem o ninho pronto e dado que a femea tem o ovipositor visivel solta a femea.

Se tiveres coloca um filtro de esponja e musgo ou outra planta.

Boa sorte

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já subi a temperatura.

As outras duas fêmeas também têm o ovipositor visível, mas escolhi esta porque gosto mais das cores, tenho pena de não saber por fotografias, se alguém souber um link diga, que eu tento por.

Amanhã arranjo mais umas plantas e tentar ver de um tronco, ou alguma coisa, para “proteger” a fêmea!

Obrigado pelas respostas!

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma duvidas (são tantas!)

Se o macho está a fazer o ninhodebaixo da esfeovite aquilo tem 5cm por 3cm, como ele lá mete o que nascer??

Não se a pergunta tem pouca logica, mas se alguem poder resp...

Obrigado!

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma duvidas (são tantas!)

Se o macho está a fazer o ninhodebaixo da esfeovite aquilo tem 5cm por 3cm, como ele lá mete o que nascer??

Não se a pergunta tem pouca logica, mas se alguem poder resp...

Obrigado!

 

 

Nesta fase não coloques troncos. As plantas servem de refugio para a femea e com têm sempre micro organismos facilitam a alimentação dos alevins.

Eu nunca usei nenhuma "estrutura" para o macho fazer o ninho.

Os meus são todos bons construtores :music_singguitar:!

Mas se ele consegue lá colocar as bolhas tb consegue colocar os ovos.

Não sei se já te informaste...mas lá vai: é o macho e em alguns casos a femea que colocam os ovos no ninho.

Se calhar era melhor recolheres aqui alguma informação e depois se continuares a teres dúvidas perguntavas. Penso eu de quê...cabecadura

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ele está a por a bolas lá em baixo.... Normal??

 

 

 

Olá e bem vindo a este mundo espectacular que é o betta :D

 

Já te deram muitas e boas respostas até agora, mas parece me que nao te esclareceram a 100%

 

Ele usa o esferovite como base para as bolhas como já te disseram, essas bolhas mais tarde vão dar um melhor suporte ás bolhas em que se encontram os ovos espelidos pela femea, isto funciona da seguinte maneira após varias abraços entre femea e macho ( diga-se que é o acontecimento mais vistoso) a femea começa a libertas uns pontos brancos que são ovos, o macho e ás vezes a femea vão ao fundo colocam-nos na boca e quando os libertam vão dentro de bolhas de ar como as outras essas ligam se umas ás outras ficando fixas. sempre cai um ovo voltam a fazer o mesmo.

 

Por isso é muito importante no aquario novo estar tapado, para manter a humidade constante, assim as bolhas que ele vai fazendo mantêm mais tempo sem arrebentar.

 

Aproveito para dizer e dar te um conselho, começa a pesquisar na net como alimentar os pequenos que vão nascer.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais