AtéqueEnfim reef


Rui Feliciano

Recommended Posts

Boas.

 

Simplesmente brutal. Tanto o aqua como a descrição de todo o processo. Estou neste momento a iniciar a minha pesquisa de aquas salgados, e está a servir-me de ajuda.

Será que me poderias indicar por mp outras fontes de pesquisa que usas-te? Obrigado!

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

aalmeida, a osmose foi adquirida numa empresa Inglesa, a Vyair. Podes pesquisá-los através do ebay ou ir directamente ao site deles, http://www.vyair.com/scripts/prodView.asp?idproduct=33.

 

 

akilae, deduzo que te refiras a fontes de pesquisa para a formação dos conhecimentos para montar o aquário. Sem qualquer sombra de duvida que os dois foruns nacionais (este e o reefforum.net) foram no início o meu maior suporte numa altura em que não conhecia rigorosamente ninguém que tivesse um reef e me pudesse esclarecer pessoalmente.

Posteriormente e através dos fóruns fui conhecendo poucas mas boas e generosas pessoas que foram incansáveis a esclarecer as costumeiras rajadas de perguntas que geralmente possuo quando quero aprender algo.

Numa fase posterior comecei também a ir buscar informação a fóruns estrangeiros (começando pela biblia da informação sobre reefs que é a reefcentral.com) pois é sempre bom alargar horizontes.

 

Sem deterimento para o mar de informação que podes encontrar na internet, prefere sempre o contacto pessoal pois há muita informação de "bastidores" que, regra geral, as pessoas não escrevem nos topicos dos seus aquarios :character0050:

 

Abraços,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Já tinha mencionado anteriormente que tinha passado a adicionar aminoácidos esporádicamente no aquário. Desta feita e como gosto de ir variando as coisas para ver os seus efeitos, decidi parar com os aminoácidos (após sensivelmente dois meses) e decidi aumentar substancialmente a espartana alimentação dos meus peixes. Espero que o efeito final para os corais seja o mesmo ou melhor e, como contrapartida, espero ver os peixes mais gordinhos.

 

Assim, decidi fazer uma papa para eles e, em conjunto com algumas coisas que já aqui possuía, fui até à peixaria e comprei algumas coisas.

 

_DSC3237.jpg

 

Depois de o peixe limpo, foi colocado no liquidificador onde durante alguns segundos fui reduzido a bocados que pudessem ser ingeridos pelos vários habitantes. Conselho para quem pretender fazer o mesmo, NÃO encham o copo do liquidificador...mais vale fazer várias liquidificações do que apeans uma pois torna-se impossivel de conseguir uma homogenização do peixe triturado e acabam com bocados grandes misturados com outros reduzidos a "pó".

 

Aqui já está tudo liquidificado (o que deve ser liquidificado) e os restantes ingredientes adicionados:

 

_DSC3238.jpg

 

Depois deve de ser tudo bem misturado até se conseguir uma papa homogénea:

 

_DSC3246.jpg

 

De seguida guardei a papa em 6 sacos para congelamento de forma a formar uma placa muito fina e todos os dias parto 1-2 bocados para refeição dos peixinhos que se jogam a isto como se fosse a sua ultima ceia!

 

_DSC3258.jpg

 

 

Entretanto recebi agora noticias da alfandega de que o brinquedo novo que vem substituir as duas trampas chinesas vai ser entregue amanhã :transport027:

 

Buon apetit!

 

Abraços,

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Rui

 

De vez em quando a malta arma-se em cozinheiro!

Foste metódico, ou seja pesaste as coisas para numa próxima vez, afinares quantidades, ou foi a 'olhómetro'!?

 

Também fiz das minhas, mas mais comedido e com produtos 'comerciais'...

 

Claro está que a malta quer ver fotos/filmes da hora da refeição

 

Abraço & Bom petisco!

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

metódico? Nahh.... Na natureza eles também não comem todos os dias as mesmas quantidades nem a mesma coisa, este tipo de coisas (alimentação) gosto que fique aleatória :)

 

Vou ver se consigo fazer um video amanhã bang

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Mas que bem que tratas os teus peixotos. Muito bom!

Isso quando cai na água deve ser um frenesim autêntico no aquário. Os corais também agradecem. bang

 

Ainda não tinha visto a actualização antes desta ( falhou-me não sei como) e os corais estão com muito bom aspecto. Os crescimentos são evidentes e as cores também estão muito agradáveis. Com essa papa e com o Método do Vodka és bem capaz de conseguir criar um ambiente ainda mais propício aos crescimentos e cores dos corais. De certo modo faz-me lembrar o método Blu Coral pelo uso de " pappone" com o grande objectivo de alimentar os corais e promover o seu crescimento.

 

Em relação aos AAs, também uso há cerca de 4 meses e meio e os resultados têm-se notado ao longo do tempo, apesar de ainda não ter atingido a quantidade recomendada ( estou neste momento com 4 gotas diárias). No teu caso, que marca estavas a usar? Como tem sido a tua experiência com a sua adição?

 

Venha o vídeo. :)

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

Em primeiro lugar gostava de te dar os meus parabens pelo teu aqua, suas cores e conteudos.

 

Depois queria te perguntar, se eme relação a essa papa para os peixes e corais que foi feita por ti, levas-te em consideração, quantidades exectas ou se foi mais ou menos a olho.

 

Continuação de sucesso para o teu aqua,

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

metódico? Nahh.... Na natureza eles também não comem todos os dias as mesmas quantidades nem a mesma coisa, este tipo de coisas (alimentação) gosto que fique aleatória ;)

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

André, já te respondo à questão dos aminoácidos daqui a umas horas.

 

 

 

paafc, obrigado! Como o Pedro Ferrer mencionou, eu não sou metódico com as quantidades de alimentação que usei na papa, foi a olho.

 

 

Bom, demorei um pouco mais a fazer o vídeo mas fiz! Foi feito ontem durante e após uma mudança de água e mostra o aquário, sump, corais, peixes e alimentação.

 

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

Se o virem nesta página vêm em qualidade mais baixa, se seguirem o link para o YouTube podem ver em HD (botão no canto inferior direito do player que dá acesso a uma versão com maior qualidade do video).

 

Como podem constactar, o aquário está vazio e procuro peças amarelas, roxas, liláses, azuis, cyans, rosas..tudo o que sejam cores garridas de SPS, se houver por aí uma mudinha a mais digam alguma coisa :discuss_gathering:

 

Abraços,

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Belo video!

 

Reparei que já tens a Vortech a funcionar... afinal parece que correu bem a compra. :discuss_gathering: Estás satisfeito com a troca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já tinha mencionado anteriormente que tinha passado a adicionar aminoácidos esporádicamente no aquário. Desta feita e como gosto de ir variando as coisas para ver os seus efeitos, decidi parar com os aminoácidos (após sensivelmente dois meses) e decidi aumentar substancialmente a espartana alimentação dos meus peixes. Espero que o efeito final para os corais seja o mesmo ou melhor e, como contrapartida, espero ver os peixes mais gordinhos.

 

Assim, decidi fazer uma papa para eles e, em conjunto com algumas coisas que já aqui possuía, fui até à peixaria e comprei algumas coisas.

 

_DSC3237.jpg

 

Depois de o peixe limpo, foi colocado no liquidificador onde durante alguns segundos fui reduzido a bocados que pudessem ser ingeridos pelos vários habitantes. Conselho para quem pretender fazer o mesmo, NÃO encham o copo do liquidificador...mais vale fazer várias liquidificações do que apeans uma pois torna-se impossivel de conseguir uma homogenização do peixe triturado e acabam com bocados grandes misturados com outros reduzidos a "pó".

 

Aqui já está tudo liquidificado (o que deve ser liquidificado) e os restantes ingredientes adicionados:

 

_DSC3238.jpg

 

Depois deve de ser tudo bem misturado até se conseguir uma papa homogénea:

 

_DSC3246.jpg

 

De seguida guardei a papa em 6 sacos para congelamento de forma a formar uma placa muito fina e todos os dias parto 1-2 bocados para refeição dos peixinhos que se jogam a isto como se fosse a sua ultima ceia!

 

_DSC3258.jpg

 

 

Entretanto recebi agora noticias da alfandega de que o brinquedo novo que vem substituir as duas trampas chinesas vai ser entregue amanhã :)

 

Buon apetit!

 

Abraços,

Rui Feliciano

 

 

 

Boas Rui ,por momentos ao ver a 3ª foto pensei que estavas a dar açorda de marisco aos peixes com coentros e tudo.só faltou o vinho verde :character0050: .

Parabens pelo aquario ,está a ficar cada vez melhor . :D

Os peixes comem bem a tua "açorda"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Jorge Gonçalves, pois é, a compra correu bem mas podia ter corrido €87 euros melhor não fossem os @£§@€§ da alfandega se terem lembrado de abrir o pacote! De referir que desses €87, 33 foram de IVA, o resto foi para o bolso do #"$%"#$% do despachante!!

Se estou satisfeito com a troca? Nim! Estou satisfeito com tudo excepto na questão do ruído que gostaría que fosse substancialmente menor. Eu estava habituado a ter o aquário em completo silêncio e agora a vortech incomoda-me quando estou a ver Tv pois quando estou sentado no sofá a minha cabeça está a 3 metros da bomba que me incomoda sinceramente...A Ecotech diz que o ruído diminui após uma semana de uso mas, eu tenho as minhas dúvidas! Para já o método que tenho usado é meter a bomba a entrar em night mode automaticamente a partir das 20h o que faz com que passe a debitar 50% do que estava programado o que, no meu caso, sendo que a uso a 50-60% normalmente, em night mode passa para 25-30% e o barulho diminui.

De resto, em termos técnicos a bomba é uma maravilha!

Então e esse aquário já está cheio? ;)

 

 

lsdluis, obrigado! Os peixinhos adoram a "açorda" como podes comprovar na parte final do video que inclui acima :P

 

 

Abraços,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Não te preocupes com o ruído da Vortech.

Com o tempo acaba por passar.

É só até o material ganhar a folga habitual de funcionamento.

 

Isso para teres pago alfândega e ter valido a pena o preço com portes deduzo que tenha vindo dos States ( corrige-me se estiver errado).

O problema é se tens de usar a garantia por qualquer motivo ( knock on wood)... :P

 

Gostei do video. A banda sonora é à maneira e o frenesim confirma-se. Atenção é à fosfatada que isso liberta. Se pretendes dar essa comida com regularidade, vais ter de compensar com o Vodka + bactérias mas presumo que já tenhas isso pensado.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Espero que tenhas razão relativamente ao ruído da vortech. Eu sou relativamente picuínhas com ruídos parasitas e até então estava satisfeito com o nivel de ruído de todo o sistema (praticamente silencioso com as portas do armário fechadas). O que mencionas é baseado no que já observaste?

 

A bomba foi adquirida no eBay e foi enviada a partir da Indonésia. Custou, com portes e ao cambio do dia, 240 euros a que depois acresceram os 87 Euros da alfandega. Como já mencionei, o grosso desses 87 Euros foram para o chulo do despachante! No total ficou em 327 Euros.

 

Como mencionaste, e muito bem, a ideia base para a papa é baseada no "pappone" mas também na ideia que tanto o Anthony Calfo como muitas outras pessoas que conseguem manter aquários magnificos advogam sobre a necessidade de alimentar bem os nosso peixes. Como também mencionas espero combater o aumento da carga orgânica que isso vai originar através do uso de vodka + bactérias que já uso há sensivelmente 3 meses.

O que tenho reparado ao estudar os habitos de manutenção de aquários de sucesso é que existem basicamente duas "escolas":

- sistemas de baixos indicies de nutrientes com pouquissima alimentação dos peixes mas que depois usam inumeros aditivos para alimentar os corais;

- sistemas com muita alimentação dos peixes e que usam igualmente como nos ULNS algum dos métodos de exportação/eliminação dos nutrientes (resinas, vodka, bacterias, jaubert, macroalgas, etc.) e sem o uso de aditivos extra.

 

Ora como os aditivos ainda são carotes eu pretendo apostar nas trocas frequentes de água (tenho feito mudanças de água com intervalos aleatórios sendo que tenho observado melhores resultados com trocas frequentes do que esporádicas. A variação tem sido entre uma a cinco semanas de intervalo entre TPAs.), alimentação moderada/forte aos peixes e corais e suplementação de vodka e bactérias associada a escumação liquida como forma de exportar esses mesmos nutrientes. No fundo trata-se de fornecer uma água rica em nutrientes para os corais se poderem alimentar em conjunto com uma rapida eliminação desses nutrientes como forma a que não acumulem fazendo disparar os niveis de nitratos e fosfatos que inibem os crescimentos e nos lixam as cores que tanto pretendemos.

 

Assim, neste momento a rotina de manutenção do meu aquário consiste em:

 

- 10 horas diárias de HQIs (14-23:45) + 12 horas de 2 T5s ATI Blue Plus (12-24)

- TPAs semanais de 40 litros de água do mar

- escumação liquida

- 8.5ml de vodka diários (doseados duas vezes em período de dia do aquário)

- 9 gotas de Microbacter7 da Brightwell (duas vezes ao dia, associados à suplementação do vodka)

- suplementação diária e automática (através do doseador da GHL) de carbonatos (8:00), magnesio (15:00) e calcio (24:00)

- Suplementação de 9 gotas de estroncio da brightwell (não tenho testes, em experiencia)

- Suplementação de 2 gotas de iodo da brightwell (não tenho testes, em experiencia)

- alimentação com um a dois pedaços de comida congelada iguais ao que podes observar no video (um na manhã do aquário e outro a 15 mins das luzes apagarem)

 

...e acho que não me esqueci da nada...

 

Em relação aos aminoácidos, os que uso/usei são da Brightwell e a dose máxima que usei foram 2 gotas por dia. Infelizmente não tenho ilações precisas a extrair da sua utilização porque no momento em que iniciei o seu uso, fiz também outras mudanças na rotina do aquário pelo que não posso atribuir qualquer mudança observada à sua utilização. O que inicialmente me levou a usá-los foi a leitura que efectuei de que com a utilização prolongada de vodka, a sua utilização seria recomendável para fornecer alimento aos corais no entanto após mais leitura decidi tentar fornecer essa mesma comida de outra forma.

 

Se tiveres alguma coisa a referir ao que acima expus não te acanhes que eu gosto sempre de ler os teus comentários :shocked028:

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui, bonito aquário que tens :snipersmile:

Se não te importas vou-me inspirar nele quando estiver a montar o meu.

 

Obrigado pelo video, está muito bem feito, descobri que gosto de jazz :D

 

Abraço e continua o bem trabalho

 

Pedro

 

EDIT: Já agora, será que podias por a foto geral no tamanho original? Só para ter uma noção melhor das disposição. Obrigado

Editado por Pedro M. Soares

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Rui,

 

Não tenho grande coisa a acrescentar pois parece-me que estudaste bem a metodologia a seguir e acho que tem tudo para teres sucesso na aplicação e nos resultados da mesma.

 

O iodo de facto resulta e onde se consegue realmente fazer notar é nos corais azuis, bem como nas Montiporas de prato.

 

Acho que a única coisa que alterava seria a escumação, promovendo uma escumação intermédia ( ainda que as diferenças entre sólida e líquida sejam um bocado anedóticas e mais baseadas na observação/experimentação). Por um lado sei que queres evitar o aumento da salinidade resultante do Balling e aí a escumação líquida é importante mas por outro lado, a escumação seca capta mais flora bacteriana e seus subprodutos pela espuma, já para não falar na filtragem mecânica com a remoção de detritos e restos de comida, especialmente com uma alimentação tão pesada como essa. No fim, é uma questão de ver o que se adapta melhor ao teu sistema. Fica a sugestão.

 

Já agora, qual a dosagem que estás a fazer no Balling ( concentração e quantidade de cada solução)?

Seria interessante fazer-se uma comparação aproximada destes dados para se ter uma noção dos consumos de cada aquário.

A ver se encontro a concentração das minhas e coloco no tópico respectivo também.

 

Keep up the good work. :music_singguitar:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

 

Pedro, peço desculpa por apenas agora responder, caso ainda pretendas ver uma foto em tamanho original diz.

 

 

 

André, também peço desculpa por apenas agora responder!

Segui a tua sugestão e passei a efectuar a escumação um pouco menos liquida e, ou foi disso ou de outras coisas que entretanto fui mudando, estou satisfeito e é para manter. É curioso que desde que comecei o balling não fiz uma unica correcção à salinidade...está rock solid nos 1025 há meses.

 

Em relação a consumos no Balling eles são os seguintes à data de hoje (consumos diários):

 

Calcio - 72ml (distribuidos por 24 doseamentos de 3ml ao dia) numa solução com 700gr de cloreto de calcio em 10l de água de osmose. Valor ao dia de hoje, 470ppm.

Carbonatos - 72ml (distribuidos por 24 doseamentos de 3ml ao dia) numa solução com 700gr de "natrium hydrogen carbonate" em 10l de água de osmose. Valor ao dia de hoje, 8.6dKh.

Magnésio - 336ml (distribuidos por 24 doseamentos de 14ml ao dia) numa solução com 600gr de cloreto de magnésio em 10l de água de osmose. Valor ao dia de hoje, 1450ppm.

 

 

Em relação à periodicidade de doseamento, já a tive apenas uma vez ao dia conforme referido num post anterior mas optei já há 6-7 semanas atrás por distribui-las ao longo do dia com o objectivo de manter os valores o mais estáveis possivel. Num período de 24 horas consigo ter uma variação de .8ppms de Kh, por exemplo, se dosear apenas uma vez ao dia ao passo que desta forma cada hora a bomba injecta no sistema 3ml fazendo com que o valor permaneça estável ao longo do dia. A própria bomba se encarrega de fazer com que as 3 soluções sejam doseadas de modo desfasado para minimizar precipitações.

 

 

 

Hoje não tenho fotos (por isso quem só gosta de ver "bonecos" tem azar hoje :) ) mas já se passaram algumas coisas desde o ultimo post aqui.

 

E, como por muito que se leia e troque experiencias com outras pessoas por vezes temos a mania que as coisas más só acontecem aos outros desta vez calhou-me a mim colocar a pata na poça e assim consegui em pouco mais de 24 horas matar dois vivos (lysmata amboinensis e uma anthia), acastanhar significativamente todos os corais e interromper de forma drastica todo e qualquer crescimento em todos os corais durante um período de quase 7 semanas.

Como é que consegui essa "proeza"? É facil e dou-vos de seguida a receita para poderem fazer lá em casa:

 

1 - Retirar quase toda a rocha viva da sump de uma unica vez (uns 20kgs)

2 - Moldar e colar com epoxy todos os frags que aqui tinha (nada estava colado e passavam a vida a cair primeiro provocado pelos eremitas e depois pelos peixes) ao ponto de toda a água ficar com uns 15cms de visibilidade tal era a camada de epoxy que estava dissolvida na água...ODEIO epoxy!

3 - Deixar acabar os quimicos para o balling, perder várias semanas a tentar entrar em contacto com várias lojas em Portugal para chegar à conclusão que por aqui anda tudo doido (quimicos que me tentaram vender por cá a 27 Euros o kilo podem ser adquiridos por 2.5 Euros na Alemanha, por exemplo). De seguida, quando obtiverem os quimicos, corrijam os valores que entretanto despencaram por estarem quase 4 semanas sem dosear no espaço de 24 horas.

 

E pronto, façam o que acima descrevi num espaço de pouco mais de 24 horas e têm uma belissima receita para...coisas menos boas!

 

Acham que já acabaram as coisas menos boas? Pois não acabaram! Há 2 semanas atrás resolvi adquirir um Zebrassoma Veliferum. O Flavences que já cá estava é que não gostou muito de não lhe ter perguntado a opinião antes da aquisição e desatou a embirrar a torto e a direito com o recém chegado ao ponto de aparecer, primeiro no veliferum, depois no hepatus e por fim flavences, um camadão de pontos brancos! Dos três, o hepatus foi o mais afectado ao ponto de ter ficado cego (durante dois dias andava às cabeçadas com tudo e todos e foi apenas graças à Nossa Senhora dos Cirurgiões que não ficou espetado na histryx).

 

E como não é só de coisas más que a aquariofilia é feita, tenho a dizer que hoje em dia as situações que acabei de descrever se encontram regularizadas. Os bichos continuam com pontos brancos mas em notória regressão, nenhum deles pereceu (a unica coisa que fiz foi ligar a UV que tinha comprado há mais de 9 meses e que não tinha ligado uma unica vez e também o ozonizador que hoje em dia passa a maior parte do tempo desligado. Se alguma destas medidas teve influencia ou não, não sei)

Os parametros da água encontram-se perfeitamente estabilizados e a lição retirada foi não deixar acabar os quimicos porque os valores despencam com uma velocidade assutadora, as cores estão a regressar ao que estavam e os crescimentos retomaram.

 

Entretanto e como decidi que este primeiro ano seria o ano para fazer as experiencias necessárias para retirar as conclusões para manter o aquário a médio prazo, o método de introdução de bactérias sofreu uma ligeira alteração (não estou a dosear Microbacter7 neste momento e, ao invés disso, estou a dosear vinagre e açucar em adição à vodka) e também a componente de iluminação vai ser modificada nas proximas semanas.

 

E por hoje é só, abraços!

 

PS - Editei para corrigir valores de magnesio.

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Rui, vigia bem esses peixes pois essa melhoria pode ser temporaria ,eu tive um strigossus 3 semanas com pontos brancos( umas vezes mais umas vezes menos )e sempre a comer bem e hoje sem nada que justifica-se encontrei-o morto .è o segundo cirurgião que me morre com isso,o primeiro foi um leucosternon agora este .

Boa sorte com os peixes e o aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo alerta Luis, pelo que tenho lido é uma doença com potencial para causar bastantes estragos. Para já penso ter tido um pouco de sorte e a coisa está no bom caminho.

 

 

 

boas Rui, vigia bem esses peixes pois essa melhoria pode ser temporaria ,eu tive um strigossus 3 semanas com pontos brancos( umas vezes mais umas vezes menos )e sempre a comer bem e hoje sem nada que justifica-se encontrei-o morto .è o segundo cirurgião que me morre com isso,o primeiro foi um leucosternon agora este .

Boa sorte com os peixes e o aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Nem parece teu tanta invenção junta... ;)

 

Recupera lá esse aquário de referência (!!!) e mostra lá umas fotos actualizadas para o pessoal admirar. ;)

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

Aquário de referência...(voz do Alf)...Aaaahhh!.

Isto neste momento já está nos carris de novo, as cores não estão onde gostaria e espero que a alteração que vou fazer na iluminação produza resultados práticos mas antes de os produzir no sentido que espero, por certo irá produzir no sentido oposto.

Os pontos brancos praticamente desapareceram e os peixes voltaram ao seu comportamento normal e o flavences já não implica com o veliferum.

Daqui a uns dias tiro fotos e coloco aqui, entretanto...aparece!

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estive à pouco a efectuar a TPA semanal e resolvi tirar umas fotos a alguns corais para os mostrar de um modo que, regra geral, não é muito usual observar em fotos aqui neste forum ou em outros (ou eu ando muito distraído e até é normal mas eu não costumo ver!).

 

_DSC3811.jpg

 

_DSC3792.jpg

 

_DSC3779.jpg

 

_DSC3761.jpg

 

 

Nas fotos acima podem observar os corais no seu modo "predatório". Aqueles "tentáculos" servem para os corais capturarem particulas de comida em suspensão na água e assim alimentarem-se de modo não fotossintético.

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.