AtéqueEnfim reef


Rui Feliciano

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Boas,

 

após quase duas semanas dizendo para mim mesmo que tinha de começar um topico de inicio de aquário (e após várias "pressões") lá me decidi a fazê-lo mas..devagarinho :lol:

Este topico tem dois objectivos, o primeiro dos quais é facilitar aqui a informação a que eu fui tendo acesso ao longo dos vários meses de pesquisa falando com poucas mas bastante conhecedoras pessoas para que os que eventualmente pretendam iniciar um aquário possam aqui encontrar alguma da informação que necessitam. Se pelo menos ajudar uma pessoa o tempo dispendido ao (tentar) manter actualizado este topico terá sido bem empregue!

O segundo objectivo é o de ir colhendo as sempre uteis observações de colegas destas andanças que com a sua experiencia e "outside the box view" possam transmitir uma mais valia que me impeça de cometer (mais) erros ou de fazer pequenas alterações que beneficiem o sistema.

Ainda outro dos meus objectivos é partilhar as asneiras que vou cometendo. Acho muito engraçado os posts cheios de boas historias e fotografias lindas mas acho uma mais valia importante as pessoas partilharem também os seus erros para que outros daí possam beneficiar...e em poucos dias disto já cometi uma bela mão cheia...

 

 

data Montagem - 16-11-08

Setup Actualizado dia 16 de Fevereiro de 2009

 

Aquário - 120 x 60 x 55 (alt) - 360 litros brutos

Sump - 70 x 45 x 50 (alt) - 150 litros brutos

Escumador - ATI BubbleMaster 200

Circulação - 2 x Sunsun 5000l/h

Aquecimento - 1 x 250W + 1 x 300W

Iluminação - 2 x 150W hqi (BLV Nepturion 14000K + OEM 10000K)+ 2 T5 actínicas + 2 spots LED)

HQIs - 17h -> 23h

T5 - 15h -> 24h

LEDS - 23:30h -> 10h

Rocha Viva - 65Kgs

Substracto - 40Kgs Nature's Ocean Live Aragonite EXTRA fina

Bomba Retorno - Sicce 2500

Reposição água - Água de osmose com 5 estágios através do Osmoregulador da Tunze ligado ao dispensador de Kalk ligado 24 horas por dia

TPAs - Água natural colectada Portinho Arrábida directa para o aquário, 40 litros por semana

 

 

Vivos

 

Corais Moles

Sarcophyton sp. (verde)

Sinularia sp.

Zoanthus sp.

Discossomas

 

Corais LPS

Euphyllia parancora "green"

Briareum sp. ("Green star polyps")

Tubipora musica

 

Corais SPS

Seriatopora hystrix

Montipora sp. "green"

Montipora sp. "orange"

Acropopra sp. "green"

E mais dois que desconheço a identificação

 

Peixes

2 x chromis viridis

1 x paracanthurus hepatus

1 x Zebrassoma Flavescens

2 x amphiprion ocellaris

2 x anthias (pseudoanthias pleurotaenia)

2 x Pterapogon kauderni

 

 

Invertebrados

1 x lysmata amboinensis

1 x lysmata debelius

1 x Eremitas patas Azuis

 

 

Moluscos

1 x Tridacna Maxima

 

 

O objectivo da montagem do aquário são dois: satisfação pessoal e componente de educação dos meus filhos.

A nivel de background, a minha área profissional é 3D e efeitos especiais por isso não podia estar mais distante deste hobby, coisa que a mim me agrada!

Mantenho um pequeno plantado há sensivelmente um ano que está em vias de ser desmontado a qualquer momento devido à minha entrada nos aquários de recife, a área que sempre me atraíu mas que não me atrevi há um ano atrás sem qualquer experiencia de manter aquários a entrar preferindo passar por uma área teoricamente mais facil ao mesmo tempo que fui estudando aos poucos a entrada nos aquários de recife.

 

Que aquário?

A escolha das dimensões do aquário apresenta uma série de considerações que não devem deixar de ser ponderadas:

- Dimensões adequadas aos futuros habitantes

- Local em que pretende montar o aquário

- Custo do aquário (no momento da sua aquisição e, mais importante, a sua manutenção mensal)

 

Nestas coisas costuma-se dizer que quanto maior, melhor. Também importa dizer que quanto maior, mais caro fica a aquisição inicial, os custos mensais com aquisição de vivos e electricidade, maior o peso por isso é preciso mais atenção ao local onde se coloca, etc.

O objectivo foi escolher umas dimensões modestas mas que já me permitisse ter alguma ambição em relação ao ecossistema que lá pudesse montar. Assim optei por 120 x 60 x 55(alt) o que perfaz 360 litros brutos (na realidade e depois de descontar a coluna seca, inserir a areia e rocha viva e deixar a linha de água 3-4 cms até ao bordo do aquário nem chega a 300 litros).

A nivel do ecossistema que lá pretendo conseguir manter, agradam-se especialmente os corais duros de polipos pequenos (SPS) mas também gosto imenso tanto de alguns LPS como mesmo corais moles pelo que pretendo manter um sistema misto.

A nivel de peixes pretendo manter um hepatus, 2 ocellaris, um zebrassoma, 2 lysmatas e um pequeno cardume, 8, de chromis viridis.

 

Tendo decidido pelas dimensões do aquário chegou a altura de solicitar orçamentos. Para esse efeito elaborei um pequeno esquema para que não restassem duvidas do modo como queria o aquário feito.

 

aquario.jpg

 

Aqui com os pormenores da coluna seca

salgado_2.jpg

 

(Asneira numero um) Após receber vários orçamentos (de lojas e de particulares, através dos foruns) decidi-me por um particular. O orçamento era relativamente inferior ao de lojas mais conceituadas e gostei da forma como decorreu a conversa telefonica com a pessoa. Long story short: 6 semanas após a adjudicação ainda estava eu à espera do aquário sem qualquer data concreta para entrega do mesmo. Cancelei a encomenda e optei por uma empresa. Também através de um forum cheguei ao Ricardo Almeida da Vidreira da Rinchoa que após um telefonema meu de adjudicação na quarta-feira à hora de almoço, no sábado seguinte me estava a entregar o aquário em casa já depois de testada a estanquicidade. Os acabamentos são bons, cumpriram o meu desenho à risca e o serviço e rapidez foi 5 estrelas. Custo total do aquário com entrega em casa, 200 Euros!

 

O resultado final foi este (crianças não incluídas!)

IMG_2420.jpg

 

Pormenor da coluna seca

IMG_2419.jpg

 

 

Movel

 

Após a primeira adjudicação do aquário era altura de começar a pensar na estrutura para o suportar. O habitual nestes casos é mandar fazer uma estrutura em aço inox ou em ferro e mandar metalizar e por fim forrar com madeira. Eu decidi fazer tudo em madeira. Primeiro porque tenho alguns conhecimentos e equipamento que mo permitiam fazer e depois porque tudo aquilo que posso ser eu a fazer prefiro fazê-lo em vez de mandar fazer não tão somente por uma questão de custos (muitas vezes é um engano pensarmos que ao fazer nós uma coisa estamos a poupar dinheiro) mas, principalmente, porque me dá um gozo enorme projectar uma coisa e construí-la! Uma das coisas que muito me agrada neste hobby são os conhecimentos que vamos adquirindo, querendo, estamos constamente a aprender e eu considero isso estimulante.

O móvel enquandra-se nesses estimulos, projectar a estrutura, ir comprar uma monte de "paus" e daí construir um móvel dá-me prazer.

A nivel de 3D servi-me apenas para projectar o "esqueleto" por forma a conseguir uma distribuição das taxas de esforço pelas madeiras principais com essas funções, o resto era meramente estético.

 

movel_3d.jpg

 

E assim fui comprar as madeiras e nas duas semanas seguintes aos poucos a coisa foi-se materializando

IMG_2396_resize.jpg

 

Pormenores das junções

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IMG_2398_resize.jpg

 

Quase acabado

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Trabalhando o aro das portas

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E já depois de acabado e no seu local definitivo

IMG_2534.jpg

 

Todo a madeira utilizada foi tratada com 2 demãos de tapa poros e duas demãos de verniz protector de madeiras para exterior.

Custo final do móvel (mão de obra não incluida), perto de 230 Euros

 

Como base de assentamento entre o aquário e o movel utilizei corticite de 4 mm após ter falado com várias pessoas que a usam há varios anos sem problemas. Estéticamente considero-a bem mais agradável que o esferovite.

 

IMG_2426.jpg

 

E por hoje fico-me por aqui. Vou tentar amanhã ou depois continuar o relato.

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
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Parabens :tongue:

Muito bom relato de todos os procedimentos, é uma grande ajuda para todos que tamos a iniciar!

 

Na ultima foto ja se vê que o aquario ja tem areão :rolleyes: Fico a espera da continuação...

 

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

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Boas Rui

 

Sim senhor, estou a gostar de ver.

Para quem não percebia nada do assunto está muito bom, tudo ao permenor e bem explicado.

Boa sorte para o teu projecto, e continua a dar noticias.

 

Um abraço

 

João Alves

Editado por Joao A Alves
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Olá Rui,

 

Depois do tão esperado tópico, aí está ele! E que tópico... :thumbup3:

 

 

Parabéns por tão completa descrição do teu sistema e pelo teu trabalho de bricolage no que toca ao móvel. Ficou com muito bom aspecto, apesar de apreciar " fachadas" com um design mais simples e modernas. No teu caso, penso que quiseste algo que combinasse com o resto da mobília ( ?) e por isso acho que foi bem conseguido ( também ainda tenho uma dessas máquinas de costura cá em casa, herdada da minha avó; grande relíquia).

 

Em relação ao aquário, gosto bastante das medidas. Foi algo que também pensei inicialmente mas já implicaria outras mudanças que agora não interessam para o caso. Para mim, esse aquário estaria perfeito senão tivesse travessas. Quando os aquários têm mais largura do que altura, o facto de não levarem travessas torna-os muito apelativos estéticamente, quando vistos de cima e de perfil. Mas pronto, quem sabe no próximo não optes por essa opcção...

 

Venham as próximas fotos e relatos da continuação do projecto, pois estou a gostar bastante de o seguir. :animal_fish:

 

 

Abraço,

André

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Olá Rui,

 

Muito bom este diário de bordo!

 

Como já te tinha dito, acho que o móvel ficou bastante bem feito, mas só o vi acabado... agora, ao ver as fotos do step by step, ainda valorizo mais o excelente trabalho que fizeste. :thumbup3:

 

Vê lá se não demoras muito a mostrar, pelo menos, o resto daquilo que já está feito! :animal_fish:

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Olá,

 

Obrigado pelas respostas :music_singguitar:

 

Cab,

A questão do movel fechado foi algo que andou sempre a ser pensado durante a sua construção. O movel foi feito de modo a que se um dia me fartar do aquário ou se optar por um maior, não tenha de me desfazer dele. O tampo é de encaixe de modo a que basta-me fazer um novo tampo (devido ao facto deste estar furado) e o movel ganha uma funcionalidade "normal" cá em casa. A decisão que acabou por prevalecer foi a de fazer apenas aquela entrada/saída de ar directamente acima da sump e aguardar para ver como será a condensação dentro do movel e depois aí logo se vê sendo que tenho algumas opções pensadas.

 

 

André,

 

Pois é, custou mas o primeiro passo está dado :slbsmile:

Em relação ao móvel tens razão, toda a minha casa está com aspecto rústico e o móvel foi feito para se integrar nesse estilo.

Em relação ao aquário levantas uma questão pertinente e que, confesso, hoje em dia acredito que a fazer um aquário semelhante preferia não ter as travessas. Em termos de utilidade são uma autentica maravilha (o ser humano tem tendencia a aproveitar cada superficie plana que encontre) e desde suporte a jerricans de 25 litros, a prateleiras para tudo e mais alguma coisa, a "janela" para espreitar para dentro do aquário pela parte superior sem interferencia da turbulencia (o nivel da água está ao nivel das travessas), enfim, dão um jeitaço!

Já em termos estéticos, visualizar ali uns riscos negros de silicone em cima já não me agrada tanto se bem que, embora ainda não esteja totalmente decidido a fazê-lo, provavelmente vou construir um pequeno friso se 10 cms para assentar em cima do aquário (apanhando 4cms de vidro e o restante acima) e aí isso deixa-se de ver.

Existe uma outra questão que é o facto deste aquário dificilmente poder ser visto por cima, o movel em que se encontra assente tem o tampo sensivelmente a 105cms de altura o que faz com que apenas as pessoas que possuem os seus olhos a uma altura de 160cms (portanto, pessoas de 175cms para cima) o possam ver de cima.

A altura do móvel foi uma questão amplamente pensada. A maioria dos moveis é baixa e obriga-nos a ver o topo do aquário, o que com a elevada turbulencia associada nos faz ver...nada, obrigando-nos a colocar de "rabo para o ar" para olhar para dentro do aquário. Quando pensei na altura do movel decidi que queria colocar o aquário ao nivel dos olhos de uma pessoa de estatura mediana (160-170cms) assim ninguem tem de se esforçar para olhar lá para dentro nem colocar-se a 5 metros de distancia.

O único precalço que isto tem é o de alguma manutenção mais profunda que obrigue a colocar as mãos lá dentro lá tenho de ir buscar um mini-escadote de 3 degraus. Para mim não é nenhuma chatisse porque olho para ele bastantes vezes ao dia ao passo que colocar lá as mãos dentro espero fazê-lo muito esporádicamente. Bom, na realidade isto não é assim tão linear pois de há 2 dias para cá o aquário já está habitado e a minha filha faz questão de providenciar o alimento e lá tenho eu de ir buscar o escadote :slbsmile:

 

Jorge,

Deixa-te lá de conversa e começa mas é também o teu topico de água salgada :music_singguitar:

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

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Boas,

 

O proximo passo a seguir a ter recebido o aquário foi tratar de alguns vidros que eu não queria que continuassem transparentes a saber, vidro traseiro e toda a coluna seca. Idealmente isto é uma situação que deveria ter sido contemplada na altura de mandar fazer o aquário mas que não foi!

Como não sabia muito bem o que fazer pedi ajuda no forum e recebi algumas sugestões (desde pintar os vidros, vinil autocolante, cartolinas, etc.)

Como o método a utilizar tinha de contemplar o funcionamento tanto em seco (caso do vidro traseiro) como em molhado (coluna seca) optei por comprar 2 paineis de acrílico de 1m x 0,5m no Leroy&Merlin que me custaram cada um 14 Euros (o preço foi devido aos únicos paineis de acrílico que eles lá tinham que apresentavam um adas faces a preto ser o acrílico espelhado! Não havia acrílico preto! Assim, o que comprei de um dos lados é um autentico espelho e no verso é preto, a face que usei. Daí o preço ter sido mais caro (os que lá estavam de outras cores, translucido, azul, etc. custavam 9 Euros cada). Mesmo assim ficou bastante mais barato do que um rolo de vinil autocolante (à volta dos 50 Euros) bem como daquela pelicula que se aplica nos vidros dos carros para se escurecer (também à volta de 50 Euros).

A forma de aplicar o acrílico nos vidros foi com recurso a silicone. No caso do vidro traseiro apliquei um cordão de silicone no topo do painel e nos lados e de seguida segurei-o com grampos.

 

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IMG_2434_resize.jpg

 

No caso da coluna seca o mesmo processo foi seguido. Usei uma serra de bancada para cortar o acrílico nas dimensões pretendidas, silicone a toda a volta e apliquei.

 

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No caso dos vidros que estavam virados para o interior do aquário, visto que iria necessitar de colocar um pente também de modo a bloquear a a passagem de algo de dimensões superiores, os dentes foram efectuados no proprio acrílico usado para forrar a coluna seca ficando assim integrados.

 

IMG_2535.jpg

 

Usar acrílico para efectuar este trabalho é facil, é barato, mas não é isento de desvantagens, a saber, a qualidade dos acabamentos pode deixar um pouco a desejar!

Na fotografia seguinte pode ser observado o que estou a falar.

 

IMG_2539.jpg

Como podem ver, é perfeitamente visivel onde acaba o acrílico e começa o silicone e, ainda por cima o silicone que eu apliquei no acrílico não ficou justaposto de forma perfeita ao silicone usado para fazer a colagem dos vidros.

 

Outro dos problemas que podem aparecer:

 

IMG_2537.jpg

 

Aqui pode ser observado uma distinção clara de cor no mesmo painel de acrílico. Ao que me parece, a parte mais escura está com água entre o vidro e o acrílico e por isso está mais escura. A parte de cima está mais clara com condensação, parece-me ter-se formado ali uma câmara de ar que impede a água de subir mais. Ou furo o silicone e vejo se aquilo desaparece ou simplesmente compro uma latinha de tinta preta acrílica e com um rolo pinto aquela parte (ou uma lata de spray!).

 

Por hoje é só!

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
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Mais um pouco da saga!

 

Enquanto o silicone do painel de acrílico traseiro secava comecei a atulhar o aquário, primeiro com a areia.

A respeito de areia. Nunca gostei muito do aspecto estético do substracto de alguns aquários que parecem utilizar areão de rio tal é a dimensão da sua granulometria. Sempre preferi areia fina, tal e qual imagino encontrar no fundo de um autentico recife (penso que todos idealizamos as praias do pacifico com areias de coral finas e não com mini-calhaus de rio). Assim e após conversa com o Paulo Bravo da Bubbles Shop aceitei a sugestão dele para uma areia viva sugar size. O motivo de preferir areia viva tem a ver com o facto de eu querer começar a povoar o aquário com vivos assim qeu me for possivel ao invés de estar a olhar 3 meses para o aquário cheio de água e mais nada.

A areia escolhida foi esta:

 

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Nunca tinha visto uma areia tão fina.

Como me foi recomendado e como já tinha lido anteriormente, areia viva não se lava e então foi abrir os 4 sacos que encomendei e deitá-la para dentro do aquário.

 

IMG_2430.jpg

 

Depois de a nivelar por todo o aquário ficou sensivelmente com 3-4 cms de altura tal como anteriormente tinha calculado.

IMG_2434_resize.jpg

 

Aqui dá para ver que a areia era muito mas muito, muito, muito fininha mesmo!

IMG_2433.jpg

 

E pronto, com a areia depositada no fundo, o passo seguinte era encher o aquário. Pretendo usar apenas água natural no aquário e para esse efeito adquiri 10 jerricans de 20 litros e dois dias antes tinha ido fazer a minha primeira colecta de água ao Portinho da Arrábida. O local é de acesso facilimo. Podemos estacionar mesmo ao lado de uma escada que, transpostos uns 10 degraus temos acesso à água. Faço geralmente as colectas em período de maré cheia e a água, regra geral, está absolutamente cristalina.

 

IMG_0145.jpg

Deixem que vos diga uma coisa...esta primeira colecta de água fez-se..mas com luta! Nunca imaginei que tivesse de lutar tanto com um jerrican para o afundar de modo a que o gargalo ficasse uns centimetros abaixo do nivel da água...depois era a água a querer entrar, o ar a querer sair..chiça! Foram 30 minutos para encher os 10 jerricans! Desde a primeira recolha até agora (já fiz 3) o tempo diminuíu drasticamente e consigo encher os 10 jerricans em 12-15 minutos sensivelmente. Também aprendi que devo levar sandálias e não andar com os pés descalços a subir e descer os degraus!

Para muito breve está uma evolução no sistema de recolha de água que aqui irei mencionar daqui a uns dias.

 

Bom, depois de ter chegado a casa foi a luta para levar os 200 litros de água à altura de um segundo-andar (ficaram armazenados na cave e eu moro num 1º andar)...isto não é hobby para cardíacos ou pessoas com hérnias! O meu cunhado lá me ajudou e a coisa fez-se. Depois a duvida de como iria despejar a águ apara dentro do aquário sendo que a parte superior do mesmo se encontrar sensivelmente a 1,60 metros de altura. Arranjei um escadote, trepei-o com o dito jerrican e emborquei-o para dentro do aquário..a coisa não correu muito bem...era areia e água a serem salpicados contra as paredes do aquário e inclusive a saltar para fora do aquário! Nah...não pode ser assim! Lá me lembrei de colocar o jerrican assente num dos cantos do aquário, apoiado um pouco nas travessas e com uma mangueira chupar a água e deixá-la a escorrer lentamente.

 

IMG_2436.jpg

 

Depois de despejados os 200 litros, que não foram suficientes para encher o aquário o aspecto geral era este.

 

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Está um pouco enevoada, não? Mas, tinha lido que era perfeitamente normal a água ficar assim logo após encher com água e que dentro de alguns dias ficaria com aspecto normal e como tal não me preocupei.

 

De seguida era altura de ir buscar parte da rocha viva que tinha comprado ao João Alves há várias semanas atrás e que ele amavelmente tinha guardado do seu aquário até eu ter condições para a manter. Tão logo regressei a casa coloquei a rocha viva dentro do aquário, coloquei o termostato, escumador e bombas de circulação e assim ficou durante uns dias (foto tirada na dia seguinte, 24 horas depois de encher).

 

IMG_2439.jpg

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
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Olá,

 

O facto de usar rocha viva proveniente de outro aquário juntamente com areia viva e água do mar parece que instantaneamente coloca o nosso aquário com condições muito boas para que a vida aí se desenvolva e dois dias depois resolvi tirar umas fotos a "coisinhas" que por aqui andavam com o proposito de mostrar a quem já anda nisto há mais tempo e lhes pudesse colocar nomes, para quem já anda nisto há muito tempo estas pequenas descobertas são frívolas, para quem anda todo entusiasmado a montar o seu primeiro aquário de água salgada, cada pequena descoberta, torna-se grande :flick_tongue:

 

Asterina, é boa porque come microalgas, é má porque pode comer alga coralina também e há quem não aprecie isto. Também há relatos de pessoas que afirmam que as asterias se podem "atirar" a alguns corais.

IMG_2440.jpg

 

Aptásia, uma espécie de anémona, esta tinha mais de 5cms de diametro. Geralmente é detestada pelos aquariofilistas pela sua facil proliferação. A rocha viva vinha com mais de duas dezenas de prendas destas e o conselho que recebi foi "mata já!"

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E assim fiz, fui buscar um ferro de soldar de ponta fina que por aqui tinha e durante dois dias andei a caçar aptásias. Ligava o ferro, pousava-o em cima das travessas francesas com o bico para fora (lá está a tal utilidade de prateleira das travessas francesas :puppydogeyes: ) e de vez em quando sacava uma rocha para fora e metia-lhes o ferro em cima. As aptásias escondem-se com muita facilidade e geralmente em sitios de acesso algo complicado por isso convem fazer os movimentos algo lentos.

O cheiro que fica no ar é..errr...mau!

Numa das minhas incursões para retirar uma rocha do aquário constactei que o ferro de soldar não era à prova de água! Não reparei que o fio do ferro de soldar estava preso à rocha que estava a retirar e ao movimentar a rocha o ferro caiu dentro de água e, instantaneamente, o quadro electrico de casa disparou! Ainda hoje penso que foi uma ou mais aptasias que prenderam o fio à rocha! Se o quadro foi facil de rearmar, já o ferro de soldar ficou permanentemente danificado. Sorte a minha que tinha dois, azar das aptásias que continuaram a saltar para a grelha.

 

Isto..continuo sem saber o que é..sei que este animal tipo mini-camarão estava a fazer um esforço descomunal a nadar contra a corrente para aparentemente tentar comer aquela outra "coisa" que estava à frente del...não sei se o mini-camarão acabou por levar a melhor pois entretanto aconteceu mais uma asneira...

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E qual foi a asneira? Bom, eu ainda não tinha calha de iluminação nesta altura pelo que para poder tirar as fotos fui buscar um projector de halogeneo de 500W que por aqui tinha e como não conseguia segurar no projector e na maquina fotografica ao memso tempo resolvi pousar o projector onde este pudesse iluminar o aquário.

 

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Pois é...passados uns minutos de andar eu todo contente a dar ao dedo no obturador da maquina, começo a ouvir um ligeiro silvo (ssssssss....), levanto a cabeça e.. POW! Um enorme estalo...depois de breves instantes de profundo silencio tentando compreender o que se tinha passado dirigi os olhos para a área onde estava o projector e constactei o que tinha acontecido, tinha acabado de presenciar um autentico milagre!

O projector de 500W em contacto directo com o vidro do aquário, tinha-o aquecido de tal forma que este tinha estalado! Onde é que está o milagre? O projector estava assente sobre 4 vidros, o vidro frontal e um lateral do aquário e dois outros vidros de travessas francesas, o vidro que estalou pertence a uma travessa francesa, se tivesse estalado um dos vidros principais do aquário possivelmente estava a escrever este topico debaixo de uma qualquer ponte que era para onde a minha mulher me tinha mandado se chegasse a casa e esta tivesse inundada!

 

IMG_2562.jpg

 

Asneiras de lado, enquanto o ciclo estava a decorrer e eu a aguardar que a poeira assentasse na água, era altura de começar a pensar na sump. As sumps podem assumir inumeras configurações e dimensões consoante a funcionalidade que se pretenda delas. Eu gostava de fazer um pequeno refugio com uma DSB mas as dimensões de sump que podia colocar no interior do movel estavam limitadas devido à trave central que o movel possui. Assim depois de muito medir cheguei às medidas de 70 x 45 x 50(alt). O comprimento limitava-me muito o refugio visto que 35 cms estavam reservados para o escumador, depois mais 5 para o quebra bolhas, restando-me 30 cms, comprimento nitidamente diminuto para fazer um refugio e compartimento para a bomba de retorno optando por dedicar essas medidas somente para a bomba de retorno e alguma rocha. O refugio e o reservatório de água de reposição irão ser integrados no sistema em separado mais tarde.

 

sump.jpg

 

Apesar de ter considerado inicialmente fazer eu o aquário, quando o recebi feito pensei que em boa hora tinha decidido não o fazer afinal de contas ainda são um sdimensões jeitosas para quem não tinha qualquer pratica! Mas, a sump é relativamente pequena para que tente fazê-la eu e assim decidi. Telefonei novamente ao Ricardo Almeida da Vidreira da Rinchoa que, mais uma vez, foi extremamente célere e nesse mesmo dia 3 horas depois me estava a entregar os vidros que lhe encomendei e com oferta do silicone!

 

IMG_2466.jpg

 

Depois foi preparar a bancada e começar a colar os vidros baseando-me numa excelente foto-reportagem que tinha visto num forum em que se podia ver o Ricardo Rodrigues (colega aquarofilo de reef há varios anos da zona de Cascais) a colar um aquário passo a passo.

 

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IMG_2470.jpg

 

Seguiram-se 24 horas a secar e depois o teste de estanquicidade

IMG_0151.jpg

O teste de estanquicidade não correu bem, tinha uma pequena brecha mesmo no topo do aquário que, com a pressão exercida pela água, em poucas horas se estendeu a quase toda a altura do silicone. Resultado, tive de descolar todo o vidro dianteiro e voltar a colar. Deixem que vos diga uma coisa...descolar o vidro dianteiro de uma sump não é facil! Em contraste com a zona que vertia água, o restante sicione estava firme como uma rocha! Usei um alamina antiga de fazer a barba finissima, daquelas que nos entram pelos dedos dentro e que só damos por ela quando começamos a ver manchas de sangue nos vidros! Descolar, limpar e voltar a colar o vidro demorou quase 3 horas, mais do triplo do qeu tinha demorado a primeira colagem completa!

Depois repeti o processo de deixar secar o silicone, o teste de estanquicidade e estava tudo bem!

De seguida foi transportar a sump até ao seu local de trabalho onde as medidas milimétricas que tinha tirado obrigaram inclusive a retirar as dobradiças das portas. A previsão foi que a sump entrasse de forma vertical e depois de estar lá dentro rodasse até à posição horizontal.

 

Sump a entrar no movel de forma milimetrica depois de retiradas as dobradiças das portas

 

IMG_2501.jpg

 

Ora bem, o principal problema estava resolvido, as medidas tinham batido certo, a sump entrou, está tudo bem, certo? Errado! na parte superior do movel tenho o que parecem ser duas gavetas mas na realidade é apenas uma, a outra é falsa. Na que é verdadeira tenho traves a toda a largura do movel na base da gaveta, traves essas que servem para que a gaveta deslize em cima delas e não venha parar ao chão. Ora bem, quando comecei a rodar a sump para a colocar na posição horizontal onde é que pensam que a sump foi bater? Pois é..numa dessas traves! Traves que eu fiz questão de aparafusar *e* colar (mania de querer que as coisas durem 100 anos!). A minha sorte foi que, removidos os 4 parafusos de sustentanção dessa trave, bastaram poucas mocadas com um martelo de borracha para que a cola se soltasse sem danos de maior e assim consegui rodar a sump e voltar a colocar a trave na sua posição original, desta vez sem cola.

 

IMG_2503.jpg

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
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Olá Rui,

 

Estou a ver que passaste por algumas aventuras durante a montagem do aquário.

Então a do projector de halogênio foi demais!

A minha montagem foi mais " monótona" mas também não me queixo. :microwave:

 

Ainda assim foi engraçado ler as tuas aventuras.

Sempre com boa disposição e determinação para levar o projecto a bom porto.

 

Continua a actualizar. Acho que o tópico está a ficar muito bom e está a ser um prazer acompanhá-lo.

 

Venha o layout ou ainda não é o passo seguinte? :eusathink:

 

 

 

Abraço,

André

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Caro Rui Feliciano

 

Grande aventura e adorei a forma como foi retratada, não me consegui conter com uma feliz gargalhada pelo meio com a forma como foi genialmente retratada.

 

Abraço

 

JT

Editado por João Teixeira
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Olá Rui,

 

Apesar de tudo o que descreveste até agora eu já conhecer, contado ao vivo, tem sido um prazer acompanhar este teu diário. Estou ansiosamente a aguardar os próximos passos. :music_singguitar:

 

Venha o layout ou ainda não é o passo seguinte? :microwave:

Acho que ainda não... falta, pelo menos, as peripécias com a areia e as canalizações. :eusathink:

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  • 3 semanas depois...

Mais um belo aquário a ver montado!

Fiz uma leitura rápida e o que me chamou mais à atenção, irei falar.

 

A reposição de água....da torneira? Isso vai levar nitratos, fosfatos, silicatos....umas tantas coisas que não são desejáveis...pensa nisso.

 

Sobre as Asterinas...são animais oportunistas, podendo comer não só algas, incluindo coralina, mas também polipos de corais.

 

Sobre o mini camarão é um....um....bolas, esqueceu-se o nome, raios!!!! Resumindo, não é mau, deixa-o andar! O que está à frente do aqua é um Planária...praga!

 

sobre os foco de halogéneo...é mau, irradia uma quantidade enorme de UV e não é nada bom!

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Olá a todos!

 

Espero que tenham tido umas boas festas!

 

 

Pedro,

 

a respeito dos pontos que mencionaste:

 

- A reposição com água da torneira é para manter até que detecte quaisquer efeitos nefastos e que possa estabelecer uma relação de causa efeito com a água da torneira. A água que sai da minha torneira não regista fosfatos no teste e os nitratos estão abaixo de 5ppm (minimo indicado pelo teste). Tenho falado com algumas pessoas que mantém aquários saudáveis sem o desperdicio de água causado pela osmose (quando não se aproveita a saída "impura" da mesma), vou aproveitar o exemplo dessas pessoas e tentar fazer o mesmo.

 

- Em relação às asterinas tenho lido opiniões divergentes entre si. Uns dizem que são uma praga outros dizem que comem microalgas e que com isso contribuem positivamente para o sistema. E sim, tenho lido que também comem alga coralina mas até isso é bom, ou não? Segundo o conhecimento que possuo a esta data o aparecimento de alga coralina é bom porque indica que os parametros da água estão bons mas também tenho lido que se uma rocha ficar completamente envolta em alga coralina que a função principal pela qual a rocha lá está deixa de ser efectuada porque a rocha coralina bloqueia todas aquelas microporosidades que tanto elogiamos na boa rocha para alojar as bacterias. Ao irem dando umas trincadinhas na rocha coralina as asterinas vão ajudando ao controlo da mesma.

Gostaria de saber se este meu fundamento para não querer exterminar todas as asterinas presentes no meu aquário tem algum arazão de sre, até porque estou longe de presenciar uma explosão demografica das mesmas, pelo menos para já.

Quanto ao facto de as asterinas poderem atacar corais confesso que ainda não tinha conhecimento, a confirmar isto é, de facto, mau!

 

- Pois, o foco de halogéneo é mesmo uma miséria mas, durante estas 6 semanas iniciais de vida do aquário tem servido para os poucos corais moles que lá estão. Embora com cores completamente alteradas das suas originais, os polipos dos mesmos abrem com extrema intensidade quando na presença das 6 horas diárias de luz que lhes proporciono. Daqui a 3-4 dias vou receber a calha de luz final e aí posso livrar-me do projector de obras que tenho usado até agora ;)

 

 

Continuando um pouco mais o registo da montagem do aquário, a etapa seguinte agora que a sump estava no seu devido local de repouso final era a realização da ligação aquário<->sump.

Um dos conselhos que li num forum americano e que adoptei como bula neste hobby foi o de tentar encontrar 2-3 pessoas que estivessem na disposição de me "adoptar" como novato e que me pudessem tirar as duvidas que fosse tendo ao longo do caminho e que, são imensas mesmo após pesquisa e muita leitura. Porque não simplesmente perguntar num forum? Porque, como constactei ainda antes sequer de dar inicio à montagem, para cada pergunta, se existirem 10 pessoas a responderem, possivelmente terei 10 opiniões diferentes e no final continuo exactamente com a mesma duvida acrescida de uma valente dor de cabeça porque afinal até descobri através das respostas que não existem duas alternativas ao meu problema mas sim 7, 8 ou mais! Isto é valido para um ainfinidade de questões que se levantam na montagem de um aquário de recife: que iluminação escolho, que circulação preciso? Uso água natural ou sintética? etc. São perguntas sem resposta definitiva!

Assim, o que fiz foi basear-me em poucas pessoas que demonstraram a disponibilidade para responder às minhas questões e que tinham sistemas montados há varios anos e com um historial de sucesso e manutenções do mais simples que há porque isso de comprar 50 equipamentos cada um mais caro que o outro para manter 1 metro cubico de água...não é para mim, gosto de coisas bem simples!

 

Posto isto, uma dessas pessoas que generosamente me vai aturando de vez em quando através do msn é o Miguel Gonçalves que vim a conhecer por mero acaso pois numa das minhas buscas por empresas aqui da zona que vendessem passa-muros foi ele que me atendeu o telefone aquando do meu contacto à Cepex (empresa de comercialização de materiais em PVC) e, coincidencia das coincidencias, mantém um reef há vários anos!

Como o meu conhecimento de PVCs é equivalente ao de fissão nuclear, deixei que o Miguel me desenhasse o esquema de ligações entre o aquário e a sump e após visita à Cepex, saí de lá com este material para o tubo de esgoto (que, relembro, tem 50 mm de diametro):

 

esgoto.jpg

 

A montagem desta parte não me apresentou dificuldade de maior, pontos importantes a reter:

 

- Não esquecer de fazer um furo de 3-4 mm no topo do durso

 

IMG_0162.jpg

 

e de colocar fita nas roscas

 

IMG_2524.jpg

 

 

A torneira tem dois propósitos:

 

- Preventivamente pode ser necessário bloquear a queda de água para a sump seja para efeitos de manutenção da mesam ou qualquer outra que agora não me ocorre.

 

- Numa base permanente, esta torneira encontra-se fechada uns 80% O objectivo é estragular o tubo de queda de modo a que este se encontre sempre cheio de água. Se eu abrir a torneira na totalidade, o barulho da queda de água de 1,60 metros de altura é ensurdecedor, parece um autoclismo em permanente descarga! Assim, com o tubo constrangido a queda de água com o movel fechado é absolutamente inaudível.

 

O durso ficou destacável do tubo a conselho do Miguel porque ao longo das semanas vai-se acumulando uma pequena espuma e algum lixo em torno do mesmo que é bastante mais facil de eliminar se o durso ficar destacável (NÃO colado à restante canalização)

 

Durso colocado

 

IMG_2779.jpg

 

Durso destacado para limpeza

 

IMG_2780.jpg

 

Como podem reparar na imagem com o durso colocado, existe uma pequena queda de água entre o aquário e a coluna seca na ordem dos 8 cms sensivelmente. Esta queda de água pode não se ouvir caso não exista nenhuma corrente forte em direcção ao pente da coluna seca ou, de noite com a casa completamente em silencio, ser a unica coisa que se ouve com proveniencia do aquário caso alguma das bombas se encontre apontada para lá. Bom, então isso é facil de resolver, dizem vocês...Não apontes nenhuma bomba para lá! Pois é...não é assim tão simples porque o posicionamento e orientação das bombas está muito longe de se fazer como nós queremos!

Resumindo, quanto menor for a queda dentro da coluna seca, melhor! Isso consegue-se com a aproximação da linha de porcaria que se vê nesta foto ao nivel de água presente no aquário ou seja, elevando o posicionamento do durso.

 

IMG_2782.jpg

 

Estão a ver o topo do durso? em vez daquel apeça que lá coloquei ligeiramente arredondada no topo e que ainda tem uns 4,5 cms de altura é possivel lá colocar umas outras peças que são completamente achatadas e que apenas têm uns 2 cms de altura mas que ficam totalmente enfiadas no tubo logo tapando-o como é necessário mas não introduzindo qualquer altura no mesmo, em tudo semelhantes às tampas dos sifões presentes no chão das nossas cozinhas e casas de banho. Assim é possivel aproximar bastante o nivel de água presente na coluna seca do presente no aquário e ainda assim tapar a coluna seca, como pretendo fazer. Na prática basta 1 cm de queda o que reduz em absoluto o barulho mesmo com correntes fortes para lá direccionadas. Sim, eu dou MUITA importancia ao barulho produzido pelo aquário.

 

 

Tendo falado no esgoto, esta falar do retorno e aqui é que as coisas complicaram! Se há conselho que eu devia de ter seguido era, primeiro comprar os passa-muros e apenas DEPOIS mandar fazer o aquário com os respectivos furos. Isto porque existe uma míriade de opções em termos de diametros de furos e acessorios para os mesmos que podemos utilizar e mandar primeiro fazer o aquário e só depois me preocupar com o que lá vou colocar pode ser um problema... no meu caso, como já podem adivinhar, foi! Era muito monótono se tudo batesse certo, certo? :)

 

As peças que tinha eram estas:

 

retorno.jpg

 

Ora bem, eu relembro que o furo que eu tinha mandado fazer para o retorno era de 32mm. Querem saber qual era o diametro da rosca do passa-muros? Tá bem eu digo, era MAIS de 32mm...era de 34.5mm, argh!! Mas porque é que tudo tem de ser tão complicado?

Bom, lá comecei a pensar em técnicas minimamente inteligentes para fazer com que um objecto com rosca de 34.5mm de diametro enfiasse num furo 32mm...tentei praguejar todos os nomes que conhecia mas o diametro da rosca não se alterou um milimetro, pensei também em usar um martelo pneumático para aumentar ligeiramente o diametro do furo no vidro mas como tinha de ir alugar um coloquei a ideia de parte. Também pensei em colocar a peça de PVC em cima do lume na lareira para ficar mole e depois enfiá-la no furo mas depois era capaz de ser complicado aproveitar a rosca da mesma para lá colocar a porca de aperto...pois é, o caso era mesmo complicado.

Lembrei-me de usar a Dremel com uma pedra de esmeril para tentar alargar o furo no vidro...lembro que o aquário já estava cheio de água...posso-vos dizer que nunca tinha suado tanto (bom, lembro-me de também ter suado um bom bocado no parto da minha filha enquanto estava a ajudar a minha mulher nas contracções...pensava eu que aquilo a ajudava alguma coisa...no segundo filho sentei-me ao lado dela a ler uma revista...não havia necessidade de estarmos os dois ali a suar!) tal era o stress e receio de estalar com o vidro nos 30 minutos em que demorei a desbastar muito lentamente os 2.5mm que necessitava! O processo foi bem lentinho e com imensas paragens para deixar arrefecer a pedra de esmeril e o vidro entre cada pequeno desbaste.

O material usado foi este

 

IMG_0161.jpg

 

e pronto, problema resolvido, a peça já enfia no buraco, certo? Nahhhhhhhh! Isso era monótono demais!! A peça enfiou no buraco, é certo..mas querem saber a quantidade de rosca que saíu na outra extremidade do vidro? 3mm! Uns miseros 3mm! Ora a porca que era suposto apertar o passa-muros (podem consultar o desenho acima) tinha logo no topo uma área de 2mm sem qualquer tipo de rosca e só depois começava a rosca...aquilo nem sequer pegava na rosca do passa-muros!

Lá tive eu de desbastar com uma rebarbadora com uma lixa aplicada como disco a tal área da porca que não tinha rosca. E essa parte foi facil...era só encostar a porca ao disco da rebarbadora e aquilo desbastava facilmente o PVC...agora desbastar aquilo A DIREITO de modo a conseguir um enroscamento perfeito nos miseros 3mm de rosca que sobressaiam do vidro era outra historia...ao fim de uma série de tentativas de desbaste já tinha retirado mais de 5mm de rosca à porca, daqui a bocado estava a ver que ficava sem porca pelo que fiz uma ultima tentativa que saíu mais ou menos e consegui uma bocado de aperto mas que não era suficiente (ía testando a estanquicidade da coisa com uma pequenissima quantidade de água no fundo da coluna seca). Aproveitei esse pequeno aperto e enchi a porca de silicone (coisa que não queria fazer) e pronto, estanquicidade completa!

 

Tenso passado o cabo das tormentas das ligações com PVC, o resto foi relativamente pacifico. Como as bombas introduzem sempre algumas vibrações (e eu dou MUITA importancia ao barulho) resolvi efectuar a ligação entre a bomba de retorno e a coluna seca com mangueira flexivel que me absorvesse as vibrações e coloquei a bomba de retorno suspensa ecom alguns centimetros de distancia dos vidros. Deste modo não se ouve em absoluto!

 

IMG_2784.jpg

 

IMG_2786.jpg

 

E por hoje é só!

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
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Ola,

 

Ora aqui esta um topico que pretendo seguir com afinco e entusiasmo, primeiro porque me encontro na fase de absorção de conhecimentos para daqui a um ano, ja com a casa terminada avançar para um aquario de agua salgada e segundo porque não tenho acesso a aquarios ja montados a não ser em lojas de aquariofilia visto que por motivos profissionais me encontro a trabalhar em França ha sensivelmente ano e meio e este topico esta a ajudar-me muito. Desde ja o meu Obigado Rui.

 

Espero agora a parte das tubagens (SUMP + Coluna Seca) pois é aqui que tenho mais dificuldade na percepção de como "funcionam".

 

Não me vou alongar mais,

 

Continua com esse entusiasmo e que tudo corra como o previsto.

 

Um Abraço,

 

Luciano Sousa

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Olá Rui,

 

Bom Ano para ti também.

 

Este tópico continua quentinho.

A explicação da tubagem foi excelente.

Do mesmo modo que tu prezas o silêncio, eu, idem e também ando a pensar elevar um pouco mais o durso para evitar o barulho da queda de água. Infelizmente, com as festas e alguma preguiça à mistura, tenho andado a adiar, embora já tenhas as peças que necessito. Tal como tu, também fiz o Durso destacável para poder corrigir estes pormenores e facilitar a limpeza. A ideia final também é fechar a coluna, para evitar saltos suícidas lá para dentro.

 

As peripécias continuam mas sempre resolvidas com sucesso... Grande malabarista que me saíste. surprised

 

Venham mais actualizações!

 

 

Abraço,

André

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Olá,

 

 

PikasPT,

 

A menos que faça alterações ao que já mencionei no meu ultimo post em relação às tubagens, não vou voltar a falar nesse assunto. Se quiseres que fale em alguma parte das ligações em particular menciona-o e terei todo o prazer em partilhar o pouco que sei :eusathink:

Ah! Uma coisa que eu penso ser extremamente util é, a existir essa possibilidade, colocar a sump sempre de modo a que no caso de existirem algumas fugas nos passa-muros, essa fuga caia na sump.

 

 

Plecos,

 

Obrigado, é bom ver que o tempo dispendido a actualizar o topico é apreciado.

 

 

André,

 

a primeira vez que ouvi falar em fechar a coluna seca foi contigo. Fiquei a pensar no assunto e pensei que podia ser uma boa ideia e, se bem que ainda esteja nos planos confesso que movi essa tarefa uns quantos pontos para trás na lista de coisas a fazer. Isto porque, apesar de pretender introduzir mais vivos dos que os que mantenho actualmente (lista actualizada sempre no primeiro post) o comportamento que observo neles é de tal forma pacifico que, sinceramente não vejo necessidade em fechar a coluna seca pois não acredito que algum deles possa saltar lá para dentro! Mas, a montagem apenas tem 7 semanas, com o passar do tempo e introdução de mais alguns, poucos, vivos vamos ver se a decisão se mantém. Até o zebrassoma e o hepatus parecem irmãos quase sempre a nadar lado a lado e a partilhar comida sem qualquer tipo de agressividade!

A parte estética também não se coloca pois estando a parte superior da coluna seca sensivelmente a 1,60m de altura, não são muitas as pessoas que têm os olhos a essa altura :coffee:

 

 

 

Bom, vamos lá a ver se actualizo isto mais um pouco para ver se recupero o atraso!

 

Ao mesmo tempo que colei a sump e montei as tubagens recordo que o aquário já tinha a areia e estava cheio de água. Acima podem consultar o tipo de areia que adquiri. Após o enchimento a água ficou com aspecto turvo, como já o tinha mencionado, e que, segundo tinha lido, era perfeitamente normal até pelo pouco cuidado que tive ao despejar a água em cima da areia.

O que já não comecei a achar muito normal foi que passados mais de 10 dias de o aquário estar cheio e com as duas bombas de circulação ligadas a água permanecesse uma desgraça!

A água em si estava sempre turva e andava permanentemente areia em suspensão e que ía parar em cima das rochas.

 

IMG_2474.jpg

 

 

A areia tem uma granulometria como nunca vi, extremamente fina.

 

IMG_2479.jpg

 

 

O escumador permanecia a funcionar e retirava da água um pó finissimo em tudo semelhante ao que se encontra nas pedreiras.

 

IMG_2465.jpg

 

Por mais voltas que desse às bombas para diminuir a corrente junto à areia, a verdade é que mesmo que conseguisse reduzi-la significativamente, mesmo assim o aspecto turvo da água permanecia.

Estava a ficar deveras desapontado com isto e já começava a equacionar se o facto de ter optado por uma areia diferente da que a esmagadora maioria das pessoas por cá usa teria sido uma boa opção. Esteticamente era a minha escolha sem qualquer sombra de duvida pois é assim que imagino um recife e não com "calhaus" de rio como costumo ver. Mas a parte estética não pode sobrepor-se à funcional neste caso e de nada me serve uma areia bonita se ela me torna a água "feia"!

Resolvi experimentar filtragem mecanica da água. Decidi construir um zingarelho (patent pending banana rock ) com material que tinha cá em casa de modo a fazer passar a água do aquário por um filtro. Assim peguei no copo do escumador e meti-lhe duas esponjas que costumo usar num filtro externo eheim do aquário de água doce (nota, as esponjas estavam novas)

 

IMG_2488.jpg

 

de seguida coloquei lã usada no mesmo tipo de filtros.

 

IMG_2489.jpg

 

Depois coloquei a bomba de reposição dentro do aquário (nesta altura ainda estava na fase de colagem da sump) e liquei uma mangueira que ía desembocar no "zingarelho" e assim ficou de um dia para o outro.

 

IMG_2491.jpg

 

IMG_2492.jpg

 

 

Passado pouco mais de um dia consegui notar algumas melhorias na água bem como a lã que estava no "zingarelho" estava levemente suja, sinal que estava a existir alguma filtragem da matéria em suspensão.

 

IMG_2494.jpg

 

Esta experiencia indicou-em que, a existir esperança de manter esta areia, o caminho passaria certamente por efectuar uma filtragem mecanica da materia em suspensão. No entanto, e apesar de ao verem esta ultima foto poderem pensar que a coisa nem estava assim tão má, bastava um pequeno remexer na areia para que se levantasse uma valente nuvem de matéria em suspensão o que me indicava que a areia continuava extremamente suja. A este ritmo não dava...tinha de fazer algo que me acelerasse o processo. Tinha visto em pesquisas anteriores que os americanos costumam usar frequentemente nos seus aquários (na parte do esgoto, na sump) um saco de filtragem. Estes sacos têm a vantagem de existirem com vários niveis de permissividade, na ordem dos microns e têm este aspecto:

 

saco_filtragem.jpg

 

Decidi procurar um pouco e consegui descobrir uma loja bem perto da minha casa que tinha sacos destes com permissividade de 200 microns e fui lá no dia seguinte não sem antes deixar as duas bombas apontadas directamente à areia durante umas valentes horas para que me levantassem toda aquela poeira nela contida, isso fez com que o nivel de visibilidade da água não ultrapassasse os 10 centimetros.

Quando substituí o "zingarelho" pelo saco de filtragem a água estava assim:

 

IMG_2499.jpg

 

Passadas pouco menos de 24 horas ficou assim:

 

IMG_2513.jpg

 

Abençoado saco!!!

 

Vista através de 1,20 metros de água:

 

IMG_2514.jpg

 

e o local onde toda aquela poeirada ficou:

 

IMG_2510.jpg

 

 

Melhor ainda, sempre que remexia um pouco a areia ficavam grãos de areia em suspensão mas que passado um pouco caíam e não havia mais aquela poeira que originava a água turva. Fiquei um adepto dos sacos de filtragem!

Hoje em dia e após 4 semanas de uso permanente de saco de filtragem na sump posso dizer que continuo a gostar imenso deles mas que não são isentos de problemas. Vou no meu segundo saco de 200 microns e verifico que entopem com imensa facilidade e que, com isso trazem outro problema do qual irei falar numa proxima ocasião.

 

Também hoje, com 7 semanas de montagem e após resolvido o problema do aspecto turvo da água mantenho algumas reticencias sobre se da proxima vez que adquirir areia se comprarei com a mesma granulometria ou se irei optar pelo tamanho imediatamente a seguir. Uma coisa é certa, depois de ver o aspecto que esta areia transmite a um aquário, "pedregulhos de rio" é que não! :rolleyes:

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
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Olá,

 

 

A iluminação foi sem qualquer sombra de dúvida a minha maior dor de cabeça na fase da pré-montagem. Investi dezenas de horas em leitura sobre os dois tipos de iluminação mais vulgarmente utilizados em aquários de recife bem como ía falando com algumas pessoas que as usavam para ter uma ideia do qeu estava envolvido. A razão da dor de cabeça era que, ao contrário de alguns topicos da montagem de um aquário desta natureza, não existe um consenso sobre o melhor tipo de iluminação a usar pois não existem claras vantagens/desvantagens sobre um dos tipos em relação ao outro.

 

Eis aqui, em resumo o que essas horas de leitura me permitiram concluir.

 

Vantagem das T5

- Devido ao numero mais elevado de lampadas a usar, conseguimos conjugar varias temperaturas de cor paar conseguirmos um espectro mais rico (podemos ter tlampadas com temperaturas de cor mais altas que promovam a intensidade das cores, outras com temperaturas de cor mais baixas que promovam o crescimento, se tivermos corais vermelhos podemos colocar uma lampada que faça a sua cor sobressair, etc. em suma, podemos construir com mais pormenor o nosso escpectro de iluminação.

 

Desvantagem das T5

- maior numero de lampadas a mudar e com menor duração que as HQIs. T5s devem ser mudadas, em média, cada 6 meses.

- Luz estática, desprovida de vida

 

 

Vantagem das HQIs

- Cintilar lindissimo sobre todo o aquário que lhe confere uma outra dimensão

- menor numero de lampadas a mudar e com maior longevidade (em média uma hqi dura entre 12 a 18 meses)

 

Desvantagem das HQis

- Em oposição às T5s, a utilização de menor numero de lampadas HQIs geralmente obsta a que se consiga construir um espectro tão rico como com as HQIs.

 

 

Mitos

 

- HQIs gastam mais do que as T5s - Treta! Se um aparelho gasta 400 watts não interessa se é um carrinho a pilhas, uma lampada HQi ou uma T5, o consumo é o mesmo! Utilizando balastros electrónicos tanto nas HQIs como nas T5 consegue-se uma pequena redução do consumo.

 

- HQIs aquecem mais do que as T5 - Não tenho dados laboratoriais que o comprovem mas o teste da mão debaixo da lampada demonstra-me empiricamente que isto não é necessáriamente verdade. O calor dissipado por uma bateria de T5s com uma área de 70 cm2 não é necessáriamente menor do que uma unica lampada HQI utilizada para iluminar igual área. Quando lia isto vezes sem conta por aí quase que assumi isto como um facto, depois de colocar a mãozinha debaixo das lampadas fiquei surpreendido. (ah, e se acham que HQIs aquecem muito...metam lá as mãozinhas debaixo de um foco de halogeneo de potencia equivalente para saberem o que é aquecer! Apenas a titulo de exemplo após trocar o projector de halogeneo que estava a usar até há 3 dias atrás pelo conjunto recém chegado de HQIS + T5s o meu consumo de reposição passou de 5 litros diários para 2.5 litros diários!)

 

- Ai meu Deus que tenho mesmo de mudar as T5s ao fim de cada 6 meses - Conheço uma pessoa que usa as T5s durante 12, 14, 16 meses, o tempo que vai calhando! E que belissimos corais que ele tem!!

 

- Só as HQIs que custam um balurdio é que são boas e têm lá aqueles PAR XPTO que os corais necessitam - Conheço uma outra pessoa que só compra lampadas HQIs baratuchas e, de novo, que belissimos corais que ele tem!!

 

E foi neste mar de contrariedades que deixei que fossem os meus olhos a escolher a iluminação que iría utilizar, visitei aquários que utilizavam os dois tipos de iluminação e deixei-me seduzir pelo cintilar único das HQIs. É possivel manter aquários lindissimos seja com que tipo de iluminação for, a iluminação é apenas um dos factores necessários ao sucesso...após muita leitura o que concluo é que sempre que vejo aquários bonitos e saudáveis existe sempre uma coisa: disponibilidade ou o que os anglófonos chamam de proper husbandry.

E assim optei por ter uma iluminação mista constituída por 2 HQIs + 2 T5s inicialmente e, consoante as necessidades que observasse, logo prosseguia.

A opção pela iluminação estava tomada, restava saber de que forma a ía implementar, as calhas de iluminação em Portugal são carissimas e nem pensar em dar 500-600 Euros por uma calha destas (sem lampadas!), a alternativa poderia passar por construir eu uma mas a qualidade dos acabamentos era um factor importante.

 

Enquanto decidia o que fazer, eu queria o aquário iluminado porque tinha uma pedra com actinodiscos desde o primeiro dia dentro do aquário e estes necessitam de iluminação bem como pretendia colocar alguns vivos (animais e corais) e colocar o projector de halogeneo apoiado em cima do aquário estava fora de questão por motivos obvios.

Assim, após perder uns belos 5...segundos a projector um suporte para o projector fui até à garagem e 15 minutos depois estava construída a mãe de todas as calhas paar aquários..OK, OK, são apenas meia duzia de paus aparafusados ;)

 

IMG_2463.jpg

 

E assim, com aquário com substracto, água e rocha, sump e canalizações e iluminação provisória podia finalmente pegar nas rochas e tentar elaborar um layout que servisse os meus propósitos.

O que eu pretendo ter no aquário pode talvez chamar-se de exuberância. Pretendo ter uma ampla variedade de cores, comportamentos, formas mas tudo a interagir se não em perfeita simbiose, no minimo em clara tolerancia. Não pretendo ter guerras entre peixes dentro do aquário simplesmente proque faço birra em querer ter este ou aquele peixe e eles pura e simplesmente não se dão. Os peixes que comprar têm de ser pacificos entre eles e respeitar a casa em que vão viver. A nivel de corais pretendo fazer o que vulgarmente se designa por "mixórdia"! Pretendo ter exemplares que, dentro da sua variedade de cores e formas, possam contribuir para um aquário com formas de vida o mais diversificadas possivel.

 

A rocha foi adquirida a duas pessoas que estavam a desmontar os seus aquários e, se uma parte dela estava coberta de coralina pois a pessoa continuava a ter os cuidados normais na sua manutenção, a outra parte não tinha coralina pois o aquário estava numa fase avançada de desmontagem apenas tendo uma quantidade minima de água suficiente para manter a rocha submersa com alguma circulação.

E foi assim que peguei nos calhau e passei um bocado tentando fazer alguma coisa com eles que me agradasse.

 

Algumas das rochas

IMG_2526.jpg

 

Layout final

IMG_2528.jpg

 

 

O que notei logo após a montagem do layout é que a circulação dentro do aquário se alterou drasticamente como é normal. Toda aquela quantidade de rocha (usei sensivelmente 70Kgs) alterou a força da corrente que chegava juntou à areia bem como era imperativo fazer com que não existissem quaisquer pontos mortos onde a acumulação de detritos pudesse tornar-se problemática.

 

Após alguns dias (o aquário estava praticamente com 3 semanas) fui às compras.

 

Sinularia e chromis viridis

IMG_2574.jpg

 

Eremita patas azuis

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Briareum

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Zoanthus

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Sarcophyton

IMG_2578.jpg

 

Vista geral

IMG_2552.jpg

 

Vista de cima

vista_topo.jpg

 

Perspectiva sensivelmente uma semana depois

IMG_2600.jpg

 

factor comum em todas as fotos, o acentuado tom amarelo-acastanhado de tudo do qual é impossivel de fugir quando se usa como iluminação um alampada de halogeneo com mais de 10 anos de vida! Apesar disso, todos os corais abriam com extrema vontade!

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
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Resumindo, Onde adquiriste a calha?! saíu em conta?!

Gostei do formato do layout, apenas noto que podias dar um jeitinho em alguns calhaus, mas isso fica tudo ao teu gosto claro!!

 

Mesmo com esse projector os vivos parecem andar todos felizes eheh :mrgreen:

 

Parabens e continuação do bom trabalho!

Feedback das minhas vendas Aqui

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Olá Verissimo,

 

A calha saíu muito em conta (para os preços praticados aqui em Portugal!). Amanhã (ou ainda hoje à noite) coloco o post a falar da calha.

 

Entretanto o layout também já levou uma leve mexida no seu lado direito.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

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Olá Rui,

 

A tua explicação das tubagens está, tal como eu esperava, muito boa. Para mim, que ainda me encontro na fase de "Aquisição de dados" conseguiu tirar-me algumas dúvidas, mas com certeza outras irão surgir aquando da minha montagem, mas como ainda tenho bastante tempo pela frente, quando chegar a altura cá estarei para as expôr!

 

Excelente tópico e excelente trabalho da tua parte. Parabéns e da minha parte aqui fica o meu Obrigado pelas informações que vais prestando.

 

Um abraço.

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Ora em relação à iluminação o problema que eu tinha era o de saber como a ía implementar sem ter de dizer aos meus filhos que não poderiam ir para a universidade porque o pai comprou uma calha xpto por um balurdio (alguem mais acha ridiculamente caro ao ponto de ser escandaloso o que se cobra normalmente em loja por meia duzia de perfis de aluminio em forma de calha?!?).

Estava eu já decidido a optar por construir a calha quando o destino me colocou à frente o Jorge Gonçalves (colega nosso que também está prestes a molhar os pés em água salgada :P ). O jorge falou-me que no ebay se podia comprar calhas por preços relativamente mais baratos dos que os encontrados por cá e enviou-me uns links de calhas à venda, o preço delas andava na ordem dos 400 Euros, acrescidos de 50 Euros de portes para cá. Através desses artigos consegui chegar a uma calha que estava a ser leiloada em segunda mão e cujo preço de licitação era de 50 euros, uma calha com 2 x 150W HQI + 2 x T5 54W + 2 spots LEDS. Pelas fotos a calha estava impecavel com a excepção de um dos balastros HQI que estava danificado. Ok, não há problema, pensei eu, sei o suficiente de electricidade para mudar um balastro e o custo do mesmo anda à volta de 40-50 Euros (normais, os electronicos custam o dobro). Mais, a calha já vinha com todas as lampadas e um conjunto adicional de lampadas HQI (2 x 14k + 2 x 10K). Que maravilha! a unica coisa que estava entre mim e aquela calha era:

 

- Tempo. Tratava-se de um leilão e faltavam 3 dias para o seu término.

- Mais de 3000 Kms. O dono da calha morava na Alemanha!

 

Bom, nesses 3 dias estudei um bocado de como se poderia conseguir ganhar um leilão no ebay pois apesar de já ter comprado coisas no ebay sempre foi por compra directa e não através de licitações num leilão e eu queria MESMO ganhar aquilo sem ter de fazer um lance muito alto senão mais valia comprar uma nova na loja! Long story short, fiz apenas um unico lance a 15 segundos do termino do leilão e acabei por ganhar com 146 Euros :sign_ban:

 

ebay_calha.jpg

 

A este valor era só juntar o custo de envio e pronto, tinha o problema da iluminação resolvido, certo? errr...para quem tem estado a ler isto desde o inicio já sabe que NADA é assim tão simples ;)

Problema 1, o vendedor levantou imediatamente após o termino do leilão uma disputa comigo no ebay para dar a venda como nula pois ele tinha explicitado nas condições do leilão que apenas fazia o envio para a Alemanha. Eu tinha lido isso mas fiz como se não tivesse lido pois achei qeu o iria conseguir convencer a fazer o envio para cá naturalmente com um acrescimo nos portes. recusei a nulidade da venda mas o vendedor manteve-se irredutivel no envio para o exterior da Alemanha dizendo que no passado já tiveram más experiencias com isso. Tendo de respeitar a vontade dele (não podia fazer nada mesmo a não ser apanhar um avião e ir-lhe lá apertar o pescoço e aproveitar para trazer a calha) passei ao plano B que já estava deliniado. Tenho pessoas conhecidas que vivem na alemanha e pedi-lhes o favor de receberem a encomenda para depois ma enviarem para cá. E assim foi, o vendedor ficou contente por lhe dar um endereço na Alemanha e passados 8 dias os meus conhecidos estavam a receber a encomenda.

Problema 2, a pessoa encarregue de fazer o envio da calha para cá é um calinas de primeira e só após uns 10 dias de a receber resolveu mexer o traseiro e ir aos correios proceder ao envio da calha.

Problema 3, os correios alemães (DHL) recusam-se a enviar para Portugal qualquer objecto em que uma das dimensões do pacote seja superior a 1,2 metros!! Ora a calha em si tem 1,25 metros, logo o pacote onde ela se encontra tinha um pouco mais...tragédia!! (a DHL apenas faz esse envio se o expedidor for uma empresa, particulares chucham no dedo!)

Assim que soube deste facto, calmamente certifiquei-me que os meus filhos não me conseguiam ouvir e de seguida proferi tudo quanto era impropério que conhecia em várias linguas dirigidos à DHL o que me deixou bem aliviado. De seguida pedi ao meu cunhado (que vive cá mas é alemão) que me encontrasse alternativas de envio do bendito pacote para Portugal e que tivessem centros de recolha na cidade onde estava o pacote. Após umas horas lá ele descobriu uma empresa chamada GLS que possui uma rede de agentes extensa nessa cidade e pratica preços muito agradáveis e alguns (8) dias depois estava a receber a calha (claro que o envio calhou na altura do Natal/ano novo e parecia uma eternidade até a coisa chegar cá mas...chegou!

 

Não é linda? Esperem lá que eu já abro a caixa!

IMG_2876.jpg

 

Ok, agora com a caixa aberta já se consegue ver que é linda!

E, eis aqui uma das razões pelas quais os alemães são um dos povos mais avançados...porque se lembram de coisas que a mim nunca me ocorreram..usar caixas de ovos para acondicionamento..genial! :D

IMG_2877.jpg

 

Aqui já livre de todas aquelas caixas de ovos

IMG_2880.jpg

 

E então o que é que se faz assim que se recebe uma calha de iluminação? Hmmm? Pendura-se e liga-se? Nah! Desmonta-se para ver como é por dentro! :)

IMG_2882.jpg

 

Aqui o pormenor dos balastros/reactâncias

IMG_2881.jpg

 

O balastro de baixo tem de ser substituído pois encontra-se danificado. Entretanto já tinha comprado um balastro em segunda-mão a outro colega destas andanças, o Carlos Dias, outra pessoa extremamente generosa em toda a sua paciencia para aturar as infindáveis duvidas que vou tendo.

O balastro que adquiri ao carlos já trazia aqueles cilindros (condensadores?) que se observam na imagem acima incorporados com o balastro num unico bloco enorme e, pesadissimo e que, não cabia dentro da calha. Simplesmente fiz passar mais um cabo para fora da calha e coloquei o "tijolo" na parte de baixo do movel e fiz uma ligação independente da outra hqi para que pudesse ligar/desligar as duas HQIs independentemente. Mais tarde os dois balastros vão ser substituídos por versões electrónicas, bem mais leves, de menor volume e com uma poupança ligeira no consumo.

As T5 têm balastros electrónicos e possuem reflectores individuais completamente espelhados.

 

Custos da iluminação:

 

- Calha no ebay - 146 €

- envio dentro da alemanha - 15 €

- envio por GLS para Portugal - 35 €

- balastro HQI 150 W - 10 €

- Bucha metálica e camarão para fixação no tecto - 2,30 €

 

Custo total da calha, 208 € o que em Portugal me dava para comprar..sei lá...nada!

 

Para quem quiser explorar a hipotese ebay para aquisição de calhas de iluminação, o ebay alemão é muito bom para isso. A loja que vende este modelo de calhas é esta http://stores.ebay.de/Aquaristik-Direkt e além da venda directa eles costumam colocar todos os meses várias calhas no ebay em regime de leilão com bases de licitação muitissimo baixas (40-50 Euros ou menos) e depois é tentar a sorte! Procurem no ebay alemão usando as palavras "Real Light HQI"

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
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