Aventura de 540L - Setup e evolução


Recommended Posts

Boas a todos.

 

Vou começar uma aventura, na qual espero me dar bem, de um aquário de água salgada de 540 litros.

Vou começar com muita calma, já que o dinheiro não abunda e ainda tenho muito que aprender.

 

Surgiu-me a oportunidade de adquirir um aquário bem grande por uma modesta quantia, já com móvel de suporte incluido.

Só que vai ter de sofrer algumas alterações a bem da estética e segurança.

 

O aquário tem como medidas 180x60x50 (CxAxL) e o vidro é de 10mm, sem travamentos.

O antigo dono manteve-o a funcionar durante um ano em água doce sem problemas de vazamentos e segundo ele, sem significativa deformação.

 

A minha primeira dúvida é, mantenho-o assim sem travamentos, ou é melhor aplicar algum tipo de segurança?

A aplicar o que? Traves francesas ou transversais?

 

A segunda dúvida é em relação à furação para a sump.

Ainda não escolhi o tamanho da sump nem o tipo de circulação, mas independentemente disso, preciso de fazer chegar a água lá.

Que tipo de furação devo escolher para esse fim?

Fazer uma coluna seca, que implica colar alguns vidros e fazer furos no fundo ou fazer um furo lateral para escoamento e fazer a reposição por fora?

 

A questão é que todas as alterações provavelmente irão ser executadas por mim, daí as dúvidas para fazer as coisas da melhor maneira mantendo a simplicidade.

 

Relativamente ao futuro equipamento, deverei optar por um escumador AquaMedic Turboflotor 1000 (se existir opções melhores dentro do preço agradeço opinióes).

Bombas de circulação a definir, mas provavelmente duas bombas SunSun de 3000l/h ou 6000l/h e a reposição por uma Eheim pump compact+ 2000 ou 3000.

 

Para iluminação tenho, para já duas calhas no total com 3 lâmpadas T8 de 120cm 36W cada da Sylvania 10000K

 

Rocha viva estava a pensar perto de 40kg a ser introduzido ao longo do tempo e outro tanto de rocha morta.

 

Em relação a vivos propriamente ditos ainda não pensei muito nisso apesar de já ter algumas preferências.

(Peixes palhaço típico :roflroll2:, Paracanthurus hepatus, Zebrasoma flavescens, Acanthurus japonicus, Chromis Viridis, etc)

 

Corais de início só se forem moles (zoanthus), porque a iluminação não é muita.

 

Agradeço muito opiniões, sugestões, críticas, etc.

 

Já ando a ler por vários fórum e outras fontes há cerca de 2 meses e sinto que ainda tenho um longo caminho a percorrer até chegar onde quero.

 

Fotos ponho quando a máquina acabar de carregar :)

 

Um grande abraço,

Pedro Soares

 

EDIT:

Possível setup futuro em estudo:

Circulação:

2xSunSun 6000l/h Ou 12000l/h

 

Retorno:

Eheim 1262 ou 1260

 

Escumador:

Deltec APF600 ou APF850 (depende do orçamento na altura :))

 

Iluminação:

Inicial: 3x T8 36W

Futura: 6x T5 80W

 

 

EDIT:

Fotos de como estava quando chegou:

dsc0816e.jpg

dsc0820a.jpg

Editado por Pedro M. Soares

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Vou começar uma aventura, na qual espero me dar bem, de um aquário de água salgada de 540 litros.

Vou começar com muita calma, já que o dinheiro não abunda e ainda tenho muito que aprender.

 

Surgiu-me a oportunidade de adquirir um aquário bem grande por uma modesta quantia, já com móvel de suporte incluido.

Só que vai ter de sofrer algumas alterações a bem da estética e segurança.

 

O aquário tem como medidas 180x60x50 (CxAxL) e o vidro é de 10mm, sem travamentos.

O antigo dono manteve-o a funcionar durante um ano em água doce sem problemas de vazamentos e segundo ele, sem significativa deformação.

 

A minha primeira dúvida é, mantenho-o assim sem travamentos, ou é melhor aplicar algum tipo de segurança?

A aplicar o que? Traves francesas ou transversais?

 

A segunda dúvida é em relação à furação para a sump.

Ainda não escolhi o tamanho da sump nem o tipo de circulação, mas independentemente disso, preciso de fazer chegar a água lá.

Que tipo de furação devo escolher para esse fim?

Fazer uma coluna seca, que implica colar alguns vidros e fazer furos no fundo ou fazer um furo lateral para escoamento e fazer a reposição por fora?

 

A questão é que todas as alterações provavelmente irão ser executadas por mim, daí as dúvidas para fazer as coisas da melhor maneira mantendo a simplicidade.

 

Relativamente ao futuro equipamento, deverei optar por um escumador AquaMedic Turboflotor 1000 (se existir opções melhores dentro do preço agradeço opinióes).

Bombas de circulação a definir, mas provavelmente duas bombas SunSun de 3000l/h ou 6000l/h e a reposição por uma Eheim pump compact+ 2000 ou 3000.

 

Para iluminação tenho, para já duas calhas no total com 3 lâmpadas T8 de 120cm 36W cada da Sylvania 10000K

 

Rocha viva estava a pensar perto de 40kg a ser introduzido ao longo do tempo e outro tanto de rocha morta.

 

Em relação a vivos propriamente ditos ainda não pensei muito nisso apesar de já ter algumas preferências.

(Peixes palhaço típico :music_singguitar:, Paracanthurus hepatus, Zebrasoma flavescens, Acanthurus japonicus, Chromis Viridis, etc)

 

Corais de início só se forem moles (zoanthus), porque a iluminação não é muita.

 

Agradeço muito opiniões, sugestões, críticas, etc.

 

Já ando a ler por vários fórum e outras fontes há cerca de 2 meses e sinto que ainda tenho um longo caminho a percorrer até chegar onde quero.

 

Fotos ponho quando a máquina acabar de carregar :character0050:

 

Um grande abraço,

Pedro Soares

Boas ,se fosse eu mandava por travamentos franceses,é que "sem significativa deformação"a qualquer momento pde partir e o vidro não avisa quando parte .

Se n~ºao quiseres furar o aquario ,opta por um overflow mas se optares por furar e se não tiveres experiencia é preferivel mandares a uma vidraceira(esta opção para mim é a melhor).

em relação á luz é muito pouca mesmo para moles nem com 0.5watt por litro ficas .

Em relação ao escumador não posso opinar mas se pesquisares pelo forum verás que quase ninguem usa esses escumadores .

As bombas de circulação muita gente as usa mas mais cedo ou mais tarde muda para outras melhores (resumindo gasta dinheiro 2 vezes).

A rocha convem(deve) entrar toda ao mesmo tempo.

Uma coisa que te aconcelho é que não poupes no escumador é das peças mais importantes do sistema .

Somando o volume do aquario e da sump(nunca menos de 100lt) o teu sistema vai-te quase para os 700lt,ou seja o escumador deve dar para pelo menos 1500lt.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro,

 

Em relação ao Aquário não vou dizer mais nada porque já o fiz num outro forum e continuo a dizer que 10mm é extremamente pouco para um aquário dessa largura X altura. Mas pode-mos trocar aqui umas opiniões se quiseres ficar or essas medidas!

Vamos por de parte o material que mencionaste e vou criar aqui uma pequena lista de equipamento base para um sistema como o que queres:

 

Iluminação - minimo 6 T5 de 80W, isso porque num futuro proximo vais acabar por comprar corais duros e precisas de iluminação para eles

(Se não quiseres gastar dinheiro a cmprar uma calha de marca, podes e aconcelho a fazer um DIY. Podes comprar calhas industriais com lampadas T5 2X80W e fica-te por volta de 60€ cada e depois e uma questão de mandares fazer uma cobertura para alojar as calhas todas, que nesse caso seriam 3. Tambem podes optar por fazer tudo de raiz recorendo a RAMIREZI que fornece todo o tipo de equipamento necessario para a construção de calhas DIY.

 

Circulação - As bombas chinesas não são muito fiaveis, mas numa fase inicial e dado ao preço acho que não sera grande problema, mas teras que colocar pelo menos bomba de 5000l/h e talvez 4 no minimo, lembra-te que o aquário tem 180cm, senão podes optar pelas bombas da resum de 15000l/h controlaveis. Eu pessoalmente não utilizo nenhma dessas bombas, mas como sei que as tunze são caras acho que essas numa primeira fase reolvem o problema.

 

Bomba retorno - As compact não são mas, mas um pouco fracas.Talvez optasse por uma EHEIM 1262, sempre podes fazer uma derivação no retorno ao aquário e ajudar a circulação. Essas bombas são extremamente fiaveis, durante anos e anos sem teres um problema, conheço quem as teve a trabalhar quase 1 dia a seco e nem sequer queimaram.

 

Escumador - Aquamedic Turbofloto 1000 não é mau, mas isso se o teu sistema fosse de 100 ou 200lts, agora com essa litragem precisas de uma coisa bem maior.Por isso esse escumador não é sufeciente para o sistema, a não ser que já o tenhas, mas se estas numa de o comprar aconcelhos a pensar bem no assunto. Ficas muito melhor com um Aquamedic Shorty 5000, Bubble Master 250, Deltec apf600 ou melhor ainda AP850, entre outros de litragens maiores.

 

Um concelho, maior parte do pessoal quando monta um aquário de agúa salgada diz que só vai por moles e poucos peixes, mas passado algum tempo e como ve que as coisas até estão a correr bem, começam a meter para la peixes maiores e corais mais exigentes. Muitas das vezes é nessa altura que os aqúarios dão problemas porque não estão preparados para tanta carga organica e outros problemas. Por isso pensa bem, e vai com calma, mais vale adiares a montagem mas montares uma coisa em condições que sabes que não vais ter problemas, e que esta preparado para levar bonitos peixes, sim porque vais querer colocar cerugiões coloridos visto teres espaço para eles nadarem, e até porque já tens aluns em mente.

 

termostatos - Aconcelhos a 2 de 200 ou300w , eventualmente bse um avariar ainda esta la o outro, e não poupes € vais para os jagger.

 

Rocha viva - É um pouco relativo se entra toda ao mesmo tempo ou não. Bem o ideal é entrar toda de uma só vez, mas se isso não for possivel podes perfeitamente ir colocando, mas lembra-te de uma coisa a rocha morta deve ser a primeira a entrar juntamente com alguma viva para ser colonizada e maturada, entretanto as outras rochas que vais colocando convem e deve ser sempre rocha já curada (rocha proveniente de outros aquários).

 

Sump - Ve qual o limite de espaço que tens, quanto maior melhor

 

 

Se necessario, combina-mos para veres o meu sistema pode ser que te ajude a ter noção do tipo de equipamento que estamos a falar.

 

As montagens e escolha de equipamentos

 

cmps

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pedro, concordo com o Carlos. Essas dimensões em vidro de 10mm sem travessas, para não ter deformação significativa devia estar com 3/4 de água ou menos. Esse aquário para não levar travessas e não ter deformação significativa devia ter, no mínimo, vidro de 12mm. A pores travessas sugiro que coloques travessas francesas e aproveites ao máximo a altura do aquário em que a colocação das travessas ficariam à face do rebordo dos 4 vidros. Estéticamente é também a solução que escolheria.

 

Em relação ao resto, o Carlos também ja disse tudo. Só adianto o facto de não poupares nas bombas, escumador e iluminação, seja por razões funcionais, upgrade, garantia, fiabilidade do material, consumos, etc. Não vale a pena cair na ilusão e gastar dinheiro em material que sabemos ser fraco e " dar para os gastos" quando, inevitavelmente, teremos que fazer um upgrade e gastar mais dinheiro em novo material assim que elevamos os objectivos que queremos para o nosso aquário. Há que pensar a longo prazo, sempre.

 

Em relação ao escumador, o Carlos não referiu mas considera também os ATB. Sinceramente, dos que ele indicou, à excepção do AP850, eu nem olhava para eles, pelas razões que referi acima. Mesmo o AP850, sendo externo, precisa sempre de outra bomba para o alimentar enquanto que se fores para um ATB 1050, sendo interno, não tens esse problema. É menos uma bomba, são menos consumos, mais espaço na Sump, o rendimento é francamente maior, enfim, as vantagens são várias. Fica a sugestão.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao escumador, o Carlos não referiu mas considera também os ATB. Sinceramente, dos que ele indicou, à excepção do AP850, eu nem olhava para eles, pelas razões que referi acima. Mesmo o AP850, sendo externo, precisa sempre de outra bomba para o alimentar enquanto que se fores para um ATB 1050, sendo interno, não tens esse problema. É menos uma bomba, são menos consumos, mais espaço na Sump, o rendimento é francamente maior, enfim, as vantagens são várias. Fica a sugestão.

 

Boas André,

 

Sem margem de dúvida que os ATB são excelentes escumadores, e que vieram revolucionar o mercado dos escumadores. A minha ideia foi caso o Pedro optasse por comprar um usado visto que um escumador para essas dimenções ainda custa algum dinheiro e no caso dos ATB isso seria quase impossivel. Mas concordo perfeitamente contigo, o ATB seria um excelente opção.

 

abraço

carlos

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas opiniões.

 

Em relação às travessas vou optar do tipo francesas, acho que é a melhor opção a nível de segurança, funcionalidade e estética.

Só tenho é de decidir a largura delas e a espessura do vidro.

Estou a ter algumas dificuldades a encontrar informação relativa a isso, a espessura do vidro, chega 12mm? Ou é melhor 15mm?

Relativamente à largura, chegam 5cm? Ou é melhor maior, 7,5cm ou 10cm?

 

A nível de equipamento, tenho de rever as minhas escolhas, já deu para perceber que o que tinha escolhido não eram as melhores opções.

O que vai atrasar ainda mais a montagem. mas tudo a seu tempo.

 

A minha dúvida era em relação à eficácia do escumador que pelos vistos está eliminada, tenho de subir nas exigências.

 

Relativamento à iluminação, vi umas calhas de embutir T5 de 2x150cm que davam pefeitamente para o efeito, e pelo preço (cerca de 40€ ou 50€) acho que são uma boa opção.

Penso que são das que falas Carlos.

 

Outra dúvida que tenho é em relação à furação para a sump, é melhor fazer apenas um furo para o escoamento, ou é melhor fazer dois, um em cada ponta do aquário e depois juntar para a entrada para a sump?

 

@cab

Carlos, podias fazer um resumo do que puseste no outro fórum? É que não está a abrir, está com algum problema.

Já agora onde moras? Se calhar ainda aceito esse convite para ir ver o teu sistema :snipersmile: assim já tenho uma noção do material envolvido para fazer as coisas como é suposto.

 

Um grande abraço

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas opiniões.

 

Em relação às travessas vou optar do tipo francesas, acho que é a melhor opção a nível de segurança, funcionalidade e estética.

Só tenho é de decidir a largura delas e a espessura do vidro.

Estou a ter algumas dificuldades a encontrar informação relativa a isso, a espessura do vidro, chega 12mm? Ou é melhor 15mm?

Relativamente à largura, chegam 5cm? Ou é melhor maior, 7,5cm ou 10cm?

 

A nível de equipamento, tenho de rever as minhas escolhas, já deu para perceber que o que tinha escolhido não eram as melhores opções.

O que vai atrasar ainda mais a montagem. mas tudo a seu tempo.

 

A minha dúvida era em relação à eficácia do escumador que pelos vistos está eliminada, tenho de subir nas exigências.

 

Relativamento à iluminação, vi umas calhas de embutir T5 de 2x150cm que davam pefeitamente para o efeito, e pelo preço (cerca de 40€ ou 50€) acho que são uma boa opção.

Penso que são das que falas Carlos.

 

Outra dúvida que tenho é em relação à furação para a sump, é melhor fazer apenas um furo para o escoamento, ou é melhor fazer dois, um em cada ponta do aquário e depois juntar para a entrada para a sump?

 

@cab

Carlos, podias fazer um resumo do que puseste no outro fórum? É que não está a abrir, está com algum problema.

Já agora onde moras? Se calhar ainda aceito esse convite para ir ver o teu sistema :x assim já tenho uma noção do material envolvido para fazer as coisas como é suposto.

 

Um grande abraço

 

 

Viva,

 

O que disse já foi dito aqui, por isso não te preocupes. As calhas que viste não sei quais são, o importante não é ter 150cm e sim 80w em cada lampada isso porque pode ser uma calha estetica de 150cm mas com lampadas de 54w, continuas a ter o problema de falta de luz.

Em relação a furação, existe muitas opiniões e gostos.Segundo a minha experiência, a melhor opção sera 2 escoamentos, 1 em cada candto do aquário, e depois 1 de retorno, eventualmente podes fazer um terceiro escoamento dentro de uma das colunas secas com tubo mais estreito para alimentar o escumador directamente. Mas como te disse, existem muitas maneiras de furar o aquário.

 

abraço

carlos

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O que disse já foi dito aqui, por isso não te preocupes. As calhas que viste não sei quais são, o importante não é ter 150cm e sim 80w em cada lampada isso porque pode ser uma calha estetica de 150cm mas com lampadas de 54w, continuas a ter o problema de falta de luz.

Em relação a furação, existe muitas opiniões e gostos.Segundo a minha experiência, a melhor opção sera 2 escoamentos, 1 em cada candto do aquário, e depois 1 de retorno, eventualmente podes fazer um terceiro escoamento dentro de uma das colunas secas com tubo mais estreito para alimentar o escumador directamente. Mas como te disse, existem muitas maneiras de furar o aquário.

 

abraço

carlos

 

Obrigado Carlos pelas opiniões.

Tenho de ver bem as calhas para ao fazer a escolha não fazer asneira.

 

Entretanto actualizei o post inicial com as fotos que tenho, nada de especial.

A fita azul é para sair, aliás já saiu. Estava a esconder na parte da frente um travamento feito com tubos quadrados em alumínio :medieval_mace:

 

E vou estudar a hipótese de retirar as esquinas em alumínio, pelos vistos tem outras por baixo mais estreitas, em inox acho eu.

Como estava, dava um aspecto que não gostava no aquário. Além de parecer mais baixo.

 

O móvel é para pintar à cor dos outros móveis da sala, preto ou wengué.

 

Abraços,

Pedro Soares

Editado por Pedro M. Soares

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

(...)

Em relação ao escumador, o Carlos não referiu mas considera também os ATB.

(...)

Fica a sugestão.

 

 

Abraço,

André

 

 

Boas André,

 

Estive a ver os escumadores ATB e realmente são bons, mas não os encontro a preços decentes :thumbup3:

Usados nem vê-los. Há alguma loja que os venda mais em conta?

 

Abraço,

Pedro

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.