Quanto tempo dura o kalk?


Hugo RSF

Recommended Posts

Já era para ter feito este teste à algum tempo e hoje foi de vez.

 

Tenho um jerican de 30 litros para pingar o kalk no aquário. Sempre que o kalk acaba, dá pra ver aquela mistela (carbonato) que fica no fundo e que não deve ser adicionada ao aquário.

 

Quando torno a encher o jerican com mais 30 litros de água, a água fica tal e qual o aspecto de água de kalk. Hoje, como disse, resolvi fazer uns testes e....

 

Cálcio - Parei nos 500 e ainda estava beeeeeeeeeeeeem longe do azul. :shock:

Alcalinidade - Parei nos 21º e ainda estava bem azul. :D

 

A questão é: pode-se usar esta água como água de kalk? sem adicionar mais kalk?

 

Tem algum problema, o seu uso?

 

Esta água parece tão saturada como se tivesse feito kalk directamente. :roll:

Srá que mesmo assim não está tão saturada como o kalk e não me vai manter o calcio e o kh no aquário?

 

"Químicos" e outros, acusem-se :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Tens uma maneira de ter a certeza que essa água é segura e que se trata verdadeiramente de kalkwasser e não de carbonato de cálcio em suspensão:

faz a mistura desse resíduo com água de OI tal como costumas fazer kalk (com um bomba fraca no fundo correcto?); depois deixa a água repousar durante algumas horas (uma noite, por exemplo) para dar tempo de ocorrer a sedimentação do pó; a seguir testa a água em repouso (apenas a água em que não seja visível partículas em suspensão); se tiveres um nível elevado de cálcio (perto de 600mg/l) e um KH também elevado (cerca de 30ºdKH), então tens kalk de facto.

 

O carbonato de cálcio em pó não dissolve a não ser em meios ácidos. Após mistura de água de OI com carbonato de cálcio se testarmos esta mistura verificamos elevados níveis de cálcio e de KH. No entanto isto é puramente ilusório, pois estamos a medir as partículas em suspensão e não a água propriamente dita, já que o carbonato de cálcio não dissolveu. Se esperarmos umas horas e voltarmos a medir, verificamos valores nulos de cálcio e dureza porque o carbonato de cálcio já assentou. Quanto à kalk isto já não acontece pois dissolve-se muito bem água de OI não ácida.

 

Na minha opinião tens kalk devido a hidróxido de cálcio não dissolvido devido à saturação da solução. A não ser que tenhas deixado entrar ar na kalkwasser.

É sempre preferível testares... pois não deves adicionar carbonato de cálcio não dissolvido no aquário. O resultado não é nada bom!

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu lavo o meu recipiente do kalk apenas 1 vez por mês e estou sempre a adicinar ao que lá fica em depósito - nunca tive problemas!!

 

Atenção que é apenas uma opinião e realmente o que faço - pode estar mal!! :shock: :D

 

Tenho a impressão que nunca chego a dissolver todo o kalk e por isso apenas acrescento água e um pouco de pó...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

estou com o reefman. Deve ser restos nao dissolvidos devido a saturacao. Tambem identificas bem isso analisando a gronolometria do resto que fica. Geralmente o carbonato de calcio tem graos bem maiores...

Mas, ja agora, quanto e que estas a usar de kalk (em colheres) para os 30 litros ?? :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gente...

 

Somente uma achega.A capacidade de dissoluçao de "Kalk" em agua e de cerca 1.26g a cerca 25ºC, e uma colher de cha tem mais do que isso ( Imo).

 

Hugo RSF: "Esta água parece tão saturada como se tivesse feito kalk directamente.

Srá que mesmo assim não está tão saturada como o kalk e não me vai manter o calcio e o kh no aquário?"

 

Nao vejo nenhum inconveniente nisso, desde que seja como o pessoal a prepare com agua IO. Com agua da torneira pode dar barraca a longo prazo, digo eu.

 

Reefman: "A não ser que tenhas deixado entrar ar na kalkwasser. "

 

E ai passas a ter carbonato de calcio cuja solubilidade, em meios alcalinos e baixa.

 

Reefman: "pois não deves adicionar carbonato de cálcio não dissolvido no aquário. O resultado não é nada bom!"

 

Nao percebi, para alem do resultado estetico havera mais alguma coisa ?

 

 

Inte

" Somente sou mais um tipo a opinar"

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Mais um testemunho com experiencia própria...

 

Recentemente fiz um reactor de kalkwasser , com uma bomba de recirculação no fundo do mesmo .

De 2 em 2 dias adiciono 3 colheres de hidroxido ao reactor , numa primeira fase , o pó é dissolvido na agua tornando-se pequenos flocos depois passados uns minutos esse pó misturado na àgua faz com que a agua fique como o "leite" , só depois deste processo é que reinicio o processo de extração para a sump .

Ao fim de dois dias a àgua do reactor fica mais transparente sem residuo no fundo do reactor , quanto a valores de cálcio rondam os 440mg/l ou os 460 mg/l .

Saturação nunca tive , apenas quando aumento a dosagem de hidroxido

no aqua principal a agua apresenta-se muito ligeiramente esbranquiçada.

Antes disto usava precisamente 1 garrafão de 5 litros com uma medição de 10 colheres de hidroxido .

Usava esta solução durante 3 dias , cerca de 30 litros e depois mudava de solução.(cheguei a usar durante 1 semana a mesma solução)

Como disse o Diogo , nao quer dizer que esteja bem , mas que este metodo dava resultado , dava .

A razão pela qual mudei para um reactor , é que o método de garrafão já nao satisfazia o consumo do aqua , antes nao passava dos 420mg , agora estabiliza nos 460mg.

E para os incrédulos , eu gasto 400grs de hidroxido por mês , o consumo do aqua com medição de luzes apagadas e no final do dia indicam um consumo diario de 40mg calcio por dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E para os incrédulos , eu gasto 400grs de hidroxido por mês , o consumo do aqua com medição de luzes apagadas e no final do dia indicam um consumo diario de 40mg calcio por dia.
ebdo

 

Pois... eu sou um dos incrédulos!!! Uma embalagem de 500 gr. dura-me pelo menos 4 meses!!!

 

Não percebo como tens esse consumo de cálcio!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, entao ajudem-me aqui numa coisa, tenho o repositor de agua da tunze que podem ver neste link:

 

Calcium Dispenser Kit 68 - http://www.tunze.com/usa/index.html?lang=en-gb

 

na seccao: Other components ----- Osmolator extentions - Calcium Dispenser Kit 68

 

 

 

a minha grande duvida é que quantidade devo colocar de kalk dentro do recipiente e quanto tempo vai durar. kalk coloca-se dentro do recipiente azul (cerca de 1,5 Lt ). quando ele repoem agua no aqua, a bomba atira agua para dentro do recipiente e a mesma sai por cima, entrando directamente no aqua.

 

Alguem tem um sistema igual e me pode informar a quantidade de kalk que posso colocar para ter bons niveis??

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reefman: "pois não deves adicionar carbonato de cálcio não dissolvido no aquário. O resultado não é nada bom!"  

 

Nao percebi, para alem do resultado estetico havera mais alguma coisa ?

 

Experiências já feitas com a adição de produtos à base de carbonato de cálcio directamente no aquário revelaram logo após a adição, uma queda do pH (e consequente consumo da reserva alcalina). Por outro lado o carbonato de cálcio não dissolvido vem "colar-se" às bombas, temóstatos, vidros, etc...

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ssmile : Eu tenho um calcium dispenser igual ao que referiste.

 

Até à bem pouco tempo usava cerca de 3 colheres de kalk por semana, mas verifiquei que era pouco e que a solução após 2-3 dias perdia a eficacia.

Neste momento estou a adicionar 10-12 colheres de cha de kalk por semana para cerca de 25 litros de agua de reposição para que a concentração seja a máxima possivel.

No fim da semana limpo o frasco e volto a repor a mesma quantidade de kalk.

 

Não sei se esta será a melhor maneira, embora comigo esteja a resultar bastante bem.

 

Um abraço

 

Luis Lopes

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pa agora baralhei-me eu tenho um garrafao de 5 litros com sistema pinga -pinga

 

dizem que o kalk nao pode apanhar ar mas se eu tiver o garrafao fechado kundo estou a repor para o aquario passado um pouco ja nao corre mais alguem pode esplicar isso melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dizem que o kalk nao pode apanhar ar mas se eu tiver o garrafao fechado kundo estou a repor para o aquario passado um pouco ja nao corre mais alguem pode esplicar isso melhor?

 

oi... nao e bem assim... dantes pensava-se que o kalk perdia a sua concentracao em contacto com o ar (mais precisamente com o CO2 transformando uma pequena percentagem em carbonato de calcio) a sensivelmente 1 ano atras foi feito um estudo sobre isso (podem ver algures na reefkeeping, ou procurar um topico do Alexandre sobre isso aqui no forum) em que concluiram que nao haveria perda de eficacia do mesmo em contact com o ar desde que nao fosse por grandes quantidades de tempo (penso que superior a 1 semana)...

 

De qualquer maneira, eu uso o sistema pinga pinga em garrafao de 5 litros e o que faco e deixar ligeiramente a tampa do garafao aberta de modo a que nao aconteca o que dizes... dessa maneira nunca pra de pingar. :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Mauricio,

 

Para fazeres um sistema desses basta furares um garrafão e depois com cola de aquário isolares essa zona e colocares uma torneira daquelas para os tubos do ar.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Nem no fundo nem no gargalo! O furo deve ser feito a cerca de 1 ou 2 cm do fundo na zona lateral por forma a que o depósito de kalk saturada não caia para o aqua ou sump.

 

Podes usar um tubo de soro, mas penso que será fácil e cómodo adaptares uma torneira daqueles verdes ou pretas de plástico que se vendem nas lojas da especialidade.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas outra vez

 

Ok, já tenho essa parte, mas falta-me outro ponto.

Deve por a ponta do tubo do lado oposto ao garrafao dentro de agua ou pode ficar no ar?

 

Qual a melhor forma?

 

Abraços

M.M.

Nunca Mais Me Livro Deste Vicío...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já agora só mais uma pergunta:

 

Varias vezes lí que é benefico colocar o pinga-pinga de Kalk próximo da entrada do escumador para assim reduzir os niveis de fosfatos. Eu como tenho um sistema de reposição automatica tenho a possibilidade de colocar a mangueira do Kalk mesmo á entrada da bomba que alimenta o escumador. Será que devo colocar mesmo á entrada da bomba ou será melhor colocar apenas perto?

 

Obrigado,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo á entrada da bomba que alimenta o escumador. Será que devo colocar mesmo á entrada da bomba ou será melhor colocar apenas perto?

 

Eu diria que afastado mas "no caminho". :oops:

Se estiver muito perto, e se a "nuvem branca" for sugada directamente para a bomba, esta vai calcinar muitas vezes e corres o risco de chegar a casa com uma bomba parada ligada à corrente. Já me aconteceu por esse mesmo motivo mas tive sorte, só aqueceu e cheirou a queimado mas ainda hoje trabalha :?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais