peixes ameaçados


acdc

Recommended Posts

Animais em extinção

 

Tema:Ecologia

Autor: Ana Rodrigues

Data: 27/3/2001

 

 

A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um plano de manejo adequado, tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira. De acordo com a nova lista do Ibama, lançada no dia 22 de maio de 2003, existem cerca de 400 espécies em vias de extinguir-se, e 8 já extintas. Essa lista foi revista e atualizada em parceria com a Fundação Biodiversitas e Sociedade Brasileira de Zoologia, com o apoio da Conservation International e do Instituto Terra Brasilis.

 

Isso significa uma perda irrecuperável para o patrimônio natural brasileiro, considerado o mais biodiverso do mundo. Grande parte destas extinções acontece devido a alterações no habitat destes animais, como mudanças em cursos de rios, desmatamento excessivo e à captura e posterior venda ilegal de animais silvestres.

 

A nova "lista vermelha" mostra que o número de animais em risco de extinguir-se quase dobrou. Seria uma grande alegria para a natureza que acontecesse justamente o contrário: que ela estivesse cada vez mais reduzida, na contramão da crescente desordem natural que domina o mundo.

 

fonte:360graus.com.br

 

 

 

5 critérios para um consumo responsável:

 

-Come menos peixe

Os oceanos não podem suportar o aumento desenfreado do consumo.Recusa o peixe miúdo

 

-Não consumas o peixe miúdo e denuncia a venda à ASAE tel: 217 983 600 ou e-mail correio.asae@asae.pt

 

-Melhor o de mais perto

Pensa no gasto energético que é necessário para o transporte de peixe e no impacto nas populações locais ao tirar os seus recursos de proteínas. Verifica a origem do peixe que compras.A pesca selectiva é mais sustentável

 

-Melhor pescar com anzóis e redes artesanais, do que com redes industriais, com as quais não se pode escolher o peixe que se captura.A aquacultura não é a solução para a crise dos oceanos

 

-Muitas espécies criadas e engordadas em quintas de peixe, necessitam de outros peixes para serem alimentadas. Consome somente espécies herbívoras e mariscos produzidos de forma sustentável.

 

lista vermelha da greenpeace:

 

http://www.greenpeace.org/portugal/lista-vermelha

 

fonte greenpeace

 

ah e sei que o killie do deserto está em vias de extinçao

 

metam aqui peixes, plantas aquaticas ,invertebrado ,corais que estejam em vias de extinçao ou ameaçados

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bagre de mokong (ou mekong agora nao me lembro bem) um dos maiores peixes de agua doce do mundo existem muito poucos devido á pesca exceciva das familias indus

 

 

ja agora repararam que isso foi em 2001 em 7 anos ja devem estar muitas mais em perigo tanto vegetais como animais ambas sao muito immportantes o que nos podemos fazer (aquilo é no brasil)~

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cardinais e neons...visto que a maioria dos espécimes que se encontram nas lojas são colhidas no estado selvagem....infelizmente a sua reprodução é muito dificil...

 

Cump

 

 

Nem Neons nem Caradinais nem qualquer outro carcídeo comum no hobbie está em vias de extinção. Realmente existem muitos à venda em lojas, e ainda existem bastantes capturados embora, hoje em dia muitos são oriundos de criações na Ásia e na Florida nos EUA. É a máxima de que tudo o que se vende bem vale pena investir em tentar reproduzir. Quando se entra num loja e se vêm centenas de neons num aqurio par venda e têm todos o mesmo tamanho não é preciso um génio par se perceber que não são espécimens selvagens. Aliás os peixes até hoje no hobbie em vias de extinção na natureza são geralmente animais raros mesmo dentro da aquariofialia exactamente devido á dificuldade em capturas como é o caso de alguns Loricarideos dos quais o comercio foi durante décadas sustentado quase exclusivamente pelas capturas. A aquariofilia de agua doce (a de água salgada é um caso diferente) não é a actividade humana a culpar pelo desaprecimento de especies aquaticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha ideia de que os "neons" e cardinais eram sempre capturados em estado selvagem. Coloca aqui a informação do que dizes então, sites e isso ...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cardinais e neons...visto que a maioria dos espécimes que se encontram nas lojas são colhidas no estado selvagem....infelizmente a sua reprodução é muito dificil...

 

Cump

 

 

A razão do risco de algumas espécies de caracídeos não tem nada a ver com a sua captura, mas sim a ver quanto aos efeitos secundários da utilização de venenos na pescca com fins alimentares... o desaparecimento do habitat natural é também uma fonte de preocupações.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que o Barbo do Sião (Puntius denisonii) também esta a ficar ameaçado!!

denisonii2.jpg

 

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...m.php?news=1899

 

 

 

pelo que sei em portugal nao entrou em mercado a muito tempo e sao todos selvagens (tenho quase toda a certeza)e um peixe que ha bastante gente a adquirir e é bem capaz de estar em risco de problemas porque ainda sao encontrados bastasntes a venda e nao sao tao caros

 

normalmente uma especie rara ou em vias de extinçao nao é mais cara por isso e ser mais dificil encontrar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que sei em portugal nao entrou em mercado a muito tempo e sao todos selvagens (tenho quase toda a certeza)e um peixe que ha bastante gente a adquirir e é bem capaz de estar em risco de problemas porque ainda sao encontrados bastasntes a venda e nao sao tao caros

 

normalmente uma especie rara ou em vias de extinçao nao é mais cara por isso e ser mais dificil encontrar?

 

 

pensa assim:

 

se houvesse mesmo muito ouro, tipo uma pedra daquelas que se encontra na rua achas que o ouro valia tanto?

-claro que não, ja viste alguem a vender pedras daquelas da rua carissimas?

 

 

agora tenta encontrar peixes em vias de extinçao numa loja...

 

acho que nao é permitido vender especies ameaçadas

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

acho que é um assunto a ter em atenção este...mas normalmente nós só damos conta das especies fora do nosso país!!!

e cá em Portugal?

temos algumas especies unicas no mundo e que nao recebem quase nenhum protagonismo...aliás pouco ou nada se importa o governo com estes mesmos....

 

temos o caso do lobo-ibérico...unico no mundo...em vias de extinção em Portugal....e o que observamos? hoje em dia muito morrem por envenenamento, mesmo em areas em que são comuns..... morrem por envenenamento causado de preposito pelos pastores...e onde se adquire esses venenos? na tasca do Zé mesmo ali ao lado....

 

ainda tempos tambem os grifos e outros necrófagos que levam por tabela por causa destes venenos...

 

e o gato-bravo? alguem se importa com ele? continuam as gentes das aldeias do norte e do alentejo a nao esterlizarem os gatos domésticos e a estes continuam a cruzar-se com os bravios e a gerar descendentes sem a linhagem pura logo para a extinção do gato bravo...

 

tantos e tantos casos e a malta preocupa-se? naoo...isto também nao é so culpa da população...ha pouco programas de sencibliização..a maioria das pessoas desconhece a existência de certos animais em vias de extinção no nosso país, aliás poucos sao os que os conhecem verdadeiramente.....mas todos nós sabemos que o bacalhau e os chimpazés tao a desaparecer, porque? Porque por parte dos OUTROS paises ha senciblização e educação da população.

 

 

nao levem isto a mal, foi apenas um desabafo...sei que isto nao tem nada a ver com o tema do topico...ja agora acho que os discus nao tao tambem em muito boa situação

 

 

ja agora se quizerem ver a tal reportagem em portugal dos envenenamentos podem ver aqui no meu blog..... O MEU BLOG

 

 

um abraço malta e espero ter contribuido para o conhecimento geral de algumas situações :music_singguitar:

Editado por tiago rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o Linçe Iberico(não sei se está bem escrito)

o lince-ibérico nao o mencionei porque ja nao existe em territorio Portugues...so em Espanha, aliás têm um programa de criaçao em cativeiro para depois os libertarem na natureza, cá esse programa tambem vai ser emplementado tambem, o centro de criação vai ser em Sines e iram ser soltos na Malcata...

 

 

desculpa acdc por ter invadido o teu topico :music_singguitar:

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Este é um assunto interessante. Deviamos mesmo fazer um tópico com uma lista de espécies em vias de extinção para prevenir o pessoal ou incentivar à sua reprodução.

 

...Aliás, sabem que mais? Vou criar agora mesmo esse tópico.

 

 

 

EDIT:

Já está. Podem encontrar o post aqui, já com algumas espécies compiladas e a aguardar a vossa colaboração :P

Editado por lmsalgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 6 meses depois...
o lince-ibérico nao o mencionei porque ja nao existe em territorio Portugues...so em Espanha, aliás têm um programa de criaçao em cativeiro para depois os libertarem na natureza, cá esse programa tambem vai ser emplementado tambem, o centro de criação vai ser em Sines e iram ser soltos na Malcata...

 

 

O programa já foi implantado...

Pelas informações que tenho, serão libertados em breve... Nos próxims dias, poderei ter mais informação!

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não se diz=P Mantêm segredo ou em breve teremos agricultores zangados e o tipico caçador português a calcorrear a serra em busca dos linces...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixinhos tubarão bala estão em risco de extinção no estado selvagem, o que mantem esta espécie é mesmo o facto de serem populares na aquariofilia. se bem que os aquarios foram culpados em parte, parece que a poluição dos seus ecossistemas selvagens é a grande responsavel, o problema é que os tubarões bala requerem aquários grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tubarão bala é uma especie de peixe gigante do Mekong. A culpa é dos Ching Chong Chinaman a fazer barragens atras de barragens nas zonas de desova da maioria dos peixes gigantes do Mekong.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais