CONSELHO - Verifiquem os aparelhos antes de sairem para FDS!


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Este post serve para Vos alertar para uma situação em que infelizmente fui a cobaia! :lol: :D

 

Ontem quando cheguei a casa vindo de FDS, mal abri a porta senti um cheiro a maresia! Fui até ao aquário e os corais duros estavam todos mortos - a temperatura estava a 33 graus. Isto foi resultado apenas do facto de uma bomba ter parado - a bomba que alimentava o refrigerador.

 

Não sei como aconteceu, mas deixo-Vos um conselho - verifiquem todo o material antes de sairem de casa - mesmo que por apenas 2 dias!

 

Logo à noite coloco fotos de como encontrei os corais - para já posso dizer que as Acroporas e a Euphylia morreram - as Montiporas estavam ainda com cor mas não sei qual será o espectro quando chegar logo a casa.

 

Fiz uma mudança de água imediata - retirei 60 litros de água (cerca de 20%)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande perda diogo.............. :lol: :D :D desde já ofereço os meus serviços caso precises de alguma coisa.se quiseres que eu te guarde algum coral ou outra coisa qualquer.para o futuro será melhor pensares num sistema redundante,aproveitar a pressao de duas bombas para a circulacao do refrigerador,fazes isso bem com uns Ts,sendo uma das bombas a bomba principal do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento ouvir isso Diogo... :lol:

É de facto muito importante verificar sempre todo o material quando se sai de casa mesmo por um só dia...

E mesmo assim parece que as piores coisas acontecem sempre quando estamos fora... E quanto mais "sofisticado" for o aquário maiores sao as probabilidades de algo de mal acontecer...

Abraço

Cesar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Xiiiii Diogo.... que azar... !!! Lamento bastante pelo sucedido e `e com muita pena que leio isto porque os corais eram muito bonitos. Ja nem sequer falo da Euphilia... que porcaria. :microwave:cabecadura

Bem, forca ai e fico a torcer pelas montiporas !!

 

bem... ja agora mais uma dica. Eu geralmente o que faco e que quando sei que vou para fora muitos dias (o que foi o caso este fim de semana tambem) `e baixar um pouco o fotoperiodo para 6 horas de modo a que o agua nao aqueca tanto mesmo que a ventuinha falhe...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento imenso o sucedido Diogo, mas pensa que mesmo se tivesses verificado tudo podia ter acontecido... há coisas que nos fogem de controlo quer queiramos quer não...

 

Se precisares de aquas para por alguma coisa tenho la grandes vazios. É só ires buscar...

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo eu estou com o resto do pessoal...

lamento imensso a tua perda e a morte dos animais, ainda a pouco tempo ai estive para ir buscar a muda de acropora que me arrajaste (que por sinal esta linda e a crescer) e adorei os teu corais...

Bem olha eu vou tb aqui colocar as minhas precauçoes cada vez que me ausento, sempre são mais umas ideias para o futuro.

 

Como não tenho refrigerador, utilizo ventoinha na direccao do vidro do aqua, posso-vos dizer que sem ventoinha ele estava a 31 graus, com ventoinha ele estava a 27 graus, isto á 15 dias atras nos dias de 43 graus.

 

Eu cada vez que me ausento, utilizo um sistema que acho ser o melhor de todos...

Digo ao meu vizinho para vir todos os dias, por agua de reposicao (que deixo preparada), ver a temperatura, nivel da agua, dar comida e passar uma vista de olhos pelo aqua em geral, se notar algo de errado, da-me um toke para o lele, e eu ligo pra ele e pelo telefone tento resolver o problema...

Acho ser o melhor sistema.. um vizinho, irmao, mae, pai, cunhado etc etc, eu chego a tar 20 dias fora de ferias e esta tudo seguro. com sorte a minha nunca foi preciso ele me ligar a dar mas noticias.

 

Embora o aqua seja autonomo, mesmo que falte a eletricidade e volte umas horas depois ele arranca normalmente (expriencia feita ja) eu prefiro ter uma mão humana tdoso os dias a vseturiar o aqua na minha ausencia, nao acho que seja preciso a pessoa entender de reef's, pk uma pequena explicacao serve para todos os dias o vizinho dar uma olhadela pelo aqua...

E apesar de todos nos gostarmos que tudo funcione sozinho mesmo sem nos ca em casa, conssidero que nao se deve confiar muito nas maquinas, nem na EDP

 

Abraço pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nem quero sonhar que tal coisa me possa acontecer.

 

Está mais uma vez aqui a prova que nós apostamos pouco e desleixamos muito a segurança dos sistemas. Pensamos sempre que é preferível dar 10 contos por aquele peixe, que 5 por aquele sistema que evita estas tragédias.

 

Como já te disse eu no próximo sistema, se tiveres a proporção de watts/litro que tens neste pensava seriamente num sistema de aviso.

 

O teu grande problema (assim como o do Sérgio) é que são dois aquários que têm uma relação watts/litro muito grande, o que faz com que os aquários, no verão e sem arrefecimento, possam atingir esses valores e até piores como aconteceu com o Sérgio. O meu neste momento, está sem aquecimento ou arrefecimento e o máximo que atinge são 28º. Também estou a montar um sistema de controlador para desligar a bomba de retorno, se a água na sump, baixar de um determinado ponto.

 

A segurança nunca é demais e como em outras coisa, só lhe damos importância quando nos acontece algo deste género.

 

Força aí, que as coisas resolvem-se!

 

Essa euphylia... :microwave:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

Realmente o dia 15 de Agosto não foi o meu dia!!!

 

Quero agradecer a todos os que aqui escreveram umas palavras e também a todos que me enviaram MP´s... a vida continua e aqui vai a reportagem fotográfica possível...

 

Ontem não tirei muitas fotos, pois a preocupação era salvar o que ainda estava vivo... do aquecimento e para já tenho a lamentar a morte da Acropora tenuis com pontas violeta (bem como a base que estava em pleno crescimento), a Euphylia divisa verde (que se desfez por completo), os Green Star (incrivel mas é verdade - não aguentaram) e por fim o Loriculos e o Lysmata que estavam comigo à mais de 2 anos. :cry:bigsmile

 

As Montiporas, Hydnopora e a Acropora verde estão um pouco abaladas, mas acho que se safam (do mal o menos).

 

Não morreram muitos corais, mas curiosamente (ou não), os que morreram eram os que mais gostava! :roll::wink:

 

Aqui vão algumas fotos:

 

Antes

 

Pic_1829_37.jpg

 

Depois

 

Pic_1829_35.jpg

 

 

 

Antes

 

Pic_1829_3.jpg

 

Depois

 

Pic_1829_31.jpg

 

 

 

Antes - lembram-se destes belos pólipos!

 

Pic_1829_33.jpg

 

Depois

 

Pic_1829_32.jpg

 

 

 

Antes (em 12 de Agosto)

 

Pic_1829_25.jpg

 

Depois (em 16 de Agosto) - já consegui colocar a água de novo transparente!

 

Pic_1829_36.jpg

 

 

 

E a única baixa nos peixes (também aqui o meu peixe preferido! :):) ) - o Loriculos

 

Pic_1829_38.jpg

 

Aqui está ele em 12 de Agosto.

 

Finalmente também merecedor de honras - o Lysmata (já comia na minha mão!)

 

Pic_434_38.jpg

 

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ate dá dó ver isso bigsmile:roll::wink:

 

so uma pergunta 1 pouco parva de quem nao pesca nada disso

mas esse corais que ficaram brancos ja nao tem mesmo cura possivel???

quer dizer que com a temperatura global a aumentar vamos ficar sem as barreiras de coral que agora existe???

 

bem se o que pergunto for afirmativo entao o futuro dos corais deve depender mto de todos os aquarios existentes em todo o mundo :):)

 

a resta continuar diogo e voltar a montar o aqua expetacular que tinhas :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:cry:bigsmile:roll::wink::):):):):):););) e das coisas mais dolorosas k ha....

principalmente knd ths um aquario mgnifico.. ja agr akela acrapora meia roxa k ths foi a k kompraste ****************** certo????

era mais k bela....

 

nao desanimes meu... continua pois estavas no caminho certo...

mt sinceramente espero k os restantes fikem bem...

 

 

cumps

miguel

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Diogo...

 

Os meus mais sinceros sentimentos... nem consigo imaginar o que deves estar a sentir neste momento...

 

Mas como em tudo, a vida continua Diogo...

 

Abração.

 

P.S. - Se poder ajudar em alguma coisa diz ok?

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#food#food#food Muito triste de facto. Resta-me desejar-te melhor sorte para o futuro e força Diogo.

 

matrix 69 o aquecimento global e consequente subida das temperaturas das águas é um dos responsáveis efectivamente pela destruição a longo prazo das barreiras de coral #food É preciso aquacultura não só de reef mas também de doce para preservarmos a Natureza!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, temos sempre de ver o lado positivo mesmo numa catastrofe como foi a tua, imagina que isso tinha acontecido quando tinhas o aquario cheio de corais, ultimamente ja' tinhas menos corais pois ias mudar para um maior nao era ?

Espero que no tal aquario que vais agora montar, o maior, consigas por algum sistema que entre em funcionamento se algo correr mal com o sistema principal, genero ventoinhas ligadas a uma UPS caso a bomba do chiller avarie e deixe de funcionar.

 

É preciso aquacultura não só de reef mas também de doce para preservarmos a Natureza!

 

Isto e' um pouco complicado, pois o que esta' a acontecer, e deu numa reportagem hoje de manha~, e' que a aquacultura ( de peixes ) que se faz em alguns recifes esta' a matar os proprios recifes devido 'a carga organica que se vai acomulando e que nao deixa passar os raios de sol tao necessarios aos corais.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo uma imagem triste.

 

Mas temos mesmo que pensar positivo. Ainda tens muitos corais espetaculares, dentro de pouco tempo vais ter outra vez aquelas fotografias espetaculares para mostrar ao pessoal e tens, sem duvida nenhuma, o apoio de toda a malta aqui do forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força Diogo.

Imagino o que estejas a sentir.

Também eu já passei por alguns maus bocados desse género!

 

Uma das técnicas dos sistemas de segurança é a redundância. Ou seja, utilizares em simultâneo outro sistema de refrigeração tipo ventoinhas.

Ajuda-te a aumentar um pouco a evaporação contribuindo para aumentar também a administração de kalkwasser.

Podes pôr a(s) ventoinha(s) a ligar em simultâneo com as luzes ou fazer como eu: a ventoinha ligada a um controlador de temperatura (assim que a temperatura passa dos 26ºC liga a ventoinha). Caso o controlador do teu refrigerador seja independente, sempre podes utilizá-lo também para a ventoinha.

 

Um abraço e espero que recuperes rapidamente para voltarmos a ter belas fotos do teu aquário :arrow:

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é que só com as ventoinhas ligadas á UPS a UPS aguenta-te os dois dias na boa. Se ligares lá o refrigerador não aguenta...

 

Realmente tinhas um aquario muito bonito! Mas não se perdeu tudo! E acredito que ainda vais conseguir fazer melhor!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

Não é para servir de conforto, mas quando fui de férias, no fim de julho, tive o azar de passados 5 dias, o ignitor de uma das minhas HQI'S deitar o quadro elétrico abaixo e fundir uma lâmpada! Desde as 23 horas até às 21:30H, o aqua ficou às escuras. Quando lá foram e ligaram o quadro, o Loriculos tinha desaparecido :lol: , talvez ficasse desorientado e fosse comido pela Cerianthus laranja :arrow:! Foi desde que comecei até hoje (+/-8meses) o maior desgosto que tive!

Só te posso desejar, que tenhas mais e melhor sorte daqui para a frente :?

Cumps,

Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais