Maternidade: para q peixes?


tcorisca

Recommended Posts

Tenho uma maternidade para colocar dentro do aquário e gostaria de saber que fêmeas conseguem ter lá as crias. Sei q as guppies sim mas não sei s poderei lá colocar aplatty ou a molly. É q já m disseram que elas não suportam o estar ali presas podendo abortar ou falecer.

É q hoje a minha platty estava em pleno trabalho de parto e eua tentar salvar as crias dos restantes peixes qd assisti-os a serem engolidos pelo molly... fiquei sem saber o q fazer.

obrigada.

www.salveumgato.web.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Quando me iniciei na aquariofilia usei maternidades para guppies e platies, mas olha que realmente nao e' nada bom para a saude dos peixes, o ideal e' teres algumas plantas flutuantes, genero ricia ou entao musgo de java para o fundo do aquario onde as crias se possam esconder.

Outra hipotese, e' apanhares as crias e usares uma criadeira, uma especie de maternidade mas feita em rede onde apenas colocas as crias.

Neste momento tenho varias crias de um casal de mollies negras a nadarem no comunitario e nao usei maternidades nem criadeiras, bastou mesmo as plantas flutuantes.

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por várias vezes já tive crias tanto de guppies como de plattis. No inicio nunca as colocava a tempo na maternidade, então assim que nasciam tinha de os apanhar com um copo de plastico pra dentro da maternidade, porque por norma ao nascerem ficam a superficie. Houve então uma vez que coloquei uma guppie na maternidade e achei estranho estar lá tanto tmp e não ter as crias, nisto soltei de novo o peixe e o mais engraçado é que deu logo á luz. O que penso que aconteça é que os peixes ficam com pouco espaço e não se devem sentir confortáveis pra dar á luz. Por isso optei por colocar plantas com esconderijos e o que vejo é que elas dão a luz e grande parte deles conseguem esconder-se. Tb reparei que os peixes crescem mais rapidamente estando livres do que na maternidade. Mas claro que tens smp a possibilidade de os outros peixes os comerem. O mesmo aconteçe para os plattys. Tanto guppies como plattys reproduzem-se facilmente. Mesmo que separes os machos das femeas elas inda vão csg dar a luz pelo menos mais umas duas vezes se não mais. :lol:

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb reparei que os peixes crescem mais rapidamente estando livres do que na maternidade.

 

Isso é mais que obvio! Se tu nao te mexeres durante 10 horas nao crias tanta vontade de comer como se tivesses 10 horas a correr... Ela tendo pouco espacao praticamente nem se mexe, entao come menos. Ja no aqua, ela tem muito espaco para se mexer, cria fome e come mais do que comeria na maternidade.

 

Portem se,

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

o melhor a fazer em vez de por as femeas numa maternidade é construir um aqua para esse fim ou criar um bom plantio de plantas densas para que os pequenos se escondam.

eu, pessoalmente prefiro a segunda que apesar de ocorrer algumas mortes simula mais o seu habitat natural e prepara os jovens para a vida

 

abraços

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho varias formas dependendo dos tipos de peixe, para poecilias tenho aquarios pequenos de 20 e 40 litros. Estes so tem areao e plantas.

la dentro coloca uma maternidade comum, com o fundo cortado, ficando so a grelha da mesma colada no suporte dela original. Outra forma e uma rede plastica buraco largo mas que os adultos nao passem a ums 8 cm da superficie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Pois é, também tenho esse problema: não consegui encontrar musgo de java e a minha moli está quase, quase a «rebentar ». Devo utilizar a maternidade só para os alevinos ou meto lá a moli só por uns dias?

O meu aqua tem 60 litros e umas quantas plantas, mas não tem musgo de java... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Gente estou com uma Lebiste prenha e está para dar a luz !!!

Ela está muito gorda .

Eu pus ela na maternidade mas ela ficou muito irritada e eu tirei!!!

Agora estou com medo dos outros peixes comerem os fihotes !

Obs: tenho plantas pedras e troco dando esconderijo.

Editado por vicky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixo os meus guppys terem os filhos à vontade, depois apanho os alevins pra maternidade, é mais facil pros alimentar e proteger assim.

Eles reproduzem-se muito, se ao nascer, um ou outro for comido é a selecção das especies em acção. Os mais fortes sobrevivem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixo os meus guppys terem os filhos à vontade, depois apanho os alevins pra maternidade, é mais facil pros alimentar e proteger assim.

Eles reproduzem-se muito, se ao nascer, um ou outro for comido é a selecção das especies em acção. Os mais fortes sobrevivem.

 

Muito obrigado , mais se eu não estiver em casa a perda podera ser grande e não quero perde-los.

O que posso fazer para ela não se extessa-lá colocando os filhotes em segurança?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.