D.I.Y. - Aquário Maternidade de Crescimento em cima do Aquário Principal, atrás da Calha de Iluminação - Tipo Sump


Recommended Posts

Tenho um tópico aberto com titulo "bateria", vai dar uma vista de olhos...

Tenha a estrutura para os aquas, entre eles existe um espaço livre, +- 3,5 cm, tenho buracos feitos de 35mm, tenho que solucionar isto o quanto antes, vou estar uns dias de férias e queria aproveitar para colocar isto tudo a funcionar correctamente... desde já obrigado pelas ideias sobre as uniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Mais umas actualizações da coisa, só falta mesmo encher o dito, não o fiz porque houve uma junção que descolou (pânico) e tive que voltar a colar. Agora tenho que deixar secar para ai umas 48h (cola tóxica).

 

Cá vai, vista geral:

DSC02214.jpg

 

Vista de lado com a nova alteração da saída da água:

DSC02209.jpg

 

Coloquei uma rede de jardinagem enrolada, e depois uma rede mais fina em volta.

No fundo da rede, de uma tampa de um frasco de comida, cortei a parte de cima, que colei à rede, e cortei também do frasco a parte da rosca, que ficou colada ao vidro, garantido assim que não haja fugitivos profissionais a escapar-te por baixo:

DSC02219.jpg

 

No interior do frasco invertido, saída da água, encontrei uma rede porreira para colocar lá dentro e acrescentar lã filtrante em cima:

DSC02210.jpg

 

A confusão do lado esquerdo:

DSC02213.jpg

 

Espero que tenham gostado.

 

Quando finalizar posto mais fotos,

Um abraço,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pois só não se pode gostar por inveja #food:rolleyes: .

 

No interior do frasco invertido, saída da água, encontrei uma rede porreira para colocar lá dentro e acrescentar lã filtrante em cima:

 

Essa rede parece-me que ja a vi em algum lado, não te esqueças de prender algo a rede para poderes puxar tudo em conjunto.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

 

O projecto, para já, está concluído e a Bombar, já com os pequenos lá dentro e todos contentes.

DSC02242.jpg´

 

 

Quando liguei pela primeira vez o filtro, tive um pequeno percalço, começou a verter água na junção de entrada, mais precisamente na rosca que ligava o tubo, coloquei mais fita daquela branca (Teflon, talvez) e besuntei tudo com silicone.

 

Resultado:

DSC02223.jpg

 

Fotos mais detalhadas:

DSC02226.jpg

DSC02255.jpg

 

Vistas panorâmicas (tiradas à altura dos meus olhos):

DSC02261.jpg

DSC02263.jpg

 

Vejam os vídeos:

 

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

 

Aspectos a realçar

 

Os objectivos deste projecto foram alcançados, pois assim resolvi dois problemas, por um lado a falta de espaço para os pequenos crescerem saudavelmente e o outro problema era a falta de espaço para ter outro aquário.

 

Outro objectivo era tentar não ter mais custos fixos, nem fazer muitos investimentos, e consegui pois mantive o mesmo filtro a funcionar, mas com um novo percurso, a luz é a mesma e o aquecimento também.

 

Esta solução torna-se assim económica e sem alterar muito o aspecto geral do aquário.

 

Por falar em aspecto, presencialmente até se torna muito agradável de observar os peixes e a liberdade que eles têm para nadar, como é muito largo eles nadam livremente, todos contentes. Antes tinha-os em caixas pequenas (tipo taparuwer com rede) e não acompanhava bem o desenvolvimento dos pequenos.

 

Ainda tenho alguns aspectos a rever, tal como a lã filtrante na entrada da maternidade. Para o filtro ter força para bombar a água, libertei a lã de dentro e apostei só na filtragem biológica, por esse motivo suja um pouco a maternidade. Outra coisa em falta será uma tampa, que em principio serém em acrílico, mas ainda não está decidido o material.

 

Espero que tenham gostado do projecto, sei que não detalhei muita informação, mas se precisarem de alguma ajuda ou esclarecimento para vos ajudar em alguma coisa, disponham.

 

Também quero agradecer a todos os que contribuíram directamente ou indirectamente na construção deste projecto, a todos um bem-haja.

 

Um abraço,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Caríssimos, obrigado pelas vossas felicitações.

 

Tenho as vos dizer que estou satisfeitíssimo pela solução, já fartaram-se de entrar e sair peixes da maternidade.

 

Ainda não tive nenhum problema com ele. Ao início ainda fez algum barulho, mas já arranjei uma forma que depois aplicarei numa sump. É tipo um triangulo invertido, com esferovite no topo. Quando o nível da água baixa muito, a ponta do triângulo entra no cano e estrangulo o fluxo da água (está feito de maneira que nunca tape por completo a saida), quando começa a subir o esferovite levanta o triangulo (tipo boia triangular). Com uma Sump vou colocar uma válvula de estrangulamento logo na saída do aquário para afinar e depois a bóia para ajudar.

 

Aqui ficam fotos da tampa feita em Policarbonato, material muito leve.

 

DSC03759.jpg

 

DSC03757.jpg

 

DSC03756.jpg

 

Foto actualizada:

DSC03559.jpg

 

Cumprimentos a todos,

VC

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

como já te disse anteriormente está 5*****.

mas atenção com essa tampa, esse material é bastante térmico.

penso que o terás que deixar aberto de verão.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...

só agora vi este tópico...

mas não pude deixar de dizer que está excelente...gostei mesmo da funcionalidade além do jeito que eu não tenho para essas coisas...

Parabéns

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais