D.I.Y. - Aquário Maternidade de Crescimento em cima do Aquário Principal, atrás da Calha de Iluminação - Tipo Sump


Recommended Posts

Caros amigos,

Tenho deparado com um problema no meu aquário, os meus peixes são uns TARADOS :)

Estão sempre a nascer peixes...

Tendo em conta o facto que não tenho mais espaço para montar outro aquário, começaram a florir ideias. Uma delas era montar dentro do móvel um aquário pequeno ou então por cima do aquário, atrás da calha de iluminação.

Então começou o projecto, preciso de ajuda, acham que é viável? será mesmo maluqueira?

Vejam as fotos:
Matrenidade_Foto_Desenho.jpg
(esta foto é da frente do aquário, mas imaginem isto nas costas)

Matrenidade_Desenho.jpg

Se não perceberem alguma coisa, digam, eu esforcei-me, mas admito que possa ter falhado algo :)

Opinião, S.f.f.

Um abraço,
Valter Cardoso

Editado por João Branquinho

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso não vai ficar pouco estético ?

 

Snarux,

 

Eu experimentei colocar o famoso cubo da Vodafone e não ficou feio (não vai ter areia e fica à altura da calha de iluminação), o que tenho mais receio será do efeito da Lã de vidro suja, e o que posso fazer é tapar à frente e de lado com qualquer coisa, autocolante preto ou outra coisa, não sei.

 

Obrigado,

Mais opiniões

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Valter tudo bem.

Ta ai um projecto interessante e mesmo que um dia não tenhas filhotes podes usa-lo como filtro de plantas, agora a lã filtrante (eu não gosto de chamar a lã filtrante de lã de vidro pois são coisas completamente diferentes) eu em vês de por de lado punha atrás sempre ficava mais fácil de se arranjar maneira de a esconder.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alfredo, como estás? tudo bem?

 

A questão da lã de vidro tens razão, fizeste-me lembrar agora os tempos de miúdo que andava a esfregar aquilo na pele do pessoal da escola :snipersmile:

 

Na altura não me veio o nome e fui espreitar o nome do saco da Fluval e escrevi o que estava lá 8)

 

Obrigado pela tua ideia, no lado esquerdo não se notaria muito a "lã filtrante", agora no lado direito, vou ponderar a tua ideia. O contra é que a maternidade ficaria mais estreita nessa zona, também posso colocar os peixes mais pequenos aí, vou pensar nisso.

 

Alfredo, Achas que o modelo que fiz fará muito barulho?

 

Um abraço,

Valter

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfredo, Achas que o modelo que fiz fará muito barulho?

 

Um abraço,

Valter

 

A única coisa que vejo que poderá fazer barulho e o retorno da agua ao aquário, a não ser que utilizes um tubo para fazer o retorno para o aquário,que poderia até albergar a lã.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

O mais fácil já está feito, o aquário está terminado, para já. Coloquei-o em cima do aquário e não parece ficar feio, o problema agora é a forma como tiro a água da Maternidade, via Overflow ou buraco no vidro, não sei qual o melhor, ainda tenho que estudar melhor.

 

Aqui ficam as fotos:

 

Maternidade.jpg

 

Mat_Diagonal.jpg

 

Mat_Lado.jpg

 

Opinem,

Obrigado,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jaquim, espero bem que sim...

 

A Estrutura do móvel penso que aguenta bem, barrotes não falta :medieval_mace:

Mvel_com_Estrutura.jpg

 

O Vidro do Aquário espero bem que aguente, o vidro tem 120mm laminado (60+60mm), é bem grosso e também tem uma calha em cima que pode ajudar a distribuir o peso. Acham que não aguenta? No todo deve ter para ai mais 50 Kg em cima do aquário.

 

Na maternidade, vou colocar uma calha por baixo para os cantos ficarem apoiados em cima da calha do aqua principal.

 

Em relação à forma como tiro a água da Maternidade, vou tentar fazer furos no aquário mat, primeiro vou experimentar num bocado de vidro que sobrou. Um pergunta, a peça que junta os dois tubos que atravessam o vidro é em latão, não há problema com a qualidade da água, pois não? Continuando com a qualidade da água, venderam-me uma cola para PVC (colar os tubos) da marca Tangit PVC-U – Cola Especial, será que a cola é tóxica? Já pesquisei um pouco e alguns usam esta cola.

 

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

.../...

Um pergunta, a peça que junta os dois tubos que atravessam o vidro é em latão, não há problema com a qualidade da água, pois não? Continuando com a qualidade da água, venderam-me uma cola para PVC (colar os tubos) da marca Tangit PVC-U – Cola Especial, será que a cola é tóxica? Já pesquisei um pouco e alguns usam esta cola.

 

Valter Cardoso

Deves evitar utilizar metal, que fique em contacto com a água. Preferencialmente devia ser em plástico. De certo que se arranja qualquer coisa para substituir essa tal peça em latão.

A cola, se deixares secar bem, ( curar ), não tem qualquer problema.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Valter vais tentar furar com uma dremel, eu no meu mandei furar, quando foi do corte dos vidros.

 

Na passagem dos vidros do meu aquário usei umas uniões em pvc macho/macho, tentei na altura arranjar quem me fize-se rosca num tubo de pvc, mas como não arranjei, foi mesmo assim que me desenrasquei e tenho varias peças coladas incluindo o meu filtro que e feito em pvc, com cola própria de pvc que e bastante tóxica, mas apenas enquanto esta fresca, pois e a mesma que se usa para agua potável

 

Eu no meu uso válvulas de latão que se usam para agua potável.

 

Abraço

Alfredo Garcia

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, mais umas actualizações da minha aventura. Isto pode não dar em nada, mas pelo menos fico com a experiência para quando fizer o meu aqua de 2mt’s :D; com uma Sump em baixo.

 

Antes de mais, obrigado David Cabete pela dica, já devolvi as peças em latão, mas agora fiquei com outro problema, não encontro outras do género em PVC nem em borracha. Tal como dizia o amigo Alfredo, é difícil de encontrar.

 

Por esse motivo faço a pergunta alguém sabe onde posso encontrar peças em PVC ou Plástico para juntar os dois tubos que atravessam o vidro, já estive na Hipertubo na Damaia, na Malveira e Sobreiro (Mafra) e não encontrei nada.

 

Algo do Género: (já agora também aquela tampa do lado de dentro do aquário)

Valvula.jpg

O Latão que falo é algo parecido, mas com rosca por dentro:

54020106_pjuncao-tanque-tubo-ferro.jpg

 

Relativamente ao corte, vou usar o corte com Brocas anelares com ponta em diamante, já fiz a experiência com uma broca de 1cm e correu muito bem, bem demais, pois estava com algum receio, agora só falta mesmo a tal peça para fazer o buraco à medida (o teste foi nas sobras de vidro da maternidade [vidro laminado 3+3cm]):

Furar_Vidro_Red.jpg

 

Valter Cardoso

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fico satisfeito em isso a andar, o que procuras deve de ser isto:

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/4df...c5af21.84302013

 

Com vidro de 6mm acho que com um casquilho macho/macho com o sextavado desbastado resolve-te o problema, o vidro do meu e de 10mm e deu a vontade, se tiveres duvidas posso ir contigo ao aki

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais desenvolvimentos do meu projecto.

 

Em relação às junções em PVC acho que já me safei, com alguma imaginação lá consegui fazer algo, só falta mesmo testar. Material da marca Plimat, no Aki cada peça custou 0,75€ e na Hipertubo (Venda Nova) custava +/- 0,25€ cada.

 

Em relação ao furo penso que me vou safar para fazer o buraco no vidro da maternidade. Vou fazer com broca diamantada. Tentei em várias lojas e os preços praticados pela broca eram de 30€ a 50€ (25mm), um abuso, nos chineses encontrei a mesma peça mas por 3,20€. A diferença é que no chinês só encontrei de 24mm, mas fiz o teste num vidro e funcionou muito bem, só tive que inclinar o berbequim e fazer círculos enquanto furava.

 

Técnica do furação inspirada neste vídeo:

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="340" height="285"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="340" height="285"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

Aqui ficam as fotos:

Furar_Vidro_Red_25mm.jpg

Junes_no_vidro.jpg

 

Tenho ver se arranjo mais tempo para acabar o projecto.

Um abraço,

Valter

 

P.S. Alfredo, obrigado pelas dicas, as peças do Tiago foram compradas na aquaristic.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O porquê da Maternidade:

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="660" height="525"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="660" height="525"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

Os meus peixes são uns tarados :D

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caríssimos,

 

Antes de mais, desejo a todos um Óptimo Natal e um Excelente 2009.

 

Aqui vai mais fotos do meu projecto, quase pronto.

 

Vista geral:

DSC02054.jpg

 

Ampliação das junções:

DSC020622.jpg

NOTA: A entrada de água tem uma forquilha porque quero controlar a quantidade de água a entrar na maternidade, assim regulo com a torneira e o restante vai para o aquário.

 

A saída da água com a torneira:

DSC02055.jpg

NOTA: A torneira ficou dentro da maternidade porque não dava para colocar em baixo, e como a torneira é toda em pvc não vai dar problemas.

 

Vista de baixo, com os buracos:

DSC02063.jpg

 

A entrada da água foi feita com um frasco vazio da Nutrafin. O tubo no interior tem a boca mais aberta com intenção de a água, ao sair, fazer menos barulho, assim o espero:

DSC02059.jpg

 

Em relação às divisões, para já fica assim, os meus pequenos já estão apertados nas maternidades actuais e não há tempo para mais agora.

 

Relativamente às divisões de vidro com a “Lã filtrante”, para já fica suspensa, com o tempo logo se vê se há necessidade.

 

Agora só falta mesmo deixar secar a cola de P.V.C e o silicone e depois limpar tudo. Depois é só ligar as mangueiras do filtro com a forquilha e a saída da água.

 

Alguma questão ou melhoria, disponham. Obrigado.

 

Um abraço a todos,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O frasco da nutrafin pode comportar alguma lã filtrante e se calhar até ajuda a reduzir o barulho e já agora aquelas arestas que se vê nos cortes do frasco são macias, não vão magoar os filhotes.

 

Abraços continuação do bom trabalho.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O frasco da nutrafin pode comportar alguma lã filtrante e se calhar até ajuda a reduzir o barulho e já agora aquelas arestas que se vê nos cortes do frasco são macias, não vão magoar os filhotes.
Olá Alfredo, obrigado pelo teu contributo, vou repensar a saida da água.

 

Bom tópico.

Também estou com problemas para fazer as minhas ligações, ideias precisam-se....

VMAX,

 

As junções para mim foram uma dor de cabeça, fartei-me de procurar lojas e nada de especial. O material das junções comprei da marca "plimat", como já referi atrás, encontras no AKI, mas ai tem poucas peças. As peças são bem baratas, comparadas com as que vi em lojas de aquariofilia, quando via. Podes ir ao site deles e tens lá muita coisa, foi dai que tirei ideias.

 

No site, tem um sitio ( http://www.plimat.pt/portugues/contactos.html ) onde podes perguntar qual a loja na tua zona com mais material da marca deles, eu mandei uma mensagem e eles responderam logo no dia a seguir. A fabrica é na Marinha Grande, fica-te a 30km, até pode ser que te fique a caminho.

 

Qual a medida dos tubos que vais usar e qual a espessura do vidro?

 

A passar no vidro podes colocar isto, só tens depois que alisar a parte do meio até ficar à mesma superfície:

imagem_01_1009_000.gif

em cada ponta podes colocar isto (cortando as roscas):

imagem_01_1080_000.gif

depois para juntares os tubos nas pontas podes usar isto, por exemplo:

imagem_01_1005_000.gif

 

Outra solução pode ser com isto:

imagem_01_1174_000.gif

 

Tens muita coisa aqui, muitas hipóteses, só tens é que ver o material disponível:

http://www.plimat.pt/portugues/arpvc.html

 

Mais alguma questão que te possa ajudar diz.

 

Um abraço,

Valter

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais