O uso de energias renováveis na aquariofilia


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Boas pessoal, como todos sabemos a electricidade cada vez está mais cara face aos rendimentos cada vez mais precários..

 

Com este topico gostava que todos conseguissemos trocar ideias sobre a aplicação do aproveitamento das energias renováveis.

 

A nivel de conversão de energia térmica em energia fotovoltáico a tecnologia ainda está pouco desenvolvida e os custos são elevados, e como o consumo electrico dos aquarios é um pouco elevado, este tipo de técnica está aquém das necessidades.

 

O aproveitamento da radiação solar em forma de energia térmica é uma boa solução para o aquecimento dos nossos aquarios.

Este mesmo pode ser simulado por diversos materias sem recorrer à aquisição dos ditos colectores solares..

 

No aproveitamento da radiação solar em energia térmica existe várias técnicas, mas a mais aconselhada para os aquarios será mesmo o uso de um circuito primário fechado em termosifão ou mesmo forçada com bomba.

 

O sistema consiste num colector solar (pode ser feito em tubo plástico, Poliuretano etc ) com um circuito interno fechado com um liquido de absorção termico de boa capacidade, em que pode ser água ou anti-congelante.

 

Nas sumps podemos obter as trocas térmicas através de um tipo de permutador, que pode ser uma mera serpentina, mangueira ou mesmo um permutador de calor.

 

Este sistema apenas necessitará de um controlador de temperatura com accionamento de válvulas ou bomba, para conseguirmos controlar a temperatura desejada.

 

Estes sistemas conseguem manter as temperaturas dos aquarios praticamente todo o ano, apenas em noites mais frias e no inverno necessitaremos de ter o termostáto por perto como energia auxiliar.

 

Bem isto é uma breve e rápida introdução.. Venham dai ideias, tecnicas e conceitos.. pois este sistema bem desenvolvido irá garantir boas poupanças em especial em grandes baterias de aquarios!

 

abraço

Cumps

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é uma ideia patetica mas resulta???~~

 

semttuloun6.jpg

 

O desenho que mostras ai estás a mostrar o efeito termosifão... certo?

 

Mas para existir termosifão tem de existir uma distançia minima entre o absorvedor de calor e o permutador com um minimo de 30cm de diferença, ou seja, o absorvedor tem de estar a 30 cm no minimo mais alto que o permutador...

 

A água quanto mais quente estiver mais pesada fica. A água que vai aquencendo no absorvedor (colector solar) irá descer devido ao seu peso superior e irá empurrar a água fria para cima no circuito.. Logo existirá termosifão, este mesmo é diferente do metodo sifão que conheçemos através do arranque por sucção em que a gravidade fará o resto!!!

 

abraço

Cumps

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A água quanto mais quente estiver mais pesada fica. A água que vai aquencendo no absorvedor (colector solar) irá descer devido ao seu peso superior e irá empurrar a água fria para cima no circuito.. Logo existirá termosifão, este mesmo é diferente do metodo sifão que conheçemos através do arranque por sucção em que a gravidade fará o resto!!!

 

abraço

 

Olá e ao contrario, a água ao aquecer fica com as moléculas mais afastadas e portanto ocupa mais volume tornando-se mais leve por volume ocupado, já ao arrefecer as moléculas ficam mais juntas.

 

já agora não entendi isto que disseste aqui, sobre converter energia térmica em fotovoltaico, e que fotovoltaico, pelo que sei são células que produzem electricidade quando recebem a luz solar.

 

A nivel de conversão de energia térmica em energia fotovoltáico a tecnologia ainda está pouco desenvolvida e os custos são elevados, e como o consumo electrico dos aquarios é um pouco elevado, este tipo de técnica está aquém das necessidades.

Alfredo Garcia

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Ora boas PDI, realmente foram uns bugs.... as minhas desculpas... isto foi do tipo escrever sem parar... tar a escrever e a pensar na frase seguinte..

 

De qualquer forma, não entrei em niveis quimicos na questão em debate pois não percebo muito de quimica.. mas tens razão no que disseste, a água aquecida torna-se mais leve pela razão que referes..

 

Em relação a frase que citaste tb tem um bug da conversão, deveria estar " conversão de energia radiante ou solar em energia fotovoltaica "

 

Em relação a produção de energia fotovoltaico... é feito através de junções P-N, ou seja um composto P com uma carga de electrões inferior ou seja com um espaço vazio na ultima camada (chamadas lacunas).. a junção N é um composto em que a sua ultima camada tem um electrão a mais..

 

Logo quando existe energia radiante proveniente do sol, os electrões da ultima camada da junção N vão sofrer uma agitação e passam para a junção P, e da Junção P voltam a entrar na junção N... formando um ciclo...

 

Entre as duas camadas da junção P-N ou N-P existe um uma camada que tem o nome de diferençial de potençia, ou seja os electrões agitados ao precorrerem o diferençial de potencia irá gerar uma tensão de 0.65v.... em cada junção... logo a potençia será proporcional ao tamanho de um painel fotovoltaico.

 

PS: Se existir algum bug pelo meio, peço desculpa mas são 3h da matina e já tenho as pestanas com cola :twisted:

 

Pessoal vamos lá discutir sobre o assunto... podemos encontrar boas soluções para aplicar nos nossos aquarios!

 

abraço

Cumps

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Boas

 

 

Balastros!

Já ando com uns 'projectos de hipotéticas ideias futuras' para poder reaproveitar o calor desperdiçado pelos balastros.

Penso ser possível poupar alguns € aquecendo a água utilizando esta energia.

...para existir termosifão tem de existir uma distancia entre o absorvedor de calor e o permutador com um máximo de 30cm de diferença, ou seja, o absorvedor tem de estar a 30 cm no máximo mais alto que o permutador...
Como os balastros estão a menos do que este limite, penso não haver problemas.

 

Tenho outro que envolve o uso de painéis fotovoltaicos, que se encontram à venda em kit, para as crianças fazerem projectos eléctricos.

Ainda não sei como dissimular esses mesmos painéis, mas a energia luminosa desperdiçada está ao nível da térmica não aproveitada pelos balastros...

Na minha opinião é possível carregar uma bateria, com carga suficiente para operar uma Moonlight ou mesmo uma Germicida durante X período de tempo.

 

E são estes os meus contributos.

 

 

 

 

Abraço

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Boas

 

 

Balastros!

Já ando com uns 'projectos de hipotéticas ideias futuras' para poder reaproveitar o calor desperdiçado pelos balastros.

Penso ser possível poupar alguns € aquecendo a água utilizando esta energia.Como os balastros estão a menos do que este limite, penso não haver problemas.

 

Boas Babykhan realmente os balastros desperdição imensam energia com o seu aquecimento, para melhorar somente a troca para balastros electronicas caso os que tenhas montados sejam ferromagnéticos..

 

Não aconselho o uso de uma energia electrica, reaproveitando a energia dissipada dos componentes para aquecimento de fluidos... isto porque a condensação vai ser um risco para existir curto-circuitos e oxidação dos componentes, e duvido que consigas obter um aquecimento aceitável com essa ideia.

 

Tenho outro que envolve o uso de painéis fotovoltaicos, que se encontram à venda em kit, para as crianças fazerem projectos eléctricos.

Ainda não sei como dissimular esses mesmos painéis, mas a energia luminosa desperdiçada está ao nível da térmica não aproveitada pelos balastros...

Na minha opinião é possível carregar uma bateria, com carga suficiente para operar uma Moonlight ou mesmo uma Germicida durante X período de tempo.

 

sim é possivel usares um painel fotovoltaico para ligares uma UV ou mesmo moonlight.. Tudo depende da potençia gerada pelo painel (se tiveres acesso aos valores nominais do painel em questão Vout; Iout e Pmax, mete num post que se precisares eu ajudo-te nos calculos)

 

Se forem moonlight de baixa intensidade eles devem trabalhar a 12v e já devem vir equipados com um transformador.

 

Se forem moonlights de alta intensidade, de 220v ai já vais necessitar de um conversor de corrente CC/AC , para conseguires transformar a C.Continua em C.alternada.

 

Para qualquer uma das situações vais precisar de uma bateria para acomular energia e de um temporizador para controlares ON/OFF durante o tempo que desejares!

 

abraço

Editado por Godlike

Cumps

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Olá tudo bem.

Eu não acho muito aconselhável o uso de conversores, pois para os podermos usar necessitaremos de uma maior potencia, pois os conversores consomem um bocado, sendo sempre melhor equipamento da mesma tenção que as baterias.

 

Sobre o perigo de condensação no balastro, acho pouco provável que o balastro chegue a uma temperatura que possa provocar o ponto de orvalho, mas misturar agua com tenção como 230 e preciso muito cuidado, pois roturas provocadas por trabalhos mal feitos, corrosão, etc. podem provocar ferimentos graves.

Alfredo Garcia

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Boas PDI

 

Olá tudo bem.

Eu não acho muito aconselhável o uso de conversores, pois para os podermos usar necessitaremos de uma maior potencia, pois os conversores consomem um bocado, sendo sempre melhor equipamento da mesma tenção que as baterias.

 

Em relação aos conversores serão sempre necessários para transformar a CC em CA, ou seja, o conversor apenas altera o formato da onda sinosoidal para CA e de uma forma mais correcta e fiável, para obtermos a CA, pois certos equipamentos requerem uma tensão de entrada de 220v como ex: os termostátos.

 

A tensão ganha pelos paineis que pode ser 12, 24 ou 48v irá directamente para as baterias, das baterias irás obter a mesma tensão de 12v, 24v ou 48v, agora depois disto é que entra o conversor para gerar CA a 220v. Mas claro que o uso do conversor gera perdas e senão estou em erro rondam os 10% a 15%.

 

E quanto maior for a tensão usada (Tensão admitida pelos equipamentos de consumo) menor será o consumo da corrente (I) !

 

Mas no ambito da aquariofilia, acho que o metodo de aquecimento por colector solar (DIY) será muito mais rentável, pois os colectores de fabrica são muito caros para o uso na aquariofilia!

 

Esta semana vou tentar fazer um croki de um esquema para debatermos o uso da mesma, pois acredito que para o pessoal que tem Fishrooms é uma mais valia pois o valor pago à EDP deve ser praticamente todo devido ao aquecimento!

 

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

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Tens razão claro, mas o que eu pretendi dizer foi que deve-se tentar usar o mínimo possível os conversores.

Termostatos mecânicos trabalham com qualquer tenção, já se forem electrónicos e outra conversa, bombas de agua existem a 12v.

E quanto maior for a tensão usada (Tensão admitida pelos equipamentos de consumo) menor será o consumo da corrente

 

Sim mas a saída do conversor, na entrada será maior pois a potencia sara a mesma.

Alfredo Garcia

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Boas a todos ;)

 

Eu também sou um adepto das energias renováveis. Quero implementar o mais que puder isso em casa, tanto para produçaõ de água quente como de electricidade.

 

Quanto á agua quente, já existem colectores que possuem um preço razoável, que pode facilmente ser convertido para aquecer os aquas, especialmente em quem tem sump's.

 

Quanto á produção de energia electrica, penso que os sistemas eólicos já estão mais desenvolvidos, mas vai haver um desenvolvimento dos paineis solares, bem como uma baixa de preço.

 

O que gostaria de saber, caso alguem saiba , é quais os regulamentos para instalação deste tipo de equipamentos. Ou seja , se eu quiser instalar 3 ou 4 paineis solares, tenho de pedir autorização a alguem ??? e se for no caso de um gerador eólico ???

 

Obrigado e abraço

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Tens razão claro, mas o que eu pretendi dizer foi que deve-se tentar usar o mínimo possível os conversores.

Termostatos mecânicos trabalham com qualquer tenção, já se forem electrónicos e outra conversa, bombas de agua existem a 12v.

E quanto maior for a tensão usada (Tensão admitida pelos equipamentos de consumo) menor será o consumo da corrente

 

Sim a potençia é sempre igual, mas a corrente é o que realmente é consumido pelos aparelhos...

 

O calculo da potencia pode ser feito de 2 maneiras faceis ( P= R x I´) ou ( P= U x I )

 

I´ é ao quadrado na primeira equação..

 

Facilmente dá para ver que a 2 equação quanto maior for U (tensão) menor será I para equaçionar com P.

 

Bem mas isto não interessa porque o que realmente é calculado pela EDP é os KW.

 

Sim mas a saída do conversor, na entrada será maior pois a potencia sara a mesma.

 

Esta tua frase simplifica tudo...

 

abraço

Cumps

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Boas a todos :wink:

 

Eu também sou um adepto das energias renováveis. Quero implementar o mais que puder isso em casa, tanto para produçaõ de água quente como de electricidade.

 

Quanto á agua quente, já existem colectores que possuem um preço razoável, que pode facilmente ser convertido para aquecer os aquas, especialmente em quem tem sump's.

 

Quanto á produção de energia electrica, penso que os sistemas eólicos já estão mais desenvolvidos, mas vai haver um desenvolvimento dos paineis solares, bem como uma baixa de preço.

 

O que gostaria de saber, caso alguem saiba , é quais os regulamentos para instalação deste tipo de equipamentos. Ou seja , se eu quiser instalar 3 ou 4 paineis solares, tenho de pedir autorização a alguem ??? e se for no caso de um gerador eólico ???

 

Obrigado e abraço

 

Boas Nuno, epá um colector solar com acomulação de 300LT ronda os 2500 €. talvez um pouco mais barato!

 

Olha um sistema ideial era mesmo um colector solar para o aquecimento da água dos aquarios e os paineis fotovoltaicos para gerar potencia para as bombas dos aquarios. Como as bombas trabalham 24H tinhas de sobredimensionar a potencia que necessitas.

 

Mas os colectores solares podes fazer em DIY com diversos materias ex: mangueira poliuretano invés há tubagem em cobre, apenas devias ter em conta as zonas onde necessitas que exista transferençias de calor (acomulador e premutador) nessas zonas deves ter materias com uma capacidade de absorção superiores. Para obteres um rendimento ainda maior, podes criar um circuito independente com bomba em que o circuito independente apenas estará em contacto com a água através dos permutadores. Para o controle da temperatura basta um controlador de electroválvula e leitura através de sondas de temperatura.. assim consegues estabelecer uma temperatura fixa... pois quando a temperatura sobe ou baixa em relação ao pretendido o controlador desliga a bomba de circulação.. E mesmo se a temperatura ambiente for do piorio ai deves usar o auxilio aos termostátos e assim tens o problema resolvido a nivel de temperatura ao longo do ano todo!

 

E acredita que se necessitares de termostátos só será necessário nas noites de inverno!

 

Se quiseres passas aqui pela minha casa e eu mostro-te uns esquemas que aqui tenho

 

abraço

Editado por Godlike

Cumps

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Tens razão claro, mas o que eu pretendi dizer foi que deve-se tentar usar o mínimo possível os conversores.

Termostatos mecânicos trabalham com qualquer tenção, já se forem electrónicos e outra conversa, bombas de agua existem a 12v.

E quanto maior for a tensão usada (Tensão admitida pelos equipamentos de consumo) menor será o consumo da corrente

 

Sim mas a saída do conversor, na entrada será maior pois a potencia sara a mesma.

 

 

Para a mesma potência, se variares a tensão terás de variar a corrente.

 

Torna-se mais fácil adoptar um conversor porque todo o equipamento que o pessoal tem normalmente é para 220 . E não esqueças que os equipamentos que temos em casa , especialmente aquecedores têm bastante potência. Por exemplo, para um aquecedor de 300W , usando a formula P=U*I, para 12 volts terias uma corrente de 25 ampéres. isto a nivel de cablagem já é um bocadinho, e é só 1 aquecedor.

 

Penso que se torna mais fácil implementar um conversos no caminho, e é só usar paineis ligados ás baterias e um conversor , a partir daí é igual em tudo :wink:

 

Isto apesar das percas , mas há conversores com muito pouacs percas :)

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Boas Nuno, epá um colector solar com acomulação de 300LT ronda os 2500 €. talvez um pouco mais barato!

 

Olha um sistema ideial era mesmo um colector solar para o aquecimento da água dos aquarios e os paineis fotovoltaicos para gerar potencia para as bombas dos aquarios. Como as bombas trabalham 24H tinhas de sobredimensionar a potencia que necessitas.

 

Mas os colectores solares podes fazer em DIY com diversos materias ex: mangueira poliuretano invés há tubagem em cobre, apenas devias ter em conta as zonas onde necessitas que exista transferençias de calor (acomulador e premutador) nessas zonas deves ter materias com uma capacidade de absorção superiores. Para obteres um rendimento ainda maior, podes criar um circuito independente com bomba em que o circuito independente apenas estará em contacto com a água através dos permutadores. Para o controle da temperatura basta um controlador de electroválvula e leitura através de sondas de temperatura.. assim consegues estabelecer uma temperatura fixa... pois quando a temperatura sobe ou baixa em relação ao pretendido o controlador desliga a bomba de circulação.. E mesmo se a temperatura ambiente for do piorio ai deves usar o auxilio aos termostátos e assim tens o problema resolvido a nivel de temperatura ao longo do ano todo!

 

Se quiseres passas aqui pela minha casa e eu mostro-te uns esquemas que aqui tenho

 

 

Eu tenho andado a ver e eu quero meter em casa aquecimento central com chão radiante a água quente. Agora já se começa a usar um tipo de pex especial para isso, fácil de trabalhar e relativamente barato.

Já tinha visto num site americano e agora encontrei á venda por cá esse tipo de material .

 

A água para o sistema de aquecimento central terá uma caldeira mista, ou que é , que basicamente é uma caldeira electrica ou a gás ligada a um painel solar e só ligará caso o painel solar não dê conta do recado .

 

A minha ideia é deixar logo tubagem para poder meter permutadores de calor nas sump's , e assim aquecer a água dos aquas :wink:

 

Quanto á iluminação já ando a testar a iluminação por led's , e aí sim poderás usar os 12 volts directos :)

 

Mas ando a pensar fazer um sistema com um gerador eólico, visto que já tenho lá conversores de tensão bastante bons :(

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Para a mesma potência, se variares a tensão terás de variar a corrente.

 

Torna-se mais fácil adoptar um conversor porque todo o equipamento que o pessoal tem normalmente é para 220 . E não esqueças que os equipamentos que temos em casa , especialmente aquecedores têm bastante potência. Por exemplo, para um aquecedor de 300W , usando a formula P=U*I, para 12 volts terias uma corrente de 25 ampéres. isto a nivel de cablagem já é um bocadinho, e é só 1 aquecedor.

 

Penso que se torna mais fácil implementar um conversos no caminho, e é só usar paineis ligados ás baterias e um conversor , a partir daí é igual em tudo :wink:

 

Isto apesar das percas , mas há conversores com muito pouacs percas :)

 

A unica situação em que podemos fazer uma cablagem sem conversor era mesmo criar uma ligação no quadro electrico de casa de apenas 12v directa das baterias (obriga a um regulador á saida das baterias)..

Numa habitação em construção ainda melhor pois podias criar tomadas proprias de CC em pontos estratégicos..

 

Qual a vantagem desta situação???

 

Simplesmente eliminavas todos os transformadores dos equipamentos... e reduzias as perdas dos proprios.. talvez rondem os 10% (sem certezas)

 

Mas tb tinha o inconviniente de termos de abrir todos os equipamentos e retirar os transformadores :(

 

Muitas pessoas nem fazem ideia dos equipamentos que têm em casa que trabalham a 12v.... se repararem são muitos mesmos.. :(

 

Se as habitações viessem equipadas já com as 2 tensões 12v e 220v os fabricantes deixavam de instalar os transformadores nos equipamentos mas nós também poupavamos com isso... existia a redução das perdas por transformação da corrente, e claro era menos uma peça para se estragar!

 

abraço

Cumps

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Eu tenho andado a ver e eu quero meter em casa aquecimento central com chão radiante a água quente. Agora já se começa a usar um tipo de pex especial para isso, fácil de trabalhar e relativamente barato.

Já tinha visto num site americano e agora encontrei á venda por cá esse tipo de material .

 

A água para o sistema de aquecimento central terá uma caldeira mista, ou que é , que basicamente é uma caldeira electrica ou a gás ligada a um painel solar e só ligará caso o painel solar não dê conta do recado .

 

A minha ideia é deixar logo tubagem para poder meter permutadores de calor nas sump's , e assim aquecer a água dos aquas :wink:

 

Quanto á iluminação já ando a testar a iluminação por led's , e aí sim poderás usar os 12 volts directos :)

 

Mas ando a pensar fazer um sistema com um gerador eólico, visto que já tenho lá conversores de tensão bastante bons :(

 

Para uso misto (com sistema de aquecimento auxiliar) usa o a gás... trás muitas mais vantagens..

 

Com um esquentador inteligente com a ajuda da sonda ele próprio faz a mistura da água quente com fria e assim reduzes o consumo da quente pois podes aumentar a temperatura do acomulador para obter temperaturas superiores a de A.Q.S. (45º) por volta dos 60º.. assim o esquentador fará a mistura com uma relação de água fria superior.. consegues obter ainda mais rendimento do mesmo..

 

E o poder calorifico do gás é muito superior e muito mais rapido que o electrico... e para não falar nos custos.

 

Quanto á iluminação já ando a testar a iluminação por led's , e aí sim poderás usar os 12 volts directos :(

 

Sim os paineis fotovoltaicos devem dar conta do recado...

 

Com a ajuda de uma tabela de excel facilmente consegues dimensionar a potencia e os nº de paineis necessários.

Editado por Godlike

Cumps

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A unica situação em que podemos fazer uma cablagem sem conversor era mesmo criar uma ligação no quadro electrico de casa de apenas 12v directa das baterias (obriga a um regulador á saida das baterias)..

Numa habitação em construção ainda melhor pois podias criar tomadas proprias de CC em pontos estratégicos..

 

Qual a vantagem desta situação???

 

Simplesmente eliminavas todos os transformadores dos equipamentos... e reduzias as perdas dos proprios.. talvez rondem os 10% (sem certezas)

 

Mas tb tinha o inconviniente de termos de abrir todos os equipamentos e retirar os transformadores ;)

 

Muitas pessoas nem fazem ideia dos equipamentos que têm em casa que trabalham a 12v.... se repararem são muitos mesmos.. ;)

 

Se as habitações viessem equipadas já com as 2 tensões 12v e 220v os fabricantes deixavam de instalar os transformadores nos equipamentos mas nós também poupavamos com isso... existia a redução das perdas por transformação da corrente, e claro era menos uma peça para se estragar!

 

abraço

 

Estás é a esquecer-te do resto, fazendo só as contas assim a frio tudo muito bem , poupavas 10% ou 20% de energia, mas se fores ter em conta as percas por outros efeitos ( de joule e entre outros) e tiveres em conta a secção de cabo necessária para fazeres isso , se calhar vais ver que já não compensa e que se calhar ainda perdes com isso. porque senão até seria mais seguro meter tomadas de 12 volts nas habitações, pois a possibilidade de haver electrocussões seria muito menos.

 

Mas não digo que pudesses ter uma instalação mista, acho é que não tiras muita vantagem nisso ;)

 

Abraço

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Boas, não conheço em particular o sistema que referes mas parece ser um sistema basico de aquecimento... e provavelmente deves ter que meter a bomba no interior da piscina em que a bomba força a água a entrar nas tubagens interiores do colector...

 

Se vale apena ou não ai já vai da opinião de cada um! Pois a sua utilização limita-se apenas ao aquecimento da piscina..

 

abraço

Cumps

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Estás é a esquecer-te do resto, fazendo só as contas assim a frio tudo muito bem , poupavas 10% ou 20% de energia, mas se fores ter em conta as percas por outros efeitos ( de joule e entre outros) e tiveres em conta a secção de cabo necessária para fazeres isso , se calhar vais ver que já não compensa e que se calhar ainda perdes com isso. porque senão até seria mais seguro meter tomadas de 12 volts nas habitações, pois a possibilidade de haver electrocussões seria muito menos.

 

Mas não digo que pudesses ter uma instalação mista, acho é que não tiras muita vantagem nisso :naughty:

 

Abraço

 

Em relação a perdas não estou a ver quais perdas podem ser superiores... mas em relação à secção ai tens razão, pois tens de ter cablagem que aceitem maiores correntes...

 

Mas a cablagem é um investimento apenas inicial e a redução nos consumos será sempre a somar... entendes!!!

 

Mas de qq forma o que estamos a falar é um pouco a ideializar... né!!

 

abraço

Cumps

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Efectivamente a utilização de energia solar para aquecimento de águas é rentável há muitos anos, só não percebo porque a legislação não foi mais facilitadora/ promotora da instalação dos colectores solares nas habitações... parece que é desta, mas entretanto já perdemos muito tempo...

 

Participei há uns 10 anos num estudo cuidado do sector, com vista à elaboração de um projecto e a rentabilidade foi mais que comprovada. A tecnologia também e hoje, os colectores CPC estão aí! De salientar que quem investigou e desenvolveu o produto eram investigadores portugueses, eu só fiz parte da equipa contratada para o estudo e elaboração do projecto industrial.

 

Já a utilização do sol para produção de energia eléctrica ainda representa um investimento muito elevado, cuja rentabilidade só se consegue porque a energia é subsidiada (penso que ainda é assim, mas, felizmente, estas coisas estão sempre a evoluir e o que é verdade hoje pode já não o ser amanhã).

 

Lembro-me que numa formação em que estive ter sido abordada a questão de aquecimento de água para piscinas (no fundo tratava-se de elevar água a temperaturas baixas). A formadora (do INETI) mostrou algumas soluções muito simples, que passavam pela utilização de algo parecido com tubos pretos de borracha (ao que me lembro) sem "caixa" e sem grande tecnologia associada.

 

É claro que para obter temperaturas mais elevadas e maiores rendimentos teríamos que usar um colector como deve ser, mas, nesse caso, talvez compense comprar algo feito e dimensionado por empresa especializada, pois um dos problemas do solar foi a desacreditação que ocorreu quando, a determinada altura, se venderam colectores de má qualidade: aquilo funcionava mal, tinha baixo rendimento e quem comprou sentiu-se defraudado.

 

A obtenção de temperaturas mais elevadas pode ser importante para se conseguir manter a temperatura da água no período nocturno, pois, apesar da água ter uma capacidade térmica mássica elevada (guarda muita energia), manter uma quantidade considerável de aquários a temperaturas na casa dos 28 ºC, também exige bastante energia e se a água não estiver mais quente, é necessário armazenar grandes quantidades durante o dia, para que, à noite, esta vá permutando o calor para os aquários.

 

Com uma coisa bem dimensionada, pode representar uma diminuição substancial dos custos energéticos, factor que talvez seja essencial para que os nossos criadores conseguirem ganhos de competividade face aos peixes que vêm do exterior (especialmente de peixes que exijam tempreraturas de água "elevadas").

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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Em vários relatórios e pesquisas que tive acesso... foi varias vezes frisado uma rentabilidade de 80% em instalações com uma boa projecção nos Colectores solares planos..

 

Ou seja, para manter temperaturas de A.Q.S. (água quente sanitária) que rondam os 45ºc no acomulador apenas necessitaremos de energia auxiliar em certas alturas do mês de Dezembro e Janeiro...

 

Li tb que a água como tu referiste AGA tem uma boa capacidade de retenção de temperatura.. em que normalmente a temperatura desce apenas 1ºc a 2ºc por hora nos periodos de ambiente externo adverso.. logo se tivermos uma temperatura AQS de 45º, durante a noite toda dificilmente a água no acomulador baixa mais que os 30º ao longo da noite..

 

abraço

Editado por Godlike

Cumps

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Tiago, essa água a 45 ºC tem a possibilidade de baixar quase 20ºC até aos 25 ºC, ou seja, até à temperatura dos peixes.

 

O calor (energia) retido pela água é dado por Q=m*c* variação de temperatura - isto é simplificado e admite c (capacidade termica da água) constante, o que não é bem verdade, mas serve para casos simples).

 

Fazendo as continhas, podemos chegar à conclusão que 100 kg de água, ao baixar 20 ºC, libertam a energia de 2,33 kWh - a não ser que eu esteja a meter água :smile2: - o que já é considerável (estou a pensar numa poupança nocturna, pois de dia deixaria de ser necessário aquecer).

 

É claro que o sistema terá algumas perdas, mas as maiores são as de sempre: nos aquários.

 

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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Sim percebo o que disses... não podemos aplicar meras formulas ou calculos sem fazer um estudo aprofundado que consigam prever certas situações como por ex: alimentar termicamente varios recepientes com água... A unica parte em que meteste água foi mesmo os KW/H ;)... (Energia) em unidades Termicas SI usa-se Joules, ou pode ser expressa em calorias :smile2: ou então sou que estou agora a meter água ehehehh :)

 

Se formos supor que o acomulador estará numa zona protegida ao ambiente externo as perdas por convecção serão minimizadas..

Ora se instalarmos o acomulador na mesma divisão que os aquarios logo a temperatura ambiente será superior tipo 25º ou 26ºc +/-, assim aproveitas as perdas dos aquarios para aumentar a temperatura ambiente da divisão logo isso tb vai afectar o acomulador..

 

E tb tens a hipotese de usar um controlador que sempre que a temperatura do colector for inferior à do acomulador e inferior a temperatura desejada, o controlador automáticamente desliga a bomba deixando de haver fluxo do circuito permutador... o que vai originar 2 pontos de temperatura totalmente adversos... em que o proprio acomulador retem a temperatura e o absorvedor do colector dissipa a temperatura ganha durante o dia!

 

Assim penso que o durante a noite consigas manter uma temperatura desejada sem recorrer a energias auxiliares... mas de qq forma se for mesmo necessário... um mero termostáto de segurança resolve a situação...

 

Como falamos em grandes litragens por exemplo baterias de criadores... o melhor sistema era um sistema de CP de circuito independente com o uso de água e adição de anti-congelante... para aumentar a sua viscosidade e capacidade termica

 

Claro que tinha de ser sobredimensionado, deve-se usar um vaso de expansão de capacidade superior aos convencionais no topo do circuito e devia ser utilizado um reservatorio selado para ganharmos capacidade de LT e de armazenamento termico..

 

Desta forma acredito que água quentinha não ia faltar a custo zero!

 

abraço

Cumps

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