Limpeza de esponja c/ água do aqua


Recommended Posts

Malta, desculpem mas eu tenho que fazer esta pergunta.

Sou um perfeito novato mas sei que a esponja do filtro interior deve ser lavada com água do próprio aquário, mas essa fica inutilizada ou volta para o aquário?

Até tenho vergonha de fazer estas perguntas...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi brooks,

 

Não tenhas "vergonha" em fazer perguntas, porque são dúvidas e nunca, mas mesmo nunca, devemos ficar com dúvidas, seja em que assunto for! Tipo eu lavo a esponja com a água do aqua. Eu faco as TPA's (trocas parcias de agua) e aproveito essa agua para lavar o que tenho a lavar! Depois essa agua nao a volto a utilizar e completo a agua do aqua com outra agua. Percebes te?! Espero ter ajudado...Porta te

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai sim???

 

Olha tb não sabia disso... Vocês estão a falar akela esponja preta do filtro né?

É que tenho um filtro com carvão e cerâmica, pra um aqua de 50 litros. Agora como devo fazer a manutenção do filtro?? Devo lavar td? Com que água? Devo trocar o carvão e a cerâmica? Agora o meu filtro deixa de oxigenar passado 1 dia ou 2 depois de limpa-lo...

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como duvidas são duvidas e no caso dos aquas pode ser o nosso fim, eu passo a dizer o que faço :

 

por norma todas as semanas faço um TPA(Trocas Parciais de água), ou seja aspiro o areao essa agua meto-a num algidar. Depois desmonto o meu filtro composto pela tal esponja preta(pode ser de outra cor) e composto pela carvão e lavo tudo isto na agua que tirei do aqua. Se por acaso lavarem a esponja do filtro com agua que não seja do aqua o que vai acontecer é que vais matar as bactérias que filtram a agua do aqua e por consequencia pode levar á morte de alguns peixes. No final deito a agua que tirei do aqua fora e meto agua da torneira no aqua( podes utilizar uns produtos nesta agua que vais colocar no aqua pra tirares o cloro e outras propriedades por vezes prejudiciais aos peixes, mas não é obrigatório). Em relação a trocar o carvão deves trocar conforme a indicação que vem no produto ao ser adquirido(pois uns aguentam 2 meses outros menos).

 

Porque dizes que o teu filtro deixa de oxigenar passado 1 ou 2 dias de limpa-lo?

 

espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao carvao, so se usa para ciclar o aqua! Antes de se introduzir o 1º peixe tem de se tirar o carvao! Nao vai ser preciso daqui para a frente!

Outra coisa, duvido que haja um carvao que dure tanto tempo mas ok. GEralmente so duram 1 mes +/-! E depois deste prazo, todas as porcarias que tirou do aqua, ele manda de volta! Ou seja, tava tudo limpo com a porcaria toda no carvao e puf...fica tu pior do que tava!

 

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

No meu caso que tenho 7 filtros a funcionar penso ser mais prático.(penso eu de que)

Nunca faço as duas coisas ao mesmo tempo, até porque faço mudanças de 3 em 3 dias e a manutenção ou limpeza dos filtros só de mês a mês ou mais ou menos mais tempo. É certo são aquários (7) que vão de 100 l. a 450 l. cada.

Mas, essencialmente quando mudo a água não mexo nos filtros, pois as duas coisas juntas provoca uma alteração grande no eco-sistema do aquário pois vais mexer com parametros da água e também na filtragem biológica.

Quando muito ,só mexo no filtro passados +- 3 dias depois de ter efectuado as mudanças de água.

Esta é a minha opinião, mas não me considero um sabichão. Espero que outros deem a sua opinião.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ruitaborda,

 

Mas entao se tu so limpas o filtro +/- 3 dias depois das tpa's, isso quer dizer que tu lavas o filtro e as materias filtrantes com agua da torneira, ( a nao ser que guardes a agua das tpa's durante dois/tres dias, o que duvido muito), o que esta mal! Nao deves lavar o teu filtro e o seu conteudo com agua da torneira mas sim com agua do teu aqua, porque a da torneira mata a tua colonia de bacterias, que foi criada nas materias filtrantes, ou seja, de semana em semana, ou quinzena em quinzena, ou mes em mes, as bacterias tem de se formar outra vez, o que faz com que percas um / 2 dias de filtragem "eficiente".

 

Nao sei se estou correcto, tal como o ruitaborda, nao me considero sabichao. Se estiver errado corrijam pfv!

 

Portem se,

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Se consultarem os livros de aquafilia eles não aconselham a limpeza dos filtros e mudanças de agua ao mesmo tempo, pois provoca uma mudança grande e pode destabilizar o aquario. No entanto só limpo os filtros de mês a mês e meio e as mudanças de tres a tres dias.No entantato tenho diversos sumps que nunca são limpos pois comtêm biobolas, ceramica e esponja. Só a esponja é que é lavada volta e meia.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes que o teu filtro deixa de oxigenar passado 1 ou 2 dias de limpa-lo?

 

Ois

 

Parece que depois desse tempo, o filtro ou tem menos força ou não sei, pois deixo de ver as bolhas de ar que costumo ver quando limpo o filtro. E assim tenho receio que os pobrezinhos fikem sem O2.

 

Em relação ao carvão, deixo estar lá no filtro ou não?? Uns dizem q sim outros dizem pra tirar...

Bom, mas já me ajudaram muito.

Thanx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pescador

Sou de parecer de que o carvão só deve ser uzado quando se quer purificar a água quer por se ter utilizado antibioticos ou produtos semelhantes.

O carvão como aliás já foi dito ao fim de um certo tempo começa a largar toda a matéria que até aí retirou da água, o que se torna altamente prejudicial. Varios pessoas com experiencia afirmam que uma das causas do doença dos buracos é motivado por este factor, além da falta de vitaminas.

Eu nunca lavo as ceramicas e quando faço a limpeza dos filtros é o material que deixo mergulhado em agua do aquario para não de perder as bacterias.

No entanto, só sei que nada sei ,pelo agradecia outras opiniões.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui

 

Muito obrigado pela ajuda

 

Essa doença que falas, como é? É porque os meus peixes andam a morrer todos, e parecem-me um pouco estranhos(Mexem-se pouco e andam-me a aparecer alguns todos roídos, que pensava que era por causa de um Molly que tenho).

Em relação ao problema do filtro, penso que seja avaria, pois ele já tem pouca força.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pescador, eu aconselho te a fazer os testes...ph, nitritos, nitratos, kH e gH! Tas com alguma coisa mal, de certeza absoluta.! Se calhar, o prazo do teu carvao passou e agora ta a deitar tudo o que tirou! Eu, pessoalmente, so o uso para tratamento! Por exemplo, quando se faz a ciclagem e, como o ruitaborda referiu, para tirar os produtos que tenham sido usados, por exemplo, para tratar alguma doenca!

 

Eu nunca lavo as ceramicas e quando faço a limpeza dos filtros é o material que deixo mergulhado em agua do aquario para não de perder as bacterias.

 

ruitaborda, nao percebi muito bem o que quis dizer! Percebi que nao lava as ceramicas, para nao perderem bacterias, mas a partir dai, nepias!

 

Portem se,

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como duvidas são duvidas e no caso dos aquas pode ser o nosso fim, eu passo a dizer o que faço :

 

No final deito a agua que tirei do aqua fora e meto agua da torneira no aqua( podes utilizar uns produtos nesta agua que vais colocar no aqua pra tirares o cloro e outras propriedades por vezes prejudiciais aos peixes, mas não é obrigatório).

 

 

Se não quiseres usar quimicos para eliminar o cloro deixa os garrafões destapados dois dias antes das tpa's.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Frenchy

Cada aquário tem uma filtragem mecanica e atravez de diversos sumps estão ligados entre si. É claro que também tenho o sistema montado que quando noto qualquer aquario tem algum peixe que esteja a meaçar alguma doença esse aquario é isolado emidiatamente, para ser melhor tratado no que respeita à doença. Os meus filtros são todos da Eihem e sáo levam lã de vidro para a filtragem mecanica.

Cada sump contém um compartimento constiuido por biobolas e ou ceramicas, sendo estes materiais cobertos por cima com uma esponja de +- 5 cm que serve para filtrar a água antes de chegar às massas biologicas.

Quando verifico que estas esponjas estão a ficar sujas, retiro-as e levo-as com a água da torneira. Nunca mexo nas biobolas ou massas filtrantes que estão sempre mergulhadas na água.

Tenho um sump que as massas filtrantes é constituido por uns granulados (do tamanho de uma azeito) feitos em barro e que é muito uzado nos vasos de plantas para conservar melhor a humidade. Também estas massas nunca são lavadas.

Julgo que me expliquei, se tiver dúvidas é só perguntar embora eu não seja um sabichão, gosto sempre e de aprender.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

 

Acho que já percebi que não percebo nada!!!

Bom... pelo que li, o carvão é melhor tirar, visto que fiz o tratamento agora há cerca de uma semana. Agora devo pôr novo carvão novamente durante algum tempo ou já nem ponho?

Também já percebi que alguns lavam a esponja em agua do aqua, mas parece-me que as biobacterias(ou como vcs chamam), nao ficam na esponja, mas sim na ceramica, certo? Logo posso lava-la com agua da torneira! Ou nao é assim?

Em relação aos testes, devo fazer sim porque nunca fiz, apenas do pH que dá sempre 7.5.

Bom parece que tenho muito que aprender...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... pelo que li, o carvão é melhor tirar, visto que fiz o tratamento agora há cerca de uma semana. Agora devo pôr novo carvão novamente durante algum tempo ou já nem ponho?

Abraços

 

Deve-se tirar o carvao antes do tratamento, pois o carvao elimina e limpa a agua do tratamento! Quando o tratamento tiver feito efeito, deve-se colocar o carvao para ele eliminar o resto do remedio e cristalinizar a agua!

 

Também já percebi que alguns lavam a esponja em agua do aqua, mas parece-me que as biobacterias(ou como vcs chamam), nao ficam na esponja, mas sim na ceramica, certo? Logo posso lava-la com agua da torneira! Ou nao é assim?

 

Nao, nao e assim. As biobacterias, de facto, ficam nas ceramicas! As esponjas tambem tem bacterias necessarias ao aqua, mas servem, principlamente, para "apanhar/captar" bocados de lixo de maiores dimensoes. Como tambem tem bacterias necessarias, devem se lavar com agua do aqua para nao serem mortas! Quanto as ceramicas, disseram que nem sequer as lavam porque estao dentro de agua, eu lavo-as tal e qual como lavo as esponjas! Com agua das tpa's!

 

Espero ter sido esclarecedor,

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ahhhh...

Ok. Então só mais uma pergunta, em vez do carvão que devo pôr?

Ouvi falar em lã... Devo pôr isso? É alguma lã especial?

Ou ponho mais cerâmica?

Obrigado pelos conselhos que me foram muito úteis.

Retira o carvão. Põe mais cerâmica.

 

O carvão deves usar apenas depois da utilização de medicamentos.

Não é aconselhável usares medicamentos no aquário principal porque matas as bactérias do filtro etc.. Deves ter um aquário separado para aplicar medicamentos e tratar os peixes.

 

Eu costumo lavar as minhas esponjas (filtros externos) com água quente. Tenho bastante cerâmica nos filtros e não me preocupo em perder o que fica na esponja. :lol:

Claro que, se tiveres pouca cerâmica, aconselho-te a limpar as esponjas pelo método que já foi referido.

 

A doença que falaste em cima é, provavelmente, provocada por bactérias (infecção bacteriana).

Tenta manter o aquário o mais limpo possível (aspira de vez em quando o areão), faz trocas parciais de água e não deixes o filtro ficar muito sujo.

 

Aproveitando isto:

Nunca faço as duas coisas ao mesmo tempo, até porque faço mudanças de 3 em 3 dias e a manutenção ou limpeza dos filtros só de mês a mês ou mais ou menos mais tempo.

Eu limpo os meus mais regularmente... não chega a 1 mês. Às vezes limpo de 15 em 15 dias outras de 3 em 3 semanas. Depende um pouco das TPA's que faça. Quantas mais TPA's fizer mais tempo vão aguentar os filtros sem manutenção (isto no meu caso). :D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Já agora aproveito o tópico (ainda estou a recolher informações para montar o meu 1º aqua!!) e tiro algumas duvidazinhas que ainda não percebi... :lol:

Comprei um daqueles famosos kits da Aquapor já com alguns equipamentos e trazia um filtro interno com o tal carvão. Quer dizer que depois de ciclar tenho que o tirar? Aliás tenho que o substituir por cerâmica? E onde arranjo isso?

E afinal preciso ou não de um filtro de fundo? Já li em qualquer sítio que não é necessário, até porque um filtro desses implica ter de comprar uma bomba (já li tambem algures que a saida de retorno do filtro dá para funcionar como bomba e consegue oxigenar a água)?

Ou será que o melhor é mesmo comprar tudo?

Ainda ando a estudar que peixes de água doce hei-de por no aqua...mas em principio o material é o mesmo não é?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Shiny

Para já seria bom dizer-nos as medidas ou a quantidade de água que o aquário vai ter.

Depois que genero de ornamento. Pois existem diversos gostos como por exemplo:

Plantados (Chamados Holandeses que se a preocupam mais com o efeito de jardim aquático e poucos peixes).

Pouco plantados que permitem algumas plantas e mais peixes.

Existem vários gostos.

Quanto ao filtro de fundo está totalmente ultrapassado pois acumula muita procuria no fundo e é uma fabrica de nitratos.

Como está a iniciar aconselho-te peixes de principiantes que são bonitos e mais resistentes:

GUPYS, MOLYS, ESPADAS, CORIDORAS E LIMPA VIDROS.

Não conheço o material que já tens, pelo que não me pronuncio. No entanto sou se parcer que um filtro exterior seria melhor opção.

Se me responderes a estas perguntas talvez te possa ajudar. Mas não sou um sabichão. E existem neste forum aquaristas com aquários bem lindos e com muita experiência.

Vai dando noticias.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ruitaborda

O tal aquario tem de medidas 61.5x37x39 e diz que leva 56l...

Em principio queria por plantas mas poucas porque também não percebo muito da sua manutenção....ainda ando a ler #food

Quanto ao material apenas tenho um filtro interno da aquapor de 300l/h e a iluminação com uma lâmpada compac CFL de 15W, sendo isto parte do kit.

Daí a minha dúvida se o filtro de fundo era necessário...não vinha com o kit

Já sei que tenho que comprar um aquecedor de pelo menos 75W para os peixes.

Em relação às plantas se me pudessem aconselhar um site para principiantes agradecia...é que preciso de ideias...e de saber o que elas também precisam

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.