Caixas de telémovel 60l


Recommended Posts

Boas pessoal, estou a fazer um projecto (ainda no papel) de um móvel para carregar com 10 caixas vodafone para receber plantas e possivelmente alevins. Deixo aqui o projecto para verem como possivelmente irá ficar e para deixarem as vossas criticas.

 

hjkklq8.png

 

Cumprimentos

 

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 112
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A filtragem vai ser como no desenho em baixo, tal como indiquei ao membro maneljaquim para fazer a sua filtragem neste DIY (LINK PARA O SEU DIY).

 

Filtragem: A filtragem funcionava para o aquário e para a caixa vodafone. E como funcionou, vou fazer assim. O filtro vai puxar a água das caixas de baixo para as de cima, entretanto, no outro lado, vai ter um tubo, que quando a água atingir o seu nível, a água volta para as caixas de baixo, deixando assim de correr o risco de fugas. Esse tubo, irá ter uma inclinação em baixo, para criar movimento na água, porque se ficasse a direito iria criar uma grande pressão naquela zona devido a água cair directamente em cima (Fig. 1 e 2).

 

Iluminação: A iluminação, irá ter 4 lâmpadas de 11W cada, cada lâmpada irá iluminar 12.5 a 15litros (Fig 1).

 

Passagem de água: A passagem da água pelas caixas, passando umas pelas outras, irá ser feita com um corte quadrangular, com uma rede, para permitir a passagem da água mas impedindo a passagem dos peixes. Pode-se verificar isso na desenho em baixo (Fig. 2).

 

Fig. 1

caixasvodawe6.png

 

Fig. 2

caixasp6.png

 

Cumprimentos

 

Octávio Alves

Editado por slet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aquelas metades de cubos?Ou não são metades? Estão é escondidos atrás do pilar do móvel?

 

 

Parece-me bem este projecto para alevins.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aquelas metades de cubos?Ou não são metades? Estão é escondidos atrás do pilar do móvel?

 

 

Parece-me bem este projecto para alevins.

 

Sim, estão atrás do pilar, porque se tivessem cortadas a meio iria necessitar de 2 filtros, e a intenção do DIY é poupar e inovar. Assim, poupo num filtro e o móvel aguenta na mesma com o peso das caixas e da litragem.

 

PS: Editei as imagens, percebe-se melhor a parte das tubagens.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o projecto ta muito engraçado e com pernas para andar mas meto a mesma pergunta que o nosso amigo Miguel Reis filtro/bomba?

 

ja que tas a inovar a numa de poupar e se utiliza-se uma das caixas e fizesses la uma sump?

 

apenas uma ideia. cumps e vai com esse projecto para a frente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a minha ideia é mesmo aproveitar uma caixa para fazer um Sump, vou usar um Hydor Bravo 200, 750 l/h. Para 60l irá ter força suficiente para puxar a água. Numa das caixas vou criar o sump com 3 divisões para 3 matérias filtrantes diferentes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não vai ser para bettas machos... isso também eu achava que era o melhor, mas ele lá sabe :twisted:

 

Se faltar a luz, o sistema pára sem problemas.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à falta de luz, não há problema pois a água apenas vai par

a baixo se a água atingir o tubo, ou seja, se o filtro não puxar água para cima, o de cima não enche, o nivél de água não sobe, logo não desce para o aquário de baixo.

 

Em relação aos bettas, ainda não sei, pode ser um projecto a ponderar.

 

Em relação à doença, qualquer aquário corre esse risco, seja ele de 10, 60 ou 100 litros. Apenas tenho de ir medindo os parâmetros e isso, como todos devemos fazer com os nosso aquários.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que ja tens tudo mais que preparado so te posso dizer se tens dinheiro começa ja a fazer se nao tens juna algum e comela pq o projecto ta bom e muito bem pensado.

 

boa sorte vou acompanhar o projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à falta de luz, não há problema pois a água apenas vai par

a baixo se a água atingir o tubo, ou seja, se o filtro não puxar água para cima, o de cima não enche, o nivél de água não sobe, logo não desce para o aquário de baixo.

 

 

não é bem assim, como tu tens, a agua vai descer por gravidade do lado da bomba, o que te aconselho, de maneira a se o sistema parar o nível de agua ficar intacto, é meteres uma bomba a mandar para cima, em vez de uma bomba a puxar de baixo

 

e a saída da agua da bomba teria de ficar fora de agua, senão terias o mesmo problema, não sei se me fiz entender

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é bem assim, como tu tens, a agua vai descer por gravidade do lado da bomba, o que te aconselho, de maneira a se o sistema parar o nível de agua ficar intacto, é meteres uma bomba a mandar para cima, em vez de uma bomba a puxar de baixo

 

e a saída da agua da bomba teria de ficar fora de agua, senão terias o mesmo problema, não sei se me fiz entender

 

Eu entendo o que estás a dizer, a saída do filtro vai ficar fora da linha de água, logo a água não volta para trás.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que ja tens tudo mais que preparado so te posso dizer se tens dinheiro começa ja a fazer se nao tens juna algum e comela pq o projecto ta bom e muito bem pensado.

 

boa sorte vou acompanhar o projecto

 

Eu já tenho alguma madeira na casa dos meus avós, vou tentar ir lá amanha a tarde, e mal chegue a casa é por mãos à obra, depois é só esperar que a minha namorada me traga algumas caixas de telemóvel, que ela trabalha numa loja de telemóveis, se ela não conseguir arranjar as 10, vou aqui à vodafone de Torres Vedras, que é minha vizinha, e vejo se têm as restantes, eu já tenho uma 4 cá em casa, só faltam as 6 restante.

 

Obrigado pelo apoio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao esta tudo encaminhado para vermos esse projecto a funcionar =)

 

quanto ao problema de inundaçao so tens que meter a saida de agua para a sump de maneira a que so deça agua para a sump quando atinguir no pantamar superior o nivel que tu desejares para agua no aqua =)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a tua ajuda (e de todos).

 

Sempre que houver actualizações vou postando aqui, para que vocês possam ir vendo e criticando a evolução do projecto.

Digo já também, que as criticas, não são propriamente más, por existe criticas boas. E eu agradeço imenso todas as criticas, porque fazem como que me mantenha desperto para possíveis problemas que possam surgir e corrigi-los.

 

Se amanha sempre conseguir ir buscar as madeiras, já sabem, amanha já cá está o inicio da sua construção.

 

Cumprimentos

 

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais