Sump funçionamento( tire suas duvidas)


Recommended Posts

estas a ajudar imenso eu nunca tinha viste um projecto destes tao bom fiquei mesmo interessado em fazer um para meu novo projecto.

entao a coluna vai servir para criar efeito de "vacuo" se eu bem entendi.

 

e melhor um sump do que um filtro externo para um aqua 100*50*50?

 

qual seria a medida ideal se um sump para um aqua desta medida?

 

a altura da coluna deve ser a altura do aqua? e o que ta dentro dela?

 

 

cump muito obrigado pelo esclarecimento =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Opa desculpe esqueci de responder!

Então umas das vantagens do sump é aumentar o volume de água do aquario!

Esta medida que esta no projeto pode ser usada em um aquario de 150 litros ate um de 800 litros, lembrando que o sump tem que ter o minimo 15 % o volume do aquario!

A coluna ai depende meu amigo se você vaifazer com cano ou bota, o cano é bem mais simples e facil de controlar a coluna do aquario!

Tudo vai depender do recalque que pretende usar!

Para poder controlar o nivel de água do aquario!

em media uns 3 a 5 cm do nivel maximo!

Abraços.

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora ainda tenhu que agradecer mais porque apesar de voce ter ai um enorme projecto voce ainda me conseguiu responder a todas as minhas questões, eu tava a pensar na coluna como voce disse que tinha no seu pareceu me a mais segura.

 

quanto ao tamanho dela vou fazer uma mais pequena pq essa e enorme mesmo xD nao vai ser precixo uma tao grande.

 

duvida vai ser a bomba depois nao sei qual a potencia para ela.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tou mesmo pensado em fazer uma xD e verdade que com sump o co2 se vai mais rapido? e se nós tiver um bom difusor de co2 provavelmente não se vai perder nenhum co2 ne?

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tinha visto o seu plantado num topico em que voce mostra a evoluçao d seu aqua e gostei imenso. com sump da para por um tapete?

 

voce nao imagina a vontade que eu tenho em construir a minha sump seu projecto (vou repetir) e muito muito bom!

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho mais uma duvida... hoje acabei de montar o meu sump, mas queria saber como é que se pode reduzir ou eliminar o barulho que a agua faz a cair pelo cano. existe alguma peça que se possa montar para desaparecer o ruido??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa calibraturbo, tem sim você pode colocar uma tela mosquiteira na entrada do cano diminuindo a entrada de oxigeio, e colocar um registro no cano no sump para diminuir um pouco a caida!

Fala prum, da sim eu ja tive um belo carpete de glosso!

Muito obrigado pelos elogio fico muito feliz em ajudar!

Abraços.

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou fazer mesmo a minha sump ja decidi =)

 

as fotos era mesmo para ter uma ideia mais realista da coluna e sump porque muitas vezes uma foto vale mais que mil palavras =)

 

no tubo que vao do aqua para a sump se colocar uma esponja no fundo ele vai fazer menos barulho ne?

 

 

cump caso vc arranje mais fotos eu agradeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim este seria mais um overflow , muito usado pra quem não quer furar o aquario!

 

O overflow funciona com base em dois "sistemas" distintos, um chamado de sifão e outro chamado de ladrão (ou transbordamento).

A primeira parte (sifão) pode ser vista na figura abaixo.

 

of2hd2.png

 

Note que a água só irá até a altura máxima que deixarmos a segunda "perna" externa do tubo, certo?

 

of3xb9.png

 

Nessa segunda "perna" externa é onde esta a segunda parte (ou o chamado sistema de ladrão), que irá fazer o transbordo, da água que tentar passar esse nível pré-estabelecido.

 

of4ig2.png

 

Veja que a saída desse ladrão deve jogar em um outro tubo de maior diâmetro e aberto para atmosfera, para que não crie nele também um efeito sifão , ok?

 

of5nd6.png

 

Uma dica. Pode-se fazer facilmente um "ajuste de nível" desse sistema de ladrão para deixarmos o nível do aquário exatamente onde queremos; basta para isso usarmos na segunda perna externa uma conexão (luva) cola/rosca, um niple rosca/rosca e um T com rosca em um dos lados.

Veja o detalhe na figura.

 

of6ks2.png

 

Fazendo isso, você pode "rosquear" mais ou menos o T de forma que ele fique mais ou menos baixo, regulando assim o transbordo.

 

Bom acho que é por ai a coisa, precisando de algo é só falar.

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mais você tem que fechar bem pouco o registro e se colocar a tela vai ajudar!

No meu eu não estou usando pois não faz barulho algum , ou bem pouco!

Outra coisa que ajuda e tampar o sump diminuindo o barulho!

nesta foto da pra ver eu fiz um T de cano e furei ele uns 50 furos na parte de baixo do cano diminuindo também o barulho!

348irl2.jpg

Bom vamos vedo o que podemos fazer pra acabar com teu problema!

Abraços.

Editado por Junior Gorski
166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Gostava de saber o tamanho ideal da sump para 3 aquarios???

 

1- c/100x40x45

2- c/45x45x45

 

tenho um aquario c/100x40x48 que posso aproveitar para sump, mas não sei

se não é grande de mais!!!

 

Obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala jpgcastro, pode aproveitar sim, cara eu sempre falo quanto maior o sump maior a estabilidade do aquario no seu caso 3 aquarios é isso!

Faz as divisorias normais deixa um bom reservatorio de água ou pode ate montar um refugio para filhotes!

Cara co essa medida vai ficar otimo!

Nos mantenha informados de seu projeto!

Abraços.

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais