Sump funçionamento( tire suas duvidas)


Recommended Posts

Bom vou postar um projeto de sump para que possam copiar e enteder o funcionamento!!
2eq5it2.png
35buoib.jpg
s5i73q.jpg
Bom gente esse sump é pra um aquario ate 800 litros.
alem de maior capacidade filtrante e biologica maior pode colocar os equipamentos
escondidos!
ex: de como entra água pro sump ( com bota de vidro)
13zsdad.png
como cano (igual ao meu)
o5dsf6.png
Fotos sedidas pelo meu amigo Adilson, um bom modelo de sump
21obqew.jpg
29gmn9d.jpg

Essa é a foto do meu sump !
2u4rc53.jpg
348irl2.jpg
Bom eu uso perlon na fitrgem mecanica , carvão ativado na quimica , e ceramica na biologica.
As medidas do meu sump (80 de comprimento 50 de largura 40 altura)
esse meu sump pode ser usado nu aquario ate 1200 litro!
Qualquer duvida é so perguntar!
Espero ter ajudado !
Abraços .

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola Junior

antes de mais nada acho que esta espetacular esse projeto

os meus parabens.

a ceramica tambem faz filtragem mecanica, se queres fazer filtragem bilogica deverias por substracto.

e tambem acho que a sequencia das materia nao esta correcta eu meteria da seguinte forma:

ceramicas - esponja azul - substracto - carvao e por fim perlon (la).

o carvao deve ser retirado passado 2 a 3 semanas.

e apenas a minha opiniao deverias esperar por mais alguma.

um abraço

Editado por Paulo A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

está muito bom, mas tambem não concordo com a ordem das materias.

 

1º ceramicas/bolas de plastico

2º esponja purosa (azul da eheim) porque as ceramicas só retêm as impurezas grandes as pequenas passam junto com a agua.

3º biobolas (não são ceramicas, apesar de muita gente as chamar de ceramicas)

4º lã (aqui é que ficam depositadas muitas bacterias libertadas pelas biobolas)

5º carvão (só se não tiveres plantas, porque se tems plantas não se usa carvão)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bom que gostarão eu ja uso sump a uns 12 anos, nunca tive problemas com ele!

A ordem das midisa esta assim filtro mecanico Perlon, Filtro quimico Carvão ativado e Zeolita, e por ultomo duas camadas de ceramicas pra filtro biologico!

Posso afirmar que o filtro mais importante é o filtro biologico mantendo o aquario sadio,com niveis zero de amonia, nitratos e nitrito ao zero, não uso com frequencia o filtro quimico só quando vejo nessicidade!

As biobolas só pondem ser usadas em Sump Dry Wet, no meu não ia ter utilidade!

Abraços.

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

segundo a eheim as ceramicas são filtragem mecanica

http://www.eheim.com.br/mecha_filtration.htm

 

a biologica é as biobolas (bio = abreviatura de biologico)

http://www.eheim.com.br/biological.htm

 

aqui vês as biobolas montadas no filtro dry, não é um dry wet.

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27600_ehen

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segundo a eheim as ceramicas são filtragem mecanica

http://www.eheim.com.br/mecha_filtration.htm

 

Boas,

Depende das cerâmicas... meste caso são cerâmicas lisas, sobretudo para filtragem mecânica, mas também existem cerâmicas em "tubo" que são altamente porosas e que combinam muito em as 2 filtragens (alias, muito mais biológica).

 

a biologica é as biobolas (bio = abreviatura de biologico)

http://www.eheim.com.br/biological.htm

 

Isso não são as vulgarmente denominadas biobolas (bioballs) !!. Isso são bolas de argila expandida, altamente porosa que serve para fixar as bactérias (tal como as cerâmicas porosas).

 

aqui vês as biobolas montadas no filtro dry, não é um dry wet.

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27600_ehen

 

Claro... tal como se vê também cerâmicas porosas que se podem colocar com as 2 funções (mecânica e biológica):

 

12053194437379482_bioMECH.jpg

 

Agora, para mim ( que não sou expert na matéria...), biobolas ou bioballs são isto:

Bioballs%204%20copy.jpg

... e que pouca filtragem biológica fazem num filtro estanque!!. Numa sump com "cascata" sim. Mas não me parece ser o caso da do autor do tópico...

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bom que gostarão eu ja uso sump a uns 12 anos, nunca tive problemas com ele!

A ordem das midisa esta assim filtro mecanico Perlon, Filtro quimico Carvão ativado e Zeolita, e por ultomo duas camadas de ceramicas pra filtro biologico!

Posso afirmar que o filtro mais importante é o filtro biologico mantendo o aquario sadio,com niveis zero de amonia, nitratos e nitrito ao zero, não uso com frequencia o filtro quimico só quando vejo nessicidade!

As biobolas só pondem ser usadas em Sump Dry Wet, no meu não ia ter utilidade!

Abraços.

 

Eu (e pode ser mania minha... e se me convencerem do contrário, dou a mão à palmatória...) gosto de ter em 1º lugar a filtragem biológica (embora com uma pequena filtragem mecânica no início - uma esponja, por exemplo - para filtrar as partículas mais "grossas"). Em último lugar gosto de ter o "perlon" que filtra todas as partículas mais "miudinhas" que passam pelas outras. Este ("perlon", lã, ou como queiram chamar) para alem de filtragem mecânica, também faz filtragem biológica, uma vez que acumula milhares de bactérias que são altamente funcionais enquanto houver circulação de água.

No entanto, quando é necessário limpar, basta remover esta parte (que é aquela que REALMENTE acumula sugidade a sério), limpando ou substituindo, sem ter que mexer na parte exclusivamente biológica (as cerâmicas ou afins, altamente porosas que fixam o maior nº de bactérias por cm3).

 

Este é o meu ponto de vista e a minha convicção relativamente à eficiencia versus "menor trabalho"...

 

Digam de vossa justiça! :D

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos então eu uso a primeira parte do sump para filtro mecânico assim fica bem fácil à manutenção, pois e só trocar o perlon, quanto às espumas aqui não tem ainda!

Quanto à cerâmica que eu uso é estritamente biológica, são anéis cerâmico da Resun para filtros biológicos devo ter uns 8 kilos dela que daria para um aquário de ate 800 litros!

E as biobolas ou bioballs concordo com o amigo são pra filtros cascata sim elas não podem trabalhar continuamente submissas, pois não teria oxigênio suficiente para manter a colônia!

Abraços

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu (e pode ser mania minha... e se me convencerem do contrário, dou a mão à palmatória...) gosto de ter em 1º lugar a filtragem biológica (embora com uma pequena filtragem mecânica no início - uma esponja, por exemplo - para filtrar as partículas mais "grossas"). Em último lugar gosto de ter o "perlon" que filtra todas as partículas mais "miudinhas" que passam pelas outras.

 

 

A finalidade de colocar a filtragem mecânica em 1º lugar é o de reter toda a porcaria, de maior e/ou menor dimensão,

que se chegasse ao material biológico iria entupir os micro poros onde se alojam as bactérias aeróbicas.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas este é um tema muito interessante, pois quando fizer novo projecto ira ter sump.

Gostava se possivel que mostra-se algumas fotos do aqua com os furos os pentes e a coluna

Abraço

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola (para que servem afinal as bioball e qual a maneira correcta de as utilizar???)

è para colonização de bacterias, elas trabalhão com a água pasando por ela quase a seco!

No caso do sump não vejo muita ultilidade pois vai ter bem mesnas bacterias!

Abraços

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A finalidade de colocar a filtragem mecânica em 1º lugar é o de reter toda a porcaria, de maior e/ou menor dimensão,

que se chegasse ao material biológico iria entupir os micro poros onde se alojam as bactérias aeróbicas.

 

Viva,

De facto, pela logica do circuito da água no filtro, isso faz todo o sentido, sobretudo para grandes cargas de porcaria que necessitem de grandes débitos de filtragem...

Foi algo que não me tinha lembrado e que pode aliar o prático ao funcional em filtros não estanques. :lol:

 

Mas uma dúvida ainda permanece...

 

Porque razão os filtros estanques das principais marcas do mercado "aconselham" matérias de "crivagem larga" antes da água passar pela zona exclusivamente biológica, e a penas no final, à saida da água, matérias de "crivagem fina" (tipo "perlon")???

 

Tal como o exemplo que foi dado atrás: 11439797865236205_FMAufbau_pro.jpg

 

Qual é a lógica?? :D

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

nem tudo é feito (construido) a pensar nos peixes.

 

a segunda (a primeira foi explicada acima) razão para se usar uma esponja fina (lã) no fim do processo, é tambem para evitar que impurezas avariem o filtro.

Será facil para qualquer um imaginar o que acontece se o filtro puxar uma ceramica, ou uma folha, para a turbina....

 

não é só a eheim que escreve isto, é tambem a tetra (as outras marcas não consultei, mas acho que é o mesmo)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque razão os filtros estanques das principais marcas do mercado "aconselham" matérias de "crivagem larga" antes da água passar pela zona exclusivamente biológica, e a penas no final, à saida da água, matérias de "crivagem fina" (tipo "perlon")???

Qual é a lógica?? :?

 

Para alem da "crivagem larga" ser mais difícil de entupir.....

em tempos li uma coisa qualquer, não se onde e escrita por não sei quem bowdown

 

Que os anéis de cerâmica no inicio da filtragem serviriam para ir partindo as impurezas de maior dimensões,

de forma a acelerar a decomposição..... alimentando as bactérias a jusante.

 

Não sei qual a veracidade.... mas parece me ter alguma lógica!

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, segundo as vossas opiniões, isso deve-se sobretudo a um melhor funcionamento e protecção do material, do que propriamente melhor eficácia na filtragem. É isso?

 

+-......

 

na minha opinião à que optimizar o funcionamento do filtro AO MÁXIMO sem o danificar.....

 

sempre que possível:

 

1º camada..... anéis de cerâmica..... ajuda na decomposição da matéria.... filtragem mecânica.... eficácia da filtragem.

2ª camada...... esponja.... impede o entupimento da filtragem biológica e química... é uma filtragem mecânica..... eficácia da filtragem.

3º camada..... vários tipos de media, maioritariamente BIOLÓGICOS..... filtragem biológica.... eficácia da filtragem.

4ª camada..... média química, carvão activado, Seachem Purigen, resinas, etc..... filtragem maioritariamente química.... eficácia da filtragem.

5ª camada.... esponja de "crivagem fina", tipo "perlon".... filtragem maioritariamente mecânica.... protecção do material, protege as pás do motor caso

alguma partícula de material/materia se solte das camada anteriores e impede que estas entrem no aquário!

 

 

 

a 4ª camada..... só uso quando estritamente necessária e com um objectivo definido,

por ex. carvão activado.... retirar medicamentos da agua.

 

 

1ª e 5ª camada..... só uso se o tamanho do filtro o permitir!

 

 

 

P.S.: Na minha opinião alguns materiais tem mais do que uma função, mecânica/biológica/química.

Editado por svan_katna

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devo dizer que o projecto esta divinal deu me ate vontade de construir um para um novo projecto que tennho em mente =)

 

mas tenhu aqui so uma duvida a entrada de agua para a sump e necessario ter essa coluna? porque e que metem essa coluna? nao daria se metessemos apenas 1 buraco para decer a agua?

 

aguardo respostas se possivel.

 

topico muito bom mesmo, ja agora podia me indicar umas medidas de um sump para um aqua de 100*50*50

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala prum, Obrigado meu amigo, fiz o tópico para ajudar os que querem montar um sump, e verem que não é difícil!

O furo em baixo quando faltar luz o aquário ia esvaziar transbordando o sump!

A coluna funciona na seguinte modo tudo que as bombas de recalque mandar pro aquário a gravidade vai fazer ela descer ao meu ver é um dos melhores filtros!

Off tópico deixa contar um pouco da minha experiência!

Eu sou formado Engenheiro eletrônico, e fiz Biologia só não me formei, pois tive um AVC. Adiando meu sonho, bom mais na faculdade ele só usavam sump nos tanques foi lá que aprendi a usar as cerâmicas como midia biológica e aprendi a importância das filtragens!

Mesmo sendo aquarista com uma certa experiência tive uma lição de vida, pois vi que a gente pode ter conhecimento mais nunca sabe tudoEspero ter contribuído!

Abraços.

166nrmf.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais