Reactor de calçio, metedo de balling e zeovit


Recommended Posts

Falta ai o Kalk... :lol: e Kalk + reactor.

 

O do kalk penso que é aconselhado para quem quer ter um aquario com trocas de agua e reposição de alcalinidade e cálcio. é o mais simples e adequado a quem nao tem grandes exigencias.

 

Kalk + reactor para quem tem grandes consumos de cálcio e alcalinidade mas tambem aposta nas trocas de agua

 

Balling é um método para quem gosta de controlar ao pormenor o que entra e o que sai, aconselharia a aquariofilistas mais experientes e que saibam o que cada coisa é, detectar carências e excessos.

 

Zeovit...bem, penso que é uma coisa á parte, uma filosofia completamente diferente. Colocamos algo que nem sabemos bem o que é, não sabemos como funciona integralmente, apenas que aposta em nutrientes o mais proximo de zero possivel.

É quanto a mim um método limitativo em termos de espécies a ter no aquário, e um método em que os corais são forçados a alterar o seu metabolismo e a substituir alimentação mais natural por substitutos.

Torna mais dificil a saida desses corais para outros tipos de aquario sendo forçados a alterar não só a questão da adaptação á luz, como á alteração dos hábitos tróficos.

 

Enquanto que os primeiros são métodos de reposição de elementos bem conhecidos, o segundo é uma alteração de todo o "mini-ecossistema" que se gera no aquário. Diga-se que é um método em que não apostaria.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo.

 

Deveras é um tema interessante.

 

Creio que o reactor de cálcio é um elemento principal em sistemas de SPS's ( muitos ! ).

 

Agora depende sim, da midia usada. Quanto a mim, a melhor que anda por aí é sem dúvida a ARM. Além de dissolver ap artir de 6.7 ~ 6.5 PH, adiciona-te Cálcio ( é verdade..... LLOOLL ) Magnésio, Estrôncio, e muitos outros elementos traço constituintes da Aragonite. Ou seja, num só reactor de cálcio consegue-se usar um "pre-suposto" do método de Balling.

 

O método de Balling em si, é dosear Macro-elementos, Oligo Elementos, e elementos traço no sistema. O mais conhecido para tal é o ABC da Grotech.

 

Aqui as opiniões variam. Por um lado conseguimos óptimos resultados apenas com estes produtos, mas a meu ver, é um pau de dois bicos.....

 

Sabemos de ante mão que existem vários elementos que estão presentes na água "natural" ( Recife ), apenas em vestígios. Os corais não absorvem estes elementos da mesma maneira que o fazem com cálcio, magnésio, etc. Logo na introdução diária estamos a introduzir elementos que podem ser perigosos apenas e só por chegarem a uma concentração de 0.01%.

 

Esta situação facilmente é resolvida por um escumação muito potente, mas vamos-nos focar apenas em sistemas " caseiros ".

Num sistema caseiro, por muito bom que seja o escumador usado, é difícil ter um " monstro " de escumação, por causa do espaço, por causa dos €€€€€, etc.

 

Logo, se não existe este excesso de escumação, os elementos vestigiais não precipitam e desaparecem. e desta forma com o passar do tempo, irá criar uma concentração que poderá ser fatal ou prejudicial ao nosso sistema fechado.

 

 

 

O sistema Zeovit, tal omo já foi indicado, consiste em retirar o máximo de nutrientres, etc, do Aqua, e tentar de um certo modo quase que esterelizar o aquário. Ficamos apenas com o Cloreto de sódio ( Sal ) e a água. Tudo o resto é introduzido por nós. As bactérias, a alimentação das bactérias e corais, os elementos traço, os macro elementos, etc.

 

Normalmente comete-se o erro de dizer logo há partida que não presta etc.... Mas a verdade é que são raras as pessoas que experimentaram a 100% o sistema, e o sistema Zeovit é um método que não permite ir fazendo aos poucos. É tudo ou nada. E por aqui é que depois podem vir os problemas, as pessoas que não usam de forma adequada o sistema e claro está este não corre pela melhor.

 

É um método algo artificial, mas claro está, o que não é artificial no nosso biotopo ?!

 

Abraço

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li com atenção este tópico e devo dizer que é um tema bastante interessante!

Sobre o reactor de calcio, pensava que a midea da Rowa, o C+, era o melhor, mas agora fiquei na dúvida. Tenho uma replica do Deltec PF601 e tenho usado essa midea. Qual acham melhor qual midea?

 

Sobre o sistema bailling, acredito que seja muito bom, mas para pessoas com tempo e dinheiro, pois para termos a coisa bem controlada, o ideal é um sistema de doseadores de precisão.

 

Sobre o zeovit...não será mais facil ter um filtgro de areia ou uma UV a trabalhar 24h por dia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li com atenção este tópico e devo dizer que é um tema bastante interessante!

Sobre o reactor de calcio, pensava que a midea da Rowa, o C+, era o melhor, mas agora fiquei na dúvida. Tenho uma replica do Deltec PF601 e tenho usado essa midea. Qual acham melhor qual midea?

 

 

no teu reactor não podes usar ARM. È a que eu uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O Reactor que tenho o PF1001, tem também a Rowa C+.

 

Este tipo de reactores não dá para usar a midia normal da ARM, no entanto desconhecia ( mas passei a conhecer ), que a ARM tem uma mistura mais grossa.

 

Vou experimentar, pois sendo mais grossa, logo é mais pesada, e se é mais pesada em principio a bomba não a consegue levantar.

 

A ARM é uma midia que não pode andar em mistura pois dissolve-se num instante.

 

Em relação ao Zeovit, não se baseia somente na filtração e "esterilização " da água.

 

Requer também a implementação de bactérias próprias ao sistema, bem como produtos apropriados. Alimentação especifica para corais, etc.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou experimentar, pois sendo mais grossa, logo é mais pesada, e se é mais pesada em principio a bomba não a consegue levantar.

Já que vais experimentar, fico à espera das conclusões!

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tipo de reactores não dá para usar a midia normal da ARM, no entanto desconhecia ( mas passei a conhecer ), que a ARM tem uma mistura mais grossa.

 

Vou experimentar, pois sendo mais grossa, logo é mais pesada, e se é mais pesada em principio a bomba não a consegue levantar.

 

A ARM é uma midia que não pode andar em mistura pois dissolve-se num instante.

 

Ola João informa-te bem sobre essa midea e se podes usar num reactor para midea liofilizada, a grande diferença da arm é que esta tem de ter bombas potentes ex os ractores da shuran, não como dizes os reactores tipo deltec as bombas são mais fracas( midea rowa c e bema mais leve que a arm)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo.

 

A bomba do meu reactor é uma Eheim 1262.

 

A ARM é mais pesada e ainda bem..... a ARM não pode mexer.... dissolve muito rapidamente se o fizer.

 

 

A Shuran tal como dizes o maior reactor que tem é para 10.000 Lts e "apenas" usa uma Eheim 1260... ou seja, menos potente do que a minha.

 

Os reactores de Cálcio ( excluindo a Deltec ) usam bombas menos potentes, pois a midia não tem que mexer, apenas é necessário que haja passagem de água pela Midia.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

como isto parou um bocado, para animar a coisa...

 

acham que o Zeovit é uma questão de moda de um sistema milagroso, ou há por ai quem o defenda com unhas e dentes obviamente explicando os seus argumentos para tal?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como isto parou um bocado, para animar a coisa...

 

acham que o Zeovit é uma questão de moda de um sistema milagroso, ou há por ai quem o defenda com unhas e dentes obviamente explicando os seus argumentos para tal?

 

talvez seja não sei usar isso como um reset á nossa água uma vez por ano..

Os sais sintéticos chegam a ter os trace elements milhares de vezes superiores ao do mar...daí...eu conseguir ver a sua utilidade, mas isso retira tudo?

mesmo tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O sistema Zeovit consiste em criar um ambiente rico em bactérias nitrificantes ( reactor de Zeovit ), ter um escumador sobre dimensionado para o nosso Aqua ( Aqua 500 lts ~ escumador para uns 3000/3500 lts ), algário, etc, para conseguir processar tudo o que exista na água ( matérias orgânicas, proteínas, etc... ).

 

E quer-se isso para quê ?

 

- Para ter a água mais limpida e isenta de substâncias. Deste modo vamos ser nós a introduzir no sistema tudo o que os corais necessitam e não conseguem encontrar na água ( pois está isenta de várias coisas ).

 

 

O método de Zeovit, baseia-se em adições diárias ( lá está o funcionamento exagerado de processamento de matéria e escumação, pois retiram diariamente "tudo" da água ), de vários produtos essenciais, tais como, elementos traço, alimento, amino-acidos, oligo elementos, etc.

 

Tal como já tinha dito, o problema do Zeovit é a sua manutenção ( €€ ), e quem se queira iniciar tem que ter plena consciência que é um sistema que temos que seguir há risca para que tudo dê certo. Não podemos iniciar hoje só com um ou dois produtos na semana seguinte começar com os outros dois, etc.... Nunca irá dar resultado e vamos ter mais problemas do que benefícios.

 

Na minha opinião, continuo a preferir um bom reactor de cálcio com uma boa mídia.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm..

 

Podem ter ligação pois ambos servem para nidificação de bactérias aeróbicas. Mas por alguma razão o seu uso não consegue substituir o Zeovit.

 

Mas será um bom assunto a discutir por quem tenha usado ou use um Filtro de Areia.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de areia em recife não é boa coisa...filtro de areia tem como final nitratos... e tem o problema de ser muito eficiente, ou seja, deixa a rocha viva sem alimento á superficie. Rocha viva sem alimento á superficie significa que chega:

 

-menos nitrato

-agua pobre em oxigénio ao interior da rocha (as bacterias da camada exterior nao consumiram o oxigénio que deviam)

 

 

se pensares em filtro de areia seguido de um desnitrificador sim, mas é complicado dimensionar:

filtro de areia necessita de bastante agua=fluxo alto

desnitrificador necessitade de fluxo lento

 

em alternativa poderias utilizar um algae sruber, ou algae raceway

 

...só filtro de areia, não... isso é para aquarios de peixes sem rocha viva...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora tb uma questão!

 

DSB e macro algas!!!

 

Sendo que a DSB tem uma função desnitrificadora, não compente ate certo ponto com as macro algas?

Partindo do principio que as algas necessitam de Fosfatos e nitratos, tendo uma DSB não vai faltar os nitratos para as algas, sobrando fosfatos para, por exemplo, cianobacterias?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daí o uso da Zeovit ser mais eficiente pois consegue-se fazer as 2 coisas num só sitio.

 

eficiente não diria...afinal beneficio/€ o Zeovit perde claramente para muitas soluções

 

quanto a DSB e macro algas...as bactérias para além de desnitrificarem, no seu metabolismo e para crescerem tambem necessitam de fosforo.

 

por outro lado teem vantagens, a manutenção da dsb é muito mais simples e menos dispendiosa que o cultivo de macro-algas.

 

não fica limitada por micronutrientes tão facilmente como as macro algas, não precisa de despesa na iluminação, não precisa de podas o que obriga a variações nos consumos.

 

obviamente...os dois é melhor que um só.

 

por outro lado antes estávamos a discutir métodos de suplementação, agora estamos a discutir métodos de retirar coisas...

 

o sistema zeovit faz as duas coisas porque é um sistema, se chamarmos sistema XPTO a DSB+macroalgas+reactor de cálcio...também faz tudo.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Comecei há algum tempo um nano (30l + 20l brutos) com o método de balling simplificado (Kh, Ca e Mg) e noto crescimentos muito grandes. Coloquei um frag de acropora e outro de histrix e sem exagerar, noto a diferença de crescimento quase todos os dias...principalmente no aproveitamento da pedra para expandir o tecido do coral. Faço medições de 10 em 10 dias para verificar a necessidade de elementos.

 

No inicio existia um consumo grande de magnésio, actualmente é só cálcio e um pouco de carbonatos.

 

Para sistemas pequenos que se queira ter SPS, penso ser uma boa solução!

 

Os pressupostos iniciais são:

 

1) Uma TPA/ano

 

2) Forte escumação (Deltec MCE 600)

 

3) Ozonizador com controlador

 

4) Quantidade de RV elevada (cerca de 10 kg - SUMP Cheia)

 

Tem um premnas que salvei de outro aquário, que não devia lá estar...mas está!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais