AJUDA!problema com as plantas.


pip0ka

Recommended Posts

estou com problemas nas plantas deixo algumas fotos pra me tentarem ajudar.

 

po.jpg

 

pon.jpg

 

ponn.jpg

 

ponm.jpg

 

só uns detalhes,estou com alguns caracois no aquario,

os caules das plantas estão a ficar fracos e transparentes,como se pode ver na foto.

todos os dias tenho bocados de pantas a boiar soltas nos aquarios,pode ter sido o pleco k as arrancou?

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o que tens ai é uma brutal carência de nutrientes, na segunda foto dá para ver os nós da Higrophyla, onde era suposto estár as folhas, não são nem os caracois (que tem umas costas largas à brava) nem do pleco.

 

Essa planta se a desenvolveres baril, fica tão bem enrraizada que para a tirares ficam metade das laizes no areão, na terceira foto dá para ver que raizes é coisa que tinha pouco.

 

Não vou dizer o que falta de nutrientes porque pelo aspecto faltam muitos.

 

Se queres manter plantas começa pelo principal, a luz, CO2 e nutrientes de quando em vez. A boa notícia é que se fizeres isto que disse, podes ainda safar essa planta na boa.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso mesmo, falta de nutrientes e co2 e luz concerteza.

No meu pantado tbm uma vez eu axei estranho, eu tenhu co2 injetado mais 10 hrs por dia de luz, tenhu lampadas power glo, flora glo, e marine glo. no total de 6 lampadas de 40 w. e nutrientes de ferro e tetra flora pride e nao intende que soh as hidrofilas de rio morreram no meu aqua. foi uma questao que eu fiquei abismado de saber o motivo disso. alguem pode ajudar a saber o motivo ? e as otras 14 especies estão lindas ainda e nao morreram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado!

no meu aquario tenho muito pouca luz,são aquelas tampas k veem com os kits.mas na 4 feira vou ter aquario novo e vou por luzes boas,ktos watts aconselham pro meu novo aquario de 80,35,40?

 

o k eu costumo por nas plantas são aqueles fertilizantes liquidos,mais nada. elas devem ser mesmo resistente pra terem durado uns bons meses,mas eu vou salva-las :lol:

 

em relação ao c02, o k devo fazer?(desculpem estas minhas duvidas)

:oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Deves seguir 1W/l de água.

 

Quanto ao Co2, será melhor construieres um injector de Co2. Utiliza a ferramente pesquisar, que encontras bastantes tópicos relativos á receita e material necessitado.

 

:oops:

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao apostava em melhorar a iluminação nem em meter Co2 sem primeiro controlar nutrientes... Se as plantas ja estão a crescer c om problemas devido à falta de nutrientes, porque estimular mais o crescimento?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser sintomas de abundância num determinado nutriente, não estou a dizer que é...apenas que pode ser.

 

Os sintomas de toxicidade são semelhantes à carência.

 

Aumentar a luz, CO2, etc... pode evidentemente piorar a situação...mas também pode melhorar...depende de tantos factores que ninguém jamais através de uma foto te poderá dizer o que deves fazer a seguir com certezas...

 

O que a gente costuma fazer é dar palpites!

 

Ter um aquário decentemente plantado é alimentar uma percepção, muitos agricultores têm sucesso, apenas com a intuição, sem conhecimentos científicos sofisticados...

Temos de fazer crescer essa intuição com o hobby, desistir é a rota mais fácil!

 

Todas as alterações que induzimos no sistema, demoram tempo a se reflectir, isso adiciona mais uma caracteristia de dificuldade ao nosso hobby...

 

Sinceramente se isto fosse fácil, já tinha desistido há muito!

 

Em relação ao porquê de apenas algumas plantas morrerem, enquanto que outras ficam impecáveis...

explicações?

mais uma vez deduções que podem estar algumas erradas ou todas certas:

 

1- competição (elas lutam pelo pequeno espaço com várias armas biológias), muitas das vezes uma pequena vantagem na obtenção dos nutrientes pode fazer a diferença entre a decadênia e o vigor.

 

sinceramente não me ocorrer outra das tais deduções...

:)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enganei-me vou comprar 1 aqua de 1m.

agora no meu novo aquario vou tentar dar melhores condições as plantas,espero conseguir.

 

obrigado a todos!as vossas opiniões foram muito uteis.

 

 

só mais 1 pergunta,eu tenho usado so fertilizante liquido(já me disseram k era suficiente),aconselham no meu novo aquario usar substrato no areão,pois estou a pensar ter muitas plantas. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao apostava em melhorar a iluminação nem em meter Co2 sem primeiro controlar nutrientes... Se as plantas ja estão a crescer c om problemas devido à falta de nutrientes, porque estimular mais o crescimento?

 

Bem uma das maneiras que se pode controlar o excesso de nutrientes é que eles sejam consumidos, coisa que sem luz ou CO2 vai ser dificil. Outra maneira é fazer TPA's mas neste ponto a planta não ganha nada com isso.

 

Como o António Victor disse, e bem, tudo isto são palpites, a Higrophyla corymbosa é uma planta bastante resitente que apesar ser de caule lança muitas raizes, talvez seja boa ideia dar uma ajuda no solo.

 

Outras deduções podem ser virus, é que o aquário deveria ser um ambiente fechado, mas de facto não é, está exposto. Ainda esta semana deparei com uma ninfa de libélula num dos meus aquários.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! As tuas plantas têm clorose que é manisfestada pelas folhas e caules vitreos (transparentes)... indica falta de nutrientes...

 

Como disses-te que ias começar um novo aquario aconselho-te a pores no areão algo que forneça as plantas ferro e outros micronutrientes...

 

Eu utilizei um em pastilhas, enterrei no areão perto das raizes e isso resultou... principalmente na echinodorus quadricostatus...

 

Qto à luz e CO2 pesquisa pois não vais ter dificuldade a encontrar algum topico a falar sobre isso :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, Oranda,vou fazer isso!

 

vou comprar essas pastilhas,e continuar a utilizar fertilizante liquido.

Irei tb utilizar uma luz adequada,qto ao co2 ainda não procurei informação,mas ainda vou a tempo :wink:

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais