Filtro Externo capaz de 2000 L/h ou +


Recommended Posts

Boas amigos...

Relativamente a filtros externos, gostaria de saber que opções é que existem no mercado capazes de atingir os 2000 L/h ou mais.

Abraços,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Depois de pesquisar um bom bocado .... parece que só o Fluval FX5 apresenta débitos superiores a 2000 l/h... mais precisamente:

 

Pump Output: 925 g/h 3,500 l/h

Filter Circulation*: 607 g/h 2,300 l/h

*Note: Flow rates were measured with intake and output

hoses of the same length and without media.

 

Ora isto quer dizer, que a bomba consegue fazer 3500 l/h ... MAS

a capacidade máxima do filtro fazer circular água são 2300 l/h E ....

mesmo assim esses 2300 l/h são medidos com tubos de entradas e saída do mesmo tamanho e sem matérias filtrantes no copo.

 

Daí que o valor medido (1991 l/h) nesta sobejamente conhecida comparação (http://www.ciclideos.com/eheim-2080-pro3-vs-fluval-fx5-a42.html) talvez se possa aceitar.

 

No entanto, para pôr na sala, acho que 43 db's é um bocadito demais.

 

Alguém conhece outras alternativas com débitos >= 2000 l/h a este filtro ?

 

O meu aqua tem cerca de 500 l de capacidade.

Pelo que estive a ler aqui no forum, é aconselhável que o filtro seja capaz de (3x a 4x) a capacidade do aqua.

 

Ou seja, no meu caso, 500 x 3 = 1500 e 500 x4 = 2000 ... ou seja o filtro deverá ser capaz de 1500 l/h a 2000 l/h.

 

Se isto é verdade, então todos os fabricantes de filtros são um bocado aldrabões... pois mesmo fazendo as contas todas por baixo, isto é, pelo factor 3x:

 

No caso do meu, JBL Cristal Profi 500, que faz 1200 l/h segundo e eles dizem:

JBL CristalProfi 500 Heavy-duty external filter for aquariums of up to 500 litres

Segundo a regra, deveria dizer que no máximo seria adequado para um aquário de 400 l ... isto assumindo que ele é capaz de fazer circular 1200 l/h de água o que V/ posso dizer que não faz. Pelas minhas contas deve fazer cerca de 800 l/h.

 

No caso do Fluval FX5, tomando os 1991 l/h do teste.... daria no máximo para aquas com capacidades até 650 l e eles dizem:

Fluval FX5 External Canister Filter

Professional and Extremely Powerful Canister Filter

 

For aquariums of up to 1,500 litres.

 

A mesma história se passa com os Eheim.

 

Alguém é capaz de me elucidar sobre isto ? O que é que vale ? O que dizem os fabricantes ou a regra do 3x ou 4x a capacidade do aqua ?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

e porque não apostas em dois filtros? com essa litragem só com 1 filtro vais ter dificuldade na circulação da agua, provavelmente irás ter zonas onde a circulação é nula.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esquece a regra das 3x ou 4x ou 400x o volume do aquário.

 

Muito mais importante que isso é o volume e tipo de matérias filtrantes.

 

O Cristal Profi 500 dá mesmo para 500 litros e não 400, a não ser que tenhas peixes que sujem muito (por ex. ciclídeos) em que será conveniente reforçar a filtragem biológica. É exremamente silencioso.

Os outros de que te falaram não conheço mas se tos mencionaram é porque são bons. Também podes usar dois como já te foi sugerido.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nenhuma experiencia com aquas desse tamanho mas o pouco que tenho lido e tambem a experiencia com um aquazinho de 170L permite-me opinar em relaçã a essa duvida!

Para mim, sem duvida que a melhor opção seria adquirires dois filtros externos!

Assim irias conseguir uma filtragem bem mais eficiente para esses 500L de agua! Por outro lado, quando fizesses limpeza ao filtro, a colonia de bacterias corria o risco de diminuir drasticamente! Com dois filtros, se houver algum problema, o risco de diminuir a colonia seria inferior!

Claro que a aquisição de dois filtros, puxa mais uns euros, Dois filtros (ainda mais com esse capacidade) mais as massas filtrantes!

Acho que a minha senhora não me permitia uma aventura dessas! LOL bigsmile;););):onfire::onfire::onfire::onfire::onfire::onfire::onfire::onfire::onfire::onfire::onfire:

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Em primeiro lugar, obrigado a todos pelas V/ respostas.

 

Talvez devesse ter começado por explicar que colocar dois filtros em simultâneo é-me complicado por dois motivos:

1 - Teria que escavacar um bocado o sítio onde o aqua está assente, para conseguir passar mais um par de tubos para baixo, isto é, para o compartimento onde tenho os equipamentos.

2 - Ainda assim, só tenho acesso para colocar tubos por uma das laterais do aqua o que tb não facilita pois já lá estão os do fo JBL que tenho a funcionar......

... MAS....

..... mesmo que desse para passar e levar os tubos do novo filtro para a outra lateral do aqua (passando por cima do mesmo), ainda teria que furar o travamento horizontal que une as duas frentes para poder introduzir os tubos no agua. no outro lado... pois colocá-los do mesmo lado não deverá dar e além do mais, em termos da circulação de água tb não iria trazer grande benefício.

Pergunta: É possível fazer os orifícios no travamento sem desmontar aquilo tudo ? Imagino que os peixes se vão passar da mosca !

 

O Sacem Marathon 2000 faz 1850 l / h, tal como o novo 1500e da JBL e o 2080 da Eheim.... mas é mais uma opção de facto na perspectiva de ter 2 filtros.

 

Os peixes que tenho não sujam quase nada (3 escalares, 2 discus, 2 corydoras, 5 crosso's, e pouco mais).... mas tenho verificado sempre acumulação de sujidade sobre o substrato e por isso tenho que andar sempre a aspirar aquela brincadeira. Como tempo é coisa que não abunda... pensei que aumentando a capacidade filtragem podia resolver ou pelo menos atenuar esta questão.

Pergunta: Há outras alternativas que eu não esteja a ver ?

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo....

 

Estive agora a dar uma volta no site da aquaristic e vi por lá um filtro igual ao meu JBL CP 500, por 71,98 €-

 

Será que com dois filtros destes e um esquema com dois Y's, um à entrada dos filtros e outro à saida, usando só os dois tubos um de recolha e outro de devolução, a coisa poderia funcionar ?

 

Se tivesse que optar por um cenário com 3 tubos (pq já lá estão 2 e acho que +1 ainda consigo passar) e um só Y, acham que seria melhor ter uma 2ª recolha ou uma 2ª devolução de água ao aqua?

 

Abraços e obrigado,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo....

 

Estive agora a dar uma volta no site da aquaristic e vi por lá um filtro igual ao meu JBL CP 500, por 71,98 €-

 

Será que com dois filtros destes e um esquema com dois Y's, um à entrada dos filtros e outro à saida, usando só os dois tubos um de recolha e outro de devolução, a coisa poderia funcionar ?

 

Se tivesse que optar por um cenário com 3 tubos (pq já lá estão 2 e acho que +1 ainda consigo passar) e um só Y, acham que seria melhor ter uma 2ª recolha ou uma 2ª devolução de água ao aqua?

 

Abraços e obrigado,

 

Boas a todos !

 

Amigos .... acham que este cenário poderá funcionar em condições ?

 

Abraço e obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos !

 

Amigos .... acham que este cenário poderá funcionar em condições ?

 

Abraço e obrigado,

 

Boas amigos ....

Acham que esta ideia pode funcionar ?????

Agradeço o V/ feedback.

+ 1 vez Obrigado !

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o teu problema é so a potencia da bomba é facil....

compras uma bomba externa tipo eheim compact 3000 (axo que essa dá) e montas depois do filtro.

mas tem cuidado , como o tilapia disse ,uma bomba potente nao quer dizer k tenha uma boa filtragem(bem pelo contrário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o teu problema é so a potencia da bomba é facil....

compras uma bomba externa tipo eheim compact 3000 (axo que essa dá) e montas depois do filtro.

mas tem cuidado , como o tilapia disse ,uma bomba potente nao quer dizer k tenha uma boa filtragem(bem pelo contrário).

Boas markes....

Percebo a ideia e seria obviamente uma hipótese mas o que decidi fazer é mesmo montar 2 filtros, pois para esta água toda acho que faz todo o sentido.

A minha pergunta anterior era sobre se em vez de ter os dois filtros, cada um com os seus 2 tubos de recolha e devolução de água ao aqua, se poderia ter apenas um tubo de recolha e dois de devolução, sendo que, o de recolha, se dividiria em 2 usando um Y para fazer a admissão de água aos dois filtros.

Isto funciona ou não ?

Abraços e Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que funciona, tem é de ser muito bem pensado, nomedamente a ferragem dos filtros é que pode ser complicada. Mais facil será fazer um filtro DYD.

 

Eu tenho o eheim 2080 que é um excelente filtro, porque não interesa só a circulação mas a capacidade de massas filtrantes e este leva 25 litros ;) . o contra é que tem 3 tubos 2 de retorno e 1 de entrada no aqua.

 

Por isso o ideal para ti seria o FX5 da fluval pois só tem 2 tubos. Este e o 2080 são os melhores do mercado que eu saiba melhores só feitos DYD. Que resulta de uma bom reservatorio de massas filtrantes com uma boa circulação (bombas de 2000, 3000, 4000lts/h etc, o que quiseres basicamente e com bons resultados.

 

Há neste forum quem faça estes filtros a preços muito mais em conta que um filtro da eheim ou fluval e com optimos resultados. O esquema do Y nunca vi comprovado que funciona bem.

 

Cumps

Orlando

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Eu já decidi que vou mesmo colocar 2 filtros, sendo que o 2º filtro que vai ser um exactamente igual ao que já cá tinha: JBL CP 500.

Como a JBL lançou os modelos novos, este filtro está a metade do preço e tendo em conta o preço dos Ehiem e experiência que tenho tido com este filtro (JBL CP 500),

que tem sido bastante boa, não me restaram grandes dúvidas.

O Fluval FX5 que cheguei a considerar, deixou de ser opção qd percebi as dimensões dele, pois é um autentico balde e não cabe no lugar que tenho para colocar o 2º filtro.

 

A questão do Y que coloquei antes é que eu gostaria de ver respondida.... se possível claro está :D ... pois + 1 mangueira, para além das duas que já lá estão, eu consigo passar,

mas passar mais duas mangueiras é-me (como já expliquei), bastante complicado.

 

Se alguém puder responder, agradeço uma vez mais.

 

Abraço,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Queria apenas agradecer todas as respostas de todos os intervenientes neste tópico.

Quanto à minha dúvida sobre o Y é simples: Eu vou experimentar (Qd chegar o meu 2º filtro... e depois dou feedback).

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.