Primeiros Discus


JSOUSA

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

tou a começar com Discus.

Comprei 3 Discus juvenis.

Dois estam aparentemente bons, um não tenho visto alimentar-se e ganhou na barbatana umas manchas brancas.

 

Estará doente?

O que devo fazer?

 

Muito ogb

 

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º manter a calma

 

2º é normal os discus passarem por um periodo de adaptação que pode chegar a 1 mes(ja me aconteceu)

 

3º Faz o maior numero de tpa´s possiveis e aumenta a temperatura para valores acima de 30º.

 

4º Manter a calma

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As manchas brancas de que falas deve ser de uma mudanca brusca de ph entre o aquario onde se encontravam e o teu.

Nao e perigoso com o tempo sai da proxima coloca o saco da viagem no aquario ate as temperatura do saco ser igual a do teu aquario, e nesse espaço de tempo vai colocando alguma agua do teu aquario no saco.

O importante nâo e saber mas ter o n: de telefone de quem sabe.

 

http://groups.msn.com/pigeon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

em qual das barbatanas tem as manchas?

Não apareceu uma mancha nos olhos?

Quais os valores de pH, nitritos nitratos e amónia do teu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

as manchas brancas começaram na extremidade da barbatana inferior e passaram para a dorsal, aparecendo também no meio do corpo. Nos

olhas não se nota diferença.

O ph está a 6.8, amónia 0, nitritos 0 e os nitratos 40 mg/l.

 

 

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há também uma situação que me esqueci de dizer desculpem, o tal discu

às vezes não está numa posição vertical, parece que perde o equilíbrio.

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a perder o equilibrio já me aconteceu o mesmo, tambem pensei que houvesse algo de anormal, mas depois de se habituar ao aqua ficou ok.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

tenho um segundo Discu que deixou também de se alimentar.

Este ganhou, não nas nas barbatans e no corpo, mas sim dentro boca

uma espécie de "algodão".

O que devo fazer?

Por favor quem me poder ajudar, ficar-lhe-ia muito grato!!

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia.

 

 

Nuno,

 

o aquário foi montado em 22/05/04, no dia 30/06/04 introduzi(acrescentei) no filtro exterior siporax.

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Nuno, sou a mesma pessoa k tem falado consigo.

Foi um colega meu que me arranjou a referência deste forum.

 

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

realmente eu já o tinha aconselhado a colocar os discus só ao fim de 6 semanas,mas.....ainda nem 4 semanas passaram, assim é dificil, disse-lhe algumas vezes para ter paciencia, como diz um grande amigo meu a aquariofilia e um hobby para Chineses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, chamase fobia aquariofilista neste hoby temos de ter muita calma o nuno tem razão devemos deichar o nosso aquario algum tempo a ciclar antes de colocarmos os nossos discus, o meu aquario de 1,20 esteve 1 mes a ciclar mas de kualker forma devias colucar aki umas fotos dos teus peixes para nos vermos como eles estão.

é verdade sousa fizeste uma boa adapetação aos teus discus quando os mudaste para o teu aquario???

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade Nuno.

No dia 30/6 acrescentei ao filtro exterior o siporax, mas o aquário já estava em funcionamento desde 22/5.

Tenho feito testes à amónia (0), aos nitritos(0) e aos nitratos (40mg/l), por isso, pensei que o aquário estivesse ciclado. Então, é verdade, não tive muita paciência.Resolvi arriscar e coloquei alguns peixes.

Hoje, durante a hora do almoço, fui a casa e um Discu já estavo morto e o segundo está quase.

O k fazer?Já não digo salvar o segundo, mas o k devo fazer com esta situação?

 

Se me poder continuar a ajudar fico-lhe mt grato.

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Luis,

 

0bg pela tua obs, eu sei que o Nuno tem que ter razão, eu é que não tive mt paciência para esperar as 6 semanas. Contudo, eu achei que o meu aq

já estava ciclado pela teoria que tenho lido. Fiz testes à amónia =0, aos nitritos=0 e aos nitratos =40mg/l, se fizer uma muda parcial de água os nitratos baixam, por isto é que resolvi colocar os peixes.

Quanto à adaptação fiz o que normalmente se faz.

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sousa não leves a mal a minha observação mas esta fobia acontece com quaze todos os aquariofilistas, esiste um produto no mercado que um colonizador de bacterias não sei se conheces,é uma ajuda para acelarar o ciclo dos aquarios, tem calma não comeces a fazer muitas mesturas a nivel de medicamesntos. manda umas fotos dos teus peixes se puderes.

 

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Luis,

 

eu coloquei um activador biológico também.

 

Não coloquei nenhum medicamento no aq, neste momento 1 já morreu e tenho um segundo praticamente morto.

 

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao entendo muito de discus,mas em qualquer aqua os valores de nitratos,nitritos e amonia sao muito semelhantes!Logo,esse valor que tens de nitratos e muito elevado e a causa pode ser essa!

 

tenta fazer TPAs diarias para reduzir ao max os nitratos e ,nao sei se tens plantas,tenta colocar algumas porque elas consomem os nitratos e tb te ajudavam a baixá-los!!

 

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pessoal, já se disse muita coisa mas ainda não se tentou encontrar uma solução para o problema... :oops:

 

Na minha opinião esse aquário já está mais que ciclado... :cry:

Esses valores de nitratos é que devem ser mantidos baixos. Há que recorrer às TPA's.

 

Sem ver o peixe é difícil dar uma opinião, ainda por cima quando não temos uma descrição mais precisa do problema.

A que temperatura estão os discos? pH? Sintomas que apresentam (estão escuros? apresentam as barbatanas "esfarripadas"? Estão a largar muco?)

 

Eu apontava para parasitas na pele ou problemas com bactérias... mas de facto sem ver é difícil.

 

Não concordo muito com a utilização de medicamentos sem saber ao certo que tipo de doença tem o peixe mas, como não sabemos, penso que pode usar em conjunto Bactopur Direct e Costapur (ambos da SERA).

Aconselho, assim como o Luis Rodrigues disse no início, a aumentar a temperatura e fazer o máximo de trocas de água possíveis repondo sempre o medicamento mediante a quantidade de água retirada.

O tratamento deve ser feito num aquário à parte com bastante areação.

Por vezes a simples mudança de água associada a um aumento de temperatura pode ser suficiente para curar o peixe...

 

Jorge, se correr mal desta vez não desanimes. :?

À que verificar onde estava o erro, corrigir, e voltar a tentar. :twisted:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia a todos,

 

o segundo peixe moprreu.

Neste momento tenho 3 peixes e aparentemente não têm problema.

Tenho um peixe com 11 dias (no meu aq) e dois com 4 dias.

No meu aq também existem plantas, a temperatura é de 31.5º e o ph 6.6.

Aconselham-me a fazer TAPs diárias por causa do valor dos nitratos (40mg/l), precisava de saber qual o valor a substituir.

As medidas do aq são 1.2*0.4*0.5

Só mais uma obs, a água da companhia tem um PH 7.5 / 8. Costumava

baixar o PH para valores na ordem dos 6.8 com uma àgua mineral. Entretanto, fiz um injector de CO2 caseiro, o valor baixou para 6.6.

Posso fazer a TAP diária(qual quantidade?) utilizando a água da companhia? Estou a alimentar os meus Discus com flocos e larva de mosquito.

 

Já estive mesmo perto de desistir, se não fosse por gostar deste peixe....

 

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola !!

 

 

Se vive perto de Lisboa venha até Editado pela equipa de Moderação. Tenho todo o gosto em transmitir a minha experiencia de 17 anos a criar e a manter Discus . Veja ao vivo criações de algumas das mais raras especies , como os white Diamond ou snow white como alguns chamam , leopard , leopards snakskin cruzados com white red spotted , etc.

 

Um abraço

 

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

jorge pensei que o teu aquario estava numa faze iniciação,para baichar eses valores de nitratos devias fazer trocas de agua entre os 15 a 20% do teu aquario o idial para teres uns discus saudaveis tanto para nitritos, nitratos e amonia o idial é andar na casa dos zero, a temperatura está idial,quanto a agua da companhia podes utilizar desde que deiches descanssar pelo menos dois dias para eleminares o cloro,otro aspecto acho que não devias dar todos os dias as larvas de mosquito pois são portadores de muitos parazitas internos que prejudicam na saude dos teus peixes dá lhes flocos e coração de boi.

deves tb fazer todos os meses uma desparatização mesmo que não os tenham deves fazer como prevenção é muito facil vais á farmacia mais perto da tua casa e compras flagyl, desfazes uns comprimidos mesturas na comida e dá pelo menos 3 a 8 dias seguidos.com o coração é facil de administrares este medicamento e não fas mal as plantas nem ao ciclo do aquario.

quanto as manchas se não dezaparecerem tens um medicamento ke deve resolver o teu problema tenho tido bons resultados com ele PROTOZIN da waterlife.

 

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João

 

as trocas de 15 a 20% faço com que frequência? Diária até ao valor dos nitratos baixarem?

 

Já agora diz-me pf como preparo o coração de boi?

 

mto obg

 

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais