Anentome Helena come ou não as ampularias(Pomacea bridgesii).


miltonleopoldo

Recommended Posts

Estive a falar com outro membro do forúm e ele deu-me a dica para usar flocos ricos em proteinas.

sinceramente é isso que vou fazer com os meus.

Mas vou tentar falar com ele e depois post o feedback.

 

 

Pois, eu também tenho ideia de que eles se alimentam de qualquer coisa mais que não seja caracois, já que eles crescem rápido. A população da praga diminuiu drásticamente mas não posso dizer que foi extinta... Outra maneira de os manter será talvez manter um aqua com caracois para os Helena se alimentarem. Já tinha pensado nisto, tipo todas as semanas colocar 3 ou 4 caracois para as Helena se alimentarem, que acham?

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 93
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois, eu também tenho ideia de que eles se alimentam de qualquer coisa mais que não seja caracois, já que eles crescem rápido. A população da praga diminuiu drásticamente mas não posso dizer que foi extinta... Outra maneira de os manter será talvez manter um aqua com caracois para os Helena se alimentarem. Já tinha pensado nisto, tipo todas as semanas colocar 3 ou 4 caracois para as Helena se alimentarem, que acham?

 

Posso dizer-te que eu conheço um membro do forúm que faz isso mesmo, e ao que parece está a dar-se bem.

 

Porém gostava de experimentar a hipotese da ração rica em proteinas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer-te que eu conheço um membro do forúm que faz isso mesmo, e ao que parece está a dar-se bem.

 

Porém gostava de experimentar a hipotese da ração rica em proteinas.

 

 

Até ao momento as ampularias continuam vivas e de boa saude nos dois aquários(20 e 200ltr)

Esta semana introduzi 2 Neritinas e até ao momento ainda dão ar da sua graça no aquário de 200ltr.

 

A praga de caracois começa a diminuir.Acho que neste momento está controlada.

 

Outra nota a assinalar é que no aqua de 20 existem 2 physas e os Helenas ainda não os despacharam!

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A praga foi varrida por completo... Estes gajos são umas máquinas, nem sinais de outros caracóis a não ser os "Helena".

E este foi o meu problema, ou seja, o que vai acontecer aos meus cerca de 30 Helena (dois adultos e o resto bebezolas!)...

 

Ora então pensei, já que os meninos são carnívoros porque não experimentar oferecer-lhes carne? Vai daí coloquei um pouco de carne no aqua, mais ou menos do tamanho de um guppy, para experimentar e ver o que acontecia. Coloquei um pouco antes de as luzes apagarem, já que a sua maior actividade é nocturna.

 

Foi a loucura, parece que liguei um interruptor, todos eles andavam malucos no aqua em busca de onde vinha aquele cheiro (penso eu que será do cheiro).

 

Resultado, a carne de manhã praticamente não existia!

 

Não sei se será uma forma de os alimentar decentemente, mas que eles gostaram é garantido.

 

Para já tenho uns caracoisitos a ver se reproduzem para os poder alimentar.

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pragas de caracóis...que talvez escondam outros problemas mais graves...se calhar a praga acontecia porque outros factores estavam desregulados... quando as pragas desaparecem, normalmente o que as pragas comiam pode desenvolver-se. algas? restos de comida que vão levar a nitratos muito elevados?

 

curar os sintomas (matar os caracois) sem procurar a doença (o que leva à sua proliferação) raramente é boa solução.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pragas de caracóis...que talvez escondam outros problemas mais graves...se calhar a praga acontecia porque outros factores estavam desregulados... quando as pragas desaparecem, normalmente o que as pragas comiam pode desenvolver-se. algas? restos de comida que vão levar a nitratos muito elevados?

 

curar os sintomas (matar os caracois) sem procurar a doença (o que leva à sua proliferação) raramente é boa solução.

 

 

 

Ter condições favoraveis para a reprodução pode não significar que o aqua esteja em desequilibrio.Por exemplo no meu caso os nitratos estavam optimos!Eu ganhei uma praga ao plantar uma planta que comprei a um membro do forúm!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reprodução, crescimento, reprodução, etc normalmente acontece quando há comida... se os caracois pararam de comer... algo se deve ir acumular....

 

os caracois nao comem nitratos, comem coisas antes de se transformarem em nitratos (restos de comida, etc), ou coisas que utilizam nitratos (algas).

 

se algo se torna praga normalmente quer dizer condições optimas...que nao existe nada a limitar o desenvolvimento da população, nem predadores.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reprodução, crescimento, reprodução, etc normalmente acontece quando há comida... se os caracois pararam de comer... algo se deve ir acumular....

 

os caracois nao comem nitratos, comem coisas antes de se transformarem em nitratos (restos de comida, etc), ou coisas que utilizam nitratos (algas).

 

se algo se torna praga normalmente quer dizer condições optimas...que nao existe nada a limitar o desenvolvimento da população, nem predadores.

 

Na parte dos predadores concordo contigo... :drinking:

 

E é de um deles que este topico se refere...

 

Basicamente é apreendermos um poucos mais deste invertebrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A praga foi varrida por completo... Estes gajos são umas máquinas, nem sinais de outros caracóis a não ser os "Helena".

E este foi o meu problema, ou seja, o que vai acontecer aos meus cerca de 30 Helena (dois adultos e o resto bebezolas!)...

 

Ora então pensei, já que os meninos são carnívoros porque não experimentar oferecer-lhes carne? Vai daí coloquei um pouco de carne no aqua, mais ou menos do tamanho de um guppy, para experimentar e ver o que acontecia. Coloquei um pouco antes de as luzes apagarem, já que a sua maior actividade é nocturna.

 

Foi a loucura, parece que liguei um interruptor, todos eles andavam malucos no aqua em busca de onde vinha aquele cheiro (penso eu que será do cheiro).

 

Resultado, a carne de manhã praticamente não existia!

 

Não sei se será uma forma de os alimentar decentemente, mas que eles gostaram é garantido.

 

Para já tenho uns caracoisitos a ver se reproduzem para os poder alimentar.

 

Carlos,

 

Por acaso não experimentaste comida para DIscos por exemplo?

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos,

 

Por acaso não experimentaste comida para DIscos por exemplo?

 

 

Não experimentei mas o que é certo é que eles comem carne crua e comida de peixe!

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na parte dos predadores concordo contigo... omg

 

E é de um deles que este topico se refere...

 

Basicamente é apreendermos um poucos mais deste invertebrado.

 

A não existência de predadores não é condição suficiente nem necessária para que uma espécie se torne praga num ecossistema. A introdução de predadores por sua vez pode ser condição para a exitnção da espécie no ecossistema, mas neste caso, não é condição obrigatória.

 

Uma das condições necessárias é existência de recursos que sustentem a espécie que se torna praga. Neste caso a praga diminui os efeitos, já que controla os niveis desse recurso. Sem a dita "praga" os niveis desse recurso podem subir bastante, ja que a dita "praga" era "predadora" para esses recursos.

 

neste caso os teus recursos, são excesso de comida e algas, muito provavelmente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A não existência de predadores não é condição suficiente nem necessária para que uma espécie se torne praga num ecossistema. A introdução de predadores por sua vez pode ser condição para a exitnção da espécie no ecossistema, mas neste caso, não é condição obrigatória.

 

Uma das condições necessárias é existência de recursos que sustentem a espécie que se torna praga. Neste caso a praga diminui os efeitos, já que controla os niveis desse recurso. Sem a dita "praga" os niveis desse recurso podem subir bastante, ja que a dita "praga" era "predadora" para esses recursos.

 

neste caso os teus recursos, são excesso de comida e algas, muito provavelmente.

 

Nada de algas...Nada de Nitritos...e daqui a pouco nada de caracois praga!

 

Agora a falar a sério não tenho algas e comida a mais não me parece.So se for pelo tipo da comida que é um granulado muito miudinho da JBL. Só para teres uma ideia só os alimento 1 vez a dia 50 peixes que devoram o paparoca em 2 ou 3min.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O problema destes caracois é esse...No meu caso eu tinha uns caracois minusculos que não sei o nome e Planorbis Corneus,num aqua densamente plantado.

 

Acontece que quando coloquei 5 Anentome Helena,passado alguns meses aconteceu que njá não havia mais nenhum caracol além delas,e por conseguinte lá se foram os meus únicos aliados na estabilização do aquário.Os Planorbis e os Minusculos faziam um trabalho de limpeza excelente,mantinham-me o aquário com um minimo de algas verdes.

 

Com o seu deparecimento as algas verdes ao aparecerem não eram consumidas,nem o excesso de comida dado aos Cardinais era limpo meticulosamente pelos Minusculos.Resultado: mais Nitrato, mais algas.

 

Caracois? Um grande aliado dos nossos plantado,é o que é, desde que não sejam Marisas Cornuarietis ou Pomacas Caniculata...todos os outros venham eles.Se dermos exactamente a comida que os peixes precisam,nem mais nem menos,não chegam a numeros exorbitantes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo não parece estar bem... uma das minhas duas helenas enfiou-se na casca e não sai de lá há um dia e uma noite... espero q n tenha morrido ::D:

 

Já aconteceu com algum de vocês?

 

Ainda andam caracóis por devorar no aqua!

Editado por PSIQUICO

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então e o que é que tantos caracois comiam?

 

 

DEsculpa, só responder agora mas só hoje é que voltei a este topico para trazer algumas novidades.

 

 

Pensado melhor nas opiniões que tens dado, só posso dar-te razão.

 

O bicharocos tem as condições favoraveis, logo é reprodção em massa.

 

Mas deves concordar comigo que isso por vezes pode não se reflectir nos parametros da agua, certo?

 

Acho que o grande problema é alimentar 50 peixes de forma correcta.E isso tem sido um desafio.

 

Bem umas das coisas que poderia tornar a equilibrar as coisas é colocar um predador, logo o equilibrio volta ao ecosistema.

 

Sinceramente acho alguma piada ao facto de ter controlado a praga com outro ser vivo.

Que por sua vez já pos ovos. E se por acaso não tiver comida suficiente essa mesma população vai descrescer.

 

É isto que acontece na natureza é deveras interessante não achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

miltonleopoldo, já que tens um casal q deu frutos... sabes distiguir o macho da fêmea?

 

É q eu comprei 2 helenas... se por acaso tivesse a sorte de ter um casal, seria giro!

 

AInda não deu frutos, só colocaram ovos ontem, nem sei qual será a taxa de sucesso.

 

 

Quanto ao saber distingir machos de femeas é ainda um mistério para mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo não parece estar bem... uma das minhas duas helenas enfiou-se na casca e não sai de lá há um dia e uma noite... espero q n tenha morrido :oops:

 

Já aconteceu com algum de vocês?

 

Ainda andam caracóis por devorar no aqua!

 

 

Comigo já aconteceu, verifica se nos proximos dias ele muda de sitio.

 

No meu caso não foi nada de especial

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades...

 

 

Uma das 4 neritinas que coloquei no aqua foi entrege ao criador pelos helenas.

 

Tenho ovos de Anentome helena espalhados no tronco.Falta aber qual é o trmpo de gestação.

 

 

Vou dando noticias ao pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo já aconteceu, verifica se nos proximos dias ele muda de sitio.

 

No meu caso não foi nada de especial

 

 

Morreu mesmo! Apanhou um fungo, parecia uma espécie de bolor branco que saía da casca. Alguma ideia do q poderá ser? Tenho uma pomacea bridgesii tamanho XXL há um montão de tempo e nunca padeceu de nada...

 

A outra Helena ainda anda por aqui a percorrer os vidros do aqua...

 

Já agora, os caracóis que tenho no aqua são em grande quantidade mas são bastante pequenos (penso serem planorbis)... achas que elas os comem na mesma? ou precisam de ser um pouco maiores para conseguirem apanhar a parte mole do caracol?

 

Tenho 2 destes no aqua de 180 L mas até são girinhos... dá pena atirá-los à "fera"

 

037.jpg

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Morreu mesmo! Apanhou um fungo, parecia uma espécie de bolor branco que saía da casca. Alguma ideia do q poderá ser? Tenho uma pomacea bridgesii tamanho XXL há um montão de tempo e nunca padeceu de nada...

 

A outra Helena ainda anda por aqui a percorrer os vidros do aqua...

 

Já agora, os caracóis que tenho no aqua são em grande quantidade mas são bastante pequenos (penso serem planorbis)... achas que elas os comem na mesma? ou precisam de ser um pouco maiores para conseguirem apanhar a parte mole do caracol?

 

Tenho 2 destes no aqua de 180 L mas até são girinhos... dá pena atirá-los à "fera"

 

037.jpg

 

 

 

Quando falas de "Elas" calculo que estejas a falar do s Anentome Helena, se é sim eles comem planorbis, mas para limparem o aqua ainda levam o seu tempo.

 

Eu pessoalmente prefiro que os Anentome controlem a população de planorbis do que a extermine. Se os controlarem quer dizer que temos um ecosistema. E isso para mim é simplesmente lindo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

É com grande alegria que compartilho convosco a notica que tenho Anentome Helenas Bebes...

 

Neste momento tenho 2 aquas com ovos e no aqua maternidade detectei 2 helenas pequeninos.

 

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais