Anentome Helena come ou não as ampularias(Pomacea bridgesii).


miltonleopoldo

Recommended Posts

bigsmile:) banana rock banana rock banana rock banana rock banana rock

 

Já detectei 4 Anentome Helenas pequenotes....

 

surprised

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 93
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pessoal,

 

É com grande alegria que compartilho convosco a notica que tenho Anentome Helenas Bebes...

 

Neste momento tenho 2 aquas com ovos e no aqua maternidade detectei 2 helenas pequeninos.

 

:)

 

 

Tenho cada vez menos planorbis mas eles existem... costumam atacar o vidro da frente à noite. A esta hora (22:10) tenho 3 agarrados ao vidro e há algumas semanas atrás tinha uns 10 a 15 espalhados pelo vidro da frente e laterais.

 

Agora q tenho apenas uma Helena, acho q ela nunca irá dar conta deles todos, espero manter assim o ecosistema.

 

Mais algumas dúvidas: Que aspecto têm os ovos? ficam juntos ou espalhado pelo aqua? Sabes se um helena cresce muito mais q 1 cm? Qual o tamanho dos progenitores q tens no aqua?

 

Desculpa lá tanta pergunta mas gostei mesmo do caracol :)

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Tenho cada vez menos planorbis mas eles existem... costumam atacar o vidro da frente à noite. A esta hora (22:10) tenho 3 agarrados ao vidro e há algumas semanas atrás tinha uns 10 a 15 espalhados pelo vidro da frente e laterais.

 

Agora q tenho apenas uma Helena, acho q ela nunca irá dar conta deles todos, espero manter assim o ecosistema.

 

Mais algumas dúvidas: Que aspecto têm os ovos? ficam juntos ou espalhado pelo aqua? Sabes se um helena cresce muito mais q 1 cm? Qual o tamanho dos progenitores q tens no aqua?

 

Desculpa lá tanta pergunta mas gostei mesmo do caracol chainsaw

 

PSIQUICO,

 

Desde já a minhas desculpas pelo delay é que este mês tem sido complicado... :D

 

O aspecto dos ovos é este :

 

Ahelenaegg1.jpg

Quanto o tamanho os Anentome Helena não crescem mais do que 2cm.

O meu casal tem pra ai 2cm.Mas infelizmente ainda não descobri quem é o macho e quem é a femea.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PSIQUICO,

 

Desde já a minhas desculpas pelo delay é que este mês tem sido complicado... bigsmile

 

O aspecto dos ovos é este :

 

Ahelenaegg1.jpg

Quanto o tamanho eles não crescem mais do que 2cm.

O meu casal tem pra ai 2cm.Mas infelizmente ainda não descobri quem é o macho e quem é a femea.

 

Boas miltonleopoldo,

Sao assim os ovos deles? Pensava que era como as ampularias, que punham os ovos fora de agua chainsaw ...

Sempre a aprender :D

 

Cumps

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Pessoal,

 

Vou ter que oferecer uma televisão aos helenas ou então transformar-me no maior criador de helenas do nosso pais..lol

 

Como muitos de vós sabem montei um novo aqua para onde mudei os helenas(30 heleninhas), no processo devo ter desistido de pelo menos 30 ovos.

Mas teve que ser o meu cubo falou mais alto...

 

Novo aqua : Red Mountain :D

 

Após ter montado o aqua,transferindo camarões e helenas, pensei..."Nunca mais vou conseguir reproduzir aquele ecosistema por isso bye bye helenas!"

Qual é o meu espanto! Hoje já encontrei 2 ovos de helena no novo aqua.

 

Por isso acho que este natal vou oferecer uma TV aos helenas para ver se acalmam um bocadinho... chainsaw

 

Cá vai uma foto de um pequenote:

 

DSCF2206.jpg DSCF2197.jpg

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Pessoal,

 

Vou ter que oferecer uma televisão aos helenas ou então transformar-me no maior criador de helenas do nosso pais..lol

 

Como muitos de vós sabem montei um novo aqua para onde mudei os helenas(30 heleninhas), no processo devo ter desistido de pelo menos 30 ovos.

Mas teve que ser o meu cubo falou mais alto...

 

Novo aqua : Red Mountain :D

 

Após ter montado o aqua,transferindo camarões e helenas, pensei..."Nunca mais vou conseguir reproduzir aquele ecosistema por isso bye bye helenas!"

Qual é o meu espanto! Hoje já encontrei 2 ovos de helena no novo aqua.

 

Por isso acho que este natal vou oferecer uma TV aos helenas para ver se acalmam um bocadinho... chainsaw

 

Cá vai uma foto de um pequenote:

 

DSCF2206.jpg DSCF2197.jpg

 

Lol eu tenho 4, vamos la ver se criam bigsmile

Adoro a cor delas, já agora o tamanho em adulto delas é 2 Cm?

Uma macro de um tirada hoje:

dsc04954mt4.jpg

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabem dizer-me como distingo o macho da fêmea? Ou o melhor é juntar uma meia dúzia e rezar que procriem?

 

 

Acho que tens que optar pela opção :|

 

Não se sabe como se distinge um do outro...ainda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A praga de caracóis está controlada no meu aqua + pequeno... e só lá está uma!

 

Introduzi uns 12 melanoides tuberculata no maior p ver se dou início a uma nova praga... depois introduzo umas 6 helenas e vejo o q dá!

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A praga de caracóis está controlada no meu aqua + pequeno... e só lá está uma!

 

Introduzi uns 12 melanoides tuberculata no maior p ver se dou início a uma nova praga... depois introduzo umas 6 helenas e vejo o q dá!

 

É uma boa maneira de tentar cria-los :|

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

Boas Festas

 

se alguem tiver Anentome Helenas para vender,

estou comprador de 3 ou 4,

para limpar a praga de caracóis do meu aquario.

 

cumprimentos

Bom Ano Novo

Amilcar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Bem... a physa q falei no meu post de 8 Novembro triplicou o tamanho!!! Tinha 0,5 cm qd veio junto com uma anúbia q resolvi comprar, e agora tem + de 2 cm, incrivel como estes bichos crescem. O melhor é q está farta de pôr ovos... já deve ir na 7ª ou 8ª geração...

 

... e vem mesmo a calhar, pq visto q uma das minha helenas morreu com um fungo esquisito, hoje resolvi comprar + duas para fazer companhia à q ficou sozinha :puppydogeyes:

 

Há physas por todo o lado, brancas, pretas, cremes... para além dos planorbis. Acham q será um bom alimento para as helenas? Se for... já tenho uma a "fábrica" de ovos de physa a funcionar num aqua sem helenas... parece cruel mas é a natureza!

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Bem... a physa q falei no meu post de 8 Novembro triplicou o tamanho!!! Tinha 0,5 cm qd veio junto com uma anúbia q resolvi comprar, e agora tem + de 2 cm, incrivel como estes bichos crescem. O melhor é q está farta de pôr ovos... já deve ir na 7ª ou 8ª geração...

 

... e vem mesmo a calhar, pq visto q uma das minha helenas morreu com um fungo esquisito, hoje resolvi comprar + duas para fazer companhia à q ficou sozinha :?

 

Há physas por todo o lado, brancas, pretas, cremes... para além dos planorbis. Acham q será um bom alimento para as helenas? Se for... já tenho uma a "fábrica" de ovos de physa a funcionar num aqua sem helenas... parece cruel mas é a natureza!

 

A minha experiência pessoal é que os physas mais tarde ou mais cedo vão parar ao bucho dos helenas.É uma questão de tempo.

Por exemplo ao longo deste tópico "ampulárias serem ou não serem atacadas pelos helenas", constatei que existiam ataques exporadicos as ampularias, mas sem danos de maior.Só que neste natal os helenas quiseram um prato especial para a ceia de Natal.E nesta semana limparam-me as duas ampulárias(médias).

 

Podia especular se teriam sido elas ou não a fazerem o trabalhinho.Mas o facto é que vi mais uma investida de um helena sobre uma ampulária, durante a manhã e a noite o jantar era ampulária(depois do ataque ela não saiu do sitio).Uma nota importante é que os helenas convidaram os Reds para a jantarada de Natal.

 

Enfim cada caso é um caso, mas a regra parece ser que os Anentome Helena não atacam caracois maiores que eles de inicio.

Mas quando chega o natal o jantar é sem dúvida ampulária.

 

Deixo convosco uma foto do meu aqua das helenas e camarões...

 

DSC00076.jpg

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a história continua...

 

Depois da queda fatal da minha ampulária XL, vim a descobrir uma pequena ampulária q tinha nascido do cacho q a gigante tinha posto...

 

A pequena andou desaparecida por cerca de 1 mês até q a voltei a encontrar dentro da biobox já quase com 1 cm (mais uma vez estes bichos supreendem-me com a velocidade com q crescem).

 

Devolvida à vastidão de musgo de java, entre outras plantas, lá partiu a mini-ampulária em busca de novos horizontes (tudo o q seja diferente da escuridão da biobox deve ser bem-vindo).

 

E agora voltamos às Helenas...

 

Como já tinha uma no aqua e até aqui tudo bem (parece-me q esta é vegetariana), resolvi então, tal como indiquei no meu último post, incluir + duas helenas. Pensei para mim mesmo: com milhões de physas a pastarem por aqui, de certeza q a mini-ampulária está a salvo.

 

Pois é... o TANAS! Bastou uma noite para encontrar a concha da pequenita já vazia! E aqui podemos comprovar mais uma vez que as ampulárias não ficam de fora da ementa das helenas... basta terem o tamanho ideal!

 

PS: Alguém me arranja um ampulária nova? Não se preocupem... não é pra juntar com as assassinas! :yb668:

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a história continua...

 

Depois da queda fatal da minha ampulária XL, vim a descobrir uma pequena ampulária q tinha nascido do cacho q a gigante tinha posto...

 

A pequena andou desaparecida por cerca de 1 mês até q a voltei a encontrar dentro da biobox já quase com 1 cm (mais uma vez estes bichos supreendem-me com a velocidade com q crescem).

 

Devolvida à vastidão de musgo de java, entre outras plantas, lá partiu a mini-ampulária em busca de novos horizontes (tudo o q seja diferente da escuridão da biobox deve ser bem-vindo).

 

E agora voltamos às Helenas...

 

Como já tinha uma no aqua e até aqui tudo bem (parece-me q esta é vegetariana), resolvi então, tal como indiquei no meu último post, incluir + duas helenas. Pensei para mim mesmo: com milhões de physas a pastarem por aqui, de certeza q a mini-ampulária está a salvo.

 

Pois é... o TANAS! Bastou uma noite para encontrar a concha da pequenita já vazia! E aqui podemos comprovar mais uma vez que as ampulárias não ficam de fora da ementa das helenas... basta terem o tamanho ideal!

 

PS: Alguém me arranja um ampulária nova? Não se preocupem... não é pra juntar com as assassinas! :yb668:

 

É mesmo isso o tamanho do caracol conta, para entrar logo ou não na ementa.

Mas mais tarde ou mais cedo, vão parar ao prato.

Pessoalmente estas 2 ampularias não tinham carisma.

A minha querida ampulária XXL que padeceu de graves problemas de casca devido ao Seachem Excel é que era uma ampulária com classe.

Agora aquelas 2 não iam longe.Não fiquei muito chateado com o seu desaparecimento.

Os Helenas até me fizeram um favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora aqui está mais um dono (desde ontem) de um par de Helenas.

 

Remontei o meu aqua e vieram no areao e aquasoil Planorbis do setup anterior.

 

Durante cerca de uma semana de ciclagem inicial eles (Planorbis) reproduziram-se que nem doidos e ontem acabei por introduzir duas Helenas para ver se a "coisa" acalma. A unica chatice de muitos Planorbis é o enorme "lixo" que fazem com os respectivos dejectos :D

 

As duas Helenas que comprei, têm sensivelmente +/- 1,5cm.

 

Giro é que têm comportamentos diferentes.

 

Já no saco de transporte uma percorreu bastante o saco e a outra nem saiu da concha. Apenas vi que estava viva por ter defecado :character0050:

 

Depois de bem ambientadas lá as coloquei no aquário.

 

A que andou bem pelo saco, começou logo a explorar o aquário com um speed incrivel.

 

A outra só saíu da concha passado cerca de uma hora. Andou uns 20cm e enterrou-se quase na totalidade na areia ;)

 

Vamos ver logo como andam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Por acaso ninguem tem uma helena que queira vender? :(

 

Começo a ter alguma caracolada a mais e queria uma forma natural de os manter num nivel equilibrado.

 

 

Bruno Palhares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem quero.... ;)

Estou farto de andar com a pinça a caça dos caracois.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

Comprei um aquário que já trazia caracóis na areia. Só notei passado 4 dias de ter enchido o aquário. Acontece que são as dezenas, sendo que algumas entraram para o filtro (interno). Acham que 3 helenas resolvem o assunto? como faço com os caracóis que entraram para o filtro? não vão viver lá para sempre e lançarem ovos?

 

Outra questão, as helenas não comem plantas pois não?

e mais outra, se puser Botia Palhaços, as helenas também serão comidas certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

Comprei um aquário que já trazia caracóis na areia. Só notei passado 4 dias de ter enchido o aquário. Acontece que são as dezenas, sendo que algumas entraram para o filtro (interno). Acham que 3 helenas resolvem o assunto? como faço com os caracóis que entraram para o filtro? não vão viver lá para sempre e lançarem ovos?

 

Outra questão, as helenas não comem plantas pois não?

e mais outra, se puser Botia Palhaços, as helenas também serão comidas certo?

 

 

Quantos litros tem o aquário?

Quando limpares o filtro deitas fora os que lá estão, de resto não faças mais nada.A não ser arranjar os helenas.

Não comem plantas, comem caracois e comida rica em proteinas tipo ração para Discos, também gostam de Mosura.

SE houver Botias existe grande probabilidade dos Helenas irem parar a paraiso.Se por acaso os botias forem como um que eu tenho, são os Helenas que dão uma sova no botia e põem-no fora do aquário. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais