Musgo e mais musgo... 60L


FAAO

Recommended Posts

começo a ficar lixado com "f" grande com isto, eu a pensar em desfazer-me dos aquários para ficar só com 2, depois vens tu a dar estas ideias.

 

Ando a pensar montar um aquário aqui na empresa, e secalhar vai ser desta. Muito Lowtech, simples e bonito.

Eu sou uma má influência... qualquer dia fazem-me uma espera! :(

 

Agora se poderes, posta o setup do aquário, mas com maior detalhe para os nutrientes das plantas e a rotina de fertilização.

Mais tarde... perdi a fita métrica e não consigo tirar as medidas. A olho daria dados errados! :lol:

 

 

Olá Filipe como tens passado? Bom como tens andado desaparecido e porque gosto bastante das tuas montagens de vez em quando vou ao teu blog espreitar as evoluções e novidades como tal esta não é novidade para mim pois já a tinha visto. ;) Parabéns pela montagem e bom regresso ao forum, abraço.

Comigo tudo a andar... andei desaparecido durante algum tempo, mas estou de volta!

Mas se as coisas se mantiverem como estão no final do mês piro-me outra vez! :-D

Bem, respondendo ao JMG que estava tão curioso com o que eu pretendia para esta disposição (layout) :? eu aventurei-me no photoshop e fiz uma montagem do que idealizei...

 

mossblackbackgroundphotpm6.jpg

 

Pretendo algo do genero, mas para obter este resultado ainda vamos ter de esperar!!!

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Filipe!

 

Bem, se tu voltas, isso quer dizer que quem sai desta vez sou eu porque simplesmente não gosto de ti! :lol:

 

Sobre o aquário, a ideia de obteres um layout triangular agrada-me mas, na minha opinião, esse " draft" mostra muita arcuata. O ideal seria criares um layout triangular, sim, mas apenas com uma pitada de arcuata, limitada pelos troncos, tal como já te tinha mostrado. O facto de levares a arcuata até ao fim dos troncos e ao tapete de musgo dá-lhe um efeito muito cheio, anula o recorte que os troncos fazem com o background e dá-lhe alguma artificialidade ( como que jardim podado e demasiado convexo). Compara o exemplo que te enviei com este que fizeste para veres o que quero dizer.

 

Outra pormenor que me veio à cabeça com esta última imagem tua é o facto de poderes igualmente tapar aquela arcuata que se vê na zona inferior aos troncos com Anubias Petit. Para além de ganhares contraste, conseguirias reforçar o plano médio que, por conseguinte, iria evidenciar o ponto focal dado pela arcuata, terminando num layout com profundidade. A ver se essas ficam mesmo vermelhas!

 

 

Para terminar, toma lá uma internacionalização: welcome back! ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou uma má influência... qualquer dia fazem-me uma espera! ;)

 

 

Mais tarde... perdi a fita métrica e não consigo tirar as medidas. A olho daria dados errados! :lol:

 

 

 

Comigo tudo a andar... andei desaparecido durante algum tempo, mas estou de volta!

Mas se as coisas se mantiverem como estão no final do mês piro-me outra vez! :(

Bem, respondendo ao JMG que estava tão curioso com o que eu pretendia para esta disposição (layout) :-D eu aventurei-me no photoshop e fiz uma montagem do que idealizei...

 

mossblackbackgroundphotpm6.jpg

 

Pretendo algo do genero, mas para obter este resultado ainda vamos ter de esperar!!!

 

Abraço,

 

Boas

Se for assim que balbúrdia que vai haver :?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei deste layout como quase todos os que provem dai... pena alguem com quem podemos todos aprender tanto passar o tempo a desapareçer....

Só desapareci uma vez... e por um bom periodo de tempo!

Nessa ausência comprometi-me com outras actividades e entidades que não me permitem estar aqui a 70%... por isso, quem dá o que tem...

Bem, se tu voltas, isso quer dizer que quem sai desta vez sou eu porque simplesmente não gosto de ti! :evilbat:

Haja alguém com frontalidade para dizer algumas verdades! Outra coisa eu não esperaria de ti! ;)

 

Sobre o aquário, a ideia de obteres um layout triangular agrada-me mas, na minha opinião, esse " draft" mostra muita arcuata.

Mau era... se conseguisse metade do que o outro conseguiu... se calhar não teria ficado em 93º...

Já muito fiz eu para conseguir um clone das arcuatas e fazer algo assim no CS... deves julgar deves :lol:

 

Outra pormenor que me veio à cabeça com esta última imagem tua é o facto de poderes igualmente tapar aquela arcuata que se vê na zona inferior aos troncos com Anubias Petit. Para além de ganhares contraste, conseguirias reforçar o plano médio que, por conseguinte, iria evidenciar o ponto focal dado pela arcuata, terminando num layout com profundidade.

Anubia petit, não é mal pensado não senhor... é um caso a pensar!

Mas para já quero deixar as arcuatas crescer e verificar como se vão desenvolver os novos caules. Como sabes esta planta mesmo sem ser podada tem o dom de desenvolver novos caules e dar volume. Vou esperar mais uma semana e antes de ir de férias podo-a. Assim não tenho problemas de fertilização, as plantas mantêm-se em forma e assim que chegar, devo ter já um volume considerável.

 

A ver se essas ficam mesmo vermelhas!

Eu tenho sempre um problema com as plantas vermelhas... acho que ganhei uma alergia desde muito pequeno a essa cor!

 

Para terminar, toma lá uma internacionalização: welcome back! :cool2:

Não perdes uma... :lol:

Bem "dizido"...

 

 

 

Se for assim que balbúrdia que vai haver :lol:

Como assim?.. As plantas estão lá... não vou adicionar mais nada...

Não percebi...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não havendo novidades quanto ao layout, peguei na máquina e dei uns tiros aos invertebrados...

 

Aqui ficam algumas fotos da caça! #musica

 

01jg9.jpg

 

02md9.jpg

 

03ll6.jpg

 

04on1.jpg

 

05iy5.jpg

 

06nr4.jpg

 

As fotos foram tiradas com a Canon 400D + EF 100mm f/2.8 Macro USM

 

Abraço,

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, muitos parabéns, os teus aquas são um oásis, enfim faltam palavras já.

 

 

Que fotos, até metem medo tal a qualidade #musica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, cum catano, até fere a vista!

 

Qualquer dia tiras-lhes a casca e andas lá por dentro a fotografar os órgãos!

 

As fotos estão brutais! Quando for grande também quero ter uma " lentezinha" dessas, sem menosprezar o fotógrafo, claro. #musica

 

Mas essas fotos levam um tratamento não levam?

 

Não sou o Filipe mas na minha opinião levam um tratamento que qualquer foto boa leva quando sai da máquina; apenas uma pitada para as meter no ponto.

 

Continua a disparar que isso é que a malta gosta!

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Respondendo a algumas perguntas; estas fotos levam um pequeno tratamento em photoshop mas nada de exageros!

Faço crop da imagem, brilho, contraste, repair tool para eliminar pequenas particulas, filter noise para retirar algum ruído e o resto é moldura, copyright e save for web...

Quanto ao uso do flash, já usei para testar e não gosto muito do efeito. Prefiro exposições baixas, aberturas entre F/2.8-5.6 e ISO mais baixo possivel.

Não uso tripé, apoio a máquina ou sobre o ombro, braço, cadeira, ehheeh o que estiver á mão! Por acaso tenho tripé e não gosto, tenho de comprar um monopé porque é mais fácil para tirar este tipo de fotos.

É obvio que temos de aprender a controlar muito bem a respiração para tremer o minimo possivel.

 

Já que gostaram... E que tal um wallpaper para pc?

 

Aqui vai uma foto em alta resolução :D

 

Wallpaper1680x1040c.jpg

Clica na foto para veres em 1700x1063 #musica

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou um fã incondicional dos teus projectos. Dava o derrière e dois tostões para ter 1/10 do teu talento. Mas essas fotos levam um tratamento não levam?

Olha que não nasci ensinado tanto em aquascaping, fotografia e tratamento de imagem...

Acho que quando uma pessoa se interessa sobre um assunto deve procurar informação, ler... ler muito e experimentar. Acredito que algumas pessoas tenham mais habilidade que outras, mas quando vocês tiram uma foto e se acham que não está bem, porque não procuram na net informação sobre como fotografar?

Sei que fotografar áquas não é fácil, mas tentem! Percam 1 hora... tirem fotos, muitas fotos ou julgam que eu tiro apenas uma e sai bem? Nem todos os dias elas saem como eu gostaria, mas há que tentar novamente... e outra vez... até conseguirem acertar com a configuração da máquina. :lol:

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Para além das enormes qualidades de aquascaping, que já à muito te são reconhecidas, a qualidade das tuas fotos não se ficam nada atrás! Soberbas!!! bowdown Estas últimas então, deixaram-me completamente fascinado, ou não fosse eu um afficionado por invertebrados... :P

 

Com fotos desta qualidade, tenho é receio que o resto do pessoal se envergonhe de postar as suas fotos... a começar por mim. :lol:

 

Já agora, com tantas e tão boas fotos desses camarões, este tópico ficava bem era no sub-fórum 'Aquarios de Invertebrados'... :lol:

 

Continua a deliciar-nos! :wub:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, cum catano, até fere a vista!

 

Qualquer dia tiras-lhes a casca e andas lá por dentro a fotografar os órgãos!

 

As fotos estão brutais! Quando for grande também quero ter uma " lentezinha" dessas, sem menosprezar o fotógrafo, claro. :P

Não me dês ideias bowdown

Realmente esta lente é qualquer coisa... com a 50mm macro que tinha, já dava para dar gosto ao dedo... mas esta é brutal!!!!

Vai poupando uns cobres... o Natal está já aí! :lol:

O fotografo é fraquito ;) tira tudo em automático :lol: (Estou a brincar... em automático ligava-se logo o flash! :wub:

 

Não sou o Filipe mas na minha opinião levam um tratamento que qualquer foto boa leva quando sai da máquina; apenas uma pitada para as meter no ponto.

 

Continua a disparar que isso é que a malta gosta!

É mesmo isso! Alguns pós de prilim pim pim e já está!!! Nada de muito exagerado, apenas os tratamentos basicos que uma foto necessita.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso tripé, apoio a máquina ou sobre o ombro, braço, cadeira, ehheeh o que estiver á mão! Por acaso tenho tripé e não gosto, tenho de comprar um monopé porque é mais fácil para tirar este tipo de fotos.

É obvio que temos de aprender a controlar muito bem a respiração para tremer o minimo possivel.

 

FAAO, arranjas um parafuso que dê na rosca da maquina para o tripé, uma corda e uma anilha grande. Atas o cordel à anilha e ao parafuso, enroscas o parafuso na maquina, pisas a anilha de modo a esticar o cordel e verifica o resultado com os teus olhos. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAAO, arranjas um parafuso que dê na rosca da maquina para o tripé, uma corda e uma anilha grande. Atas o cordel à anilha e ao parafuso, enroscas o parafuso na maquina, pisas a anilha de modo a esticar o cordel e verifica o resultado com os teus olhos. bowdown

 

já vi um video com isso algures :lol:

 

é um bom truque para a maquina nao tremer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já conhecia :P mas parece-me um pouco complicado de ajustar a corda á altura desejada.

Uma coisa é usar uma tele objectiva para fotografar paisagens, outra é tirar macro fotografia onde precisas de ter alturas diferentes para cada motivo.

 

Já não gosto do tripé por causa do espaço que ocupa e sempre que é preciso ajustar a altura e o ângulo, já o motivo desapareceu...

O monopé é mesmo a solução mais indicada; e melhor ainda se houver possibilidade de se arranjar o apoio para a lente. Em vez de aplicares o monopé na máquina, aplicas na lente ;) .

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que não nasci ensinado tanto em aquascaping, fotografia e tratamento de imagem...

Acho que quando uma pessoa se interessa sobre um assunto deve procurar informação, ler... ler muito e experimentar. Acredito que algumas pessoas tenham mais habilidade que outras, mas quando vocês tiram uma foto e se acham que não está bem, porque não procuram na net informação sobre como fotografar?

Sei que fotografar áquas não é fácil, mas tentem! Percam 1 hora... tirem fotos, muitas fotos ou julgam que eu tiro apenas uma e sai bem? Nem todos os dias elas saem como eu gostaria, mas há que tentar novamente... e outra vez... até conseguirem acertar com a configuração da máquina. :P

 

Caro FAAO,

 

Claro que ninguém nasce ensinado, mas se a experiência fosse tudo, os taxistas eram os melhores condutores do mundo.

 

IMHO ou se tem habilidade, ou não se tem ponto final.

 

Abraço

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro FAAO,

 

Claro que ninguém nasce ensinado, mas se a experiência fosse tudo, os taxistas eram os melhores condutores do mundo.

 

IMHO ou se tem habilidade, ou não se tem ponto final.

 

Abraço

 

Luís

Luís,

 

Sabes qual é o grande problema do pessoal? Contentam-se com muito pouco...

Com uma porcaria de uma máquina de 60€ também se tiram fotos, mas para isso é preciso tirar muitas... e não é chegar, pegar na máquina, tirar 2 fotos e já está! É preciso ter paciência, depois de tirar as fotos e ao ver no PC se não estiverem em condições, pegar na máquina e voltar a tirar.

Algumas pessoas tiram fotos por tirar, independentemente de ficarem boas ou não, querem lá saber! O mesmo se aplica aos áquas...

Metem para lá as plantas, não se preocupam em saber se crescem muito, pouco ou se são adequadas para o aquário em causa. Depois admiram-se que morrem, não crescem...

 

A habilidade conta muito sem dúvida, mas não te esqueças de uma coisa, se as pessoas não fossem preguiçosas e não ficassem á espera que as respostas lhe viessem bater á porta... deveriam abrir o google e procurar!!!

O mesmo se aplica neste fórum, tantas perguntas sobre o mesmo assunto... e bastava pesquisar, mas dá trabalho!!!!

 

Como já referi, não nasci ensinado... tenho gosto no que faço e interesso-me sobre os assuntos!

Nunca frequentei um curso multimedia, imagem ou fotografia; no entanto faço o que posso e gosto de saber cada vez mais...

 

Pergunto, "compram revistas da especialidade ou lêem artigos sobre o assunto?"

- Nah... isso dá muito trabalho.... Comigo é mais tira e está a andar!!!

 

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe,

 

Isto dava uma conversa muito interessante, por exemplo com um dos teus aquários de fundo, uma música nas minhas lindas colunas e um Glenrothes.

 

Mas repara, estás a dizer que qualquer um, com o mesmo nível de preparação que tu, ia a um concurso e obtinha exactamente a mesma classificação. Ora isto retira por completo da equação a componente criativa e humana da "coisa".

 

Isto era o mesmo que dizer que um qualquer professor de letras, seria tão eloquente como o Oscar Wilde.

 

Genius is born... not paid.

Oscar Wilde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vim aqui ver o nível de beleza do aquário a subir, e deparei-me com uma "discussão" bastante interessante na minha óptica.

 

Em relação á fotografia, tenho noção que é preciso mesmo muitos disparos e tentativas para se chegar a algo modestamente bom.

Mas mais importante que isso, é ter uma noção exacta de como uma máquina fotográfica no caso funciona, o que é que faz isto, aquilo, quando faço assim acontece aquilo. Este foi um problema que me deparei á uns anos.

 

Depois de perceber, é mesmo disparar até rebentar, até ficar melhor que a anterior, e assim constantemente.

 

No meu caso uso uma máquina muito fraca, em comparação com algumas que vejo por aqui.

É a única que tenho Digital e é uma modesta HP Photosmart R818 que tem uma lente Pentax 5x - f/2.8-4.7 5.8mm-29.0mm.

Tenho Um Nikon F60 lá para casa quase nova mas é de rolo.

 

Ao inicio, tirava fotos em Auto, como não dava nada de jeito,

Com as leituras e disparos, a coisa está quase razoavel.

 

E como dizes Filipe, a coisa é mesmo assim, disparar até rebentar.

Por exemplo, ontem tirei 55 fotos ao aquário, não tirei mais pois acabou a bateria e só me senti capaz postar no meu tópico 6 destas, mas tenho noção que hoje chego e tufa, tufa, vê , ajusta e tufa...

 

Agora outra coisa, Filipe.

O que achas da minha actualização, já com algum hardscape?

Sugeres alguma alteração a muito curto prazo? Vem ai o fim de semana e quero ter muito que mexer no aquário.

 

Quanto ao teu, já sabes qual é a minha opinião.

 

Abraços a todos

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)No meu caso uso uma máquina muito fraca, em comparação com algumas que vejo por aqui.

É a única que tenho Digital e é uma modesta HP Photosmart R818 que tem uma lente Pentax 5x - f/2.8-4.7 5.8mm-29.0mm.

Tenho Um Nikon F60 lá para casa quase nova mas é de rolo.

 

Ao inicio, tirava fotos em Auto, como não dava nada de jeito,

Com as leituras e disparos, a coisa está quase razoavel.

 

E como dizes Filipe, a coisa é mesmo assim, disparar até rebentar.

Por exemplo, ontem tirei 55 fotos ao aquário, não tirei mais pois acabou a bateria e só me senti capaz postar no meu tópico 6 destas, mas tenho noção que hoje chego e tufa, tufa, vê , ajusta e tufa...

(...)

 

Temos tanto em comum! ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.