Fazer aquario


Elkoko

Recommended Posts

Bom sou um novato (ja tenho peixes fizeram-me uma supresa embora não estivesse preparado la consegui aguentar o peixitos ate hoje estão doentinhos)

 

Ora e como queria mudar os bichinhos para um aquario um pouco maior (actual 18l) -> (Novo 30l) e queria saber tudo mas tudo mesmo

 

Equipamento tenho:

 

Termostato: 25W

Filtro 175l/h

Termometro daqueles de mercurio

 

Que mais presiso?

Editado por Elkoko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom sou um novato (ja tenho peixes fizeram-me uma supresa embora não estivesse preparado la consegui aguentar o peixitos ate hoje estão doentinhos)

 

Ora e como queria mudar os bichinhos para um aquario um pouco maior (actual 18l) -> (Novo 30l) e queria saber tudo mas tudo mesmo

 

Equipamento tenho:

 

Termostato: 25W

Filtro 175l/h

Termometro daqueles de mercurio

 

Que mais presiso?

 

boas,

 

vamos la ver,

 

sabes o que é o ciclo de azoto?

que tipo e que quantidade de peixes tens?

tens uma ideia do que queres fazer no aquário? natural, artificial com ou sem plantas...etc...

a nível de equipamento penso que só te faltam os testes para a agua...ph, nitratos e amónio

 

tens de começar por montar o aquário e deixa-lo a ciclar (informa-te aqui no fórum sobre o ciclo de azoto pois tens bastante informação) só depois é que podes passar os peixes para la...

 

tenta ser mais exacto em relação aquilo que queres fazer para te ajudar melhor

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

vamos la ver,

 

sabes o que é o ciclo de azoto?

que tipo e que quantidade de peixes tens?

tens uma ideia do que queres fazer no aquário? natural, artificial com ou sem plantas...etc...

a nível de equipamento penso que só te faltam os testes para a agua...ph, nitratos e amónio

 

tens de começar por montar o aquário e deixa-lo a ciclar (informa-te aqui no fórum sobre o ciclo de azoto pois tens bastante informação) só depois é que podes passar os peixes para la...

 

tenta ser mais exacto em relação aquilo que queres fazer para te ajudar melhor

 

cumps

 

 

1º pregunta não não sei o que é esse ciclo

peixes neste momento tenho 1 casal de gupys (1 macho 3 femeas + maternidade com "juniores") Um tubarão de cauda encarnada uma corridora (não vale a pena dizerem que deve ser mantida em cardume já sei !!! mas não tive culpa foi uma oferta que me fizeram ) e um limpa vidros

Aconcelharam-me a mudar para um acoario de 60 litros tal não pode acontecer por isso o maior que arranjei era de 30.

 

Ps: Material a adequiri Teste para a agua. Aquelas bombas de bolhinhas são importantes? Aconcelharam-me a ter 2 termometros e verdade?

 

Passando ao aquario eu tenho um que tem o vidro estalado. irei repara-lo com selicone para aquarios...

 

Se quizeres saber mais alguma coisa diz sff. Quanto ao ciclo de azoto não sei muito bem o que é mesmo depois de andar aqui a ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sou novato, mas vou tentar ajudar, o ciclo do azoto é o ciclo pela qual (ou que resulta) da decomposicão das fezes e restos de comida dos peixes; processa-se da seguinte maneira:

 

A decomposição das matérias acima referidas produz amónia, que é tóxica para os peixes, no entanto há bactérias que decompõem a amónia em nitritos, que é outro produto que também é tóxico para os peixes, é aqui que entra um terceiro grupo de bactérias, que decompõem os nitritos em nitratos, estes últimos não são tóxicos para os peixes (em concentrações relativamente baixas) e servem de nutriente para as algas. Para manter os valores dentro do aceitável, devem realizar-se TPA's (trocas parciais de água, cerca de um terço, uma vez por semana) que evitam que o nível de nitratos suba demasiado e despolete um ''boom'' de algas.

 

Daquilo que sei, é mais ou menos isto, se alguém quiser corrigir alguma coisa esteja à vontade, com disse no principio também sou um novato.

Para ficares com uma ideia melhor sobre este e outros aspectos, podes visitar este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 , que tem muitas informações para iniciantes.

Editado por gabrielis

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há então é isso? trocar 1/3 de agua ja eu o faço por semana 8)

 

Obrigado acham que falta mais alguma coisa?

 

provavelmente não tens o ciclo feito...já tens os peixes no aquário novo?

 

só precisas de um termómetro...

 

bombas de ar não precisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não. os peixes ainda estão no aquario em que vieram o outro tou a pensar em repara-lo brevemente (vidro estalado = vidro novo)

 

informa-te muito bem sobre o ciclo e como o fazer...monta tudo, deixa a fazer o ciclo e vai metendo os peixes uns de cada vez com alguns dias de intervalo...tenta decorar o aquario com pedras e/ou troncos...mete um areão no fundo e mete também umas plantas para decorar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

informa-te muito bem sobre o ciclo e como o fazer...monta tudo, deixa a fazer o ciclo e vai metendo os peixes uns de cada vez com alguns dias de intervalo...tenta decorar o aquario com pedras e/ou troncos...mete um areão no fundo e mete também umas plantas para decorar

 

 

Esse ciclo demora quanto tem a ser realizado ? sei que tenho de ter uma semana a agua dentro do aquario com tudo a funcionar(filtos termostatos etc) a partir dessa semana posso comecar a introduzir os peixes 1 a 1?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O gabrielis explicou bem como se processa o ciclo, mas atenção os nitratos não servem apenas de alimento as algas, mas também as plantas :o

 

Outra coisa, se queres uma dica tira daí esse tubarão de cauda encarnada pois cresce até aos 12 cm e também a corydora pois tem de ser mantida em cardumes a aí fica apertado, devolve á loja ou dá a alguém que conheças que tenha condições e fica-te pelos guppies

 

Para os guppies continua com essa proporção, 3 femeas para cada macho, assim elas ficam menos stressadas quando o macho quiser acasalar biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Bem vindo a esta maluqueira da aquariofilia....muito viciante podes crer.

O ciclo deve durar à volta de 3 semanas, no minimo, podes sempre por isto ou aquilo na água mas o melhor mesmo é ciclar o aqua como deve ser, além de que os guppys embora sejam peixes faceis para iniciantes tambem morrem muito sem razão aparente.Por isso ciclo bem feito, com todo o matertial no aquário,incluindo areão (podes por areao de substracto que é o melhor) plantas, pedras e ou troncos se quizeres, e umas plantas.

Dependendo da iluminação escolhe as plantas, mas se fosse a ti escolhia as de facil manutenção, a ver:

anubias,para ti talvez as anãs, a menos que o aqua seja alto, musgo de java, feto de java, e outras que não precisem nem de muita luz nem de muitos cuidados.

Depois de encheres o aqua e de pores termostato a funcionar e filtro, esperas fases as tais mudas de 20% a 30% semanais. medes os parametros e passadas 3 semanitas colocas os peixitos.....

Se fosse a ti para ciclar o aqua passada uma semana poria duas viuvas (não colorida,pois saõ pintadas artificialmente), espadas 2f para cada m.ou entao danios,que sao os mais resistentes e ajudam-te a ciclar o aqua.

Aconselho vivamente a aolocar os guppys só quando o aqua estiver estabilizado pois esses peixes sao muito sensiveis e como ja disse morrem com muita facilidade.

Boa sorte

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O gabrielis explicou bem como se processa o ciclo, mas atenção os nitratos não servem apenas de alimento as algas, mas também as plantas :)

 

Outra coisa, se queres uma dica tira daí esse tubarão de cauda encarnada pois cresce até aos 12 cm e também a corydora pois tem de ser mantida em cardumes a aí fica apertado, devolve á loja ou dá a alguém que conheças que tenha condições e fica-te pelos guppies

 

Para os guppies continua com essa proporção, 3 femeas para cada macho, assim elas ficam menos stressadas quando o macho quiser acasalar :)

 

Cump.

 

 

 

Boas isso não irei fazer pois foi uma oiferta. Estou a pensar em mudar de aquario para um de 30l (esta é a opcçao mais viavel) mas não esta fora de hipote-se um de 60l se bem que seja mais dificil

 

Olá

Bem vindo a esta maluqueira da aquariofilia....muito viciante podes crer.

O ciclo deve durar à volta de 3 semanas, no minimo, podes sempre por isto ou aquilo na água mas o melhor mesmo é ciclar o aqua como deve ser, além de que os guppys embora sejam peixes faceis para iniciantes tambem morrem muito sem razão aparente.Por isso ciclo bem feito, com todo o matertial no aquário,incluindo areão (podes por areao de substracto que é o melhor) plantas, pedras e ou troncos se quizeres, e umas plantas.

Dependendo da iluminação escolhe as plantas, mas se fosse a ti escolhia as de facil manutenção, a ver:

anubias,para ti talvez as anãs, a menos que o aqua seja alto, musgo de java, feto de java, e outras que não precisem nem de muita luz nem de muitos cuidados.

Depois de encheres o aqua e de pores termostato a funcionar e filtro, esperas fases as tais mudas de 20% a 30% semanais. medes os parametros e passadas 3 semanitas colocas os peixitos.....

Se fosse a ti para ciclar o aqua passada uma semana poria duas viuvas (não colorida,pois saõ pintadas artificialmente), espadas 2f para cada m.ou entao danios,que sao os mais resistentes e ajudam-te a ciclar o aqua.

Aconselho vivamente a aolocar os guppys só quando o aqua estiver estabilizado pois esses peixes sao muito sensiveis e como ja disse morrem com muita facilidade.

Boa sorte

Isa

 

quanto ás plantas deverão ser artificiais axos que ainda e muito cedo para essas aventuras!!!

 

Obrigado a todos!!!! mais alguma dica façam favor sou todo ouvidos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Plantas artificiais?Nem imaginas como ficam todas porcas ao fim de algum tempo.

De inicio pensa-se sempre que dá mais trabalho, mas é precisamente o contrário, dão muito mais trabalho as artificiais, pois vais ter de lavá-las muitas vezes e ao fim de pouco tempo estão boas para deitar no lixo, falo-te por experiencia propria.Além de serem muito mais caras.Eu acho que não compensa, mas cada um é que sabe onde quer gastar o seu dinheiro.

Boa sorte

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas isso não irei fazer pois foi uma oiferta. Estou a pensar em mudar de aquario para um de 30l (esta é a opcçao mais viavel) mas não esta fora de hipote-se um de 60l se bem que seja mais dificil

 

 

 

quanto ás plantas deverão ser artificiais axos que ainda e muito cedo para essas aventuras!!!

 

Obrigado a todos!!!! mais alguma dica façam favor sou todo ouvidos!!!

 

Mas repara uma coisa, se te oferecessem um cão daqueles que fica enorme e o tivesses de manter confinado a uma varanda onde ele mal se pudesse mexer em adulto, ficavas com ele?

 

Com esse peixe passa-se a mesma coisa, ele vai crescer demais para aí, (só para teres uma ideia o tamanho de aquário recomendado para ele é salvo erro em torno dos 200 litros!), para além de ser um peixe muito territorial que pode vir a dar problemas em aquários muito pequenos(o que inclui morte de outros peixes)

 

Vê isto só mesmo para teres uma ideia:

 

http://www.aquariofilia.online.pt/default....amp;id_peixe=28

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_bicolor.php

 

Quando o pessoal insiste(Ou chateia) não leves a mal, que só se quer ajudar, os peixes e o aquário, de modo que faças o melhor possível:-)

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Plantas artificiais?Nem imaginas como ficam todas porcas ao fim de algum tempo.

De inicio pensa-se sempre que dá mais trabalho, mas é precisamente o contrário, dão muito mais trabalho as artificiais, pois vais ter de lavá-las muitas vezes e ao fim de pouco tempo estão boas para deitar no lixo, falo-te por experiencia propria.Além de serem muito mais caras.Eu acho que não compensa, mas cada um é que sabe onde quer gastar o seu dinheiro.

Boa sorte

Isa

 

Pois mas plantas normais não é preciso ter muitos cuidados? é que ainda sou novato eu adequiria as naturais mas... e se morrem ou se me matam os peixes?

 

 

Mas repara uma coisa, se te oferecessem um cão daqueles que fica enorme e o tivesses de manter confinado a uma varanda onde ele mal se pudesse mexer em adulto, ficavas com ele?

 

Com esse peixe passa-se a mesma coisa, ele vai crescer demais para aí, (só para teres uma ideia o tamanho de aquário recomendado para ele é salvo erro em torno dos 200 litros!), para além de ser um peixe muito territorial que pode vir a dar problemas em aquários muito pequenos(o que inclui morte de outros peixes)

 

Vê isto só mesmo para teres uma ideia:

 

http://www.aquariofilia.online.pt/default....amp;id_peixe=28

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_bicolor.php

 

Quando o pessoal insiste(Ou chateia) não leves a mal, que só se quer ajudar, os peixes e o aquário, de modo que faças o melhor possível:-)

 

Pedro eu compreendo-te e sei que voces só tentam abrir os olhos ao pessoal que não percebe nada (como eu) é por eu achar que o aquario onde ele esta e pequeno que vou mudar para um que tenho que tem o dobro da capacidade . mas alem de o peixe ser bonitinho e uma oferta. quanto a parte do cão compreendo perfeitamente o peixinho ate se pode sentir mal... alias agora nem posso dar peixes a ninguem!! tenho ictio no aquario (ja estou trantando mas tem morrido alguns peixes (dois gupys ) ;)

 

Obrigado a todos mais dicas espero por elas :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Quanto a plantas... não ponhas artificiais, vais deitar dinheiro fora, põe pelo menos feto e musgo de Java, eu optei por não ter plantado porque não percebo nada de plantas, mas claro que não prescindo dessas, tenho-as agarradas a troncos (com fio de pesca) fica muito bonito e não dá trabalho nenhum!

Se te conseguires livrar do tubarão compra mais 5 corydoras, ficas com um cardume e brigada de limpeza!

Mas o melhor conselho de todos... pára um pouco e lê tudo o que puderes primeiro, não custa nada, tudo o que precisas saber está aqui no Fórum, é só necessária um pouco de paciência para procurar, também podes usar o Google com palavras chave!

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao Ictio, também já me aconteceu no meu segundo tanque/lago de peixes e morreram-me bastantes ;)

 

Vê isto na parte "Doença do ponto branco", espero que ajude:

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_protozoos.php

 

Pedro sabes responder a minha ultima pergunta deste topico ? ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=102772 )

 

 

Olá!

Quanto a plantas... não ponhas artificiais, vais deitar dinheiro fora, põe pelo menos feto e musgo de Java, eu optei por não ter plantado porque não percebo nada de plantas, mas claro que não prescindo dessas, tenho-as agarradas a troncos (com fio de pesca) fica muito bonito e não dá trabalho nenhum!

Se te conseguires livrar do tubarão compra mais 5 corydoras, ficas com um cardume e brigada de limpeza!

Mas o melhor conselho de todos... pára um pouco e lê tudo o que puderes primeiro, não custa nada, tudo o que precisas saber está aqui no Fórum, é só necessária um pouco de paciência para procurar, também podes usar o Google com palavras chave!

Boa sorte

 

Mas o musgo e o feto não se tem de ter assim cuidados especiais? Tenho lido muita coisa aqui no forum tenho aprendido muito! antes de me fazerem esta surpres so tinha tido peixes de agua fria !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! se puderes passa logo para o 60lt, porque o crescimento dos peixes vai.te brigar a comprares um maior, e assim fazes só uma compra, nao gastas em 2 aquas um de 30 e outro de 60, o equipamento nao te sai muito mais caro...

as plantas naturais sao mais faceis de manter e nao te fazem mal aos peixes, ate ajudam pois consomem os "restos" do aquario e oxigenam a agua sem incomodar ou stressar os peixes (como alguns defendem que as pedras difusoras fazem).. as anubias e valsinerias sao ideais, nao dao trabalho nem tens de usar muito substracto...

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O musgo de java e os fetos de java não presisam de muito cuidados especiais, apenas alguma iluminação, uns 15 watts chegam em principio

 

As valisnérias não aconselho porque crescem muito e presisam de iluminação média

 

Elkoko, quanto a sal, não sei se fará mal aos peixes que tens, mas fica-te pelo aumento de temperatura, e a mim parece-me também que o medicamento não é esse, tenta ver se te trocam por outro próprio para Ictio

 

Não tens por aí nenhum shopping com uma loja de animais?Normalmente costumam ter e estão abertos a esta hora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

surgiu-me uma duvida depois de andar a ver aquarios de 60 litros ou perto desse velume(54l /52l)

 

A duvida é a agua! pode ser da troneira? terá de levar algum liquido para a tornar propria para os peixes. presiso dessas dicas!(eu nete momento ponho um liquido que vinha com o meu pequeno aquario)

 

E que teste preciso para a agua ? o de ph e mais qual?

 

Depois tenho outra questão sendo uma facto consumado que irei mesmo mudar de aquario decidi ficar com o de 18 litros a mesmo a questão é que peixes posso la colucar sem ser gupys. porque os gups vao para o novo. Eu gostava de la ter 3 corridoras (para fazer o cardume) e um tubarão de cauda encarnada que neste momento ja tenho (mas tenho quase a certeza que este terá de mudar de habitação bowdown ) por isso quero um peixinhos bonitos para o novo.

 

EDIT: eu gostava tambem de ter Ampulárias será possivel telas num aquario pequeno ? o que comem? como se destiguem de macho e femea ?

 

obrigado a todos pela ajuda ;)

Editado por Elkoko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O tubarão, se insistires em o manter, não vai durar muito...

Compreendo que como foi uma oferta te custe estar a devolvê-lo ou trocá-lo, mas a vida é assim mesmo, tens de fazer opções.

Há quem acredite que não nos devemos arrepender do que fazemos, e qualquer pessoa aqui (com o mínimo de experiência) te garante que esse tubarão não vai durar muito aí.

Relê esta página - http://www.aquahobby.com/gallery/b_bicolor.php o bicho simplesmente não vai caber aí!!!

Num Aqua desse tamanho podes colocar Danios, no máximo uns dois ou três.

Vais ver que não te arrependes.

 

Quanto às plantas naturais (nem sequer penses em colocar artificiais) são quase obrigatórias num Aqua.

E não precisas de ter medo que te matem os peixes (não encontras à venda plantas aquáticas carnívoras), eles vão morrer é se não as colocares.

 

 

Abraço

P.S. As Ampulárias (dá uma vista de olhos) são muito úteis num Aqua, o sexo é que não é fácil de distinguir...

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O tubarão, se insistires em o manter, não vai durar muito...

Compreendo que como foi uma oferta te custe estar a devolvê-lo ou trocá-lo, mas a vida é assim mesmo, tens de fazer opções.

Há quem acredite que não nos devemos arrepender do que fazemos, e qualquer pessoa aqui (com o mínimo de experiência) te garante que esse tubarão não vai durar muito aí.

Relê esta página - http://www.aquahobby.com/gallery/b_bicolor.php o bicho simplesmente não vai caber aí!!!

Num Aqua desse tamanho podes colocar Danios, no máximo uns dois ou três.

Vais ver que não te arrependes.

 

Quanto às plantas naturais (nem sequer penses em colocar artificiais) são quase obrigatórias num Aqua.

E não precisas de ter medo que te matem os peixes (não encontras à venda plantas aquáticas carnívoras), eles vão morrer é se não as colocares.

 

 

Abraço

P.S. As Ampulárias (dá uma vista de olhos) são muito úteis num Aqua, o sexo é que não é fácil de distinguir...

 

Quanto ao tubarão ele tem estado num aquario de 18 litros a mais ou menos 2/3 semanas! o aquario esta com doença ou praga (ictio) e segundo o que li o ictio mata os mpeixes mais frageis em 1º lugar ... até hoje ja morreram mais de metade dos peixes que tinha o tubarão continua vivo e as pinta branca desapareceram o que me leva a crer que esta de boa saude. e o tratamento continua de todas as maneira ira ser mudado para um aqua de 60 litros ;)

 

Mas mesmo assim há muitas perguntas que ficaram para responder :P ainda assim obrigado ;)

 

EDIT: já tenho aquario novo e é de 60 litros bowdown

Editado por Elkoko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

 

O que podias mesmo fazer era devolver o peixe e por aí peixes que cresçam menos

 

Nesse aquário de 18 litros não ponhas corydoras pois presisam de ser em cardume e aí fica apertado

 

As plantas começa ppor um musgo de java que é bastante fácil de cuidar, podes também por feto de java e umas anubias

 

Tens é de ter iluminação de uns 15 watts no mínimo

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

surgiu-me uma duvida depois de andar a ver aquarios de 60 litros ou perto desse velume(54l /52l)

 

A duvida é a agua! pode ser da troneira? terá de levar algum liquido para a tornar propria para os peixes. presiso dessas dicas!(eu nete momento ponho um liquido que vinha com o meu pequeno aquario)

 

E que teste preciso para a agua ? o de ph e mais qual?

 

Depois tenho outra questão sendo uma facto consumado que irei mesmo mudar de aquario decidi ficar com o de 18 litros a mesmo a questão é que peixes posso la colucar sem ser gupys. porque os gups vao para o novo. Eu gostava de la ter 3 corridoras (para fazer o cardume) e um tubarão de cauda encarnada que neste momento ja tenho (mas tenho quase a certeza que este terá de mudar de habitação :) ) por isso quero um peixinhos bonitos para o novo.

 

EDIT: eu gostava tambem de ter Ampulárias será possivel telas num aquario pequeno ? o que comem? como se destiguem de macho e femea ?

 

obrigado a todos pela ajuda :D

 

pessoal respondam a estas perguntas sff :P já tenho um aquario de 60 litros e mesmo assim não da para ter la o tubarão? alias tenho mas ainda tem 3 semanas para fazer o ciclo :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.