Resultados do ADA 2008


Recommended Posts

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ola

 

as fotos que usamos no concurso so podemos meter aqui depois de sair o livro com as mesma, se não estou em engano..

 

Boas

Assim agradeço Luis ;)

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
3º e 4º Classificados superam na minha opinião os dois primeiros....

 

A minha opinião segue um bocadinho a linha da tua mas como sabes, não fazias parte do Júri, portanto, nada podes/poderás fazer. nyah

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aguardar pelas fotos em melhor resolução para comentar o 4º classificado

Para mim está fantástico... mas existe algo nesse aquário que não bate certo....

Se a montagem foi feita em 45x45x90 (LxAxP), aí a descrição do setup que aparece na foto está errado; ou então existe algo mais que permite tal profundidade!!!!

Porque fazer aquilo em 45cm de profundidade... hum! Duvido!!! Aliás é visível na foto as riscas laterais do limite do áqua até aos troncos... e depois? Porque é que ela não continua?

 

Existe na net um boato sobre algumas alterações em photoshop de um layout, este não digo que tenha... mas há algo neste aquário que é mesmo muito estranho!!!!

 

Vamos esperar para ver...

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase que a sensação que dá é que o aquario teria 45 cm de frente e 90 de profundidade... (era so mesmo o que parece porque não é o caso, visto que a altura do aquario parece ser realmente cerca de metade da largura).

 

Um fundo impresso colado no vidro traseiro? Creio que faria bem este efeito...

 

Acho que mais tarde ou mais cedo saberemos :D

 

Miguel, antes so dei uma opinião pessoal... os criterios do concurso estão muito bem definidos e embora possam ter um certo grau subjectivo, como o juri tem varios elementos, acaba por ter também um razoavel grau de objectividade. Analisando como o juri faria eu diria algo do genero:

 

O 4º classificado tem uma utilização do "vazio de amano" com optimo efeito. Tem alguns pontos de quebra de harmonia que terá sido suficiente para lhe roubar os primeiros lugares.

 

Gosto muito do 3º classificado pela harmonia e tranquilidade que transmite. Deve ter obtido boa pontuação na originalidade pela disposição do musgo erect e sua utilização no ponto focal.

 

O 2º apesar de ter muitas linhas de tensão cruzadas o que geralmente é negativo, conseguiu harmonizar bastante bem a figura, a profundidade esta boa e mais natural era dificil ;)

 

O primeiro... nem sei que diga... é um aquario que ou se adora ou se odeia... eu ainda não me decidi... :lol::lol:

 

O juri decidiu que adorava e devem ter razão ;) e como dissestes, Miguel, não poderei fazer nada para alterar :tongue:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase que a sensação que dá é que o aquario teria 45 cm de frente e 90 de profundidade... (era so mesmo o que parece porque não é o caso, visto que a altura do aquario parece ser realmente cerca de metade da largura).

 

Um fundo impresso colado no vidro traseiro? Creio que faria bem este efeito...

 

Acho que mais tarde ou mais cedo saberemos :D

Epá, de facto parece um fundo colado. Tive a ver com o zoom a 400% do browser e nota-se quer uma paragem na linha de água e nessa paragem, se fizerem a vertical nota-se que não existe "o mesmo" brilho nas plantas que ficam pra lá dessa linha imaginária... isto à primeira vista. Enfim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que tenha sido usado um fundo nesse áqua... ou pelo menos para um concurso deste nivel!

Ao ser usado, por muito original que fosse não merecia ficar na dita posição. Ora vejamos, se usarem um fundo como paisagem, umas pedras e algumas plantas daria um efeito impressionante, mas nunca um layout de destaque.

 

Toda a gente sabe que em aquascaping é muito importante transmitir uma boa noção de profundidade, no caso em questão... mete profundidade nisso!!!!

 

Vou esperar pelas fotos com melhor resolução e então aí tirarei as minhas conclusões.

Contudo o layout está fantástico!!!

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

adorei o que ficou em 2º lugar, acho que foi o mais original e acho transmite um boa sensação de profundidade, mesmo com aqueles troncos cruzados conseguiu fazer um layout com um aspecto bem natural, parece simples de fazer mas por acaso acho um layout dificil de fazer.

 

O 1º lugar apesar de estar muito bonito e bem conseguido não o acgo muito original, parece-se muito com um outro aquário que também ganhou um concurso... só que não me lembro qual, mas também era um concurso grande.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que apesar de com uma concepção totalmente diferente, o vencedor deste ano, faz em certa medida lembrar este aquario.

 

full_view-1.jpg

 

Seria deste aquario que estavas a falar Hugo?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O 4º classificado tem uma utilização do "vazio de amano" com optimo efeito. Tem alguns pontos de quebra de harmonia que terá sido suficiente para lhe roubar os primeiros lugares.

 

Tem tem.. tem é um optimo efeito de photoshop... qual vazio de amano..

 

De qualquer forma o aquário é lindo aqueles troncos a simular as árvores está excelente muito bem conseguido.

 

Agora é fácil fazendo zoom à imagem perceber-se tal como já aqui foi dito que não se vê as arestas traseiras do aquário.. eu tenho um 90x45x45 e nem com "vazio de amano" nem "vazios de Ricardo" consigo fazer aquilo nem eu nem ninguém!!

 

Ele ficou em 4º porque onde não fez batota está muito muito muito bom!

 

Nem sei o que é um vazio de amano vou pesquisar..

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vazio de amano é o termo tecnico para a utilização de um espaço vazio na zona correspondente à regra de ouro ao invés de um ponto focal forte, funcionando o espaço vazio como um ponto focal modificado. Dá-se lhe o nome de vazio de amano, porque foi precisamente o amano que começou a usar esta tecnica :puppydogeyes:

 

Acredito que tenha algum truque estranho, mas não acredito que deixassem um aquario editado com photoshop chegar ao 4º lugar!! É mesmo impensavel!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 4º classificado é muito nitido que é uma montagem de 2 aquas, façam uma linha imaginaria ou então façam mesmo essa linha, no paint na zona que tem como sendo +- a largura de 45cm e é notoria a diferença de textura plantas e etc, nota-se muito bem....

 

é estranho é como isto passa num concurso desta envergadura... estranho não?? n´s que somos amadores vimos que não é possivel, e o juri estava a dormir?

 

mas isto nem é novidade a até quem faça layouts no photoshop, não encontro o link, mas houve alguem que concorreu com um aqua que já tinha concorrido em anos anteriores, e voltou a concorrer apenas adicionou mais uma moita ali outra anubia aqui, no photoshop, hehe ganda maluco :D

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho todos fantásticos..mas amigos.. todos sabem porque é que o aquário vencedor ganhou.. já imaginaram um aquario daquele tamanho com aquele musgo todo ali certinho.. é algo bem conseguido e difícil de fazer.. o aquario que ficou em terceiro.. olhem a imaginação do aquascaper em colocar aquele tipo de musgo.. simlunado aquelas arvoreres bem velhas.. está fantástico.. e reparem na complexidade do lado esquerdo desse aquário.. a quantida de espécies diferentes que estão ali..é sem dúvida a minha parte favorita do aqua.. mas estou "arrasado" com o que está em 6º é sem dúvida o meu favorito... este aquascaper conseguiu encontrar as "pedras de uma vida" reparem naquelas pedras.. impressionante não tenho palavras.. reparem como simula na perfeição aquelas montanhas que só têm neve nos seus picos.. a do ponto focal e a da direita!! impresionante fantástico! aquela bolbitis lá agarrada.. é o meu favorito!! o ultimo está bom mas muito visto...

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu acho que apesar de com uma concepção totalmente diferente, o vencedor deste ano, faz em certa medida lembrar este aquario.

 

full_view-1.jpg

 

Seria deste aquario que estavas a falar Hugo?

 

Diogo por acaso o vencedor deste ano faz-me lembrar mais este

 

foto_01_05.jpg

 

Acho que a ideia é similar, torres de várias alturas cobertas de musgo, só que acho que este está melhor, mais bonito.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 4º classificado é muito nitido que é uma montagem de 2 aquas, façam uma linha imaginaria ou então façam mesmo essa linha, no paint na zona que tem como sendo +- a largura de 45cm e é notoria a diferença de textura plantas e etc, nota-se muito bem....

Estás completamente errado...

Parece na verdade 2 áquas ou uma montagem em photoshop... mas não é!

É preciso muita imaginação e alguns cálculos para perceber como este génio conseguiu tal proeza.

 

Eu passo a explicar como terá ele feito este layout...

Sabendo que as dimensões do aquário usado é de 90x45x45 e que pela foto apresentada parece 120x50x70 para conseguir tal feito; é necessário puxar um pouco pela imaginação e tentar iludir o observador, fazendo com que o layout pareça muito profundo.

As linhas de água que aparecem nas laterais do áqua realmente existem e vão apenas até aos troncos, os limites traseiros do aquário estão tapados pelos mesmos dando assim uma sensação de infinito. Para se conseguir tal profundidade é necessário uma grande camada de substrato tanto á frente como atrás (15cm á frente e atrás de 30cm +-), para que possa reduzir a altura visível do aquário. Se repararem bem na quebra que faz atrás na Eleocharis vivípara, a área visível não tem mais de 15cm… onde estão os restantes 30cm?! Esta é a ilusão… fazer com que o aquário tenha menos altura para ganhar na profundidade… basta dividirem a largura que é de 90cm em 2 partes (medida igual á altura e profundidade do aquário) para perceber que é possível apresentar este trabalho em tais dimensões!!

 

 

 

mas isto nem é novidade a até quem faça layouts no photoshop, não encontro o link, mas houve alguem que concorreu com um aqua que já tinha concorrido em anos anteriores, e voltou a concorrer apenas adicionou mais uma moita ali outra anubia aqui, no photoshop, hehe ganda maluco bang

Essa da montagem em photoshop ainda se está para apurar se realmente foi ou não enviada para concurso. Pelos vistos só será possivel verificar quando sair a revista com todos os áquas.

Mas não dúvido nada que haja alguns layouts manipulados... mas não é o caso do TOP10!!!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que têm para dizer do primeiro classificado? Claro que são apenas 3 metros de aqua, e ao vivo deve ser outra coisa...ainda assim !

 

O layout pode ser bastante impressionante para um júri mas pessoalmente não o acho tão apelativo quanto isso...

 

Acho o layout classificado em terceiro lugar bem mais interessante - se nos recordarmos que faz parte da tradição japonesa encontrar e recolher bonsais em penhascos...parece-me que a intenção do seu autor terá sido mesmo essa, ou então é só o meu imaginário a funcionar...

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais