Pó para aumentar o PH


Recommended Posts

Boas,

 

Estou a montar um nano para colocar um qq casal do lago tanganyka, fui a uma loja e tentaram-me vender um pó que qq coisa de potássio para aumentar o PH e a Dureza da agua, voces costumam fazer este procedimento?

 

Tenho lido algumas coisas e não encontrei nada sobre isto, e como sou novo nos ciclideos africanos queria a vossa opinião.

 

cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Há quem defenda "com unhas e dentes" a introdução de um buffer para aumentar durezas (KH e GH).

 

Eu pessoalmente apenas coloco um pouco de bicarbonato de sódio (barato, hipermercado) para aumentar ligeiramente o KH. (há quem não adicione nada)

 

A nossa água não é muito macia, pelo que entendo não valer a pena estar a fazer um buffer com outros sais. (no meu caso estamos a falar de Malawi)

 

Vais encontrar quem te diga o contrário, por isso terás de ser tu a decidir.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a montar um nano para colocar um qq casal do lago tanganyka, fui a uma loja e tentaram-me vender um pó que qq coisa de potássio para aumentar o PH e a Dureza da agua, voces costumam fazer este procedimento?

 

Tenho lido algumas coisas e não encontrei nada sobre isto, e como sou novo nos ciclideos africanos queria a vossa opinião.

 

cumprimentos

JJ

 

 

Amigo Jorge,

 

 

no meu aquário de Tropheus não utilizo qualquer tipo de buffer. Areia da praia, rocha calcária e, para a água da Quinta do Conde, tá feito...

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Há quem defenda "com unhas e dentes" a introdução de um buffer para aumentar durezas (KH e GH).

 

Eu pessoalmente apenas coloco um pouco de bicarbonato de sódio (barato, hipermercado) para aumentar ligeiramente o KH. (há quem não adicione nada)

 

A nossa água não é muito macia, pelo que entendo não valer a pena estar a fazer um buffer com outros sais. (no meu caso estamos a falar de Malawi)

 

Vais encontrar quem te diga o contrário, por isso terás de ser tu a decidir.

 

Cumps

 

Boas,

 

Eu não defendo "com unhas e dentes" a utilização de um buffer. Cada um sabe de si. No entanto, e sendo os peixes provenientes de águas alcalinas e duras - no meu caso, TAnganyika - o que se tenta é proporcionar-lhes condições similares àquelas a que estão habituados. É certo que muitos peixes sobrevivem em parâmetros diferentes daquelas a que estão habituados. Resta saber é se isso não lhes causará stress e, em consequência, problemas de saúde. Por outra via, e sendo o buffer - caseiro, leia-se - tão barato e fácil de utilizar, porque não utilizar?

 

Desconheço esse pó de potássio para aumentar o PH. Geralmente faz-se com bicarbonato de sódio. A dureza aumenta-se com sulfato de magnésio.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por outra via, e sendo o buffer - caseiro, leia-se - tão barato e fácil de utilizar, porque não utilizar?

 

A questão aqui prende-se com o facto de a utilização do buffer ser desnecessária quando a água por si só já tem uma dureza significativa e, consequentemente, ideal para a manutenção das espécies em causa.

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão aqui prende-se com o facto de a utilização do buffer ser desnecessária quando a água por si só já tem uma dureza significativa e, consequentemente, ideal para a manutenção das espécies em causa.

 

 

Um abraço,

 

Marco,

 

Não sei como é na Quinta do Conde, mas em Lisboa o PH anda pelos 7.2 e o GH pelos 3º, valores claramente inferiores aos desejáveis, nomeadamente para os tangas.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a montar um nano para colocar um qq casal do lago tanganyka, fui a uma loja e tentaram-me vender um pó que qq coisa de potássio para aumentar o PH e a Dureza da agua, voces costumam fazer este procedimento?

 

Tenho lido algumas coisas e não encontrei nada sobre isto, e como sou novo nos ciclideos africanos queria a vossa opinião.

 

cumprimentos

JJ

 

Boas

Já fizeste o teste água que usas no aquário pra saberes do que precisas ;) ?

Se for o ph é como te dizeram ou areia da praia e pedras calcárias chegam ;)

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

Não sei como é na Quinta do Conde, mas em Lisboa o PH anda pelos 7.2 e o GH pelos 3º, valores claramente inferiores aos desejáveis, nomeadamente para os tangas.

 

Sim, o membro é da Quinta do Conde, exactamente como eu! Por isso conheço a água... Por isso afirmo que primeiramente é necessário saber se de facto é preciso ou não recorrermos ao buffer!

 

 

Abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o membro é da Quinta do Conde, exactamente como eu! Por isso conheço a água... Por isso afirmo que primeiramente é necessário saber se de facto é preciso ou não recorrermos ao buffer!

 

 

Abraço,

 

Boas,

 

sim é verdade, sou da quinta do conde.

 

em relação ao aqua coloquei areia da praia e apanhei alguma rocha da serra arrabida, vou colocar o aqua a ciclar e logo lhe faço os testes a ver o que dá.

 

O tal pó custava 15 euros, uma colher para cada 30 litros num aqua grande é só gastar num, o meu como é de 60 lá me ia safando, não estou para desperdicar dinheiro se existirem metodos mais economicos de manter os peixes em condições, mas se tiver que ser que seja.

 

Abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o membro é da Quinta do Conde, exactamente como eu! Por isso conheço a água... Por isso afirmo que primeiramente é necessário saber se de facto é preciso ou não recorrermos ao buffer!

 

 

Abraço,

 

Bom, parti do princípio que existia uma necessidade de aumento do PH e daí a dúvida do membro que iniciou o tópico...Se a água da Quinta do Conde já tem os parâmetros necessários ou perto disso, é óbvio que não há necessidade de qualquer buffer.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto chega !

 

Cpts

 

Olá zé :) faz tempo que não participava em um tópico, mas estou contigo e não abro. Nem bufrfers nem meio buffers , areia da praia, uma rocha calcária , e estabilidade melhor que essa não há, e esqueçam a água porque a água se não tiver algo mais também vai p+erdendo as caracteristicas , e sim claro concordo que as leituras de PH, GH, e KH sejam bem controladas até estar o aquário estável . um abraço.

 

 

p.s. E eu nem tenho ciclideos africanos :)

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moro em Lisboa e a água torneira, não tem, nem pouco mais ou menos as caracteristicas da do Lago Tanganica.

 

É provável que os peixes num habitat de PH e KH e GH inferior, não realcem as suas verdadeiras cores e comportamento.

 

Mas...cada um faz o que quer e que acha bem. Eu uso e noto diferença. Há quem diga, que no Tanganica é a agua que na sua composição se aproxima mais da agua do mar. Assim não me parece que a agua da torneira tenha estas caracteristicas.

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem diga, que no Tanganica é a agua que na sua composição se aproxima mais da agua do mar. Assim não me parece que a agua da torneira tenha estas caracteristicas.

 

Cumps

 

 

Estamos a falar em dureza da água, não salinidade... São parâmetros diferentes! Relativamente à água de Lisboa, na maior parte dos locais, é de facto muito mais macia do que no distrito de Setúbal, sem termo de comparação possível...

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois há quem viva com fornecimento de água que é uma real treta.

 

Os parâmetros minimos e máximos para a água da minha zona, segundo a companhia, são estes:

 

Condutividade mS: min 168 (bom para sul americanos) max 1000 (optimo para tangas)

 

pH: min 7,4 max 8,1

 

Dureza Total em mg/l min 72 max 310

 

 

... vai lá um gajo saber com o que conta! :mrgreen:

Editado por Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não defendo "com unhas e dentes" a utilização de um buffer. Cada um sabe de si. No entanto, e sendo os peixes provenientes de águas alcalinas e duras - no meu caso, TAnganyika - o que se tenta é proporcionar-lhes condições similares àquelas a que estão habituados. É certo que muitos peixes sobrevivem em parâmetros diferentes daquelas a que estão habituados. Resta saber é se isso não lhes causará stress e, em consequência, problemas de saúde. Por outra via, e sendo o buffer - caseiro, leia-se - tão barato e fácil de utilizar, porque não utilizar?

 

Desconheço esse pó de potássio para aumentar o PH. Geralmente faz-se com bicarbonato de sódio. A dureza aumenta-se com sulfato de magnésio.

Boas.

 

Antes de mais reforço que disse ter Malawi e não Tanganika.

 

Por outro lado, talvez a questão dos peixes "viverem" e "sobreviverem" não se resuma apenas aos sais adicionados (por nós) à água, mas também a outros factores, nomeadamente filtragem, espaço, compatibilidades, alimentação... Nesse aspecto penso que proporciono aos meus condições no mínimo medianas, pelo que tenho visto. Por isso acho que os meus não devem estar mal de todo: mortes por doença=0, comportamento parece-me bem, cores também.

 

Já agora, cá ficam umas fotos (a maioria tirei ontem) de uns quantos dos meus... alguns estão a fazer por "perpetuar" a espécie, o que, aliado à quantidade de alevins que me têm "apresentado", me indica que não estão apenas a sobreviver... cumps.

 

IMG_2049_jpeg.jpg

 

IMG_2163_jpeg.jpg

 

IMG_2088_jpeg.jpg

 

IMG_2089_jpeg.jpg

 

IMG_2131_jpeg.jpg

 

IMG_2115_jpeg.jpg

 

IMG_1361COMPRESS.jpg

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão aqui prende-se com o facto de a utilização do buffer ser desnecessária quando a água por si só já tem uma dureza significativa e, consequentemente, ideal para a manutenção das espécies em causa.

 

 

Um abraço,

Boas,

Posso estar a falar de cor também, já que só tenho Malawi e não Tanganika, mas pelo que ouvi, os Tanganika precisam de um KH superior ao GH, bem como um pH elevado.

Ter um GH acima do KH é corriqueiro, mas o KH acima do GH é mais raro. A ser assim, a areia de praia e conchas não servem 100% o propósito que se pretende nos parâmetros desta água.

Daí certas marcas terem produtos (pós) como a JBL tem o Aquadur Malawi/Tanganika.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Posso estar a falar de cor também, já que só tenho Malawi e não Tanganika, mas pelo que ouvi, os Tanganika precisam de um KH superior ao GH, bem como um pH elevado.

Ter um GH acima do KH é corriqueiro, mas o KH acima do GH é mais raro. A ser assim, a areia de praia e conchas não servem 100% o propósito que se pretende nos parâmetros desta água.

Daí certas marcas terem produtos (pós) como a JBL tem o Aquadur Malawi/Tanganika.

Cumps.

 

Bom, para ver se nos entendemos de uma vez por todas: o esclarecimento ao membro Jorge foi muito específico e relativo à água da Quinta do Conde... Já por duas vezes referi isto! A dureza geral (GH) desta água é muito propícia à manutenção de ciclídeos africanos, mormente no que diz respeito aos tanganyikas. No meu aquário Great Tanganyika não adiciono qualquer buffer e os peixes apresentam uma qualidade de vida bastante boa´(já que excelente só mesmo no seu biótopo de origem). As cores das espécies falam por si, o comportamento e inclusivé as reproduções também falam por si...

 

Como é lógico todos nós sabemos que em determinadas zonas do país a água é extremamente macia (não em muitas, por sinal) e conhecendo perfeitamente os parâmetros químicos da água ideais para a manutenção de um tanga é óbvio que se impera pela adição de buffer. O problema é que a maior parte das pessoas parte logo de princípio que assim que monta um tanga tem de recorrer ao buffer, sem sequer efectuarem medições à água. Aliás, o mesmo procedimento acontece em relação aos Malawis, em que a primeira preocupação que surge é a subida do PH sem nunca terem verificado em que níveis se encontra.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto já parece a discussão sobre o sexo dos anjos...como é evidente, só se devem adicionar buffers à água se esta não tiver já as características necessárias! Para sabê-lo há, evidentemente, que medir os parâmetros.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão aqui prende-se com o facto de a utilização do buffer ser desnecessária quando a água por si só já tem uma dureza significativa e, consequentemente, ideal para a manutenção das espécies em causa.

 

 

Ora pois.... nyah:P

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora pois.... :) :D

 

 

Eu tentei alertar para um facto que passou despercebido... por vezes há alterações pontuais na qualidade da água que podem trazer surpresas desagradáveis!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tentei alertar para um facto que passou despercebido... por vezes há alterações pontuais na qualidade da água que podem trazer surpresas desagradáveis!

 

 

Sem dúvida Ricardo, por isso é que se deve ter algum cuidado e dar alguma relevância à medição da água de rede!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(já que excelente só mesmo no seu biótopo de origem). As cores das espécies falam por si, o comportamento e níveis e inclusivé as reproduç~oes falam por si.

 

 

Um abraço,

Pelos vistos o Aquadur Malawi/Tanganika são Anjos com sexo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como te disse pessoalmente, para meteres sais (pó), expliquei-te porquê e agora estou a perceber porque achas que eu estava a querer vender…(eu não trabalho na loja mas costumo dar uma ajuda ao meu amigo Oliveira…mas não engano ninguém que me pede ajuda…nem tão pouco ganho qualquer comissão. E tentei ajudar te e aconselhar-te, mas tu é que não estavas muito interessado em ouvir…bem para uma próxima vez que nos encontrarmos lá podemos conversar sobre os Tanganyikas e podes tirar todas as duvidas que tiveres, terei muito gosto em te ajudar. Mas para já vou repetir algumas coisas muito importantes que já te disse:

 

Tu vai montar um Aqua de 60cm para Tanganyikas, não são nem Vitórias nem Malawi’s…o Tanganyika, mal comparando, é um sistema idêntico aos mares de água salgada, só que em vez de cloreto de sódio (sal), tem outros sais e pH entre os 8.2 e os 9, (superior ao da água do mar), penso que ninguém mantém peixes de água salgada num aqua só com sal de cozinha…

 

Se no Malawi existem grandes variações de pH e de GH e Temperatura no Tanganyika não é bem assim e por esse motivo os peixes são mais sensíveis a alterações dos parâmetros da água e num aqua de 60cm não é fácil evitar isso…

Claro que em vez de comprares os “pós” “Buffer” do comercio, podes fazer tu esse Buffer para isso basta o bicarbonato de sódio, que como já disseram aqui compra-se no Continente por 50cent’s mas a sua função principal não é subir o KH, mas sim afinar o pH nos 8.2 (não quero dizer com isso que não sobe o KH…) e sulfato de magnésio que é muito importante para a manutenção dos Tanganyikas em boa forma e saudáveis e ajuda a sobir o KH e GH…bem pelo menos eu uso isso …

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais