lionman

Membro
  • #Conteúdo

    73
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por lionman

  1. Metroplex da Seachem + Focus da Seachem . Se não existir MEtroplex, podes usar outro produto com o mesmo composto. Adicionar à comida do peixe para eliminar os parasitas internos.
  2. Usa corticite em vez de esferovite tanto para apoiares a sump, como o aquário. A vantagem é que a cortiça nao apodrece ao contrario da esfevorite que com o passar dos anos nao fica no melhor estado. Abraço
  3. Então se fazes através de coluna seca tens de dimensionar a SUMP para que a mesma possa receber a água até ao limite da coluna seca.Quando faltar a electricidade a agua cai até ao limite da coluna seca (overflow) até a SUMP. Resultado = tudo sequinho sem fugas de água
  4. A melhor forma de prevenir inundacoes é a sump
  5. Viva Miguel, KH a 150 ? Espero que tenhas o teste errado..... Que teste usas ? É algum teste que vai mudando de cor pela introdução de gotas ? Qual o valor do magnesio ? Abraço
  6. lionman

    BubbleReef

    Viva, É mesmo impressão tua (não se percebe bem na foto) . O aquário está assente sobre corticite que é bastante melhor que esferovite uma vez que a esferovite funciona como "esponja" apodrecendo ao longo do tempo e a cortiça não. Cpts,
  7. lionman

    BubbleReef

    Entretanto o aquário chegou:
  8. lionman

    BubbleReef

    Viva, Cá vai mais um upgrade do meu salgado. Setup: Aquario 1,40mx0,6mx0,6m Sump 1mx0,5mx0,4m Escumador: Bubble King Supermarine 250 Reposição: Red Dragon II Titanium 16.000l/h regulavel Circulação: Kit TS24 da Tunze Iluminação: 2 x Lumenbright com lampadas Coralvue Reeflux 250W 12.000k Desenhos:
  9. Alguem conhece quem faça estruturas metalicas pars suporte de Lumenarks e pendurar no tecto ? Obrigado !
  10. Atenção que o tratamento à base de cobre só pode ser feito num aquário de quarentena ! Nunca, mas nunca coloque cobre no seu aquário principal. O cobre mata invertebrados e toda a fauna existente na RV. Quando eu refiro setup, refiro-me ao seguinte: - Qual a dimensão do aquário ? - Tem sump ? - Quais os aparelhos técnicos que usa ? (escumador, bombas de circulação, iluminação, etc) - A quanto tempo tem o aquário montado ? - Quais são os habitantes do aquário ? - Tem substrato ? Rocha ? Cpts.
  11. Viva, Para eliminar por completo o parasita do seu sistema é necessário que o aquário principal fique sem nenhum peixe durante um periodo de 40 dias. Durante esse periodo os peixes que estão no aquário de quarentena devem ser submetidos a um tratamento à base de cobre (depois se quiser saber como se efectua este tratamento é só dizer que eu posso fornecer alguns links, contudo avisao desde já que se trata de um tratamento que requer muita paciência). Importante é não desanimar ! Não vejo qual o problema por começar por 330 litros. Pode colocar aqui qual o setup do seu sistema ?
  12. Viva, Manter a temperatura nos 32º , para além de ser muito violento (e mesmo muito quente para os peixes), terá como consequência o acelerar do ciclo de vida do parasita. Acelerar o ciclo de vida do parasita é bom mas não o elimina. A unica forma de o eliminar no aquario principal é pela ausência de hospedeiros. Eu ficaria pelos 29º e se possivel baixaria a salinidade um pouco (diz-se que a hiposalinidade ajuda a eliminar o parasita), mas tudo feito de forma gradual. Qualquer duvida mais não hesitem.
  13. Viva, Retirar tudo do filtro externo excepto o carvão activado. O carvão activado pode ser mantido durante um mês , mas varia muito de marca para marca. Se deixar passar o carvão activado demasiado tempo o que vai acontecer é que ele satura e vai "largar" todos os componentes que andou a absorver. Um escumador nesse aquário fazia toda a diferença
  14. Viva, Sim o ictio ainda fica residente no substrato ou na rocha viva até que acaba por morrer por não encontrar um hospedeiro. Estás nas condições ideiais para acabar com o ictio no teu aquário que passa por não colocares nenhum ser vivo por um periodo de 40 dias ( todo o ictio morrer nesse periodo). Cpts.
  15. Viva, O unico problema que vejo na tua situação é a possível carga biológica vs capacidade do teu sistema lidar com esssa carga biológica (as artémias morrerão eventualmente por falta de alimento). Entretanto deixa os peixes todos entretidos (claro que não comem flocos porque têm como alternativa comida viva). Qual o setup do teu sistema ? Quais os habitantes ? PS: As TPAs devem ser por norma realizadas todas as semanas
  16. Viva ! Gosto muito do aquário. Aposta por uma abordagem de um landscape livre e aberto com uma boa aposta de corais. Parabéns !
  17. Viva, Antes demais nunca é demais pesquisar. Se fores a um qualquer forum de aquariofilia salgada existem N tópicos sobre este tema. Voltando ao teu tema em concreto existem um série de perguntas a colocar para tentar perceber o que se passou: - Qual o setup do teu aquario ? - Qual o seu conteudo ( RV, Corais, Peixes) ? - A quanto tempo tens o aquario ? - Como é que introduziste os peixes no teu aquário ? Também ajudava que colocasses algumas fotos porque falas de pontos pretos nos palhaços o que levanta suspeitas de outra doença. Os dois peixes que morreram não tinham nenhum sinal exterior de doença ? Os 2 tipos de abordagem a este tipo de doença estão directamente correlacionados com o objectivo pretendido: controlar ou eliminar a doença do aquário. Para eliminar: - Retirar todos os peixes do aquário principal e colocar num aquário de quarentena. - Durante um periodo de 40 dias não colocar NENHUM peixe no aquário principal. Isto porque o Cryptocarium vive do facto de ter hospedeiros e na ausência dos mesmos morrem (só vive mesmo em peixes, não sobrevive em invertebrados ou corais). - Fazer um tratameto aos peixes no aquário de quarentena à base de Cupramine (é menos agressivo que o cobre "puro"). - Após o periodo de 40 dias os peixes podem voltar ao aquário principal SE não demonstrarem quaisquer tipo de sinal da doença Para controlar: - Alimentar com vitaminas e alho (existem varios produtos com vitaminas, spirulina e alho). - Podes eventualmente experimentar misturar na comida Metronidazole (ou Metroplex) + Focus ambos da Seachem (eu nunca tive sucesso mas conheço quem tenha tido). - Não adiciones NENHUM peixe ao teu aquário durante um periodo de 3 meses (deixar estabilizar as coisas) - Existem muitas duvidas na eficácia do UV para eliminação deste virus, até porque o UV "mata tudo" (quer o virus, quer as bactérias "boas") - O UV é particularmente ineficiente para a determinadas fases do virus PAra entendermos o comportamento do virus de uma forma "simples": O que tu ves na pele dos peixes são pequenos sacos (pustulas) que albergam o parasita (protozoários). Num espaço de dias estas pustulas rebentam e os parasitas nadam na coluna de água até se fixarem no areão ou rochas onde se multilpicam para atacarem mais peixes (por isso as vezes vemos que os pontinhos brancos diminuem e julgamos que ja passou tudo e subitamente os peixes voltam a estar cheios de pontos brancos). Os Protozoários apenas podem ser destruidos assim que saem das pustulas sendo que o aumento da temperatura acelera o ciclo de vida do parasita (abandonam as pustulas mais cedo). Se os protozoários não encontrarem um peixe para se fixarem, morrem. Espero que tenha ajudado. (ficamos à espera das tuas respostas às questões )
  18. As algas resultarão eventualmente de uma concentração de silicatos que advêm da tua água da torneira. Para eliminá-las deverias eliminar na "fonte", i.e., investires num aparelho de osmose que te filtrarão os silicatos , bem como outros compostos que possam vir na água (cobre, chumbo, ferro, etc). Corres um filtro externo para que ? Tens lá dentro o que ?
  19. Viva Luis, Analisando o teu setup vemos que tens 84 litros de aquário, pelo que a tua circulação deveria cerca de 15 a 20 x o volume do teu aquario, ou seja , 1.260 a 1.680 litros/hora. Pelo que percebi tens 1.440 l/h ? ( não percebi o objectivo da bomba eheim). Tipicamente deveriam ser 2 bombas em posições simétricas. As bombas devem apontar para a superficie agiando a mesma, no sentido de facilitar as trocas gasosas. As lâmpadas são de quantos w ? ( teoricamente deverias ter a volta de 80w se queres manter corais duros) Pelas fotos as algas que falas aparentam ser diatomaceas que surgem normalmente num ciclo ou por excesso de silicatos. Que tipo de agua usas ? De osmose ? Do mar ? Abraço !
  20. Viva Luis, Analisando o teu setup vemos que tens 84 litros de aquário, pelo que a tua circulação deveria cerca de 15 a 20 x o volume do teu aquario, ou seja , 1.260 a 1.680 litros/hora. Pelo que percebi tens 1.440 l/h ? ( não percebi o objectivo da bomba eheim). Tipicamente deveriam ser 2 bombas em posições simétricas. As bombas devem apontar para a superficie agiando a mesma, no sentido de facilitar as trocas gasosas. As lâmpadas são de quantos w ? ( teoricamente deverias ter a volta de 80w se queres manter corais duros) Pelas fotos as algas que falas aparentam ser diatomaceas que surgem normalmente num ciclo ou por excesso de silicatos. Que tipo de agua usas ? De osmose ? Do mar ? Abraço !
  21. Viva João, São opiniões diferentes, nada mais que isso (eu considero redundante o uso de reactor de Calcio + reactor de Kalk em paralelo , mas isso vem da experiência de cada um). Provavelmente a confusão vem do facto de eu ter referido os produtos Calcio+Kalk em vez de Calcio+KH (troquei as mãos porque estava a falar de Kalk). Mas de facto não deixa de ser verdade que não é necessário investir dinheiro num reactor de kalk que na minha perspectiva são carissimos porque que se limitam a funcionar como "batedeiras" para manter o kalk em suspensão. Por este facto existem muitos aquariofilistas que preferem o velho metodo do bidon ou garrafa a pingar. Abraço.
  22. Porque nem sempre temos disponibilidade para dosear e porque os reactores o fazem de forma mais eficaz e sobretudo automatica. Verás que dosear estes produtos todos os dias torna-se extremamente cansativo.
  23. Viva Nuno, Provavelmente os "filhotes" não irão sobreviver (irão ser comidos por outros peixes ou camarões qe possas ter no teu aquário). Se pretendes enveredar pela criação então não sou a pessoa ideal para te ajudar (mas prepara-te para um trabalhão dos grandes ) Abraço
  24. O chemipure elite só vi na Aquaplante ou em alternativa online na Underwatershop. A Naturline também csotuma ter chemipure, só não sei é se tem o elite. Abraço
  25. Ou vai deitando uma estrelita no aquario de vez em quando Sei que a Naturline tinha à uns dias um casal destes camarões (são de facto lindissimos).