João Cardoso (Kadoxu)

Moderador GERAL
  • Posts

    1,363
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    54
  • Country

    Portugal

Posts posted by João Cardoso (Kadoxu)

  1. On 16/11/2022 at 11:19, JoseCarlosMarques disse:

    Entretanto, ao ver a descrição de algumas montagens da galeria da ADA, reparei que todos os aquários apresentavam um intervalo de tempo bastante grande (à volta das 14 horas diárias) para a "Aeration" - Aeração, em Português!?!?!? Fiz uma pesquisa no Youtube, e cheguei ao vídeo que mostro em baixo. Devo dizer que fiquei bastante admirado por nunca ter ouvido falar disto antes. Será algum "segredo" guardado pelos senhores da ADA? Alguém usa esta técnica? Como podem ver pela explicação detalhada no vídeo apresentado, aparentemente é um processo que beneficia, em muito, as plantas dos nossos tanques. Muita gente já o faz com a colocação da saída dos filtros mais chegada à tona da água, para permitir a troca de oxigénio, mas em casos como o meu, onde o CO2 também é introduzido no tanque por essa saída, acaba por ser uma opção um bocado absurda, porque faz com que grande parte do CO2 não chegue a entrar na coluna de água. A solução que eles usam passa por baixar o Outflow quando o CO2 está a ser introduzido e subi-lo à tona da água quando as luzes apagam. Outra sugestão que, pela explicação do vídeo, funciona de forma automatizada com óptimos resultados, é introduzir no tanque o velhinho difusor de Oxigénio, que deve ser programado para ligar quando o difusor de CO2 se desliga. Mais uma vez reforço a minha admiração por ter encontrado tantos vídeos de pessoas que já utilizam esta última técnica. Fiquei convencido e resolvi experimentar. Aparentemente tem benefícios para a flora como para a fauna, e como tinha um desses motores de ar cá por casa, já o coloquei em funcionamento. Não digo que fique propriamente bonito, e é mais uma coisa que contribui para a confusão que já vai dento do meu tanque, mas se verificar bons resultados, aviso.

    Eu uso sempre em praticamente todos os aquários. Ou uso filtros de esponja ou um difusor. Curiosamente, o plantado com as plantas mais saudáveis que tenho tem 2 filtros de esponja e nem CO2 tem.

  2. On 27/10/2022 at 21:32, JoseCarlosMarques disse:

    eu até já pensei em leva-lo ao extremo... esvaziar o tanque, deixar as plantas recuperarem em ambiente húmido, e depois tentar outra vez.

    Acho que já te disse uma vez que não se aprende nada a desmontar sem perceber e resolver o que está a dar problemas. Podes sempre ter um propagador sempre pronto para teres "stock" para quando acontece uma coisa assim e teres a carpete de volta mais depressa. Eu gosto de ter o mesmo tipo de planta espalhada por vários aquários, não vá acontecer um azar num deles.

  3. há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Achas que devo aumentar? Que temperatura costumas ter nos teus tanques?

    Tenho sempre tudo a 25ºC. 
     

    há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Deixa-me só colocar-te uma última questão... disseste que nos teus aquários todos usas coral triturado... isso mesmo nos de água doce? A quanto tens o teu PH?

    No salgado não preciso de usar. Uso em todos os aquários de água doce, sim.

    A quanto está o pH? Não faço ideia... 😂 eu deixo de testar a água regularmente quando os aquários estabilizam. Se mantiver o meu regime de TPAs consistente (normalmente faço TPAs de quase 50% todas as semanas), só testo quando vejo alguma coisa de estranho, ou se estiver com algum problema. Neste momento, preocupam-me mais falhas do material (especialmente dos termostatos) do que a qualidade da água. Testo de tempos a tempos, só para confirmar se está tudo ok e para ver se preciso de ajustar as TPAs. Posso-te dizer que este ano só fiz 2 testes, 1 em Março e outro em Maio. Nos 6 aquários de água doce o pH estava entre os 6.8 e os 7.6, o gH entre 4 e 10 e o kH entre 2 e 4. Estas variações ainda grandes de um aquário para o outro, devem-se a várias coisas em conjunto, tenho aquários muito diferentes, alguns sem plantas e outros densamente plantados, alguns sem substrato fértil e/ou rocha, alguns com injeção de CO2, a quantidade de fauna, etc. 

    Daqui a pouco, se tiver tempo, faço testes para te dizer como estão os meus valores. Mas a ideia que quero passar aqui, é que os números não são assim tão importantes, desde que estejam minimamente estáveis e não os podes comparar com os números das outras pessoas, porque os aquários delas são diferentes. Tenho 6 aquários, não tenho nem 2 com números idênticos de pH, gH e kH em cojunto e só tenho tido alguns problemas, mas nada de especial, num deles.

    Não é preciso usar uma quantidade enorme de coral. Eu tento colocar uma quantidade que faça só uma camada mínima no filtro para obrigar a água a passar pelo coral. Não chego a usar uma mão-cheia para o filtro do aquário de 200L, por exemplo.

  4. Onde a MC está a crescer, as folhas são mais pequenas, ou ficam com tamanho normal?

    Para fertilização, ainda estás a usar Tropica? Specialized ou Premium?

    À falta de melhores evidências, acho que o principal problema foi o Excel e depois a temperatura mais baixa pode estar a fazer com que a planta não esteja a recuperar tão depressa como podia. Se a temperatura reduz o crescimento das algas, faz o mesmo com as plantas e animais. 

    O facto de dizeres que tens problemas nesta altura do ano (em que a temperatura baixa um bocado) ainda me deixa mais inclinado para a questão da temperatura.

    A única outra coisa que me vem à cabeça, é a questão dos químicos (pesticidas e herbicidas) que as primeiras chuvas trazem para as águas em maior concentração depois de um período mais seco, mas não acho que atinjam valores suficientemente altos nas águas da torneira para fazer isso e haveria mais malta a queixar-se do mesmo. Que condicionador de água usas?

    Se fosse eu, subia a temperatura para 24ºC, deixava o Excel de lado e esperava umas semanas para ver se fazia alguma diferença. Se não fizer diferença, começava a olhar para a questão do fluxo, depois luzes... e por aí fora.

  5. Uma fêmea platy, em 99.9999% dos casos, está sempre grávida! Dão à luz a cada 20 a 30 dias. E em alguns casos, algumas dezenas de platys bebés de cada vez. Se o aquário é pequeno, eu diria que é melhor deixar a natureza fazer o seu curso. Se o aquário tiver condições, vai ter platys bebés na mesma, só não vão ser os 10 a 30 que nascem de uma vez.

  6. Agora mesmo, JoseCarlosMarques disse:

    Arranjei, João. Obrigado. Não é coral mas é casca de ostra. Pelo que percebi, vai dar ao mesmo.

    É mais ou menos a mesma coisa, sim.

    Eu uso fragmentos de coral nos meus filtros todos, se precisares diz...

     

    Há alguma razão especial para teres a água só a 22ºC?

     

    Se ganhares o hábito de ter plantas flutuantes, podes usá-las também para tirar algumas conclusões em relação ao teu problema.

    Se as flutuantes estão ok, mas há problemas nas plantas submersas, o problema é provavelmente pouco CO2.

    Se as flutuantes também não estão a 100%, muito provavelmente o problema está na fertilização.

    As flutuantes ainda servem outro propósito, como plantas de crescimento rápido e absorção de nutrientes em excesso. Eu gosto de dosear um pouco a mais que o indicado e compenso com flutuantes.


    Também já queimei um tapete por usar água demasiado quente quando fazia as TPAs. Uma diferença só de 2 ou 3ºC fez com que o tapete começasse a ficar amarelo.

  7. On 20/10/2022 at 18:05, JoseCarlosMarques disse:

    Essa coloração das pedras é normal, ou tem haver com os problemas que referes?

    É pelos problemas, juntamente com o facto da equipa de limpeza ter sido toda assassinada pelos heremitas... Dos quase 20 caracóis de várias espécies que comprei, restam-me aí uns 2 ou 3, que não se atrevem a ir para as rochas 😅
    Ao preço a que anda o caracol salgado, nem vou arriscar mais.

  8. Um updatezinho, que já lá vai algum tempo desde o último...

    large.20221018_150803.jpg

    Passaram-se algumas coisas desde o último update. Tive de lidar com cyanobactérias (e ainda estou nesse processo) e estou com uma praga de bubble algae, que comecei agora a tentar tratar. No caso da bubble algae, o ideal seria adicionar um Caranguejo Esmeralda, mas como é algo perigoso adicioná-lo quando se tem anémonas, tive que optar pelo caminho dos químicos... 

    Também houve aqui pelo meio uma pequena crise de algas, muito provavelmente causado pelo facto de eu ser meio parvo... já por 2 vezes, desliguei a bomba da sump para alimentar os peixes e esqueci-me de a voltar a ligar. Qual é o problema disto? Tenho o sensor de temperatura do controlador no aquário, mas tenho um aquecedor (de titânio e sem controlo de temperatura incorporado) na sump. A água da sump chega quase aos 40ºC antes de eu receber um alerta da bomba da sump (que é meio inteligente) a dizer que a água está demasiado quente. Com isto, penso que as bactérias nitrificantes sofreram um pouco e houve ali um mini-ciclo controlado, mas que causou a tal crise de algas.

    Porque é que não recebo o aviso mais cedo ou o configuro para temperaturas menores? Porque sem circulação, a água quente sobe e onde está a bomba, demora algum tempo a começar a aquecer. A configuração está para enviar alerta quando a água está a 28 ou 29ºC.

    Para ajudar à festa, os heremitas lembraram-se de matar e comer quase todos os caracóis que tinha...

    Pontos positivos: Como tenho uma bomba de circulação no aquário, não morreu nada. Como tenho os alertas a funcionar, não se estragou equipamento nenhum, nem a sump partiu, como já me aconteceu noutra "experiência".

    Novidades giras... tinha 7 anémonas, agora tenho 9 (e não, não comprei mais nenhuma). 2 da anémonas separaram-se, o que me causou algum espanto, uma vez que ainda eram relativamente pequenas.

    large.20221018_150839.jpg

    A anémona que me deu dores de cabeça no início, por se ter metido por baixo de uma rocha, continua a sua viagem até ao topo da rocha onde está e espero que não tenha ideias de se mudar dessa rocha e de me dar dores de cabeça.

    large.20221018_150920.jpg

    Além disto tudo, também já tenho mais alguns corais.

    large.20221018_150856.jpg

    As fotos estão desfocadas, tenho que começar a usar foco manual, que tirar fotos de coisas que se mexem é uma chatice!

    • Like 2
  9. On 17/10/2022 at 15:11, Sofia Correia disse:

    Açúcar é o alimento preferido das bactérias e é o mais usado, por exemplo, para induzir fermentaçao em fruta. 

    Não fazia ideia que isso se aplicava às bactérias nitrificantes... Sempre a aprender! 

  10. São 2 marcas boas, ficas bem servida com qualquer um dos 2.

    Fluval 107 tem um pouco mais volume para matérias filtrantes, o EHEIM Ecco Pro 130 gasta menos energia.

    Eu prefiro EHEIM, mas os Classic, de preferência na versão Plus com cerâmicas e torneiras para facilitar a manutenção (mas acho que agora já não vendem com as cerâmicas, vêm só esponjas). O Classic 250 tem um pouco menos de caudal que essas opções que tens, mas tem quase o dobro do volume para matéria filtrante.

  11. On 07/10/2022 at 19:10, JoseCarlosMarques disse:

    Agora consigo, sim. Mas esse peixe não me parece com muito bom aspecto. Tem as escamas meio esbranquiçadas. Como disse, não percebo muito de Bettas. No seu lugar colocava um post a pedir ajuda na área das doenças.

    É coloração do peixe mesmo... 😂