João Cardoso (Kadoxu)

Moderador GERAL
  • Posts

    1,252
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    49
  • Country

    Portugal

João Cardoso (Kadoxu) last won the day on May 5

João Cardoso (Kadoxu) had the most liked content!

4 Followers

About João Cardoso (Kadoxu)

  • Birthday 05/24/1986
  • Age 35

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Torres Novas (Santarém)
  • Localização
    Torres Novas

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

João Cardoso (Kadoxu)'s Achievements

Collaborator

Collaborator (7/14)

  • Reacting Well Rare
  • Conversation Starter Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

328

Reputation

  1. Alguma coisa está a irritar a mucosa do peixe, a água não estará certamente em boas condições. A solução passa por muitas TPAs e um anti-fúngico e anti-bacteriano para prevenir complicações.
  2. Juntei os tópicos todos, para manter a informação junta. Por favor, não crie um novo tópico, se o assunto ainda é o mesmo, responda apenas ao tópico inicial.
  3. Pode fazer trocas de água todos os dias, para manter os níveis de amónia e nitritos um pouco controlados.
  4. Venho aqui "ressuscitar" este tópico, só para me obrigar a não o deixar de lado... e para ir relatando o que se vai passando nas dornas que pus no jardim enquanto o lago não "chega"... não me apetece criar outro tópico só para isso. Andou mais alguma coisa para a frente? Claro que não... cometi um erro muito, muito, muito estúpido!! Para o meu Labrador Retriever não estar sozinho no jardim, comprei um Beagle... ainda por cima fêmea! Se já alguém aqui teve um Beagle, sabe do que estou a falar (e certamente sente a minha dor)... 😂 Conclusão, não tenho coragem de começar a construir o lago enquanto a cadela não se acalmar um bocadinho... gosto de a descrever como um Diabo da Tasmânia (não pára quieta e destrói tudo) arraçado de cabra (porque gosta de comer relva e roer os arbustos). Já tive que "barricar" os 2 pseudo-lagos que tenho no jardim, porque ela estava-me a dar cabo de tudo. Bem... as dornas... O maior evento de 2021 no que toca ao jardim, foi descobrir que os peixes dourados se andavam a reproduzir: Ao todo nasceram e sobreviveram mais de 30 peixes dourados, dos quais mantive uns 10 e o resto foi para um lago que estava desativado em casa de um familiar e que voltei a pôr a funcionar para acolher esta malta toda. Na altura não sabia que tipo de peixes dourados iam sair dali e acabou por sair um pouco de tudo... Os "pais" ou pelo menos um dos pais e a mãe maior Esta menina, para quem ainda acha que um peixe dourado cabe num aquário de 20L, só tem 2 anos e tem a brincar 15cm... Alguns dos "alevins", agora já com 1 ano e já a puxar para os 10cm de tamanho, apesar de terem passado o inverno todo na rua: O outro lago para onde levei o resto da família, no final do verão passado, estava assim (é tudo peixes dourados que levei aqui de casa): Esta lenga-lenga toda para quê? Para dizer que mais uma vez encontrei "caviar"... e que comprei uns peixinhos novos para ver se me controlam pelo menos um pouco esta reprodução dos peixes dourados, que já não tenho onde os pôr! 😂 Rainbow Shiners: Os que me enviaram ainda são muito pequenos, vou mantê-los pelo menos umas semanas num aquário de quarentena com água mais quente, a ver se crescem e ganham côr um bocadinho mais depressa. E pronto... até para o ano! 😂
  5. Problema: Gastar dinheiro sem fazer perguntas primeiro. Vejo aí algumas coisas em que podia ter poupado dinheiro (por exemplo, dos 3 produtos que comprou para a qualidade da água só 1 é que é necessário) e comprar um aquário com filtro interno não é um grande começo... Se tivesse vindo cá antes de comprar, há uma grande possibilidade de ter ficado com melhor equipamento pelo mesmo preço, ou até poderia poupar algum dinheiro. Tudo o que seja plástico ou coloração artificial nas pedras ou substrato é de evitar. Mais tarde ou mais cedo vai sofrer desgaste e vai ser libertado para a água, ou pior, pode ser ingerido pelos peixes. Perfeitamente.
  6. Hoje em dia qualquer uma... maior parte dos peixes são reproduzidos em cativeiro e em águas diferentes daquelas de que são originários e muitas vezes estão já adaptados a águas com parametros completamente diferentes aos que vemos como referência por essa internet fora. A não ser que sejam peixes capturados da natureza e muito sensíveis, é sempre mais importante que os parâmetros estejam estáveis do que com números ideais. Pergunte numa loja qualquer de aquáriofilia, se têm aquários com pH específico para cada peixe que lá está e a resposta em 99.99% dos casos é que é tudo o mesmo para todos os peixes que lá têm.
  7. Depende do filtro interno que tem, os bettas preferem águas paradas.
  8. Tem a sua lógica, se estivermos só a pensar na conservação das plantas e em baixar o ritmo de crescimento das algas. Com animais, que gastam energia para manter a temperatura corporal, tens mais sucesso com temperaturas ligeiramente mais elevadas. Outra coisa em que tem alguma influência a temperatura da água é o ciclo do Azoto. O ritmo de reprodução das bactérias é maior com temperaturas maiores. Não sendo uma diferença louca, é diferente fazer o ciclo a 20ºC e fazer a 25ºC.
  9. pH de 8 com kH e gH baixos é muito estranho...
  10. Alterou a fonte de água desde essa montagem anterior? (por exemplo, mudou de casa ou utiliza uma água diferente) Qual é a dureza (gH) da água do aquário e da água que usa para as TPAs? Que tipo de material filtrante tem no filtro? Não me parece.
  11. Atenção que a injeção de CO2 baixa o pH (o CO2 é ácido). É normal o pH baixar durante a injeção.
  12. Além dos métodos que já falaram aqui, também se pode introduzir amónia pura, que promove o ciclo, mas não traz tanta carga biológica como a comida de peixes. Cartão de crédito velho faz maravilhas também.
  13. Verifique o que tem dentro do aquário que possa estar a causar essa subida de pH. Isso normalmente é causado por rocha ou substrato de origem calcária.
  14. Achas 25ºC é muito por alguma razão em especial, além do consumo de energia? Quase todos os meus aquários estão a 25-26ºC, que é a temperatura ideal para a maioria dos peixes e plantas tropicais crescerem a bom ritmo (e os peixes de água fria também não se queixam). Digo-te mais, aquele aquário que tinha a Monte Carlo a crescer à doida é o único que está fora desses valores, está a 28ºC, porque o termostato no mínimo não dá menos que isso (estou para lhe instalar um controlador de temperatura, mas ainda não tive paxorra).