JPRibeiro

Membro
  • #Conteúdo

    73
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por JPRibeiro

  1. Boas

     

    Mas temos que admitir que com um aspirador de fundo a coisa fica muito melhor! Aquilo funciona de maneira a que as pedras sejam levantadas, juntamente com a sujidade, para o cone. O "lixo" é aspirado e a areia fica no aquário. Com uma mangueira simples, corremos o risco de aspirar areia e tudo! Isto na minha opinião, como é óbvio.

    Cumps.

     

    Olá,

     

    Se estivermos a falar de um fundo de areia talvez. Se for um fundo de areão, acho que a mangueira é melhor, depois de se ganhar alguma perícia. O que tenho contra os aspiradores é que turvam muitíssimo a água, devido ao facto de remexerem o fundo, o que até pode não ser conveniente no caso de aquas plantados.

     

    Com a mangueira podemos sempre mexer superficialmente no fundo, para soltar a sugidade, mantendo a saída da água fechada e quando as partículas levantam deixamos o fluxo correr apanhando todas elas.

  2. Boas,

     

    Da experiência que tenho, posso dizer que não encontro grande utilidade nos ditos aspiradores. E já tive dois.

     

    Penso que a limpeza do aqua, pode e deve ser feita quando fazes as trocas de água, semanalmente ou quinzenalmente. Tiras uma percentagem de água (essa percentagem pode variar, e podes encontrar aqui no fórum muitas opiniões diferentes) no meu caso troco semanalmente 30 a 40 % da água. Nessa operação, feita com uma mangueira "aspiras" o fundo do aqua para retirar a sugidade.

  3. Olá a todos.

    As cerâmicas devem ser substituídas de 6 em 6 meses. Sendo de uma matéria porosa, vão-se "desfazendo" as poucos, reduzindo a sua capacidade para permitir a fixação de bactérias.

     

    A lavagem deve sempre ser feita com água do aquário. Normalmente mensalmente e quando fazes uma TPA (assim aproveitas a água que retiras do aquário para a lavagem). NUNCA se deve utilizar água corrente. As bactérias não morrem apenas com a diferença de temperatura, mas também com os cloros e clorininas da água corrente.

     

    Permite-me discordar. Se estamos a falar das mesmas cerâmicas, elas permanecem com qualidade por muito mais de 6 meses. Por outro lado deixa-me dizer que lavo mensalmente as matérias filtrantes com água corrente há 12 anos, sem quaisquer problemas.

  4. Ao que sei esse filtro tem quatro fechos com patilhas de aço que prendem em "linguas" de plástico na base dos orifícios correspondentes. Se alguma dessas "línguas" não está, deve ter havido um defeito de manuseamento, já de fabrico é improvável. Verifica se estás a alinhar correctamente as patilhas de aço com os locais de fecho.

     

    O barulho de que falas ao abanar a cabeça é normal. É o rotor que é uma peça solta, embora encaixada.

     

    Não tenhas medo de ir à loja e pedir para demonstrarem como funciona o filtro e como deve ser fechado. É para isso que eles servem.

  5. Olá.

     

    Como é que enches o filtro de água ? Normalmente isso acontece quando deixamos ar dentro do filtro. Usei muitos anos esse filtro e ainda o tenho, e bastava enchê-lo totalmente de água antes de montar a cabeça e, após entrar em funcionamento, abaná-lo um pouco para o restante ar ser expelido. Convem garantir também que a mangueira de entrada para o filtro está também cheia de água antes dele entrar em funcionamento.

  6. Olá,

     

    A iluminação de um aqua tem tudo a ver com o tipo de plantas que pretendes ter. Ser tiveres plantas que não necessitem de muita luz, qualquer lâmpada fluorescente poderá ser utilizada. Se pretenderes plantas mais exigentes, tens que pensar em ter algo mais eficiente.

     

    Aconselho a leitura de alguns tópicos existentes aqui no fórum.

  7. Tenho tido sempre leituras de PH 7.5 para um aquario comunitario.Nao será um pouco alto?Tenho dois troncos enormes comprados em lojas e perdras alaranjadas compradas nao jardiland,xisto e muitas plantas.

     

    A tendencia disto nao será subir o ph e nao será prejudicial?

     

    Obrigado

     

    Casa

     

    Olá.

     

    Disso tudo que tens no aqua, não me parece que seja. Já mediste o Ph da água corrente que tens em casa ?

  8. Olá.

     

    Embora seja óbvia, a razão é o maior rendimento que se obtem com o reflector. Se este não existir, uma boa parte da luz emitida pela lâmpada é absorvida pela caixa ou tampa do aqua (geralmente preta e por isso mais absorvente). Com o reflector essa luz é enviada de volta para onde deve, isto é, a água e o que lá estiver. Para além disso, o refletor ajuda a espalhar o fluxo luminoso. É por isso que todas as armaduras de iluminação que podes ver aplicadas nos tectos (lojas e centros comerciais têm reflectores em alumínio polido e, na maior parte das vezes multiprismático (com muitas faces).