Caciones

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Caciones

  1. 0.5w/l é o suficiente, João. Vou contrariar o Fábio e dizer que a Riccia se aguenta bastante bem com os 0.5w/l, principalmente se estiver a funcionar como flutuante. Por isso, no teu caso, uma calha de cerca de 30w é o suficiente. Se não tens substrato fértil, os musgos são das tuas melhores opções! Fazem efeitos lindos e cada um tem um crescimento peculiar (sou apaixonado por musgos ). Uma coisa que aprendi foi que musgos e watts a mais, principalmente sem fertilização, não dá bom resultado... Começam a aparecer as bem-ditas algas filamentosas, que nos arruínam o musgo todo. Como tal, tendo eu um aquário exclusivamente dedicado a musgos, aconselho somente 0.5watts/l, ou pouco mais (isto, se não quiseres plantas mais exigentes, claro, mas tendo em conta que nem fértil tens, acho que ficas bem). Mas é claro que o musgo demora um pouco a crescer, e é questão de paciência até estar tudo como ambicionas inicialmente. P.S.: Vi o teu comentário, e já tentei entrar em contacto contigo. Aparentemente, um outro membro tem o username exactamante igual ao teu (nem sei como é possível) e todas as minhas MP's vão parar a ele. Até já com os moderadores entrei em contacto para ver se resolviam a situação, mas até agora não tive mais novidades. Tenta enviar-me MP novamente (estava fora e não me apercebi que tinha a caixa de entrada cheia, quando tentaste contactar-me), agora já conseguirás enviar. Caso alguma coisa corra novamente mal, podemos sempre trocar e-mails e falar por aí. Tenho Flame, Erect, Java, Fissidens, Christmas, Weeping, Riccia (esta última não é musgo, atenção), etc.. Fico à espera. Um abraço, João
  2. Boas, Alexandre! E colocar torneiras nas tubagens? Assim podes regular o fluxo de entrada consoante o tempo que a água demora a descer pelo joelho! Espero que isto ajude.
  3. Boa tarde, João! Desculpa a demora, estive fora e não me apercebi que tinha a caixa de entrada cheia. A questão é que já tentei enviar-te duas MP's mas vai sempre parar a outro membro porque, por alguma razão, o vosso username é o mesmo. Tenta enviar-me MP agora, se não conseguires avisa por aqui (desculpa a invasão, Magi!). Um abraço, João
  4. Boas, Magi! O tamanho médio dos Wild's (tenho sido criador deles e vendi recentemente a minha colónia com centenas) é a mesma que todos os outros Neocaridinas: 2,5cm.
  5. Se vais testar, experimenta introduzir companheiras com um tamanho superior à tua, para aumentar as hipóteses de se sentir "intimidada" e não atacar (caso pense em fazê-lo). Outra coisa que podes fazer, para amenizar a coisa, é introduzires mais do que uma ao mesmo tempo, preferencialmente que pertençam ao mesmo cardume, que nesse caso não me parece que ela vá atacar. NO ENTANTO, nesta segunda sugestão, podes correr o risco de ser a tua piranha a atacada, e as coisas poderem correr mal contra um cardume já formado. Mas atenção, eu sou uma pessoa de invertebrados, sem experiência em peixes do género, portanto não serei o melhor para te dar sugestões.
  6. Quando olho para isto, só penso em como seria perfeito para um casal de Tiger Oscars
  7. Após ler algumas das respostas (somente parte da primeira página, nada da segunda), falando de forma extrema, isto é tudo muito simples: se vos colocarem numa despensa minúscula, despidos, comendo apenas pão que vos é atirado, e vos colocarem uma mulher (ou vice-versa) sob as mesmas condições, eventualmente vai chegar a um ponto em que se envolvem, "acasalam" que nem camarões, e eventualmente a mulher, mais tarde ou mais cedo, vai ficar grávida. Esse bebé, eventualmente, também vai nascer. Deverá todo este processo leva-nos a concluir que os humanos conseguem viver bem dentro de uma despensa minúscula, nas situações descritas? Tudo isto, dito de forma extrema como referi, para chegar ao ponto da questão: só porque conseguem sobreviver e reproduzir-se não quer dizer que estejam a viver nas condições ideais, ou que mais lhes agradam. Se já foi estudado e concluído que existem os ditos parâmetros ideais, tal como as temperaturas ideias, nós, enquanto criadores ou entusiastas, devemos sempre tentar proporcionar estas condições às nossas colónias, mesmo que elas consigam viver sob outras. Agora, também é lógico que isto é aplicado, ou não, mediante a consciência de cada um. Se conseguem que a colónia cresça e realmente viva (e não que apenas sobreviva), tudo óptimo. A própria natureza tem oscilações bruscas e eles sobrevivem, quanto a isso ninguém tem dúvidas. É tudo relativo, dependendo da visão de cada um.
  8. Bem, nunca comentei por aqui, mas tenho acompanhado e o desenvolvimento está a ser brutal! MUITOS PARABÉNS pelo projecto fantástico que aqui tens, e obrigado por partilhares a experiência com a malta! E, já agora, parabéns por esses Taiwan, que são sempre motivo de orgulho Quando às grades que referiste no último post, eu diria que são ambos entre o S-SS, ou seja, Hinomaru, Black Bee e Red Bee, respectivamente, embora com um apuramento fraco nos brancos.
  9. Os Yellow's, apesar de Neocaridinas, já são bem mais apurados que Wild's ou Red's, logo mais sensíveis. Não arrisques a mudá-los para um aquário que não esteja bem ciclado, se não quiseres perder nenhum. Se só agora vais colocar o substrato, mesmo que coloques a mesma água, já ciclada, precisarás de um novo ciclo, ou pelo menos mini-ciclo, porque muitas das bactérias essenciais residem no substrato, ou seja, pelo menos mais umas duas semanas (mini-ciclo) ou um mês (ciclo completo [não te regules por tempo, mas sim por testes]). Se ficou ovada agora, essa pequenota ainda vai aguentar mais três/quatro semanas com os ovos, à partida. O único conselho que deixo é: despacha-te, dá corda aos sapatos, e monta o aquário novo o mais depressa possível Depois disso, reza para que ela aguente quase um mês com eles, para dar tempo para o ciclo completo. Vai testando com regularidade, e se começares a ver que está 100% estável, muda-os. Caso contrário, não mudes, mesmo que isso implique novos nascimentos no aquário actual. P.S.: Essas anúbias... Retira-as. Há pessoal que diz que não tem problema algum, e que têm nos aquas dos camarões, mas eu jogo sempre pelo seguro no que toca à minha colónia. Se pesquisares por aí (web), rapidamente descobres dezenas de artigos/tópicos que dizem que as anúbias foram prejudiciais e causaram mortes (supostamente é algo que deitam que são cortadas). Substitui por alguns musgos e ficas igualmente feliz .png' alt=':biggn:'>
  10. Parabéns, Magi! É sempre uma emoção quando temos os primeiros bebés de uma colónia. A partir de agora é sempre a subir! Quanto à tua dúvida, apesar de existirem comidas específicas para bebés (que sinceramente acho desnecessárias, principalmente em aquários dedicados a camarões), não te preocupes com nada e faz tudo como tens feito até agora. Eles sabem tratar de si assim que nascem. Agora algo que posso criticar, e no que acho que cometeste um erro, é o seguinte: se ias mudá-los para uma nova montagem, e sabias que a fêmea estava praticamente a ter os bebés, devias tê-los mudado antes dos nascimentos. Isto, claro, assumindo que vais utilizar o mesmo hardscape e substrato (se fores utilizar novas coisas na montagem, é normal que devas deixar o aquário ciclar algum tempo, e nunca apressar as coisas). Dado que já nasceram, agora aconselho-te a só fazeres a dita mudança daqui a uma ou duas semanas (que até lá, à partida, não tens mais nascimentos, tendo em conta que não tens mais ovadas), talvez até três, para deixares os pequenotes ganharem um pouco mais de tamanho. Mais uma vez parabéns, e desfruta!
  11. Habituas-te ao barulho, acredita. A minha bomba de ar (filtro de ar, no aqua de shrimps) fazia imenso barulho no início (entretanto já lhe dei um toque interno) e rapidamente me habituei. Hoje em dia continua a fazer algum barulho e para mim é como se nem aqui estivesse, nem a oiço. Durmo que nem um anjo .png' alt=':biggn:'> E é como já foi dito, filtro ligado 24/7! Ao desligares estás a estagnar a água, o que não é saudável em plantados.
  12. Parece que a minha teoria estava correcta! Metade do que aí vês são realmente bolhas de ar, creio. Mas se dizes que tens "bichinhos microscópicos", tens sem dúvida 'invasores' por aí. Pelo tamanho não me parecem Cyclops, mas sim Ostracodas, que são ligeiramente maiores. Ainda assim, é difícil ver no vídeo, mas se identificares mais algum traço que não bata certo com a descrição delas, tenta descobrir que espécie é, através do link que te dei, pois pode ser algo mais grave. Mas tão pequenos, digo com 95% de certezas que são Ostracodas e que não te deves preocupar com eles. Aproveita para os apreciar, que pouco mais podes fazer. Eles adoram nadar pelo aquário todo e descansar no vidro. Mas isto são boas notícias! Significa que, à partida, o teu aquário está estável e saudável, e que foram essas as condições que os fizeram aparecer pela primeira vez. P.S.: Já agora, deixa-me aconselhar-te: um ambiente de aquário, quanto mais natural melhor. Refiro-me a essa "casinha" que tens por aí, a juntar a essas pedras de cor berrante. Se quiseres, podes mantê-las, claro, mas no teu lugar retirava-as, principalmente as pedras de cor berrante, embora sejam poucas, porque podem stressar a fauna.
  13. Boa noite, Pedro Suponho que estejam "vivas" e em movimento, não? .png' alt=':biggn:'> Não te preocupes! O que tens por aí ou são Cyclops ou são Ostracodas, e nenhum deles é prejudicial, tanto para peixes como para camarões, e são bastante comuns. Na verdade, a presença deles quer dizer que o aquário, à partida, está saudável, e bom para as suas condições. Muitos acham inestético, e esta é a principal razão para se quererem ver livres deles. Ao início estranhas, depois deixam de te fazer diferença, ou passas a apreciá-los. Lembro-me bem quando tive cyclops a primeira vez, e só queria ver-me livre deles... "Porquê a mim?!" Se te quiseres ver livre deles... Bem, com TPA's vão alguns, mas mais que isso é praticamente rezar. Quanto a teres "milhares" como dizes, estás a alimentar demasiado. Quanto mais alimentares mais se multiplicam a um ritmo avassalador, pois alimentam-se do que resta das refeições dos peixes/camarões. Eu tinha cyclops, que entretanto desapareceram, e agora tenho Ostracodas. Não me incomodam minimamente! Já cheguei até a ter Planarias (com estas já é preciso mais cuidado) que também desapareceram sozinhas, sem tratamento, só a cortar na alimentação. Deixo-te um link em que podes ver os 'invasores' de aquário mais comuns: http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html Não te preocupes com eles, e modera a quantidade de comida que estás a dar à tua fauna. No entanto, lê o artigo que deixei acima, porque há invasores que são prejudiciais ao aquário, e podem fazer mal aos pequenotes (mas com estes nada tens a temer).
  14. Boas, Magikarp Aproveita! Isto dos camarões é um mundinho que parece ser só nosso. Uma maravilha que, para mim, deixa os 'peixinhos' a léguas! Eu próprio vou iniciar brevemente mais uma colónia de Yellow... Neons. Isto responde à tua pergunta sobre o "camarão tigrado"! .png' alt=':biggn:'> O que aí tens é um Yellow um pouquinho mais apurado (em grau, não em cor). Esta grade é, normalmente, um pouco mais cara e chama-se "Neon", isto é, Yellow Neon. O teu ainda não chega lá, mas está um degrau acima dos restantes. Basicamente são Yellows com uma risca muito brilhante ao correr de todo o corpo (normalmente isto acontece imenso com os Red's, e Wild's, mesmo de grade baixa, mas nos Yellows é uma grade mais apurada). Como disse, está mais apurado em grade, não em cor. Para ser realmente um Neon de grade alta é preciso ter a tal risca MAIS um amarelo forte, o mais forte possível (aqui já se podem até chamar Yellow Fire Neon). Deixo um exemplo abaixo: São umas pequenas maravilhas. É claro que podes ter Yellows normais de grade alta, que aí se apresentam com amarelo forte, sem risca ao correr do corpo. Espero ter ajudado! Continua!
  15. Ahah, os mosquitos são os Boraras Brigittae! Chamam-se por aí Rasboras Mosquitos .png' alt=':biggn:'> Sim, eles são inofensivos para os shrimps, pois são extremamente pequenos (um shrimp adulto e saudável chega até a ser maior que eles!). São extremamente pacíficos com eles, e adicionam beleza e cor ao aquário (se já pesquisaste e viste as imagens, viste que são bem bonitos)! Quanto aos shrimplets, os bebés, só representam perigo nos primeiros dias, porque eles rapidamente ficam maiores do que aquilo que eles gostam de petiscar, e mesmo assim muitas vezes ignoram-nos. Mas, dado que os brigittae têm preferência por aquários bem plantados, os shrimplets deverão ter imensos locais para se esconder nos primeiros dias, caso algum se lembre de dar umas dentadas! Eu vi tudo isto em variados artigos pela internet, pois como disse li bastante sobre tal, por causa das nematodes/planárias. Não quero utilizar químicos nem medicamentos, prefiro métodos naturais, e assim fico com uma tropa que pode eliminá-los logo assim que aparecerem (se aparecerem). Eu devo ir buscar os meus no próximo fim-de-semana, no domingo. Se ainda não tiveres nenhuns nessa altura depois dou feedback. Vou adicionar 4! Mais alguma dúvida basta perguntar. Abraço!
  16. Uns Boraras Brigittae dentro de um shrimp tank são uma óptima equipa! Uma equipa de Planorbis para limpeza, uma "tropa de elite" de Mosquitos para caça a intrusos. São bem bonitos, pequenos (tamanho máximo de 2cm em adultos), dão-se optimamente bem com os camarões, e devido ao seu tamanho só representam perigo para os shrimplets nos primeiros poucos dias de vida dos mesmos, e mesmo assim muitas vezes ignoram-nos. Dão cabo dos cyclops, nematodes, planarias, etc., desde que sejam pequenas. Há quem tenha apenas um por aqua, mas dado que são peixe de cardume é um pouco cruel, portanto num aqua pequeno diria que 4 Boraras não incomodam e fazem muito por nós (deve ter-se pelo menos 6, mas 4 já será um bom número, creio). Estou a responder convicto do que estou a dizer porque ainda há uns dias fiz pesquisa sobre isto (estou no meu segundo mês no hobby, mas já tinha alguma teórica considerável antes de ter começado), porque há dias me apareceram aquilo que pensei serem nematodes, mas que, infelizmente, agora desconfio serem planárias. Dado isto, estou realmente a pensar adicionar esta "tropa de elite" ao meu aquário muito em breve! Já fui à procura deles e tudo. Só ainda cá não estão porque estavam esgotados, mas chegam novos na sexta-feira, por isso devo adicionar estes pequenotes no próximo fim de semana. Ainda não é uma certeza que vá adquirir, mas é provável. Se és como eu e dizes "NÃO quero peixes no meu aquário de camarões!" faz uma pequena pesquisa, vê o tamanho e a beleza que vêm adicionar ao aquário e vais ver que te vais sentir tentado a mudar de opinião, como eu. Não te podes é sentir tentado a adicionar mais do que deves, para acabar com as pragas mais rápido, porque senão deixa de ser um shrimp tank, e roubas o espaço para criação que tens. Portanto adiciona só mesmo o número necessário para eles se sentirem bem, sem ocupar espaço no aqua, ou seja, uns 4 deverão chegar. Quanto aos cyclops, tenho-os desde a segunda semana. No início só me queria ver livre deles, queria lá agora "bichinhos" no aquário. Agora, sinceramente, já me habituei. São inofensivos e, desde que não dês excesso de comida, mantêm-se em números baixos e só os vês se realmente estiveres com atenção. Até já lhes acho alguma piada a andarem por aqui. Ainda assim, se realmente introduzir os mosquitos deverão ir todos à vida. Não te preocupes em demasia com eles! Boa sorte!
  17. Obrigado pelas respostas. Vou ter mesmo que arranjar uma solução, mesmo que não seja com um sifão, pois têm-se acumulado bastante resíduos no fundo, o que já está a começar a criar problemas... Há dois dias apareceram nematodes (pior ainda, podem ser planárias, mas ainda são um pouco pequenos para poder dizer a 100%), e, como não dou comida a mais, só pode ser disto. Estou até a estudar a possibilidade de introduzir 4 Boraras Brigittae para serem a minha "tropa de elite" na caça aos nematodes e aos cyclops [tenho cyclops desde a segunda semana, no início só me queria livrar deles, mas agora que já me habituei já nem me incomodam]. Desta forma não são demasiados para o aqua, nem são excessivamente poucos, dado que são peixe de cardume. Mas pode nem resultar desta forma... Por agora vou ver se reduzo ainda mais na comida para se noto diferença. Off-Topic 1: Tenho a trabalhar com o aqua um filtro de esponja, que até agora tem estado a fazer um bom trabalho (aquário com alguns Planorbis também, que sujam bem mais que os pequenotes). Água cristalina desde o primeiro dia. Por isto mesmo tenho um pouco de receio de introduzir os Mosquitos... Acham que com a introdução dos mesmos o filtro começa a "dar de si"? Queria aguardar um pouco antes de avançar para o de cascata (que vou colocar no futuro), dado que tenho gasto algum dinheiro considerável com eles na última semana. Off-Topic 2: Na sexta-feira à noite apareceu a minha primeira fémea ovada! Foi um dia feliz! Eles chegaram cá bastante jovens, ams parece que alguns deles já estão a atingir a maturidade. Off-Topic 3: A. Ferreira - Eu pedi para me dizeres o valor dos portes! Tinha feito isso na boa! Obrigadão, mesmo!
  18. Boa noite, Vou adqurir dentro dos próximos dias um gravel cleaner para o meu aquário, de 36l (shrimp tank). A questão é que não sei ao certo o que comprar: não sei se hei-de comprar um simples gravel cleaner manual (sifão), ou se hei-de ir para um eléctrico (a bateria). Após ler algumas opiniões a conclusão que tirei foi que um sifão é algo muito mais utilizado, que é óptimo para as TPA's e faz o seu trabalho extremamente bem, sendo utilizado pela maior parte das pessoas, sugando de óptima forma a "poeira" e residuos do substrato. Já um eléctrico, é maioritariamente utilizado para uma simples limpeza de resíduos regularmente, ou para limpezas sérias e demoradas. Por um lado acho que devo ir (e quero ir, pois não me vejo com qualquer necessidade de eléctrico) para o sifão, pois é extremamente fácil de utilizar e não dá sequer trabalho a limpar, ao contrário do eléctrico [a juntar ao facto de que o eléctrico sai dispendioso em tempo e dinheiro, ou seja, a limpar e a trocar as pilhas, algo que não é bom]. Por outro lado tenho receio que o sifão tire demasiada água ao aqua, dado que é somente de 36l (sendo que costumo fazer TPA's à volta dos 25%), e não dê sequer tempo para uma limpeza controlada, sem pressa (pressa resulta sempre em mau resultado). Para sifão, tenho o Marina Easy Clean debaixo de olho (apesar de haver quem diga que não é muito bom, já vi imensas pessoas a dizer que é bastante eficiente, então estou a ponderá-lo), pois é relativamente barato, o modelo mais pequeno, e parece ser de qualidade bastante superior aos 'baratos' que normalmente vemos por aí sem muita qualidade de material, por 3/4€. Mas aceito sugestões, dado que é para um Nano Shrimp Tank. Conselhos e sugestões aceitam-se! Desde já o meu obrigado.
  19. Update Bem, existem três coisas que me estão a preocupar de momento: 1. O macho dos yellow, com a cor mais esbatida, anda sempre curvado. Apesar de andar sempre a nadar de um lado para o outro, e atrás da fémea (malandro!), a sua cor com menos intensidade, o seu tamanho não muito grande, a juntar à forma como anda curvado, faz-me ter receio que ele possa ter algum problema. Espero que seja "torto de natureza" e que esteja tudo bem com ele! 2. O Java Moss parece estar a secar em alguns pontos. Pouco mas está. Não sei se já veioa ssim e não reparei, ams penso que não... Isto é normal? Costuma acontecer? Será que é algum problema na água/luminosidade? Lá falta de oxigénio é que as plantas não têm, digo eu. 3. Tanto quanto sei, são precisos dois Planorbis para haver reprodução. Acontece que hoje, ao observar o aquário vi um pequeno ponto, com 1mm-1.5mm a andar pelo vidro. Com muita atenção, percebi que se tratava de um caracol pequenino, já com uma concha minúscula (vi até os "corninhos"!). Depois de muito procurar encontrei outro numa planta, ainda mais pequeno. Suponho que existam ovos nas plantas ou no substrato. Agora a parte que preocupa: enquanto procurava por mais, reparei que, igualmente no vidro, existiam alguns (poucos) pontos brancos, que nem chegam a 1mm, a passear por lá também. O meu medo e preocupação é não saber se é algo diferente com a qual me deva preocupar, ou se são mini Planorbis acabados de eclodir. Agora umas dúvidas que tenho: * Que alimento recomendam para os pequenotes, que seja acessível (barato)? Já dei uma vista de olhos, mas nada melhor que perguntar. Que produtos importantes recomendam para esta primeira fase, em que não gaste muito dinheiro? * Os testes devem estar quase a chegar, mas se os parâmetros estiverem com problemas não sei ao certo como fazer para os baixar ou subir. Poderiam deixar-me umas dicas de como fazer surbir descer cada um dos principais parâmetros (Ph, NO2, NO3, Kh, Gh)? Preciso mesmo. Já agora, uma boa marca de teste de amónia (e igualmente como a fazer subir/descer), que seja barata? Amónia não vem incluida no kit. * Estava a pensar nos companheiros de aquário que deveria arranjar aos shrimplets. Pensei na possibilidade de ottos, mas o aquário é pequeno, mais vale ir para as snails, correcto? Se sim, para que snails deveria ir? Manter-me com os Planorbis já ouvi dizer que seria uma boa opção, pois não se reproduzem tão rápido e limpam tudo na perfeição. Estava a pensar em Planorbis var. Pink, para adicionar mais uma corzinha ao espaço! Este castanho iria reproduzir-se com os pink? Penso que sim, mas que cor sairia? Aproveito também para pedir sugestões de hardscape? Por agora estava a pensar adicionar xisto, para dar outro ar, e uns tubos (ainda não sei bem de quê) para esconderijos, até arranjar mais alguma coisa melhor (já que isto arranjaria sem custos). Sugestões? Já agora, se alguém tiver boas plantas para shrimps, que não se importe de partilhar, digam qualquer coisa! Necessito imenso de alguns donativos! Fico à espera! Update 2: Penso que o musgo estava a morrer devido à fraca luminosidade que teve nos primeiros dois dias. Hoje, como já disse, coloquei a prata para servir de reflector, e as diferenças são bem visíveis, MUITO mais luminosidade. Em relação à última foto, em que a calha estava na diagonal, também já alterei para ficar centrada à largura do aquário. Na diagonal os cantos inversos estavam a ficar demasiado escuros, e assim fica tudo com a mesma luz. Vamos ver como o musgo reage aos dois primeiros dias com a prata colocada. Espero que reaja bem, e não seja necessário adquirir uma nova calha para já (há mais coisinhas para os pequenotes para comprar de momento). Mesmo assim, receio que a calha seja fraca (mas desde que desse para aguentar os primeiros tempos, era óptimo). 36l, 40x30x30cm, sugestão de tamanho e watts para uma boa calha? A actual é uma T5 13W, com 55cm... Enorme. Relativamente ao ao filtro, estava com as esponjas baixas, rente ao substrato, mas também já alterei e coloquei para cima. Dá muito mais espaço ao aquário e penso que o resultado será o mesmo, ou ainda melhor. Já me alegrei mais ao ver que o pessoal que tem baterias de shrimps utiliza filtros biológicos de esponja. No entanto, compreendo que se assim utilizam é por questões económicas, pois sai bastante barato de tal forma. Ainda assim, se não resultasse, se não fosse bom para shrimps, e se não fosse eficaz, não os tinham. Mesmo assim poderei ponderar num futuro breve ver um filtro de cascata (ou mesmo interior) para o aquário, pois deverá ser mais eficaz. Tudo dependerá da eficácia deste biológico.
  20. Sinceramente não sei a temperatura que está no exterior... Mas não está tanto frio quanto isso. Infelizmente baixou desde 26º até aos 21º com o termóstato ligado, e aparentemente já estabilizou (está no máximo). Se calhar devia experimentar colocar a tampa para testar se se verifica o aumento (só não a tenho colocada porque actualmente não está com sistema de abertura, e para alimentar, ou limpar algo, ou assim, torna-se chato e complicado estar a retirar sempre uma placa de vidro lá de cima. Obrigado pela opinião!
  21. [Escrevi isto ontem, mas o computador foi a baixo já no fim, perdi tudo, e como estava cansado, a juntar a tal frustação, decidi deixar o post para hoje] Não desapareci! Não aconteceu desgraça nenhuma! Os pequenotes estão TODOS vivos e com saúde! E trago fotografias! Ora, pois bem. não coloquei nada mais cedo por cansaço/falta de tempo. Aquela noite (de domingo para segunda) foi terrível, como já sabem. Excusado será dizer que não dormi, primeiro porque estava na expectativa para arranjar um termóstato, e depois porque levei a noite a fazer o que referi anteriormente: colocar água morna dentro de uma panela, com o garrafão lá dentro, para manter a temperatura minimamente agradável para os pequenos (com luzes a incidir, com a bomba ligada com a pedra difusora lá dentro, para compensar o oxigénio consumido pela luz). Devo dizer que foi um dia terrível e cansativo. Percorri quilómetros e quilómetros e quilómetros (mesmo) a pé, pois não tinha carro e tinha que arranjar uma solução rapidamente. Pareciam NÃO existir termóstatos em local algum! Andei durante horas e horas! Finalmente lá consegui encontrar um ELITE Mini 50W, menos mal. Mas infelizmente parece que eu e os termóstatos não somos muito amigos, e acho que vou ter de ir trocar, mas já o explicarei mais abaixo. No meio de toda esta aventura acabei por encontrar também AquaSafe, que adquiri de imediato. Primeiro, deixo aqui umas fotos de como tudo chegou, nas condições que já referi (alguma sujidade e, infelizmente, tudo dentro de um saco, sem protecção, o que deve ter custado a vida ao termóstato): Comecemos então a montagem: após encontrar este "Santo Graal" que parecia não existir, fui imediatamente para casa. Voltei a colocar água morna na panela, para manter a temperatura, enquanto montava o aquário. Comecei por retirar a água que tinha colocado na noite anterior, deixando apenas cerca de 20-25% para conservar os parâmetros da água que já vinha, dei início à limpeza e, posteriormente, enchi o áquário com água da torneira, que em Portugal costuma ter bons parâmetros, já morninha, com a aplicação do AquaSafe. Juntei os pequenotes (não houve choque térmico pois, como já expliquei, consegui manter a água deles morninha também), TODOS vivos e bastante activos, que pareciam bastante felizes a explorar o seu novo habitat, juntamente com a sua água, que estava limpa e continha parâmetros importantes. O próximo passo passou por fixar no substrato todas os pés de Hornwort que tinham vindo no garrafão. Quando finalmente tudo estava ao meu gosto (trocas para aqui, trocas para ali), foi hora de limpar todas as folhas libertadas que estavam à superfície. O termóstato foi ligado cerca de meia hora depois de estar no aqua, para se adaptar à temperatura (o que não fez diferença pois a água estava a boa temperatura). Quando parecia tudo perfeito, iniciei a limpeza exterior do aquário com um truque que vi por aí: toalhitas de bebé (apenas no exterior, claro)! Ficou realmente bom, crystal clear! Mais um toque aqui, outro ali, e ficou perfeito. Aqua pronto! O que coloquei ainda: comprei uma placa de esferovite, com 1cm, coloquei como base, cortei à medida. Ficou perfeito e serve de placa térmica! Comprei ainda uma cartolina preta, cortei à medida, e fixei como fundo (pensei em comprar logo vinil autocolante, mas decidi utilizar a cartolina primeiro, para testar). Ficou bastante agradável, óptimo. Quanto ao equipamento: o aquário propriamente dito, depois da limpeza a fundo ficou perfeito, e parece estar a 100%; a bomba de ar, que inicialmente parecia estar com pouca força, parece ter normalizado e está a funcionar, aparentemente, como deve (um pouco ruidosa, mas nada que incomode muito); o filtro de esponja parece estar a fazer o seu trabalho como deve ser, tendo já nas suas esponjas bastantes resíduos acumulados, e a água permanece límpida; a calha de luz, uma T5 13W, mais fraca do que pretendia, não parece estar tão mal quanto isso, pois as plantas encontram-se com bom aspecto e com algumas bolhas de oxigénio (no entanto, dado que não tenho suporte, está temporariamente a ser suportada pelos cantos do aquário, pois o seu comprimento é semelhante à diagonal, sem sobreaquecer a água)*; Quanto ao termóstato, não vou falar do anterior, pois não se fala de coisas tristes, mas actualmente está com um ELITE Mini 50W, que se está a aguentar. Ainda assim, infelizmente, parece que eu e os termóstatos não temos uma boa relação, e acho que vou ter de ir trocar o ELITE Mini, pois parece ser fraco demais. Queria temperaturas a rondar os 25º, e este foi descendo gradualmente até estabilizar nos 21º, o que eu acho pouco, dado que o mínimo deve ser 20º. Um ou outro shrimp até se colocou no termóstato ontem, durante um longo período. Não se foi porque gostou, ou se não estava a gostar da temperatura da água. *Deverei construir um suporte no próximo fim-de-semana; hoje coloquei incusivé um pouco de prata a fazer de reflector (ficou bem melhor, bem mais iluminado!). Já em relação à flora: as plantas parecem estar a portar-se bem, têm inclusivé algumas bolhas de oxigénio, que reduziram para 1/4 quando adicionei os vivos, devido ao oxigénio consumido pelos mesmos. São, como tinha referido anteriormente, Java, duas bolas de Marimo, e uns pés de Hornwort. Pequenotes/vivos: Estão TODOS óptimos e de boa saúde! Não houve sequer uma única baixa! Parecem estar alegres, nadam por todo o aquário, e andam sempre a mordiscar qualquer coisa. Ainda não tenho os testes (já mandei vir, devem chegar em breve), mas os parâmetros não devem estar tão maus assim, pois eles estão activos. Por outro lado, li que quando não demonstram "loucura" por comida, isto é, colocar-se uma folha e irem todos até lá comer, pode ser sinal que algo não está bem, e isso está a acontecer. Coloquei uma folha de espinafre e só foi um ou outro experimentar (só passado umas boas horas é que já estavam lá alguns a dar umas dentadas). Infelizmente deixei a folha de espinafre 24-27h lá, o que fez com que já se estivesse a deteriorar, e a sujar a água (erro de principiante). Agora, quanto ao tipo de shrimps, tenho dois: wild (dezenas de juvenis, só com um ou outro a ultrapassar 1cm-1,3cm; uns rosados, outros azulados, outros esverdiados) e 3 YELLOW NEON (de grau alto mesmo, com a linha nas costas REALMENTE acentuada, e acho (99%) que já atingiram a maturidade!). Fiquei bastante feliz quando comprovei que haviam 3 Yellow Neon. Fiquei ainda mais feliz quando comprovei que existia uma fémea (sim, uma FÉMEA!). Sei que o é, ou pelo menos acho que sim, porque é maior que os machos, tem a cor bem mais acentuada e intensa, e tem a tal bolinha atrás da cabeça, o que me leva a pensar que está fértil de momento! O macho bem que anda atrás dela, mas ela foge. Espero que os maiorzinhos wild ainda não estejam na maturidade (!) e não acasalem com a Yellow... Espero que seja um dos dois machos Yellow a consegui-lo! Deixo umas imagens dos pequenotes. Esta aparenta ser a fémea, bastante bonita. Podemos ver bem a sua linha bastante acentuada. Este é um dos machos, com uma cor mais esbatida, não tão intensa. No entanto a sua linha neon é igualmente completa e forte! Do outro macho não tenho fotografia, mas o amarelo é mais intenso. Ainda assim, não é tão apurado, pois a linha nas costas já é tracejada. Alimentação: bem, como disse, esta semana têm que se manter por algo barato. Andam a comer o que encontram pelo aquário, umas dentadas nos resíduos, uns flocos (que parecem adorar), e até agora já experimentei espinafre (confirma-se que não se deve dar? Li que poderia fazer mal), e ainda um cubinho de cenoura. Este era o aspecto do aqua ontem (terça-feira): Todas as restantes fotografias são do primeiro dia (segunda-feira). Para terminar, porque já falei demais, deixo ainda uma foto do Planorbis, que ontem decidiu ir passear para o vidro pela primeira vez (ele sim, adorou os espinafres!). As fotografias não fazem justiça ao aquário, pois é bastante mais bonito na realidade (não digo isto por ser meu, é a verdade). A máquina que tenho por aqui não tem grande qualidade e tem problemas no foco, e outras foram tiradas com o telemóvel. Acho que para primeiro(s) dia(s) de primeiro aqua está bastante agradável! Vou ver se arranjo uma máquina melhor para colocar umas fotografias mais fiéis. Agora é continuar e ver se arranjo umas plantas de podas aqui do pessoal, que costumam dar por aí. Segue! As restantes dúvidas coloco após alguns comentários. Aguardo feedback!
  22. Sakuras a 16º durante 6 meses...? Meu Deus. O termóstato vou ver se arranjo já daqui a 4 horinhas! Quanto à lástima: ATENÇÃO, eu não estou a dizer que é mau ou que o vendedor não é sério, pois foi super prestável em todas as conversas! Agora que o material veio realmente sujo, e que aparentemente o termóstato estava rachado (dado que não seguiu bem acondicionado), isso veio. Detectei alguns problemas, pelo que pudeste ler, mas também poderia estar a exagerar demasiado com os nervos/irritação do termóstato; agora que já estou calmo, podes ler no post acima que à parte do termóstato e o aparente fraco fluxo [que pode ser mais que suficiente, e normal, e eu achar que deveria ser mais, até porque está forte na pedra difusora], e do facto de não terem vindo adultos, eu estou satisfeito e acho que está tudo dentro dos conformes, com alguma qualidade; simplesmente precisava de uma limpeza. O aquário e material sujo (vidro(s), a água estava límpida!), não significa que eles não tivessem condições de água perfeitas! Por isso não concordo com o facto de "provavelmente já estarem habituados". Mas obrigado pelas dicas! No entanto, vê se cuidas melhor dos pequenotes, 16º é realmente baixo!
  23. Muito sinceramente os pequenotes estão bem mais alegres desde que os coloque iassim. Estavam muito parados, e agoram por ali a nadar. Foram inclusivé todos lá para baixo nadar, onde está mais quentinho. As diferenças não estão a ser bruscas, não estou a alterar a água. Eles encontram-se dentro do garrafão, dentro da panelas com água morninha, e a temperatura da água vai adquirindo essa temperatura aos poucos. Assim que começa a ficar mais fria, adiciono mais um pouquinho de morna, e a temperatura não varia. Parecem bastante bem, felizmente. Quanto ao substrato, sinceramente não sei há quanto tempo, mas talvez há já algum... De qualquer forma amanhã de manhãzinha vou ver do termóstato e aproveito para ver do condicionador (estava a pensar no AquaSafe), e retiro um pouco da água que está (só está com água a 50%), e coloco o restante com o condicionador (mais a água em que eles estão agora, com bons parâmetros). Os testes, se encontrar baratos pode ser que compre (não estou com possibilidades de ir para caros, de momento), caso contrário irei encomendar amanhã de manhã os da Aquili e devem chegar no máximo em 2 dias. Já estou bem mais alegre! O filtro com a bomba já está a funcionar bem (fraco no caudal, mas está), os pequenos parecem saudáveis e estão a alimentar-se, o aquário está um mimo depois de bem limpo (se tem riscos, nem os detectei), e o hardscape e plantas estão dentro do que esperava! Encontrei até uma pinha de amieiro lá. A única coisa "preta" no meio disto, por agora, é mesmo o termóstato (e talvez o facto de não terem vindo adultos, mas também é o menos). A calha, bem, podia ser melhor. É uma calha regular, com mais ou menos a largura da diagonal do aqua (poderia ser mais pequena, é certo), com 13W. Preferia com mais que 13W, mas vamos ver como reagem as plantas (neste momento estão com bolhinhas, bom sinal)! O suporte para a calha, irei tratar disso no próximo fim-de-semana, pois já pensei num óptimo suporte feito em madeira (por agora vai ter de ficar ao desenrasca, desde que com mínima qualidade, pois como estudo fora não terei muito tempo durante a semana)! Irei inclusivé tentar colocar-lhe uma chapinha de metal reflectora, ou algo simples com prata, para ajudar. Amanhã estou igualmente a pensar ir comprar um pouco de vinil autocolante preto, para colocar no fundo (traseira) do aqua, mas ainda não sei ao certo. Quanto ao vendedor, estou com esperança que se responsabilize pelo termóstato e arranjemos uma solução, pois sempre foi bastante correcto nesta negociação. De qualquer forma irei ainda perguntar da bomba, e da ausência dos progenitores. Amanhã coloco fotos de tudo, pois estou a fotografar as fases.
  24. Não aquece porque ele acabou por se separar totalmente, portanto nem vou tentar ligá-lo, pois é super perigoso. Mas estou confiante. Tenho estado a colocar água morna dentro de uma panela, e a colocar o garrafão lá dentro (mais as luzes a incidir), para tentar manter a temperatura minimamente boa para eles. Até agora nenhuma baixa! Mas também, mesmo que tenha sido quebra na viagem, a culpa continua a ser do vendedor. Coisas frágeis vieram dentro de um saco dado pelo vendedor. Sem qualquer protecção, sem acondicionamento. Termóstato em contacto com a bomba, com o termómetro super pequeno e frágil, etc., tudo "ao monte". Quem me trouxe as coisas não está neste mundo, então não percebia nada de equipamento. Mas o vendedor, enquanto responsável, deveria dar tudo nas condições devidas. Vamos ver no que dá. Já agora, a água parece estar a ficar bem melhor, está a assentar a "poeira" e já quase não está turva. P.S.1: Também já consegui fazer com que a água chegasse ao cimo da tubagem no filtro, mas com muitooo pouca força. Chega mais ar que água. Mas já é melhor que nada, e a água está claramente a melhorar! Update 2: Encontrei um "intruso"! Um novo inquilino da colónia! Um pequeno caracol, que me parece ser um Planorbis Corneus castanho (não quis estar a tirá-lo de lá, mas vou confirmar se o é). Bem vindo, Planorbis! Update 3: Assustei-me! Pensei que tinha havido a primeira baixa! Um corpo à superfície, que não reagia a pancad(inh)as no garrafão... Decidi rasgar um pouco o papel do rótulo para ver o "óbito" melhor e confirmar a baixa... Eis que o malandro não reagia a pancadas porque estava entretido agarrado a folhas mesmo na superfície a comer um bocadinho de floco que coloquei há pouco! Fui "trollado" por um shrimp! Parece-me que se estão a aguentar bastante bem, muitos andam a nadar de forma aparentemente alegre! Boas notícias!
  25. Update: Não sei o que pensar, não sei o que fazer. Estou quase em pânico e desiludido. 1. O equipamento chegou num estado lastimável a nível de limpeza. Vinha realmente SUJO, tanto o aquário como o restante. Limpei tudo com cuidado. A água neste momento está minimamente turva, pois, ao mover o tronco e pedras, remexi um pouco o substrato. Vamos ver se passa. 2. Parece que não vieram adultos... Nem um. Só o que vejo são juvenis, que parecem corresponder a wild's, entre o cinza para o green, juntamente com mais 4, um pouco maiores, que não sei ao certo que espécie são, mas têm tons semelhantes aos Sakura Orange dentro do garrafão. Quando os tirar de lá saberei, pois agora custa-se a ver. 3. A bomba de ar parece não ter força suficiente para o filtro de esponja... A água tenta subir pela tubagem do filtro, mas fica a meio (com a tubagem no mínimo) e não chega a sair pelo topo, tipo "cascata". 4. Em 5 ventosas, 3 estão estragadas e nem seguram. 5. O TERMÓSTATO PARECE TER VINDO RACHADO! MESMO! Eu apenas o liguei para ver se ligava, e estava tudo bem, não verifiquei o resto. Assim que o coloco dentro de água, ligo-o, e passado uns minutos oiço algo de estranho. Olhei e estava PARTIDO AO MEIO!(Ele estava submerso). OU SEJA, neste momento estou sem termóstato, estou com dezenas de shrimps juvenis num garrafão, com um candeeiro apontado para ver se mantém a água pelo menos amena, e com uma tubagem com pedra difusora dentro para ver se lhes dá o oxigénio roubado pela lâmpada a incidir. Vou ver se consigo mais alguma coisa para os manter quentes, pelo menos até de manhã, para poder ir comprar um termóstato! Estou com um medo como nem sabem... A primeira coisa a fazer amanhã, mesmo antes de comprar o termóstato, é telefonar a quem vendeu o equipamento e ver o que me vão dizer. Isto tem de ser resolvido. Oxalá eles aguentem... Quanto ao restante, coisas boas: 1. Apesar de serem juvenis, e maioritariamente wild, não desgostei dos pequenotes (quem me dera já os estar a ver nadar por ali); 2. As plantas parecem a 100%, e correspondem ao que já tinha referido (Marimo, Java, etc.); 3. Várias camadas no substrato; 4. Gostei do tamanho do aqua, e após ser limpo ficou praticamente "perfeito". Com esta confusão toda ainda nem quis pensar em fotografias. Desejem-me sorte.