Caciones

.Membro
  • Content Count

    30
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

1 :)

About Caciones

  • Rank
    Super Recém Chegado

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Évora (Évora)
  • Localização
    Évora

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Caciones

    Caciones

  2. Caciones

    aqua mais low-tech possível

    0.5w/l é o suficiente, João. Vou contrariar o Fábio e dizer que a Riccia se aguenta bastante bem com os 0.5w/l, principalmente se estiver a funcionar como flutuante. Por isso, no teu caso, uma calha de cerca de 30w é o suficiente. Se não tens substrato fértil, os musgos são das tuas melhores opções! Fazem efeitos lindos e cada um tem um crescimento peculiar (sou apaixonado por musgos ). Uma coisa que aprendi foi que musgos e watts a mais, principalmente sem fertilização, não dá bom resultado... Começam a aparecer as bem-ditas algas filamentosas, que nos arruínam o musgo todo. Como tal, tendo eu um aquário exclusivamente dedicado a musgos, aconselho somente 0.5watts/l, ou pouco mais (isto, se não quiseres plantas mais exigentes, claro, mas tendo em conta que nem fértil tens, acho que ficas bem). Mas é claro que o musgo demora um pouco a crescer, e é questão de paciência até estar tudo como ambicionas inicialmente. P.S.: Vi o teu comentário, e já tentei entrar em contacto contigo. Aparentemente, um outro membro tem o username exactamante igual ao teu (nem sei como é possível) e todas as minhas MP's vão parar a ele. Até já com os moderadores entrei em contacto para ver se resolviam a situação, mas até agora não tive mais novidades. Tenta enviar-me MP novamente (estava fora e não me apercebi que tinha a caixa de entrada cheia, quando tentaste contactar-me), agora já conseguirás enviar. Caso alguma coisa corra novamente mal, podemos sempre trocar e-mails e falar por aí. Tenho Flame, Erect, Java, Fissidens, Christmas, Weeping, Riccia (esta última não é musgo, atenção), etc.. Fico à espera. Um abraço, João
  3. Caciones

    Bateria para Shrimps- DIY - 6 Aquas + Sump

    Boas, Alexandre! E colocar torneiras nas tubagens? Assim podes regular o fluxo de entrada consoante o tempo que a água demora a descer pelo joelho! Espero que isto ajude.
  4. Caciones

    Nano de Neocaridinas yellow

    Boa tarde, João! Desculpa a demora, estive fora e não me apercebi que tinha a caixa de entrada cheia. A questão é que já tentei enviar-te duas MP's mas vai sempre parar a outro membro porque, por alguma razão, o vosso username é o mesmo. Tenta enviar-me MP agora, se não conseguires avisa por aqui (desculpa a invasão, Magi!). Um abraço, João
  5. Caciones

    Nano de Neocaridinas yellow

    Boas, Magi! O tamanho médio dos Wild's (tenho sido criador deles e vendi recentemente a minha colónia com centenas) é a mesma que todos os outros Neocaridinas: 2,5cm.
  6. Caciones

    Primeiro grande aquário

    Se vais testar, experimenta introduzir companheiras com um tamanho superior à tua, para aumentar as hipóteses de se sentir "intimidada" e não atacar (caso pense em fazê-lo). Outra coisa que podes fazer, para amenizar a coisa, é introduzires mais do que uma ao mesmo tempo, preferencialmente que pertençam ao mesmo cardume, que nesse caso não me parece que ela vá atacar. NO ENTANTO, nesta segunda sugestão, podes correr o risco de ser a tua piranha a atacada, e as coisas poderem correr mal contra um cardume já formado. Mas atenção, eu sou uma pessoa de invertebrados, sem experiência em peixes do género, portanto não serei o melhor para te dar sugestões.
  7. Caciones

    Primeiro grande aquário

    Quando olho para isto, só penso em como seria perfeito para um casal de Tiger Oscars
  8. Após ler algumas das respostas (somente parte da primeira página, nada da segunda), falando de forma extrema, isto é tudo muito simples: se vos colocarem numa despensa minúscula, despidos, comendo apenas pão que vos é atirado, e vos colocarem uma mulher (ou vice-versa) sob as mesmas condições, eventualmente vai chegar a um ponto em que se envolvem, "acasalam" que nem camarões, e eventualmente a mulher, mais tarde ou mais cedo, vai ficar grávida. Esse bebé, eventualmente, também vai nascer. Deverá todo este processo leva-nos a concluir que os humanos conseguem viver bem dentro de uma despensa minúscula, nas situações descritas? Tudo isto, dito de forma extrema como referi, para chegar ao ponto da questão: só porque conseguem sobreviver e reproduzir-se não quer dizer que estejam a viver nas condições ideais, ou que mais lhes agradam. Se já foi estudado e concluído que existem os ditos parâmetros ideais, tal como as temperaturas ideias, nós, enquanto criadores ou entusiastas, devemos sempre tentar proporcionar estas condições às nossas colónias, mesmo que elas consigam viver sob outras. Agora, também é lógico que isto é aplicado, ou não, mediante a consciência de cada um. Se conseguem que a colónia cresça e realmente viva (e não que apenas sobreviva), tudo óptimo. A própria natureza tem oscilações bruscas e eles sobrevivem, quanto a isso ninguém tem dúvidas. É tudo relativo, dependendo da visão de cada um.
  9. Caciones

    Bateria para Shrimps- DIY - 6 Aquas + Sump

    Bem, nunca comentei por aqui, mas tenho acompanhado e o desenvolvimento está a ser brutal! MUITOS PARABÉNS pelo projecto fantástico que aqui tens, e obrigado por partilhares a experiência com a malta! E, já agora, parabéns por esses Taiwan, que são sempre motivo de orgulho Quando às grades que referiste no último post, eu diria que são ambos entre o S-SS, ou seja, Hinomaru, Black Bee e Red Bee, respectivamente, embora com um apuramento fraco nos brancos.
  10. Caciones

    Nano de Neocaridinas yellow

    Os Yellow's, apesar de Neocaridinas, já são bem mais apurados que Wild's ou Red's, logo mais sensíveis. Não arrisques a mudá-los para um aquário que não esteja bem ciclado, se não quiseres perder nenhum. Se só agora vais colocar o substrato, mesmo que coloques a mesma água, já ciclada, precisarás de um novo ciclo, ou pelo menos mini-ciclo, porque muitas das bactérias essenciais residem no substrato, ou seja, pelo menos mais umas duas semanas (mini-ciclo) ou um mês (ciclo completo [não te regules por tempo, mas sim por testes]). Se ficou ovada agora, essa pequenota ainda vai aguentar mais três/quatro semanas com os ovos, à partida. O único conselho que deixo é: despacha-te, dá corda aos sapatos, e monta o aquário novo o mais depressa possível Depois disso, reza para que ela aguente quase um mês com eles, para dar tempo para o ciclo completo. Vai testando com regularidade, e se começares a ver que está 100% estável, muda-os. Caso contrário, não mudes, mesmo que isso implique novos nascimentos no aquário actual. P.S.: Essas anúbias... Retira-as. Há pessoal que diz que não tem problema algum, e que têm nos aquas dos camarões, mas eu jogo sempre pelo seguro no que toca à minha colónia. Se pesquisares por aí (web), rapidamente descobres dezenas de artigos/tópicos que dizem que as anúbias foram prejudiciais e causaram mortes (supostamente é algo que deitam que são cortadas). Substitui por alguns musgos e ficas igualmente feliz .png' alt=':biggn:'>
  11. Caciones

    Nano de Neocaridinas yellow

    Parabéns, Magi! É sempre uma emoção quando temos os primeiros bebés de uma colónia. A partir de agora é sempre a subir! Quanto à tua dúvida, apesar de existirem comidas específicas para bebés (que sinceramente acho desnecessárias, principalmente em aquários dedicados a camarões), não te preocupes com nada e faz tudo como tens feito até agora. Eles sabem tratar de si assim que nascem. Agora algo que posso criticar, e no que acho que cometeste um erro, é o seguinte: se ias mudá-los para uma nova montagem, e sabias que a fêmea estava praticamente a ter os bebés, devias tê-los mudado antes dos nascimentos. Isto, claro, assumindo que vais utilizar o mesmo hardscape e substrato (se fores utilizar novas coisas na montagem, é normal que devas deixar o aquário ciclar algum tempo, e nunca apressar as coisas). Dado que já nasceram, agora aconselho-te a só fazeres a dita mudança daqui a uma ou duas semanas (que até lá, à partida, não tens mais nascimentos, tendo em conta que não tens mais ovadas), talvez até três, para deixares os pequenotes ganharem um pouco mais de tamanho. Mais uma vez parabéns, e desfruta!
  12. Caciones

    Pintas brancas no aquário

    Habituas-te ao barulho, acredita. A minha bomba de ar (filtro de ar, no aqua de shrimps) fazia imenso barulho no início (entretanto já lhe dei um toque interno) e rapidamente me habituei. Hoje em dia continua a fazer algum barulho e para mim é como se nem aqui estivesse, nem a oiço. Durmo que nem um anjo .png' alt=':biggn:'> E é como já foi dito, filtro ligado 24/7! Ao desligares estás a estagnar a água, o que não é saudável em plantados.
  13. Caciones

    Pintas brancas no aquário

    Parece que a minha teoria estava correcta! Metade do que aí vês são realmente bolhas de ar, creio. Mas se dizes que tens "bichinhos microscópicos", tens sem dúvida 'invasores' por aí. Pelo tamanho não me parecem Cyclops, mas sim Ostracodas, que são ligeiramente maiores. Ainda assim, é difícil ver no vídeo, mas se identificares mais algum traço que não bata certo com a descrição delas, tenta descobrir que espécie é, através do link que te dei, pois pode ser algo mais grave. Mas tão pequenos, digo com 95% de certezas que são Ostracodas e que não te deves preocupar com eles. Aproveita para os apreciar, que pouco mais podes fazer. Eles adoram nadar pelo aquário todo e descansar no vidro. Mas isto são boas notícias! Significa que, à partida, o teu aquário está estável e saudável, e que foram essas as condições que os fizeram aparecer pela primeira vez. P.S.: Já agora, deixa-me aconselhar-te: um ambiente de aquário, quanto mais natural melhor. Refiro-me a essa "casinha" que tens por aí, a juntar a essas pedras de cor berrante. Se quiseres, podes mantê-las, claro, mas no teu lugar retirava-as, principalmente as pedras de cor berrante, embora sejam poucas, porque podem stressar a fauna.
  14. Caciones

    Pintas brancas no aquário

    Boa noite, Pedro Suponho que estejam "vivas" e em movimento, não? .png' alt=':biggn:'> Não te preocupes! O que tens por aí ou são Cyclops ou são Ostracodas, e nenhum deles é prejudicial, tanto para peixes como para camarões, e são bastante comuns. Na verdade, a presença deles quer dizer que o aquário, à partida, está saudável, e bom para as suas condições. Muitos acham inestético, e esta é a principal razão para se quererem ver livres deles. Ao início estranhas, depois deixam de te fazer diferença, ou passas a apreciá-los. Lembro-me bem quando tive cyclops a primeira vez, e só queria ver-me livre deles... "Porquê a mim?!" Se te quiseres ver livre deles... Bem, com TPA's vão alguns, mas mais que isso é praticamente rezar. Quanto a teres "milhares" como dizes, estás a alimentar demasiado. Quanto mais alimentares mais se multiplicam a um ritmo avassalador, pois alimentam-se do que resta das refeições dos peixes/camarões. Eu tinha cyclops, que entretanto desapareceram, e agora tenho Ostracodas. Não me incomodam minimamente! Já cheguei até a ter Planarias (com estas já é preciso mais cuidado) que também desapareceram sozinhas, sem tratamento, só a cortar na alimentação. Deixo-te um link em que podes ver os 'invasores' de aquário mais comuns: http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html Não te preocupes com eles, e modera a quantidade de comida que estás a dar à tua fauna. No entanto, lê o artigo que deixei acima, porque há invasores que são prejudiciais ao aquário, e podem fazer mal aos pequenotes (mas com estes nada tens a temer).
  15. Caciones

    Nano de Neocaridinas yellow

    Boas, Magikarp Aproveita! Isto dos camarões é um mundinho que parece ser só nosso. Uma maravilha que, para mim, deixa os 'peixinhos' a léguas! Eu próprio vou iniciar brevemente mais uma colónia de Yellow... Neons. Isto responde à tua pergunta sobre o "camarão tigrado"! .png' alt=':biggn:'> O que aí tens é um Yellow um pouquinho mais apurado (em grau, não em cor). Esta grade é, normalmente, um pouco mais cara e chama-se "Neon", isto é, Yellow Neon. O teu ainda não chega lá, mas está um degrau acima dos restantes. Basicamente são Yellows com uma risca muito brilhante ao correr de todo o corpo (normalmente isto acontece imenso com os Red's, e Wild's, mesmo de grade baixa, mas nos Yellows é uma grade mais apurada). Como disse, está mais apurado em grade, não em cor. Para ser realmente um Neon de grade alta é preciso ter a tal risca MAIS um amarelo forte, o mais forte possível (aqui já se podem até chamar Yellow Fire Neon). Deixo um exemplo abaixo: São umas pequenas maravilhas. É claro que podes ter Yellows normais de grade alta, que aí se apresentam com amarelo forte, sem risca ao correr do corpo. Espero ter ajudado! Continua!