fwwf

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por fwwf

  1. fwwf

    Guppy agressiva

    Obrigado, por acaso agora fui pesquisar melhor e verifiquei isso, devia ter surgido por excesso de nutrientes (não tenho plantas ainda) Imagens: https://imgur.com/a/oQz6c Antes que questionem o radiador que aparece atrás do aquário está desligado e nunca é ligado
  2. fwwf

    Guppy agressiva

    Bom entretanto com adição de mais uma fêmea à primeira vista acalmou...Agora tive um pequeno boom de algas castanhas (vou assumir que é isso dado que tenho o granito cincento quase todo com um tom acastanhado. Reduzi a luz para metade, e vou fazer tpa, e tenho ver plantas, provavelmente blyxa japonica se enontrar aqui na zona.
  3. fwwf

    Guppy agressiva

    Obrigado pela ajuda, irei comprar mais fêmeas e depois dou feedback.
  4. fwwf

    Guppy agressiva

    Boa tarde, Passado alguns anos voltei a montar o meu aquário e já com a ciclagem feita coloquei de início (para não iniciar ja com muitos) um guppy macho, uma fêmea e um otto. Acontece que reparo que a fêmea tem um comportamento agressivo e "ataca" o otto e por vezes até o guppy macho. É normal? Posso fazer algo para melhorar ou posso ignorar que lá se entendem? Setup: Aquário 60x30x30 (54l brutos) Filtro interior de 380l/h Termostato 100W Iluminação 4 x lâmpada led 6400k 806lm (total 3224 lm) cascalho preto de baixa granulagem e pedras graniticas Fauna: 2 guppys 1 Otto Manutenção: TPA semanal de 12L (com adição de tratamento na água nova e lavagem do filtro com água do aquário) No futuro pretendo juntar alguns tetra neon, mais alguns guppys e realizar plantado com "cuba" (juntando CO2 DIY e adubagem líquida para as plantas) Desculpem se é uma questão demasiado "noob" mas sou iniciante e prefiro perguntar a fazer asneira. Obrigado
  5. fwwf

    Teste,kit PH

    Boas, Se estás a falar dos testes de tira que altera a cor não há razão para não serem fiáveis dado que aqui é uma reacção química com um composto que altera de cor com o pH, logo não há por onde falhar. Por outro lado tens os equipamentos de medição electrónicos que esses aí já poderás ter problemas com calibrações, más medições e assim, mas também nunca comprei nenhum.
  6. fwwf

    Novo Aquário

    Boa noite, obrigado pelos conselhos. Pois a questão das fêmea morta aconteceu, pelas contas devia estar quase e ela andava muito "parada" em cima do filtro ou junto ao termostato durante o momento de luz apagada. Coloquei-a na maternidade e não parecia agitada nem nada, no outro dia acordei e esta morta no fundo da maternidade. Entretanto o macho andava em volta da maternidade (antes andava sempre junto a ela a perseguir) e depois de ela morrer tem períodos de muito parado e outros de muito agitado. Outra coisa que reparei foi os pequenitos que tavam na maternidade começaram a morrer de um dia para o outro, tentei tirar e voltar a submergir a maternidade não fosse falta de agitaçao e oxigenaçao ou qualidade da água dentro da maternidade mas não resolveu, acabei por tira-los para fora, sobreviveram 2 deles todos pois mal sairam antes de conseguir esconder-se nas pedras foram comigos alguns. Agora já só lá está um mas aos dias que foi penso que resiste. Tenho feito TPAs de 10l de semana a semana (esta semana não comeram muito e acumulou um pouco de comida no fundo mas com a TPA limpei antes que degradasse e prejudica-se o ecossistema).
  7. fwwf

    Novo Aquário

    Muito obrigado pela ajuda, em relação à calha 45w (estou a fazer com lâmpadas economizadoras penso dar para a "cuba"), entretanto ainda só tá com 15w provisoriamente mas também ainda tenho a cuba a propagar emersa. e não pretendia ter mais flora além da "cuba" e blyxa japónica. Não tive ainda nenhum problema com algas nem velas sequer mas tenho tido cuidado para alimentar 2 vezes por dia e pouco para não acumular comida no fundo que depois é deteriorada. Em relação à guppys já li que sim que é tipo "coelhos" do mar, está com uma barriga enorme e no inicio da semana vou colocar na maternidade (ainda com os outros que nasceram dia 18 de Agosto) para não ter problemas de nascerem como da ultima vez no aquário e serem alguns comidos, tenho notado é que anda perto do termostato principalmente quando está a luz apagada ou então parada em cima do filtro.O aquário está a 27ºC. Em relação à população a mais faço questão de quando estiverme com tamanho para retirar da maternidade oferecer/trocar em loja de aquariofilia pois queria ter 5 ou 6 guppys, 5 ou 6 tetras neon e um limpa fundos como fauna apenas, nada mais que isso dado ter um aquário de 54l. Gostava de uma opinião do limpa fundos/vidros a colocar junto dos tetra neon e guppys?
  8. fwwf

    Novo Aquário

    Boas noites, Como referi no tópico acima a guppy lá teve os filhotes dia 18...Estamos agora dia 1 de Setembro e ela já está com uma barriga enorme e já começa a ter aquele ponto meio preto a aparecer...é normal ser assim logo de seguida estar prenha outra vez?, é que está mesmo enorme, bem mais do que quando a comprei e ela teve os filhotes.
  9. fwwf

    Novo Aquário

    Boa tarde, Antes de mais chamo-me Fábio, sou iniciante nestas actividades. Já possui aquário montado a fazer o ciclo do azoto e tentar iniciar plantado com "cuba" mas acabei por parar antes de introduzir peixes devido a mudança de residência inesperada (era estudante). Agora decidi voltar ao bichinho da aquáriofilia, possuindo o seguinte equipamento: Setup: Aquário DIY 60x20x30 (54l brutos) filtro 380l/h termostato 100W Substrato inerte preto com baixa granulometria rocha granito, faltando uma do lado esquerdo (dado viver numa zona de rocha calcária fui buscar granito a desperdício de uma empreza de mármores e foi escacilhada para não estar polida) Tampa com iluminação DIY com 3 lampadas E27 15W 6400K (total 45W) e fotoperíodo de 8h (ainda por acabar, tá com outra iluminação por pouco tempo) Fauna: Por enquanto tem 2 guppys (um macho e uma fêmea) e hoje para minha surpresa, tive de ir comprar uma maternidade pois vi 3 alvelins pelo aquário (entretanto escondidos nas pedras mais alguns tenho no total 11 alvelins) Flora: Hemianthus Callitrichoides "cuba" que tenho a propagar emersa (da ultima vez o pouco que tive emerso resultou muito melhor) e depois de ter uma quantidade razoável é para colocar no aquário (juntamente com CO2 químico DIY) Estou também a pensar colocar Blyxa japonica atrás das pedras, a minha questão é se isso não interfere com a filtragem ou o termoestato na posição em que os tenho. O que aconselham em termos de posicionamento do filtro e termostato? Que acham do layout actual, devo colocar mais pedras, mais para o centro ou está bom assim? Muito obrigado e deixo algumas fotos (a qualidade não é a melhor, foi com o tlm):
  10. fwwf

    Primeiro aquário

    Pelos vistos com o CO2 caseiro e alguma espera noto algumas mudanças....novas folhas de "cuba" ao lado das folhas antigas como que "podres" penso que o que referi que se estava a falar era a fase de adaptação da planta ao aquário. Mantive uma cultura c alguns pedaços de cuba na forma emersa caso a do aquário não se adaptasse e morresse e está a evoluir muito bem por incrível que pareça sem tratamento nenhum em especial (praticamente nada de tratamento...XD)
  11. fwwf

    Primeiro aquário

    Boas, Já tenho a iluminação definitiva DIY e enquanto e CO2 com leveduras (fermento padeiro). A planta ( Hemianthus callitrichoides "cuba") estava a ficar com as folhas um pouco amareladas aos poucos e assumi que dadas as suas necessidades fosse falta de CO2, estou correcto? Obrigado pela ajuda http://imageshack.us/photo/my-images/62/20120203201910hdr.jpg/ CO2 http://imageshack.us/photo/my-images/513/20120203201503hdr.jpg/
  12. fwwf

    Primeiro aquário

    Por acaso tinha também já pensado em colocar umas pedras mais pequenas e akela ou parti-la pa ser mais pekena ou enterra-la um bom bocado. Em relação aos aquários tipo "Iwagumi" já tinha vsto alguns e era o que gostava, apenas nunca encontrei o nome e não era tão fácil a pesquisa, agora já sei.Muito obrigado pelas dicas, na próxima semana quando for a casa (sou estudante em Aveiro e só vou a terrinha ao fim de semana) já trago as dias rochas para colocar e fazer uma alteração no layout. Cumps. Fábio Ferreira
  13. fwwf

    Primeiro aquário

    Boas. Já há alguma tempo que estou registado no fórum e ate cheguei a criar um post c o setup previsto, tive uns imprevistos e o projecto ficou em standby quase um ano. Finalmente com o aquário montado e plantado e faltando algumas coisas mas que rapidamente serão colocadas. Aquário 60x30x30 DIY (54L brutos) Filtro interno 380L/h e termostato 100W Substrato fértil JBL AquaBasis plus Substrato inerte preto com baixa granulometria rocha granito, faltando uma do lado esquerdo (dado viver numa zona de rocha calcária fui buscar granito a desperdício de uma empreza de mármores e foi escacilhada para não estar polida) Tampa com iluminação DIY com 3 lampadas E27 15W 6400K (total 45W) e fotoperíodo de 8h (ainda por acabar, tá com outra iluminação por pouco tempo) CO2 químico DIY (ainda por fazer) http://desmond.image....jpg&res=medium http://desmond.image....jpg&res=medium Flora: 1- Hemianthus Callitrichoides "cuba" Fauna (futuramente após ciclagem): Alguns tetra neon (paracheirodon innesi), guppys e possivelmente Red Cherrys (quantidades tendo sempre em conta a relação 1cm peixe por litro de água) Gostava de saber a vossa opinião acerca deste setup, erros ou coisas a melhorar pois como me estou a iniciar gostava de ouvir as vossas opiniões mais experientes.
  14. Sim parece um pouco abusiva a quantidade que referem nesse segundo caso.Té porque lixivia pura já é o que é e eles com essa quantidade de cloro vão obter algo cerca de 10 vezes mais concentrado que lixívia.
  15. Eu simplesmente fiz as contas para o que estava referenciado no tratamento de cloro (demorava 18 dias), não faço a mínima ideia se a quantidade de cloro lá indicada é ou não a correcta, apenas calculei o equivalente em lixívia.
  16. A lixívia possui como agente activo o hipoclorito de sódio (que é exactamente o que compras como sendo cloro por exemplo para tratamento de piscinas), mas uma concentração baixa (menos e 5%), o que podes fazer é sabendo qual a concentração do cloro a que se referem fazeres os cálculos para utilização e lixívia mas acho que não seja necessário algo muito preciso pois é para tratamento de tronco, é uma utilização aproximada. Segundo um tópico aqui do fórum ( Tratar tronco )que refere o uso de 1mL de cloro activo por 10L de água para um tratamento apenas com cloro, considerando a lixívia que utilizas cm cerca de 3% de agente activo deves colocar 33mL de lixívia por cada 10L de água.
  17. fwwf

    Aquario 90 litros

    Isso do quanto mais quente melhor é um pouco relativo pois tal como os peixes também as bactérias têm uma temperatura óptima de sobrevivência e proliferação, temperaturas demasiado elevadas ou baixas também poderão matar as bactérias, embora acho que com o termostato consigas atingir essas temperaturas nem as temperaturas atinjam valores mínimos sem o mesmo.....XD
  18. fwwf

    Circulação Agua

    Não te esqueças que tu tens uma relação de mais de 8x o volume do teu aquário por hora enquanto que ele tem pouco mais de 4x (tu tens quase o dobro), e para um maior caudal de filtragem existe uma maior corrente criada pelo filtro e se fizermos uma comparação rápida tu estás a deslocar um pouco mais do que água que o dele desloca mas num aquário que tem pouco mais de metade do tamanho do dele. Quase que se pode dizer que vai criar um efeito 2x mais notório no teu caso pois tens o que seria equivalente para o aquário dele de um filtro com cerca de 850l/h
  19. fwwf

    Circulação Agua

    Eu não sou nenhum expert mas penso que esse esquema só funcionará caso o fluxo que entra de água for elevado (tipo so c uma saída, sem ser flauta) porque com a flauta a movimentação de água vai ser pouca e essa corrente poderá criar por exemplo só até meio do aquário, ao colocares em lados opostos caso tenhas elevada corrente provavelmente vais estar a aspirar a água que acaba de ser introduzida mas penso que com flauta a corrente não é muito elevada e assim o sistema será mais eficaz com a entrada e saída em lados opostos.Mas como disse não sou nenhum expert e posso tar a dizer uma barbaridade.
  20. Convém meter fotos para identificação e em relação ao tratamento basta fazeres uma pesquisa rápida no fórum sobre troncos que encontras logo tópicos muito bons sobre o assunto.
  21. Eu não sou especialista nem nada do género mas pelo que tenho lido nesse caso não seria benéfico colocares daquelas pastilhas fertelizantes que evitaria que destruisses todo o aquário e teres que refazer tudo, a não ser que queiras experimentar um novo layout.
  22. Vou monta-lo na próxima semana em princípio....depois coloco
  23. Obrigado pela ajuda a todos, fui hoje à loja e consegui trocar o filtro por um com débito de 380l/h
  24. E a capacidade e muito elevada?....É que o meu tem um débito 15x a capacidade do aquário....mas em principio vou hoje tentar trocá-lo por um com débito cerca de 300l
  25. eu só tenho medo de como fica a cerca de 5cm do fundo do aquário e não possui controlo do débito que ao sugar a água me vá criar demasiada corrente no aquário e me "arras-te" o substrato, que me altere a disposição do mesmo ou prejudique a fauna ou flora do aquário pois à saída este possui uma espécie de "chuveiro" logo a pressão será dividida pelos vários buracos à saída.