Boas, espero que tenham tido um excelente Natal e desejo-vos um bom ano de 2026 desde já.
A escolha de plantas como Limonophila e Rotala Vietnam, foram arriscadas, como sempre tento experimentar plantas que não conheço no desafio. Na verdade, quando as podo, parecem-se com a Rotala wallichii, as pontas ficam negras e é dificil desenvolverem-se como é costume, obrigando a poda inversa.
A Rotala h'ra tenho ali dois ou três pés, quando refiz o aquário em casa, após o transporte houve plantas que foram ao ar, e não consegui arranjar novamente. Depois na altura quando replantei o aquário, também me apercebi que com a dificuldade de identificar as plantas, as posicionei em locais errados, não havendo grande transição entre as mesmas, e não estava satisfeita com o resultado do aquário.
Então hoje tomei uma decisão, também ela arriscada, mas pensei que para mim é melhor ter um aquário minimamente bonito na Pet festival e que eu goste, do que estar preocupada com uma fotografia para concurso.
Também pensei que o Tozé ia ficar mais satisfeito com esta decisão, já que o objetivo do desafio também é esse, ter 16 aquários bonitos no nosso stand na Pet. Digo eu....😅🤭 É para isso que trabalhamos todos os anos, e este ano por acaso vai ser o meu décimo ano na Pet, 10 anos é algum tempo, e passou tudo tão depressa.
Portanto fiz poda inversa das moitas todas, e espero que cresçam como deve de ser, agora com o aquário mais estabilizado...
Acrecentei alguns musgos...olhei para a Cuba e pensei, devia ser podada também, mas já não tive coragem. Não sei se deva ou se ponha um bocadinho de areia a fazer um caminho...fica a dúvida. O que é que vocês acham?