Giantstep

Membro
  • #Conteúdo

    62
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Giantstep

  1. Boa tarde a todos. O meu aquário está montado há 2 meses e tenho feito testes semanalmente. Os resultados que tenho obtido parecem-me bastante estranhos. Gostava de ouvir as vossas opiniões. Os resultados são estes: Kh: 10dKh Cálcio: 660mg/l Magnésio: 1500mg/l (o máximo do teste) Será possível que estes resultados sejam verdadeiros? Os testes (todos da Salifert) estarão a medir os valores reais? Agradeço a vossa ajuda. Obrigado.
  2. Confirma-se o que me tinham dito, as algas apareceram em força... diatomáceas por todo o lado!
  3. Obrigado a todos pelos conselhos. Vodka7, tenho sensivelmente 12 kg de areia de coral sugarsize. O fotoperiodo está com 2 horas de HQI e 4 horas de actinícas, Até agora, nem uma alga. Cumprimentos.
  4. Obrigado a ambos pela ajuda. Penso que o facto de a rocha estar a ciclar num recipiente durante um mês e meio, deu uma grande ajuda no arranque do aquário. De qualquer forma não me queria precipitar e introduzir vivos antes do tempo, mas, por outro lado, o aquário parece-me sem vida. A rocha está completamente branca, sem vida aparente, parece rocha morta... penso que a esta altura já seria de esperar a presença de algumas algas... ou de outros seres... Cumprimentos.
  5. Boa noite a todos. Montei o meu aquário há 16 dias. Utilizei cerca de 15 kg de rocha viva que esteve a curar um mês e meio num recipiente com circulação elevada, escumador e aquecedor a 25º. Fiz testes ontem e verifiquei que tanto a amónia, como os nitritos e nitratos estão em níveis indetectáveis pelos testes colorímetros. Iniciei o fotoperiodo com 2 horas diárias de HQI, contudo, não tenho sequer uma única alga, parece que nem a alga coralina quer aparecer. Tenho visto por aqui vários aquários em fase de ciclagem e todos eles passam por uma fase de muitas algas. O meu está a ser completamente diferente, será que o ciclo do meu aquário já se iniciou ou já terá acabado? Agradeço a vossa ajuda. Obrigado.
  6. Obrigado pelo comentário e pelas sugestões B744. Os aquecedores irão passar em breve para a sump. Enquanto os tive na sump estavam quase sempre ligados, então resolvi coloca-los no aquário principal para tentar perceber se se comportariam de forma diferente e, de facto, agora ligam muito menos do que antes. Penso que se deve ao facto de ter mais circulação de água. Relativamente à utilização do furo de 25mm para o retorno, a ideia inicial era essa. Optei pelos lily pipes por gosto, sempre achei que ficavam bastante bem nos aquários plantados e decidi resolver testar neste aquário de recife. Penso que dão um aspecto muito interessante e limpo ao aquário. Até agora estou bastante contente com a escolha de material, apenas me sinto decepcionado com a bomba de retorno. Considero que a Aquabee 2000/1 é excessivamente ruidosa, principalmente para quem tem o aquário na sala. Ainda estou também a tentar resolver o barulho da queda de água na sump. Não é muito alto mas acaba por ser incomodativo. Cumprimentos.
  7. O aquário já se encontra em funcionamento desde dia 12 deste mês. Deixo-vos algumas fotos do layout: Resta ainda arrumar os cabos na zona técnica. Cumprimentos.
  8. O vidro do aquário é de 8mm. Será a MP10 suficiente para manter corais duros neste aquário? Relativamente à sump estava a pensar exactamente em algo deste género: Será para colocar o Bubble Magus NAC7, dois aquecedores Jager de 150w, um filter sock e a Aquabee Up 2000/1. A altura da coluna de água no compartimento do escumador será 26 cm. Pretendia ainda guardar espaço no móvel para colocar os depósitos do Balling, por isso não queria ocupar os 85cm disponíveis . Acham que a sump de 70cm de comprimento teria uma mediada adequada? Alguma sugestão? Cumprimentos.
  9. Boa noite. Iniciei-me há cerca de 2 anos na aquariofilia de água doce mas cedo percebi que o meu sonho era ter um aquário de recife. Iniciei o meu percurso na água salgada por adquirir toda a bibliografia de referência, que li de fio a pavio. Passei horas em todos os foruns nacionais e internacionais e durante estes 2 anos fui criando uma imagem daquilo que desejava... imaginei o meu sonho. Chegou a hora de criar o meu aquário de recife, que será maioritariamente para corais duros. Conto com a vossa ajuda neste novo percurso. Setup: Aquário - 90x50x50 by Natural Aquario Móvel - 95x50x50 by Natural Aquario Calha - 150w HQI + 36w PLL by Natural Aquario Sump: medida a decidir, talvez 70x40x35 com depósito de osmose. Escumador: Bubble Magus NAC 7 Bomba de Retorno: Aquabee Up 2000/1 Circulação: Vortech mp10 ou mp40 Osmoregulador Tunze Bomba doseadora: Bubble Magus BM T01 - Balling Light Refractometro: Deltec Sal: Reef Salt Areia de Coral: 12 kg Rocha Viva: cerca de 20kg Seguem fotos do material já adquirido. O móvel e o aquário: Falta ainda construir a coluna seca, o que farei em breve. Será feita em vidro preto lacado e o mais pequena possível. As tubagens já estão em processo de aquisição. Por enquanto está assim: Já comprei o pente da coluna seca: Algum do material já adquirido: O retorno será feito por dois Lilly Pipe Out Flow, um de cada lado do aquário. Agradeço todos os comentários e sugestões e principalmente toda a ajuda que me poderem dar na escolha do material em falta. Ainda há muito trabalho pela frente mas paciência é o que não me falta. Tudo será feito com muita calma. Deixo-vos algumas perguntas iniciais: Vortech MP10 ou MP40? Que medidas escolheriam para a sump? com ou sem divisões? Cumprimentos.
  10. Boa tarde. Estou a iniciar a montagem de um novo aquário e estou a ter algumas dificuldades em encontrar, na minha zona, tubagens e acessórios em PVC de colar. Alguém me pode indicar lojas na zona de Abrantes, Tomar, Leiria que vendam este tipo de material? Cumprimentos.
  11. Estou a iniciar um aquário de recife maioritariamente para SPS, e precisava de uma ajuda inicial em alguns aspectos que faltam determinar. O aquário terá 90x50x50 e coluna seca a um canto, no entanto, pretendo que a mesma fosse o mais pequena possível. Quants furos acham que devo colocar, esgoto e ladrão ou somentes esgoto? Será seguro manter o aquário só com tubo de esgoto com durso? Relativamente à iluminação, uma calha 1x 150w HQI + 2 x 24w T5 será suficiente para corais duros? Obrigado.
  12. O meu segundo palpite: 265. Cumprimentos.
  13. O meu palpite: 409,5. Cumprimentos e feliz Natal a todos!
  14. Os meus sinceros parabéns a todos os que contribuiram para que este 7º aniversário do nosso forum fosse um sucesso. Especialmente para os organizadores, que fizeram um trabalho exemplar e trouxeram até nós do melhor que se faz pelo mundo fora. Um especial agradecimento aos oradores da workshop de água salgada que conseguiram agarrar a minha atenção, fazer-me sair mais culto e com vontade de fazer mais e melhor neste hobby. Foi um prazer ouvir o Sr. Julian Sprung, que nos deu uma nova prespectiva da interligação entre a ciência, a industria e a aquariofilia, e nos mostrou que nós aquariofilistas, tivemos e temos ainda um importante papel a desempenhar para a conservação dos ambientes de recife. Mostrou-nos claramente que os nossos pequenos sistemas são laboratórios que ajudam e continuam ajudar a ciência a perceber os "como" e os "porquê" que se apresentam sempre que se pretende dar um passo mais no sentido da compreensão da complexidade dos recifes de coral. Foi também um prazer ouvir o Sr. Machado de Sousa que com simpatia e humor conseguiu fazer esquecer a fome que se fazia sentir. O conhecimento e a experiência acumulados ao longo dos anos foi sem dúvida a mais valia deste orador e amigo do nosso forum. Foi escasso o tempo para tanto conhecimento e para tanta vontade de o transmitir. Fiquei apenas com uma enorme vontade de conhecer a "Maternidade", espero que em breve possa ver ao vivo o resultado de tanto conhecimento. Mais uma vez: Obrigado e parabéns ao forum Aquariofilia.net
  15. Obrigado pela resposta Pedro Conceição! O móvel terá 80 de altura, senão ficarei muito limitado em termos de espaço em altura. 80cm parece-me, de facto, muito mais razoável. Com a sump quadrada fico apenas prejudicado porque não posso montar um refúgio com macroalgas e mangues, ou haverá alguma forma de conseguir faze-lo na sump assegurando uma circulação de água adequada? Tenho procurado na net modelos de sump's quadradas mas até agora foram poucos os exemplos que consegui encontrar. Vou continuar a procurar para tentar encontrar um modelo adequado ao meu caso. Se alguém souber de algum site onde possa encontrar alguns modelos, agradecia.
  16. Boa tarde! Tenho andado a ler tudo o que posso sobre aquariofilia de recife e nos últimos meses tenho vindo a traçar um projecto. Tudo será feito com muita calma, comprando componente a componente, sem pressas e com decisões ponderadas. O aquário será um cubo de 60cm. Sei que muitos poderão dizer que a litragem é pouca e que ficarei limitado em termos de espécies que poderei colocar. Dou total razão a quem o disser, mas manterei apenas pequenas espécies, respeitando os limites do aquário e as necessidades de cada uma. Tenho contudo uma dúvida que gostava de colocar á vossa consideração. Como o cubo terá 60cm de aresta, o móvel ficar-se-á também pelos 60 cm. Descontando o espaço ocupado pela estrutura de ferro, penso ficar com pouco mais de 50x50 cm de espaço livre dentro do móvel para colocar a sump. O que vos pergunto é: uma sump em forma de cubo terá a mesma efcácia que as normais retangulares? como me aconselham a fazer a sump para rentabilizar ao maximo o espaço disponivel?
  17. Muito bom DIY. Obrigado. Apenas uma questão: sei que existem controladores que controlam o aquecimento e o arrefecimento. Tendo em conta que os aquecedores já têm termostato, para os colocar a funcionar ligados ao controlador é necessário algum cuidado especial ou basta regular um pouco por excesso a temperatura do aquecedor?
  18. Muito obrigado pela explicação. Excelente execução .gif' class='bbc_emoticon' alt=':discuss_gathering:' /> Apenas um pequeno esclarecimento: quando mandamos cortar os vidros é fácil determinar as medidas que eles terão de ter para que o aquário fique perfeito. Contudo, com o silicone colocado entres as aretas/pontos de junção dos vidros, é normal que a separação entre eles aumente o que pode provocar que o aquário não se ajuste de forma perfeita. O que pretendo saber é: existe alguma ajustes que se possa fazer no corte dos vidros de forma a que tudo encaixe na perfeição? É adequado aumentar o tramanho dos vidros em 1 ou 2 mm para compensar o efeito da cola nas junções?
  19. Muitos parabéns pelo projecto. Acho que está muito bem concretizado. Ultimamente tenho andado a estudar as diferentes maneiras de fazer uma bateria de para Bettas. O teu projecto é uma inspiração! Gostava que fosses colocando novidades e descrevendo eventuais problemas que venhas a descobrir no teu sistema. Acho que alguns dos pontos focados pelos membros que têm respondido ao teu tópico são muito pertinentes e gostava de saber se afinal, o sistema de circulação de água que fizeste resultam ou se há pontos que têm de ser alterados para se poder obter a eficácia máxima. Obrigado pela partilha.
  20. Obrigado pela resposta h_saldanha. Realmente está ali um pouco mal. Numa das mudanças que fiz acabei por encosta-la ali e por lá ficou mas hoje já vou tratar disso Aproveito para vos pedir um conselho: o musgo de java não está preso a nada e como é compreensivel vai levantando com a movimentação da água provocada pelo filtro. Antes de o colocar assim tinha tentado fazer um tapete com uma rede fininha mas a experiência não correu muito bem porque o crescimento do musgo estagnou. Penso que a incidência da luz era muito reduzida o que acabou por reduzir o crescimento da planta. Como a solução foi apenas provisória, pensei em fazer um tapete de Riccia utilizando a mesma técnica da rede. O que vos pergunto é se com apenas 9w para 17 litros a consigo fazer crescer ou se nem vale a pena tentar?
  21. Deixo-vos uma pequena actualização deste aquário. Tenho feito várias experiências em buscar de melhores resultados. Inseri algumas plantas, experimentei outras disposições no layout, umas correram bem, outras nem lá perto. Mas a vontade continua e novas experiências estão para breve Novidades: Filtro Externo Tetratec 400 Calha Boyu sts-60 3x14 Garrafa de co2 e manometro da TMC. Difusor de co2 Conta-bolhas e valvula anti-retorno em vidro. Na fauna não há grandes novidades, tirando o nascimento de 10 molly's balão. Estão provisoriamente na maternidade mas, ao lado do aquário já está um pequeno cubo onde os vou colocar. Debati-me há pouco tempo com uma doença que afectou a Colisa, um Guppy e um Molly. Pelos sintomas era claramente obstipação. Tratei-os num aquário á parte e tive sucesso, felizmente! Não me parece haver motivos para a obstipação, a comida é bastante diversificada, desde artémia até bloodworms e ração industrial. Talvez tenha tido como causa a qualidade dos flocos. Seguem as fotos: Agradeço todos os comentários e sugestões.
  22. Em homagem ao melhor compositor português de todos os tempos, António Pinho Vargas, e inspirado em especial na música "Lindo Ramo, Verde Escuro", permitam-me partilhar convosco esta minha humilde homenagem. Objectivo foi unicamente retirar do que é simples, a maior beleza que eu conseguisse. Pena os conhecimentos e a minha habilidade serem ainda tão limitados. Aqui fica a homegem possível e a promessa de um dia fazer muito melhor. Equipamento: Aquário - 40x19,5x23 Iluminação - Calha CyberAqua PLL 9w Filtro - Aquaclear 20 Aquecedor - Hagen Elite 50w mini. Co2 caseiro com pedra difusora de madeira. Flora: Anúbias Fetos de Java Vallisneria Gigantea Musgo de Java Fauna: Neon's Neons Negros 2 Colisas Mel 2 Caridinas Multidentata Vários Red Cherry Deixo-vos algumas fotos: Agradeço sugestões. Obrigado. Ps: Acho que coloquei o tópico na secção errada. Peço ao moderador que o coloque no local adequado. As minhas desculpas.
  23. Venho pedir-vos ajuda mais um vez. Ontem foi o último dia de tratamento com Esha2000 e o meu Betta já está visivelmente melhor. A detrioração das barbatanas estagnou e parece-me que já começa a dar sinais de recuperação. Como ele andava a recusar a alimentação comecei a dar-lhe bloodworms e artemia intercalados com uma refeição de flocos industriais. Acham esta dieta adequada para proporcioar uma recuperação rápida e integral das barbatanas?
  24. Muito obrigado pelas tuas palavras Martinho Brazão, ter alguém como tu a ajudar é um privilégio. Tenho estado aqui a olhar para ele e a tentar perceber o que se passa e reparei agora que a barbatana dorsal também já está atacada, tenho a certeza que há pouco não estava! Comecei a fazer tratamento com Esha 2000 porque para além de ser o que tinha à mão pareceu-me adequado. Vou aguardar os proximos desenvolvimentos disto mas já começo a ficar triste.
  25. Boa tarde a todos. O motivo que me leva a criar este tópico infelizmente não é bom Entrou no mundo da aquariofilia há alguns meses e até agora tudo tem corrido relativamente bem. Como o vício pegou e já se tornou uma fuga para o stress do dia a dia fui montando alguns aquarios e neste momento tenho 3, todos plantados e com todos os cuidados possíveis e imaginários. O último destes três aquários tem apenas 10 litros e montei-o para colocar um Betta. é um pequeno plantado, com dois troncos pequenos de oliveira devidamente tratados. Tem um filtro de cascata com fluxo 60l/h e um aquecedor de 25w. A temperatura está sempre nos 26º. A primeira deesgraça aconteceu com um Crowntail que adorava. Li bastante e informei-me antes de o comprar. Como li que os Bettas respiravam ar atmosférico e que era aconselhavel deixar um pequeno espaço na tampa, para que houvesse trocas de oxigenio, assim o fiz. O buraco era muito pequeno e nunca pensei que fosse possível... mas infelizmente o Betta, durante a noite, conseguiu saltar e passar por ele Comprei então outro betta, um Super Delta Butterfly. Tenho-o comigo há 1 semana. Ontem reparei que a nadadeira anal tinha pequenas falhas na pontas, como uma pequenas "roidelas". Hoje chego e reparo que as referidas falhas aumentaram e já se tornaram bastante nítidas. Criei este tópico para saber o que devo fazer: tratar-se-á de "apodrecimento das nadadeiras"? o normal tratamento com Esha 2000 será eficiente?