jpserra

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por jpserra

  1. Penso que não.. se houver circulação suficiente..
  2. O ar das bolhas que entram na coluna de agua é retirado da parte superior da coluna (tem ar) e é bombeado de novo para o interior. assim a pressão mantem-se.
  3. o meu tem 120x60x55 (55 altura) e pessoalmente estou bastante satisfeito.. até é uma boa litragem.. se so tens hipotese de ter os 45 de profundidade, ao menos estica-te o mais possivel na altura.. há certo tipos de aquarios que quanto mais altos melhor.. (pondo de parte as plantas..)
  4. Não serão os caracois e os camarões comidos pelos lagostins logo a partida, sem contar com os peixes..?
  5. Boas, Tens ai um aquario muito bonito, qualquer coisa com futuro! esta não é a minha area de todo.. eu so mantenho ciclideos africanos.. mas é um gosto ver esses discus, espero um dia ter a oportunidade de realizar um aquario desse biotopo! Continua assim que o aquario está a evoluir bem e vai actualizando! sp tenho um reparo. a calha não é muito "trabalhada" pois não? não me parece as calhas que costumam usar nos plantados.. não sei! Continuação de bom projecto! João Serra
  6. BOas, Parecem realmente ser dois machos, apesar de um ser dominante ( cores mais fortes). digo isto porque ambos têm as barbatanas muito pontiagudas, que é um criterio de identificação dos machos Mbunas..
  7. jpserra

    Dúvidas

    em relaçao a esse caracol, não te sei ajudar na sua raça.. mas sim, as neritinas são optimas comedouras de algas. um conselho, visita este optimo site onde podes encomendar varias especies de caracois onde estão descritas as caracteristicas de cada um. crystalred.eu
  8. temo que não.. o meu não tem esse padrão..
  9. Hugo, não é um Cambarellus Puer porque esses são pequenitos.. o meu ja tem alguns 15 cm..
  10. o senhor da loja que me vendeu disse que depois de crescer ia ficar azul.. talvez como o Procambarus alleni.. mas ja a algum tempo que ele vem crescendo e mudando de casca e numca ficou azul..
  11. Boas, comprei este lagostim á já algum tempo e gostava de saber mais sobre a espécie. Se alguem me souber identificá-lo, ficaria muito agradecido, aqui ficam algumas fotos!
  12. Bons dias, Tenho visto vários tópicos de aquarios e projectos de outros membros e reparei que alguns utilizam umas bombas de marca Sicce por exemplo e dados os meus planos de fazer um filtro externo, gostaria de saber de algumas bombas que façam o efeito, claro está não estou interessado em bombas muito caras.. numca encontrei a venda as tais bombas de marca sicce.. onde será que se encontram? e outras bombas parecidas
  13. Ricardo esses peixes são realmente impressionantes! mal posso esperar para ir buscar a minha "dose" dessas belezas! hehe tens peixes mesmo muito bonitos!
  14. a foto está horrivél.. mas poderá ser uma fêmea friery.. mas é dificil ter qualquer tipo de certeza
  15. pois, foi a ideia que tive das pedras calcarias.. talvez aquelas lajes muito porosas usadas na agua salgada façam algum efeito.. mas concordo com a areia de coral.. o problema é que o aqua ja esta montado e com areia de silica.. (inerte) que não estica nem encolhe o ph.. lol fou tentar usar o bicarbonato de sodio.. Muito obrigado!
  16. Obrigado, vou tentar seguir alguns exemplos desse site. de qualquer maneira, se eu adicionar bicarbonato de sodio o ph não vai subir? a questão é se não fará mal aos peixes..
  17. Boa Noite a todos! tenho um aquário com ciclideos e o problema está no demasiado baixo valor do ph.. neste momento entre os 7.4 e 7.6... eu ja ouvi falar dos buffers caseiros mas há uma coisa que eu não percebo.. qual o papel de cada um dos elementos (bicarbonato de sódio, sulfato de magnesio e sal).. gostaria que me explicassem a sua função. e já agora, será possivel usar apenas bicarbonato de sodio para fazer subir o ph? terá alguma consequêcia? é preciso usar os tres elementos conjugados? Abraço, Obrigado!
  18. Boas. Não se trata de haver outra coluna de agua.. o que acontece é que a coluna que vemos é fechada em cima. e so pelo facto de ser estanque aguenta a agua acima do nivel to tanque. para tirar as duvidas, peguem num tupperware, encham no de agua e metam um copo la dentro, encham-no com a agua e levantem-no de "cabeça para baixo" mas mantenham a abertura abaixo do nivel da agua no tupperware e vejam como a agua se aguenta no copo.. não sei se me fiz explicar. mas posso-vos dizer que eles mantêm essa coluna atravez do uso de vacuo. um pouco de pesquisa não mata. lol Abraço
  19. preto com pequenas pintas por todo o corpo? Tropheus Duboisi ve aqui
  20. a entrade de sugidade é para ficar a superficie e recolher as particulas que se encontram á supercie..restos de plantas e afins que ficam "agarrados" a peça da entrade de sujidade.. penso que é disto que falas.. de uma peça que fica um pouco mais que a meio do tubo que puxa a agua para o filtro.. certo?
  21. Ola. o fluxo fica um bocado melhor se meteres a flauta dentro de agua e talvez tenhas o aquario muito mais alto que o filtro, o que faz perder alguma potência.. mas eu resolvi de outra maneira: O Meu filtro sunsun é o modelo de 2000lh com uv.. e quando o montei pela primeira vez, a flauta era muito grande e a pressão era pouca para chegar a outra ponta do aquario.. (1,20m) o que fiz foi retirar a flauta toda e deixar a saida direta para o aqua, não sei se estas a perceber.. notei logo um aumento de pressão e o fluxo de agua ate é bastante forte. agora é assim.. o meu aquario é de ciclideos que são peixes que ate gostam de corrente.. (que ate'ficou alguma) mas se tens um plantado tens de experimentar e ver se pode ficar assim.. abraço
  22. Boas, eu sou relativamente novo nestas andanças mas tenho lido Muito sobre os aquarios e os ciclidios em particular.. pelas minhas contas esse aquario tem qualquer coisa como 120 litros brutos.. e isso é relativamente pouco o que fará com que tenhas de fazer uma escolha bastante reduzida dos teus malawis favoritos.. (Mbunas, porque haps nessa litragem é ma ideia).. eu aconselho-te a não te precipitares e a veres o que os experts te vão dizer.. mas será qualquer coisa como escolheres 2 ou 3 especies no maximo.. e talvez um trio de cada ou 2 trios e um casal.. para não haver muitos problemas de território entre os machos.. Esta é a minha opinião.. Abraço